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Jack plate para Z21


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  • 2 meses depois...

Bom dia Amigos,

Instalei um jack de 10" hidráulico no meu Quest Z21, porém a velocidade caiu demais e o giro subiu de mais, vou passar as configurações do barco para que os amigos possam ajudar.

Casco - Z21

Motor - E-tec 225 Ho

Jack - 10" Atlas Hidráulico

Hélice - Raker 14 1/2 24

Antes do jack

Velocidade - 70 Mph - 5800 rpm comigo pilotando, o montador informou que chegou 72 Mph não sei com qual rpm

Depois do Jack

Velocidade - 60 Mph - 6000 rpm comigo pilotando.

Seria o Hélice que esta muito pequeno?

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Fabrício, o barco foi montado sem jack inicialmente, agora e que coloquei o jack e apresentou este comportamento

Realmente muito estranho, Márcio.

Isso é comportamento de motor alto demais...

Quando vc está com o motor todo abaixado (jack todo baixo e trim no zero)...que altura a saída do escapamento fica da linha d' água???

Normalmente quando se está com o barco parado, mas com o motor funcionando, com o trim no zero e jack todo abaixado...o escapamento quase sopra dentro da água, sacou!??!

Em vários barcos se escuta a "sopradinha" na água.

Essa é uma dica meio q tosca (ou totalmente tosca...kkkk)...mas vai te dar uma noção se o motor não está instalado muito alto.

E o pessoal da Quest, o q te diz a respeito disso?!?! Eles nunca instalaram um jack desse tamanho lá???

E vamos nos falando até q o seu problema esteja resolvido. joia:::

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é fabricio eu estava com o mesmo palpite, mas aguardei pra ver alguem mais esperiente pra ver se eu tinha alguma razão, acredito q o motor dele deva estar alto d+

muita gente fala sobe o motor, sobe o motor q o barco anda mais, mas chega uma hora q ele começa a perder velocidade.

vou meter meu bedelho se alguem achar q estou errado me corrija,

o Z21 é um dos bassboat mais pesados do mercado, com motor alto em relação ao PAD ele perde o trin, acho q ele precisa de trin pra fazer o barco decolar e voltar a andar normalmente..

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é fabricio eu estava com o mesmo palpite, mas aguardei pra ver alguem mais esperiente pra ver se eu tinha alguma razão, acredito q o motor dele deva estar alto d+

muita gente fala sobe o motor, sobe o motor q o barco anda mais, mas chega uma hora q ele começa a perder velocidade.

vou meter meu bedelho se alguem achar q estou errado me corrija,

o Z21 é um dos bassboat mais pesados do mercado, com motor alto em relação ao PAD ele perde o trin, acho q ele precisa de trin pra fazer o barco decolar e voltar a andar normalmente..

Perfeita a sua explicação...hehee...É isso aí.

No meu barco, em condições de pesca, o jack no 3 (ou seja, baixo) é onde conseguimos o melhor resultado.

Barco pra voar totalmente fora da água precisa estar super leve e com hélice própria...caso contrário, como vc disse, vai perder velocidade. joia:::

Teste lá e poste aqui pra nós... ::bassboat::

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  • 3 semanas depois...

Bom dia,

Neste final de semana baixei todo o motor como foi orientado, consegui voltar para a situação inicial, agora preciso fazer mais testes para verificar pois no final de semana o tempo tava curto, e o vento não deixava andar.

Mas agora com o Jack todo abaixado a placa de cavitação fica abaixo do fundo do barco, uma coisa que percebi e que nesta situação acima de 50 milhas a proa começa da sair para os lados, para resolver apenas ergui o jack, ai o barco ficou na mão e a velocidade e RPM voltaram para a situação de antes do jack.

Marcio

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Bom dia,

Neste final de semana baixei todo o motor como foi orientado, consegui voltar para a situação inicial, agora preciso fazer mais testes para verificar pois no final de semana o tempo tava curto, e o vento não deixava andar.

Mas agora com o Jack todo abaixado a placa de cavitação fica abaixo do fundo do barco, uma coisa que percebi e que nesta situação acima de 50 milhas a proa começa da sair para os lados, para resolver apenas ergui o jack, ai o barco ficou na mão e a velocidade e RPM voltaram para a situação de antes do jack.

Marcio

Boa tarde, Márcio...

Vamos lá...

O seu motor, por ser H.O, puxa água direto da cabeça do torpedo da rabeta....então, quanto mais alto melhor (mais vai andar).

Ocorre q quanto mais sobe o motor, mais giro ele vai dar.

Quanto mais sobre o motor, mais fácil é dominar o barco, pois subindo a popa, a proa abaixa e o Chine diminui.

Então, vc vai ter q dar uma forçada com o motor mais baixo...Vai ter q segurar o barco e ver o máximo q consegue (velocidade e giro). joia:::

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  • 2 semanas depois...

Fabricio bom dia,

Sábado fui andar novamente e ver onde conseguia chegar, o lago estava um espelho baixei todo o jack e andei com ele assim consegui 64 milhas e o giro estava a 5800 rpm, o trim estava no máximo acabou o acelerador e nada de melhorar a velocidade, fui subindo o motor no relogio indicador do jack chegou ao 10 ( metade da altura que pode subir o jack aproximadamente 3") mantendo a mesma velocidade acima disso a proa começa a baixar e perco velocidade.

Também medi a altura do PAD com o jack todo levantado ainda fico 3.1/2" abaixo do PAD porém nesta configuração a velocidade não passa de 60 mph, proa muito baixa e o barco não descola.

Ainda busco mais desempenho pois vi um video de um barco igual com motor 250 andando a 77 mph por isso acho que ainda tenho muito a retirar do meu conjunto.

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Bom dia, Márcio.

Rapaz...estranho mesmo. Tem coisa errada aí...hehee...(novidade!!? hehehe)...mas o seu barco tem q passar das 70MPH.

Achei o motor muito baixo. 3.1/2" com o Jack alto!??! Eu não sou especialista nos acertos do Quest...mas acho q vc está trabalhando com o motor muito baixo ainda.

Tem como vc subir o motor!??!

Acredito q 3.1/2" deva ser o mais baixo q o motor deva chegar...Vc precisa trabalhar daí pra cima.

Vc não se lembra da altura do motor q vc usava antes de instalar o jack elétrico???

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  • 4 meses depois...

Bom dia amigos continuo na batalha para acertar meu Z-21, falando com o Mark da empresa MArk's High Performance propellers, comprei uma hélice modelo razor3 passo 24 a qual apresenta o mesmo comportamento da minha Raker II, fiz alguns videos os quais estou encaminhando para que possam analisar.

Dados que possam ajudar

Com o tanque cheio o comportamento do barco é muito melhor do que com o tanque pela metade conforme poderão ver no vídeo.

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Olá Márcio...vi os vídeos aqui.

Realmente acredito q tenha algo de errado. Não pode um 250Hp andar apenas a 56MPH. Tá certo q o barco é mais pesado/maior...mas ainda acredito q era pra andar mais.

Infelizmente não sei q dica poderia te dar. Vc tentou contato com a fábrica ou com outros donos de Z21???

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Boa tarde

Marcio

O quest Z-21 é um barco grande e pesado, certo? O que vc precisa fazer o inverso que vc fez até agora.

Terá que diminuir o jack e baixar o motor.

Ajustei um Z-21 com 200 e-tec e cheguei a 59 milhas com um hélice raker 24 e ajuste no jack de 8". O Barco estava super pesado.

O seu ajuste é tirar o casco da água e pra isso precisa do motor mais baixo para ter força para levanta-lo. Acredito que sua rabeta seja para andar mas alto e perde mais rendimento ainda. Não tenho certeza sobre o modelo da rabeta do E-tec mas diferença isso tem. Procure saber com o pessoal da MM nautica de curitiba.

Eu colocaria um jack de 6", o hélice que trabalha mais baixo ( Fury 25 ou 26) testaria.

Grande abraço

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Alex boa tarde,

Obrigado pelas dicas tentarei executar, acho que o mais difícil no momento seria trocar o Jack, o hélice será mais fácil.

O que chama minha atenção e que em conversa com dois proprietários de Z-21 um deles o Sr. Gilberto Sorroche o qual me informou o seguinte rendimento do barco dele:

"Chego a 77 milhas, mas nessa velocidade o barco tem q. estar bem equilibrado pois o shine fica forte (giro 5850, helice fury 26, com a trophy plus 26 chego em 75,5, mas passo o giro com as duas hélices). "

O motor do barco dele é um e-tec 250 H.O. ano 2010 - e ele utiliza um jack de 12",

Outro proprietário com quem tenho trocado informações e o Sr. Eduardo Prata, que me passou o seguinte a respeito do barco dele:

Motor e-tec fincht ram 225 H.O, jack plate de 10" mais espaçador de 1", hélice trophy plus 28, velocidade 72 mph, rpm 5900.

Porém ambos não sabem informar que altura está o motor, o Sr. Gilberto ficou de medir é informar.

Olhando para os resultados dos outros barcos o meu está uma grande "M", rsrsrsrs.

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Márcio...não sei se é caso, mas vale a pena vc passar o escaner no seu motor para saber se tá tudo certinho ele.

Imaginemos a seguinte situação:

O motor não está queimando ou sendo alimentado corretamente...O motor não renderá, o giro vai ficar baixo. Daí vc acha q tá tudo certo com o motor e resolve diminuir a hélice...

Por mais q o giro esteja "correto", o motor não está rendendo. Entende?!?!

Um motor 250hp empurra muiiittttooooo....Mesmo com jack grande, hélice grande, e barco mal regulado, acredito q ele tinha q andar mais q isso.

Vale a pena observar...

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Boa tarde a todos.

Marcio, desculpe a demora, medi hoje lã o PAD, estou a 05 cm abaixo do pad.

Marcio, tenho as duas batertias encostado no motor e o jacker 12 mecânico.

Vi tb q. vc esta procurando hélices... com a fury vc terá mais velocidade ( 1 a 1,5 milhas) porem tb terá

um consumo elevado em velocidades intermediarias (45 a 55 milhas), já com a trophy plus a velocidade sera menor ( 1 a 1,5)

porem o consumo sera melhor nas velocidades intermediarias.

Outra coisa, todo peso q. carrego esta atrás da lancha e sempre com tanque cheio, q. tambem ajuda no ponto de equilíbrio do barco, deslocando-o p/ traz, tire o máximo de peso da frente do barco.

Neste ponto do pad ( 05 cm) ganho em consumo e planeio, porem se tiver com três pessoas ela cavita.

A velocidade melhora com 07 cm abaixo do pad, porem o shine fica difícil controlar.

abs

Gilberto

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