Ir para conteúdo

[Tutorial] Mapas de Rios no seu GPS. Aprenda a inserir.


Posts Recomendados

E ai Diogo blz.....

Cara estou com o mesmo problema, comprei um montana 650 e nao consigo colocar os mapas com imagem do google earth nele....

nesse topico, viewtopic.php?f=75&t=29775 , o cara me disse o seguinte:

Para eu assinar esse serviço da Garmin, chama-se BirdEye e pode ser comprado por aqui: https://buy.garmin.com/shop/shop.do?pID=70144

"Ele usa os mesmos mapas do Google Earth. Pra quem quer evitar trabalho, em ter que ficar calibrando as placas dos mapas, vale a pena pra caramba...

Logo que comprei meu oregon, assinei o serviço... enchi um cartão de 4gb com mapas de todas as regiões que futuramente posso ir pescar. Muita coisa mesmo..." essas foram as palavras dele.....

eu tentei fazer isso mais nao consegui ainda....vou tentar denovo.....

Se acaso vc conseguir alguma coisa me da um toque....vlw...........Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E ai Diogo blz.....

Cara estou com o mesmo problema, comprei um montana 650 e nao consigo colocar os mapas com imagem do google earth nele....

nesse topico, viewtopic.php?f=75&t=29775 , o cara me disse o seguinte:

Para eu assinar esse serviço da Garmin, chama-se BirdEye e pode ser comprado por aqui: https://buy.garmin.com/shop/shop.do?pID=70144

"Ele usa os mesmos mapas do Google Earth. Pra quem quer evitar trabalho, em ter que ficar calibrando as placas dos mapas, vale a pena pra caramba...

Logo que comprei meu oregon, assinei o serviço... enchi um cartão de 4gb com mapas de todas as regiões que futuramente posso ir pescar. Muita coisa mesmo..." essas foram as palavras dele.....

eu tentei fazer isso mais nao consegui ainda....vou tentar denovo.....

Se acaso vc conseguir alguma coisa me da um toque....vlw...........Abraço!

Bom dia Daniel!!!

Não ta facil hein. Kkkkk...

Vou mecher e por aqui tb, assim que tiver algo positivo eu lhe aviso.

Grande abçooo!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Depois que vc aprende é a coisa mais fácil do mundo!!

O ideal era vc ver alguém que sabe fazendo...mas vamos la:

O principio é: Sobreposição de imagens usando o Google Earth

1 Tira um Print Screen da tela com o Google Earth aberto com um zoom que vc consiga ver detalhes(eu uso: altitude do ponto de visão em torno de 30km) . Vc pode também tirar o print screen de fotos do google maps, usando seu navegador normal de internet. Ou simplesmente usar uma foto aérea qualquer.

2 Editar a foto- Usando qualquer programa( Paint do Windows por exemplo). Retirar as bordas, nomes, tudo que esteja "poluindo" a foto.

3 Inserir a imagem no Google Earth

4 Ajustar opacidade para 50%. Assim vc verá a foto sobreposta e também o fundo.

5 Calibrar a foto. Vc tem que fazer com que case a foto de cima com o fundo de baixo. Tipo: Rio exatamente em cima de rio, estrada em cima de estrada. Ao final, tem que ver um única foto... Para casar uma foto com outra, vc tem que esticar para uma lado, para outro, pra cima, para baixo...etc...

A dica é mexer na opacidade no final. Vc fica alternando 100% e 0%. Aí vc vai ver se uma foto está exatamente em cima da outra.

7 No Google Earth, essas fotos tem que está todas em uma mesma pasta. No lado esquerdo do programa mande criar um Lugar novo e deixe essas fotos dentro dele.

8 Salve o lugar como um arquivo*.KMZ

9 Transfira esse arquivo para a pasta Custom Maps de seu GPS.

10 No GPS- Entre na seção Mapas custom e verifique se o que vc inseriu está lá. Se está, pronto, ele já está ativado!

MOLEZA!

A outra opção é contratar pessoas que fazem isso... Eu mesmo comprei os mapas do Rio Negro, pois não sabia direito mexer e confesso que no inicio é muito chato mesmo..Paguei 500 conto na época...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

puts.....parece fácil.......to apanhando aqui....................tá dificil.............kkkkkkkkkkkkkk

Eu tambem estou sofrendo.

Estou tendo muita dificuldade para sobrepor com o Google Maps.

A imagem não casa. Parece que as escalas são diferentes (copiei uma imagem nesta mesma escala).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

puts.....parece fácil.......to apanhando aqui....................tá dificil.............kkkkkkkkkkkkkk

Eu tambem estou sofrendo.

Estou tendo muita dificuldade para sobrepor com o Google Maps.

A imagem não casa. Parece que as escalas são diferentes (copiei uma imagem nesta mesma escala).

Marcos, acho que vc estava fazendo a mesma coisa que eu estava fazendo e por isso não dava certo.....

Acredito que vc esta abrindo a imagem no Google Earth pelo "MENU, ARQUIVO, ABRIR"......eu estava fazendo isso e não estava dando certo....

Se eu nao estiver enganado vc deve abrir no Google Earth a imagem escolhida pelo "MENU, ADICIONAR, SUPERPOSIÇÃO DE IMAGEM" VAI ABRIR UMA JANELA E VC CLICA EM "NAVEGAR" E PROCURA A IMAGEM QUE VC SALVOU, vai aparecer uns "riscos verdes" e é por ele que vc calibra as imagens.....tenta ai e depois me fala.....abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

puts.....parece fácil.......to apanhando aqui....................tá dificil.............kkkkkkkkkkkkkk

Eu tambem estou sofrendo.

Estou tendo muita dificuldade para sobrepor com o Google Maps.

A imagem não casa. Parece que as escalas são diferentes (copiei uma imagem nesta mesma escala).

Marcos, acho que vc estava fazendo a mesma coisa que eu estava fazendo e por isso não dava certo.....

Acredito que vc esta abrindo a imagem no Google Earth pelo "MENU, ARQUIVO, ABRIR"......eu estava fazendo isso e não estava dando certo....

Se eu nao estiver enganado vc deve abrir no Google Earth a imagem escolhida pelo "MENU, ADICIONAR, SUPERPOSIÇÃO DE IMAGEM" VAI ABRIR UMA JANELA E VC CLICA EM "NAVEGAR" E PROCURA A IMAGEM QUE VC SALVOU, vai aparecer uns "riscos verdes" e é por ele que vc calibra as imagens.....tenta ai e depois me fala.....abraço!

Comprei o meu Montana 650 que deve chegar até o final do mês. Estou salvando algumas imagens das edições onde pretendo pescar com meu barco novo para poder transferir pra ele (represas de ITUMBIARA/Tupaciguara, Cachoeira Dourada e rios Paranaiba entre essas duas represas e Araguaia, regiões de Luis Alves e de Aruanã).

Eu andei lendo bastante e assistindo vídeos no YouTube e entendi, mas estou tendo dificuldade...

Vou tentar isso que vc sugeriu, realmente eu estava abrindo direto.

Os tutoriais que tenho lido e assistido mostram como acrescentar um MAPA qualquer a uma imagem do Google Earth, mas pelas explicações que tenho visto aqui no fórum, a gente coloca um Print da tela do GEarth sobre o PRÓPRIO Google Earth...

Qual a lógica disso? Salvando direto como .kmz já nao da certo??

Agradeço a todos que ajudarem...

Se alguém já tiver essas imagens que estou querendo salvar e quiser me presentear, ficarei muitíssimo grato, kkkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os tutoriais que tenho lido e assistido mostram como acrescentar um MAPA qualquer a uma imagem do Google Earth, mas pelas explicações que tenho visto aqui no fórum, a gente coloca um Print da tela do GEarth sobre o PRÓPRIO Google Earth...

Qual a lógica disso? Salvando direto como .kmz já nao da certo??

Eu pego a imagem do Google Maps e depois passo para o Earth......não sei qual é a logica de fazer isso, e acredito que salvando direto como .kmz não da certo se não todos aqui do fórum fariam isso...seria bem mais pratico....

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os tutoriais que tenho lido e assistido mostram como acrescentar um MAPA qualquer a uma imagem do Google Earth, mas pelas explicações que tenho visto aqui no fórum, a gente coloca um Print da tela do GEarth sobre o PRÓPRIO Google Earth...

Qual a lógica disso? Salvando direto como .kmz já nao da certo??

Eu pego a imagem do Google Maps e depois passo para o Earth......não sei qual é a logica de fazer isso, e acredito que salvando direto como .kmz não da certo se todos aqui do fórum fariam isso...

Abraço!

Daniel...não dá certo pq a imagem precisa ser calibrada.

Vc salva a imagem...Depois abre ela por cima da tela do GE....calibra a imagem e salva no formato KMZ...aí sim, funciona direitinho. joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Daniel...não dá certo pq a imagem precisa ser calibrada.

Vc salva a imagem...Depois abre ela por cima da tela do GE....calibra a imagem e salva no formato KMZ...aí sim, funciona direitinho. joia:::

Fabricio, já estou aprendendo calibrar as fotos....não é nem um bicho de sete cabeças....depois que vc entende como funciona e aprende o jeito certo de fazer fica fácil, é só ter paciência para calibra-las.

Vlw.....obrigado.....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A dica para calibrar com perfeição é mexer na opacidade... vc puxa para 100%(aí ver a imagem sobreposta), rapidamente vc puxa para 0% e ver o fundo. Quando a imagem não tá calibrada direito vc sente ela "andar"- se mexer- na tela...

Quando tá calibrada direito, ela não se move, só fica mais ou menos "turva"... Quando começarem a usar, vcs vão entender melhor o que falei...

Abraço a todos

Beto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pescadores...

me surgiu uma dúvida: os rios que são mapeados sofrem influência de seus bancos de areia e canal a cada cheia, onde os bancos são deslocados em função das forças das águas?

os rios que eu pesco sempre sofrem com as cheias, e a cada ano, no começo do ano, tenho que sair navegando pra mapear os pontos de pescaria daquela temporada.

quem puder me ajudar, agradeço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mais mastigado agora:

O principio é: Sobreposição de imagens usando o Google Earth

1 Tira um Print Screen da tela com o Google Earth aberto com um zoom que vc consiga ver detalhes(eu uso: altitude do ponto de visão em torno de 30km) . Vc pode também tirar o print screen de fotos do google maps, usando seu navegador normal de internet. Ou simplesmente usar uma foto aérea qualquer.

Pulo do gato: Entre no Bing Mapas. Clique em "Vista de Pássaro" e "Tela inteira". Em seguida faça o print screen da tela que vc quer. Observe a escala, deixe o zoom em "1 milhas 2 km"

http://br.bing.com/maps/

2 Editar a foto- Usando qualquer programa( Paint do Windows por exemplo). Retirar as bordas, nomes, tudo que esteja "poluindo" a foto.

3 Inserir a imagem no Google Earth

Click no botão da seta

Imagem Postada

Observe no centro 3 fotos sobrepostas e já calibradas.

Imagem Postada

Clickar em "Navegar" e escolher a foto salva no computador.

4 Ajustar Transparencia para 50%. Assim vc verá a foto sobreposta e também o fundo.

Imagem Postada

Ver seta vede no meio

5 Calibrar a foto. Vc tem que fazer com que case a foto de cima com o fundo de baixo. Tipo: Rio exatamente em cima de rio, estrada em cima de estrada. Ao final, tem que ver um única foto... Para casar uma foto com outra, vc tem que esticar para uma lado, para outro, pra cima, para baixo...etc...

A dica é mexer na opacidade no final. Vc fica alternando 100% e 0%. Aí vc vai ver se uma foto está exatamente em cima da outra.

Imagem Postada

Mexa com o mouse do "Limpar" ao "Opaco" e do "Opaco" ao "Limpar". Setas em verde

7 No Google Earth, essas fotos tem que está todas em uma mesma pasta. No lado esquerdo do programa mande criar um Lugar novo e deixe essas fotos dentro dele.

8 Salve o lugar como um arquivo*.KMZ

9 Transfira esse arquivo para a pasta Custom Maps de seu GPS.

10 No GPS- Entre na seção Mapas custom e verifique se o que vc inseriu está lá. Se está, pronto, ele já está ativado!

MOLEZA!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pescadores...

me surgiu uma dúvida: os rios que são mapeados sofrem influência de seus bancos de areia e canal a cada cheia, onde os bancos são deslocados em função das forças das águas?

os rios que eu pesco sempre sofrem com as cheias, e a cada ano, no começo do ano, tenho que sair navegando pra mapear os pontos de pescaria daquela temporada.

quem puder me ajudar, agradeço.

Pra banco de areia que se move o tempo todo... só se a gente fizer um convenio com a NASA em conseguir fotos atualizadas do satélite em temo real... rsrs Brincadeira tá! Não me leve a mal... :gorfei:

A dica é sempre tentar conseguir fotos atualizadas o máximo possível...

No Google Earth, dê zoom na região que vc quer e olhe a data da imagem. Aparece no rodapé junto das coordenadas a data em que as fotos aéreas foram tiradas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:gorfei:

ou seja... GPS pra rio só vale a pena aqueles rios gigantes, cheios de labirintos, fora isso, é moleza de se marcar o ponto, só com as referências.

sou acostumado a pescar no mar tb, e qdo não vamos tão longe, que seja possível ter alguma referência para achar a posição do pesqueiro, nem levo GPS. paia:: agora, se achar um ponto novo, onde não tenha referência, frudeu... rsrsrs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma pergunta: Como eu faço para utilizar essa imagem que criei salva no cartão microSD do GPS? Até hoje eu não sei como fazer isso.

O TrackSource tive que colocar direto no diretório, pois tbm não consegui utilizá-lo do cartão.

Agradeço desde já a ajuda de todos!!

Abraxx

Edu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sr. Beto Caranha....

mestre:: mestre:: mestre:: mestre:: mestre::

Acho que consegui kkkkkkkkkkkkk

Só não sei se referenciou direito rsrsrsrs...... Vou testar no mato rsrsrs

Muitíssimo obrigado!!

Edu

Por nada...Fico feliz em ter ajudado! legal::

Quanto a micro sd...Eu também não sei direito... Acho que é mais para usar mapas navegaveis, tipo City Navigator...Ou para salvar as fotos tiradas com o gps...

Outra dica legal é fazer a sobreposição para marcar nomes de lugares...

Tipo: Vc acha uma mapa com nomes de lagos, igarapés, etc que é muito especifico para uma região e com certeza esses dados não estão no google earth.

Aí vc tira um print screen (se for pdf) ou se for em foto, vc já insere direto no google earth.

Calibra a foto

Agora, vc terá na tela o "pontinho" da marcação de seu mapa em cima certinho do lugar citado.

Aí é só mandar Adicionar marcador e alocar ele certinho em cima do ponto

Pronto, vc já tem o nome do lugar juntamente com as coordenadas.

Aproveitando... ainda nesse sentido, mais um pulo do gato:

Vc deixa todos os pontos salvos todos dentro de uma única pasta em "Lugares" no Google Earth

Detalhe use nomes curtos com no máximo 10 letras para os marcadores

Aí vc clicka em cima da pasta e manda salvar lugar como

Dessa vez vc salva como *.KML (e não como KMZ)

Aí vc abre esse arquivo com o TrackMaker e transfere todos os pontos de uma vez só para o seu GPS

*Muita gente não sabe que a gente pode passar vários pontos de uma vez só usando o Google Earth! legal::

** O nome tem que ter no máximo 10 letras pq o trackmaker corta o final do nome qd ele passa de 10 caracteres

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Top demais Betão....mais um tópico para OS MELHORES TÓPICOS DO FTB...hehee..

E Sone...o cartão de memória dá muita pala...Verifique o encaixe.

Se não der certo no cartão, jogue para a pasta /Custom Maps.

joia:::

Esse tópico ficou show msmo!!!

Cap. Biguá, eu não consigo fazer esse cartão SD funcionar no GPS. Qdo eu ligo no USB, o note reconhece os 2: GPS e Micro cartão SD. Entretanto, mesmo carregando os mapas no cartão, o GPS não o reconhece, sequer indica a existência de um cartão. Eu preciso copiar os programas do GPS no cartão ou seria só inserir as fotos no cartão e o GPS reconheceria?? lacou:: lacou:: lacou::

Agradeço desde já!!

Abraxx

Edu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...