Ir para conteúdo

PASSO A PASSO - Ração Artificial


Leo Marrara

Posts Recomendados

Bom, pessoal... Esses dias peguei pra refazer o estoque de rações artificiais para as pescarias em pesque pagues e clubes de pesca. Daí, decidi registrar o processo para compartilhar com todos!

Materiais:

- Rolhas de cortiça;

- Faca boa de corte;

- Anzol chinu nº 05

- Esmeril, ou lixa para massa (parede);

- Linha para atar 6/0 ou linha de costura comum;

- Morsa ou torno comum;

- Super bonder ou similares.

Imagem Postada

Corte a rolha em "fatias" de mais ou menos 1 cm. Evite usar rolhas muito "ressecadas", pois o resultado não será bom. Procure fazer o corte o mais reto possível, e elimine as pontas da rolha, mais ou menos 1 ou 2 mm.

Imagem Postada

Desbaste a fatia de tal maneira que o resultado será um quadrado.

Imagem Postada

Corte os cantos do quadrado, de forma a obter um octógono.

Imagem Postada

No esmeril ou na lixa, desbaste primeiro as laterais da fatia. Aproveite pra igualar algum lado ou pedaço que tenha ficado mais alto que o outro. A peça deve ficar com cerca de meio centímetro de espessura.

Imagem Postada

Depois, vá desbastando as quinas para obter um círculo. No caso do esmeril, vire o outro lado da peça pra cima e repita a operação. Isso faz que o desbaste seja por igual, e ajuda a consertar uma peça que tenha ficado meio inclinada ou coisa parecida.

Imagem Postada

Imagem Postada

Incline a peça e desbaste as quinas restantes. Isso é necessário para que a ração corte melhor o ar na hora do arremesso, especialmente pra quem pesca de fly.

Imagem Postada

O resultado.

Imagem Postada

Faça um corte que passe pelo meio da peça e tenha metade da profundidade dela. Pode ser um corte em cunha como na foto ou um corte simples.

Imagem Postada

Para preparar o anzol, prenda-o na morsa ou no torno e enrole a linha de atado ou de costura em volta da haste, terminando no olho do anzol com dois nós de rabiola, e corte o excesso. A linha serve para aumentar a superfície de contato para a cola e dificultar que o anzol gire depois da isca montada.

http://i144.photobucket.com/albums/r178/lmarrara/Diversos1535.jpg

Encaixe o anzol no corte. Se necessário, abra-o um pouco apertando as laterais da isca. Alinhe o anzol perpendicularmente à isca, pingue uma ou duas pequenas gotas de cola instantânea e feche o corte da mesma forma, apertando as laterais. segure por alguns segundos e está pronto. Daqui pra frente cada um pode incrementar como quiser: Em lugares de peixe mais desconfiado eu diminuo a espessura do leader, pinto a parte de baixo e as laterais da ração com caneta de escrever em CD, marrom ou preta. A parte de cima vai bem uma tinta branca, amarela ou laranja, desde que tenha boa aderência. tinta à óleo, tinta spray... o que vc tiver à mão. Mesmo as canetas de escrever em CD quebram um galho. Vale também colar um pedaço de EVA bem fino e desbastar os cantos com um canivete ou lixa. Fica muito bom e ajuda a visualizar a isca à distância.

http://i144.photobucket.com/albums/r178/lmarrara/Diversos1540.jpg

http://i144.photobucket.com/albums/r178/lmarrara/Diversos1557.jpg

Para pescar com a ração, seja no fly, na bóia cevadeira, na bóia de arremesso ou na varinha caipira, costumo usar próximo à isca um leader (ou shock tippet) entre 0,35 e 0,45. Faço um nó palomar com a sobra de linha bem grande, para que depois do nó finalizado eu possa trançar essa perna com a linha principal e arrematar com um nó em 8. Esse trançado deve ter no máximo 3 cm, ou poderá espantar os peixes ou mesmo afundar um pouco a ração.

http://i144.photobucket.com/albums/r178/lmarrara/Diversos1543.jpg

Pescando dessa forma já tirei matrinxãs, tilápias, dourados e redondos até maiores que esse aqui, ó... :)

http://i144.photobucket.com/albums/r178/lmarrara/tamba1-1.jpg

Bom, é isso. Pra finalizar, vai um video de como proceder pra fazer as rações com o auxílio de um esmeril.

Abraços a todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Léo, muito interessante e com certeza é uma excelente técnica, tendo em vista a isca não afundar, boiando é sempre melhor, pelo menos nos pesque pagues que fui em Brasília.

Uma dúvida que ao meu ver não vai importar no resultado final, mais como é citada preciso saber sua opinião.

QUAL O MOTIVO DE CORTAR A ROLHA EM QUADRADO, OCTAGONO E ESMERILHAR PARA ELA FICAR REDONDA NOVAMENTE???? ACHO QUE SE ESMERILHAR ELA DIRETO VAI DAR O MESMO RESULTADO, OU NÃO?

Outra dúvida, seu sobrenome MARRARA, seu pai é criador de pássaros????

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Léo, muito interessante e com certeza é uma excelente técnica, tendo em vista a isca não afundar, boiando é sempre melhor, pelo menos nos pesque pagues que fui em Brasília.

Uma dúvida que ao meu ver não vai importar no resultado final, mais como é citada preciso saber sua opinião.

QUAL O MOTIVO DE CORTAR A ROLHA EM QUADRADO, OCTAGONO E ESMERILHAR PARA ELA FICAR REDONDA NOVAMENTE???? ACHO QUE SE ESMERILHAR ELA DIRETO VAI DAR O MESMO RESULTADO, OU NÃO?

Outra dúvida, seu sobrenome MARRARA, seu pai é criador de pássaros????

Pois é, cara... Eu comecei a fazer assim pra me disciplinar a aparar devagar, pq eu sempre "cortava" demais e a ração acabava ficando muito pequena. Acabou servindo pra dar uma referência melhor do andamento do processo, mais ou menos como em alguns tipos de desenhos aonde o desenhista faz aquelas marcações pra se orientar... daí acostumei e não larguei mais o hábito! hehehehehehehe... Mas é claro, não influencia no resultado não... pode esmerilhar direto!

E vc acertou... o Marrara passarinheiro é o meu pai mesmo! :D

Abraço!

PS: AOS DEMAIS... OBRIGADO PELOS ELOGIOS!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...