Ir para conteúdo

Espécie de peixes - Represa de Três Marias


GuilhermeGB

Posts Recomendados

Bem pessoal,

Tenho muitas dúvidas sobre as espécies de peixes que ocorrem na Represa de Três Marias, ou, para ser mais preciso, na bacia do Rio São Francisco. Alguns peixes possuem nomes locais e nem sempre sei se estão corretos. Esta dúvida surge sempre que leio a legislação, sobre restrições de captura, tamanho, etc.

Por isso pensei em recorrer aos mais experientes do Fórum. Para facilitar vou dizer o nome popular do peixe e em seguida algumas observações. Se souberem o nome científico será um facilitador.

1- Piau Capineiro, também chamado de matrinxã: Peixe parecido com o piau três pintas, porem mais comprido e com o rabo na cor laranja e preto; sei que não é o matrinxã pois se trata de peixe maior e de difícil captura.

2- Piau, ou Piau Verdadeiro: não são comuns, mas imagino que sejam da espécie Leporinus elongatus.

3- Pacu Pratinha, ou carinhosamente chamado de CD: são pequenos, nunca vi um que tenha alcançando o tamanho de um CD. Gostaria de saber qual é a espécie correta e o tamanho que alcançam.

4- Piau Três Pintas: é o mesmo que Piau, mas ainda pequeno? Ou é outra espécie de peixe mesmo.

Peço desculpas pela desorganização das perguntas. Tomarei o cuidado de tirar fotos dos peixes que pescar na região para enriquecer este post. Se alguem puder indicar um bom livro sobre as espécies de peixes para um leigo como eu...

Conto com a ajuda dos colegas. Um abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...