Ir para conteúdo

Na onda dos Vermelhos


Valter Faé

Posts Recomendados

Caros amigos, tenho lido em revistas especializadas e sites de pesca que o uso de linhas, iscas e garatéias na cor vermelha tem dado bons resultados, em especial nas iscas artificiais, quando da substituição das garatéias, por garatéias red (vermelhas). Para alguns pescadores basta substituir uma das garatéias da isca ( a do meio). Tenho um amigo que comprou nos EUA, um lote de garatéias da VMC 4x, vermelhas e diz que valeu a pena.

Gostaria de saber outras opniões, sobre linhas e garatéias vermelhas. Será modismo ou novidade eficaz ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grande Valter, quanto tempo ein. Cara com relação as garatéias não sei te dizer, entretanto em relação a linha vermelha e sua utilização nas águas do rio Negro(Amazonia) eu realmente não vi nenhuma vantagem, um colega utilizou um modelo vermelho da Power Pro e realmente não ficou muito legal não. Espero ter acrescentado com a experinecia, vi o Pescar e Preservar hoje e apareceram os seus trairões por la coisa monstruosa ein, parabéns...............ÍCARO

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Walter!!

Eu já tinha visto a um tempo atrás uma matéria sobre o mesmo assunto, falando das garatéias vermelhas, eu na época, pensei em comprar para fazer o teste.

Na minha humilde opinião, acredito que não adianta muito para iscas de superfície, que geralmente vc traz rápido, e não dá pra definir direito as cores. Dizem que os peixes não enxergam as cores, talvez o vermelho para eles ficam preto...sei lá!! hehehe Talvez isso que ajude!!

Agora, discordo um pouco, com o Ícaro, o COLEGA dele que usou a power pro vermelha foi eu e o Macedão, e uma vantagem que vi, que a linha dentro dágua do Rio Negro fica quase transparente, porém, para hélices, não vejo vantagem mesmo!! Pois a linha fica mais por cima dágua do que dentro...mas jig e meia água, fica legal !!

Abração

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Nilton Okada que usa estas garatéias vermelhas... Não sabia deste "atrativo", também achei interessante, mas estou como Marquinhos, pelo o que sei os peixes não enchergam direito as cores.

Estou recebendo uma Power PRO RED, vou testar neste FDS para ver se é boa...

Vamos aguardar o Nilton para ver se ele achou que melhorou a produtividade com garatéias vermelhas...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma garatéia vermelha pode simular um sangramento, tornando a isca mais atrativa por parecer uma presa mais vulnerável...

Concordo com a observação do Marquinhos de que uma isca de superfície dá pouca chance para o peixe definir quais são as suas cores; mas para outros tipos de isca eu acho muito válido sermos detalhistas, porque isso pode ensejar uma ação!

Quanto à moda da linha vermelha, isso surgiu de uma observação de que alguns peixes marinhos de grandes profundidades e/ou de hábitos noturnos têm uma coloração vermelha que lhes serve de camuflagem. Ocorre que o vermelho deixa de ser percebido em águas profundas ou em situação de pouca luz ambiente, tanto é assim que a grande parte dos peixes marinhos só enxerga o azul e o UVA. O vermelho é uma fração da luz que carrega pouca energia, sendo pouco capaz de estimular uma ?púrpura visual (substância que reage à presença de uma fração da luz com comprimento de onda dentro de seu espectro de absorção)? quando em baixas quantidades...

Resumindo; uma linha vermelha se torna escura ou negra (e não ?invisível?, como alardeiam alguns fabricantes) em situações de pouca luz; seja por se estar a alguma profundidade, seja por estarmos numa hora do dia de pouca luz ambiente.

Ainda cabe observar que os peixes podem atacar esta linha colorida, ou se espantar mais ainda com uma linha tão chamativa... De onde eu venho, a linha ideal deveria ser transparente, ou, pelo menos, de cor discreta... Mas tem gente que usa linha verde-limão, porquê não usar uma linha vermelha?

Quase todos os peixes de água doce enxergam o vermelho, verde, azul, e UVA...

Esse assunto sobre se os peixes enxergam cores já foi visto em: viewtopic.php?f=2&t=191

Um abraço a todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Moacyr disse tudo....Tenho umas 2 Dr. Spock com garatéias vermelhas....mas acho q nada influenciam. Talvez um Stick, trabalhado de forma lenta, e para pegar Blacklbass, adiante...kkkk...Peixe fresco..kkk...Zuei, e não me batam...kkk...

Quanto a linha vermelha ela foi desenvolvida para pesca em mar. Utilizei-a no Rio Negro e recomendo....Lá ela ficou bem mais discreta na água cor de coca-cola q a verde. O ruim é q a linha solta tinta e lambreca muito a carretilha, depois é um saco de limpar.

Por tanto, pra AM eu recomendo, fora lá, não.

ninja::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Nilton Okada que usa estas garatéias vermelhas... Não sabia deste "atrativo", também achei interessante, mas estou como Marquinhos, pelo o que sei os peixes não enchergam direito as cores.

Estou recebendo uma Power PRO RED, vou testar neste FDS para ver se é boa...

Vamos aguardar o Nilton para ver se ele achou que melhorou a produtividade com garatéias vermelhas...

Bruca e turma,

Não vi melhoria na produtividade com as iscas com garatéias vermelhas, temos utilizado essas pois temos conseguido compra-las em sites nos EUA por preços bem convidativos (muito mais do que aqui no Brasil, pois utilizamos em grande parte garatéias reforçadas e de boas marcas - owner, gamakatsu e VMC), temos comprado da marca VMC e Daichii (acho que é assim mesmo que se escreve), todas 4X. Uma dica que acho interessante é a troca das garatéias traseiras pelas tipo sure set, achei que a eficiência aumentou e muito com os tucunas, matrinxãs e traíras...

Abraços e espero ter ajudado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Nilton Okada que usa estas garatéias vermelhas... Não sabia deste "atrativo", também achei interessante, mas estou como Marquinhos, pelo o que sei os peixes não enchergam direito as cores.

Estou recebendo uma Power PRO RED, vou testar neste FDS para ver se é boa...

Vamos aguardar o Nilton para ver se ele achou que melhorou a produtividade com garatéias vermelhas...

Bruca e turma,

Não vi melhoria na produtividade com as iscas com garatéias vermelhas, temos utilizado essas pois temos conseguido compra-las em sites nos EUA por preços bem convidativos (muito mais do que aqui no Brasil, pois utilizamos em grande parte garatéias reforçadas e de boas marcas - owner, gamakatsu e VMC), temos comprado da marca VMC e Daichii (acho que é assim mesmo que se escreve), todas 4X. Uma dica que acho interessante é a troca das garatéias traseiras pelas tipo sure set, achei que a eficiência aumentou e muito com os tucunas, matrinxãs e traíras...

Abraços e espero ter ajudado

Fala Grande Niltão!!! Blz?

Valeu por compartilhar suas experiências conosco!! Agora, todos falam da garatéia Sureset, e os únicos dois peixes que atacaram essa garatéia minha, se soltaram... ahh:: ahh:: Não tive sorte com elas, alias, com a rapala sub-walk..hehehehe, vi esses dias as sure pra comprar, to pensando em fazer a experiencia!!

Valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é Nilton, eu tb tenho comprado garateias VMC vermelhas nos EUA , muito mais barato que as comuns aqui no brasil, tipo 25 garateias por 10 dolares(com o envio), sendo q aqui se paga 2 reais em cada garateia.

Andei lendo uma reportagem q tem pessoas trocando a garateia do meio das iscas artificiais para tentar imitar q o peixe esta ferido na bariga ou algo similar ..

As minhas ainda nao chegaram minhas garateias , mas com certeza vou fazer alguns testes ..

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estava conversando com o Flávio pelo telefone ontem sobre este assunto.

Acredito que como descrito pela maioria, por ser uma peça relativamente pequena e a velocidade que a isca é trabalhada, ou melhor passa diante dos bocudos, creio que não seja notada. Penso que para imitar uma barriga sangrando o bom mesmo é a propria barriga vermelha.

Minha humilde colocação. anjo::

O preço que o MaxFloripa falou esta muito mais em conta, é via Ebay Max?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelo que tenho lido, o ideal é ter um ponto vermelho próximo à garatéia da frente, ou que a própria garateia seja vermelha. Segundo o que lí, o peixe fixa o ponto vermelho como orientação para seu ataque.

O tal americano campeão "n" vezes do BassMaster usa (ao que consta) apenas a garatéia da frente vermelha. Mantendo a a garateia trazeira na cor normal.

Pelo que entendi, um ocelo ou uma simples bola vermelha pintada no meio da isca bem proóximo a primeira garatéia pode fazer diferença.

Mais isso tudo só testando pra saber mesmo...

Eu particularmente gosto de acreditar nessas fofocas pois me faz acreditar mais na isca e investir mais em um ponto de pesca. No psicológio vc fica com a idéia de que está com "A isca" na ponta da linha...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bruca,

São umas garatéias mais alongadas

Imagem Postada

Essas garatéias da VMC, segundo o que li, foram projetadas para fisgarem mais eficientemente.

Algumas iscas Rapalas já acompanha essa garatéia na traseira

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E outra estas garateias sureset são aquelas com as farpas invertidas?

Bruca são essas danadas aqui !!!

Imagem Postada

Imagem Postada

Ela tem um dos anzóis da garatéia mais "saliente"..hehehe ::evil::

A Rapala colocou em quase todas as suas iscas!!!

http://www.rapala.com/products/lures.cfm?navoption=all

Abração

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só quero acrescentar que um detalhe da isca, como uma garatéia vermelha, fará diferença dependendo da distância do ataque...

Por exemplo; traíras são muito manhosas durante o dia, atacam bem de perto muitas vezes, tem de por a isca bem na cara dela... E nessa situação, um detalhe qualquer que a faça acreditar que a isca está ferida ou mais vulnerável será decisivo!

É claro que ela pode decidir-se pelo ataque sem ver o que está a atacar, mas eu acho válido cuidar de cada detalhe que possa fazer diferença!

Outra situação é um tucunaré, que ataca de longe; ele decide pelo ataque antes de poder ver o quê exatamente está atacando. Nesta situação, tanto faz a cor da isca ou da garatéia pois isso não irá pesar em sua decisão de atacar ou não...

Um abraço a todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa valeu pelas informações! Agora sei qualé das SureSets....

Lega demais as fotos do Joelson e do Marquinhos, se vc for colocar alguma sure set preste atenção a posição da perna mais longa, sempre voltada para cima, evitando engarranchos "desnecessários" no mato e estruturas na sub "flor d´água"...rs

Tenho utilizado em muitas zaras e poppers, no caso dos poppers colocamos aquele "rabinho" feito com algumas linhas, aumentando a resistência na água e facilitando o trabalho da isca (popper)...

Marquinhos,

Tive muita eficiência com as sure set, geralmente aquelas "batidas" de peixes de lado...com as garatéias normais eu perdia muito peixe, já com essas novas tenho tido bons resultados!

Abraço e boas pescarias a todos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa valeu pelas informações! Agora sei qualé das SureSets....

Lega demais as fotos do Joelson e do Marquinhos, se vc for colocar alguma sure set preste atenção a posição da perna mais longa, sempre voltada para cima, evitando engarranchos "desnecessários" no mato e estruturas na sub "flor d´água"...rs

Tenho utilizado em muitas zaras e poppers, no caso dos poppers colocamos aquele "rabinho" feito com algumas linhas, aumentando a resistência na água e facilitando o trabalho da isca (popper)...

Marquinhos,

Tive muita eficiência com as sure set, geralmente aquelas "batidas" de peixes de lado...com as garatéias normais eu perdia muito peixe, já com essas novas tenho tido bons resultados!

Abraço e boas pescarias a todos

"aquele "rabinho" feito com algumas linhas" Você que faz o rabicho? Está usando material sintético? Ou aquelas fibras para iscas de FLY? Pelo de veado? No bom sentido babei::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa valeu pelas informações! Agora sei qualé das SureSets....

Lega demais as fotos do Joelson e do Marquinhos, se vc for colocar alguma sure set preste atenção a posição da perna mais longa, sempre voltada para cima, evitando engarranchos "desnecessários" no mato e estruturas na sub "flor d´água"...rs

Tenho utilizado em muitas zaras e poppers, no caso dos poppers colocamos aquele "rabinho" feito com algumas linhas, aumentando a resistência na água e facilitando o trabalho da isca (popper)...

Marquinhos,

Tive muita eficiência com as sure set, geralmente aquelas "batidas" de peixes de lado...com as garatéias normais eu perdia muito peixe, já com essas novas tenho tido bons resultados!

Abraço e boas pescarias a todos

"aquele "rabinho" feito com algumas linhas" Você que faz o rabicho? Está usando material sintético? Ou aquelas fibras para iscas de FLY? Pelo de veado? No bom sentido babei::

Deve ser a mesma fibra usada para os streamers, é só passar numa loja de aviamentos e comprar cabelo de boneca, vem em feixes... Enfia uma das pontas no olhal da garatéia e amarra com um nó e/ou cola.

Uma coisa que eu também faço com os meus poppers é adicionar um pequeno peso como lastro na base da garatéia caudal; aí a isca fica boiando meio em pé... POderia ser uma garatéia maior, mas aí a garatéia fica mais grossa e você pode ter maior dificuldade em ferrar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Maneiro! fazendo um stick popper né? BOA! Mas quanto ao cabelo de bonecas não gosto muito, pois o movimento na água não é tão atrativo quanto os materiais naturais.

Cabelo de boneca C não gosta, prefere os de viadim que é mais natural, sem tintura, sem luzes...

Hehehee num guentei! ::evil::

Po aqueles pelo de vassoura deve ficar bão também...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Maneiro! fazendo um stick popper né? BOA! Mas quanto ao cabelo de bonecas não gosto muito, pois o movimento na água não é tão atrativo quanto os materiais naturais.

Cabelo de boneca C não gosta, prefere os de viadim que é mais natural, sem tintura, sem luzes...

Hehehee num guentei! ::evil::

Po aqueles pelo de vassoura deve ficar bão também...

Essa galera tá pegando pesado... blink::

Ganhei a pouco tempo do Mauro o "material" necessário para fazer esses "rabichos" ele comprou nessas lojas de aviamento fitas para fazer aqueles laços de presentes de aniversário (vermelho e amarelo), vc corta do tamanho desejado e depois passa a tesoura na lateral e depois vem desfiando fio a fio, ele me passou também uma fita amarela (essa própria para streamers), mas ela é bem mais difícil de manusear...a impressão que ele me passou foi de que as fitas de "presente" encharcam menos, dando uma atratividade maior...

Abraço e qquer coisa dá um grito por ai...rs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...