Ir para conteúdo

Projeto micro tenkara - Tenkara man.


Posts Recomendados

Tenkara Man é o amigo Carlos Blatt de Natal (RN), talvez quem mais entenda de tenkara no Brasil, meus respeitos aos outros conhecedores do assunto.

Tanto é que o Blatt é detentor do blog http://flykaipira.blogspot.com.br/ onde trata exclusivamente da modalidade, blog que recomendo a quem quer saber um pouco mais da técnica.

Hoje faço a TenkaraBr, porque há 2 anos, mais ou menos, o Tenkara Man me ligou querendo saber se eu fazia uma tenkara para ele, pois já tinha pedido a outros colegas e não tinha conseguido.

Ora, eu nem sabia o que era tenkara, mas anotei tudo que me falava e pedi um tempo para ir atrás. Levei bem mais tempo do que esperava, foram 3 meses de pesquisa, teste de 18 marcas diferentes de blanks e confecção de 82 linhas, de peso, espessura e materiais diferentes até chegarmos ao que achamos que seria o ideal, esse tempo todo sempre conversando com o Blatt, até que saíram os primeiros protótipos, alguns ficaram até hoje, outros foram descartados.

Então, a quem interessar possa, o mentor da TenkaraBr e sua montagem no Brasil se deve ao Tenkara Man, Carlos Blatt, a quem agradeço.

Agora há poucos dias ele me aparece com um novo desafio: vamos fazer uma micro tenkara, no máximo 8'0"

Como gosto de umas encrencas deste tipo a solução é colocar mãos à obra.

E aí está o resultado

Para o cabo foi usado molongó branco e molongó preto, para o butt cap foi usada cortiçarana, todas madeiras amazônicas. O blank é da espessura de um lápis.

Imagem Postada

Imagem Postada

Imagem Postada

Imagem Postada

Imagem Postada

Imagem Postada

Imagem Postada

Imagem Postada

Imagem Postada

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro Jorge

Quando você fala em mini ou micro Tenkara que atiça a curiosidade, pois uns dos incovenientes que sempre achei nas tenkaras era o comprimento e seu trabalho nos corregos de São Paulo. Me conta: qual o comprimento dessa nova criação ? quantas partes ? me manda detalhes de preçoe seus acessorios, para jrafexp2@uol.com.br. ::thanks

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro Jorge

Quando você fala em mini ou micro Tenkara que atiça a curiosidade, pois uns dos incovenientes que sempre achei nas tenkaras era o comprimento e seu trabalho nos corregos de São Paulo. Me conta: qual o comprimento dessa nova criação ? quantas partes ? me manda detalhes de preçoe seus acessorios, para jrafexp2@uol.com.br. ::thanks

JRoberto, o comprimento dela é 8'0" (2,40 m) aberta, 65 cm. fechada, telescópica com 5 gomos. Forneço as tenkara com duas linhas de modelos diferentes, uma mais leve na ponta e outra mais pesada na ponta.

Estou te mandando MP.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou cada vez mais curioso pra testar este estilo de pesca nas trutas de minha região...

Desde q você me explicou um pouco como era a funcionalidade da tenkara, estive fazendo algumas pesquisa, e provavelmente num futuro não tão distante acabarei praticando está modalidade tambem!

Lindo trabalho Jorge, está de Parabens!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Jorge,apesar de não curtir muito este estilo de pesca,curto muito seus trabalhos,e confesso que estas Tenkaras atiçam a vontade de pegar uns piaus,deve ser uma festa ::tudo:: ::tudo::

Parabens,show de mais palmas:: palmas:: palmas::

abraços :amigo:

Alex, ainda não soube de relatos de pesca de piaus com a tenkara, mas épossível que funcione bem.

Obrigado e abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Jorge,apesar de não curtir muito este estilo de pesca,curto muito seus trabalhos,e confesso que estas Tenkaras atiçam a vontade de pegar uns piaus,deve ser uma festa ::tudo:: ::tudo::

Parabens,show de mais palmas:: palmas:: palmas::

abraços :amigo:

Alex, ainda não soube de relatos de pesca de piaus com a tenkara, mas épossível que funcione bem.

Obrigado e abraços

Jorge,é que aqui na nossa região o piau tem que ser muito grande pra passar de 700g,normalmente alcançam 300g joia::: ,mas nada que os impeçam de fazer a linha cantar dentro da agua ::tudo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou cada vez mais curioso pra testar este estilo de pesca nas trutas de minha região...

Desde q você me explicou um pouco como era a funcionalidade da tenkara, estive fazendo algumas pesquisa, e provavelmente num futuro não tão distante acabarei praticando está modalidade tambem!

Lindo trabalho Jorge, está de Parabens!!

Moises, posso te garantir, através de nossa experiência de pesca nos rios de Lages, que para vadeio em rios que tem trutas são tão ou mais eficientes que o fly,

Abraços e obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...