Ir para conteúdo

Camurupim - a prole


Posts Recomendados

No dia 21 de junho do corrente ano, eu, Materialista (Kercyo), Xandão e Silvano fomos ao pesqueiro/viveiro de camarão de tarpons.

O clima estava de rachar ate porta de geladeira... o frio estava como nunca... as articulações das mãos doiam quando tentava fechar-las. Nunca tinha sentido tanto frio!

Pegamos estrada às 3:30 da madruga e chegamos por volta das 5:30, ou seja, aproximadamente 2 horas de viagem.

Chegando lá, nos deparamos com a agua dos canais parada, sem nenhuma movimentação de peixes grandes, o que outrora era comum.

Fizemos varias tentativas com camarão maré, de todos os tamanhos, mas os camurupins pareciam mto timidos ou com muito frio.

Apesar disso, tivemos alguns ataques sem sucesso, pois a priori estava desconfiando que os peixes estavam mto pequenos, razao pela qual eles nao conseguiam ferrar no anzol.

Mas como num bando esxiste aquele mais guloso, acabei conseguindo ferrar um belo baby que estava me dando trabalho. Percebi que deixá-lo afundar com a isca na boca antes de dar a mucica seria mais eficiente e foi. Vejam um dos saltos (infelismente a maquina nao pegou o momento em que o peixe estava fora d'agua):

Imagem Postada

A rendição:

Imagem Postada

A vitória:

Imagem Postada

Além desse belo baby, ainda fisguei outro um pouco maior, mas o companheiro Kercyo não teve a gentileza de pegar as outras pilhas no carro para que eu pudesse fotografar o outro peixe, uma vez que as pilhas que estavam na maquina descarregaram.

Após a primeira aventura, fomos ao encontro de Xandão e Silvano, que estavam à procura das bicudas, que não apareceram nem pra dar bom dia.

Insistentemente, Silvano enverga sua vara e nos deixa na espectativa de ver, finalmente, uma bela bicuda, pois a briga estava mto bonita.

Surpreendentemente, vimos que não se tratava de uma bicuda, mas de um merinho que nos deu mta alegria, pois não tinhamos visto, ate entao, um daquele tamanho por lá. Vejam a criança:

Imagem Postada

Imagem Postada

Um pouco depois, por trás do canal que estavamos, um cardume de tarpons gigantes saltavam em direção oposta à correnteza, o rio estava secando, o que mes fez correr para lá com meu jig matador e tentar alguns arremessos.

Nesse passo, depois de mtos e longos arremessos, só fiquei na vontade de fisgar um grande tarpon que estava a saltitar em todos os cantos do rio menos em minha isca!

Nao intimidado com a façanha de Silvano, Xandão mostrou pq entende do assunto e tirou o dedinho. Fisgou um peixe que, acho eu, veio das profundesas do inferno. Ajudem a decifrar que peixe é esse (percebam a semelhança entre a beleza do peixe e do pescador):

Imagem Postada

Imagem Postada

Não obstante as adversidades do tempo, o amigo Kercyo Bragança revelou seu grande potencial, fisgando dois peixes do tamanho de sua "catchiguria". Nao achem que pelo fato de serem pequenos esses peixes são faceis de se fisgar. Vejam os chaveiros:

Imagem Postada

Imagem Postada

Imagem Postada

Acredito que os tarpons estejam se reproduzindo dentro dos canais onde estao confinados. Esses babys estao mto novinhos e os adultos estao mto sumidos... acho que passaram do periodo de reprodução e agora estao só protegendo seus filhotes, razão esta que nos leva a crer na sua inatividade.

É isso, pessoal.

Mais uma pescaria, mais peixes fotografados e mais um relato para compartilhar com os amigos.

Todos os peixes foram devolvidos com vida - pesque & solte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu Eric!

Mas uma bela pescaria hein! Ainda não foi essa que entrou os grandões hein, espero que consiga mostrá-los para gente. Mas esses babys já detonaram com certeza!

Cara belo Mero, coloração fantástica dele ainda filhote né.

O peixe que o Xandão pegou trata-se do "peixe pedra" ou "manganga". Ele é SUPER venenoso, cara eu conheço porque faço mergulho no mar a muitos anos e já vi esse peixe várias vezes.

Conheço histórias de pessoas que foram picadas e passaram muito mal, não conheco caso de morte, mas é de ir pro hospital.

Quando eu vi a foto dele segurando com o alicate achei que vocês sabiam... mas quando li eu quis comentar a respeito

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bruca, amigo, nós nao conheciamos o tal peixe... meu amigo segurou com alicate pq ele tem nojo de segurar com a mão (graças à Deus), pois não sabiamos que era venenoso... obg por sua atenção... abração!

xandego, amigo, esse mero é lindo d+... merece um grande aquario mesmo... obg por sua atenção! Abração!

José Castellões, amigo, os tarpons são uma obra de arte... abração e obg pela atenção!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eric esse canal com criação de camarão promete ein, se tem esses cardumes de filhotes tudo indica que a qualquer momento os bitels apareçam por ali, pra se alimentar ou pra se reproduzir, destaque especial para o Mero, show de bola.

grande abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pescar no inverno é triste!

Ou melhor, pescar em um dia frio de inverno é triste!

Mesmo assim; parabéns pela bela pescaria que, apesar do frio, ainda rendeu boas fotos e lembranças!

Ainda em tempo; eu não tenho certeza de que peixe é esse da foto...

Mas acho que esse possa ser uma das espécies de peixe-escorpião (como eu não consegui nenhuma boa foto, deixo os links com 3 fotos diferentes):

http://www.fapesp.br/agencia/boletim_dentro.php?data[id_materia_boletim]=812

http://www.achetudoeregiao.com.br/ANIMAIS/escorpiao_peixe.htm

http://www.pbase.com/mandrade/image/30197982

Um abraço Eric!

Tá de parabéns!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pescar no inverno é triste!

Ou melhor, pescar em um dia frio de inverno é triste!

Mesmo assim; parabéns pela bela pescaria que, apesar do frio, ainda rendeu boas fotos e lembranças!

Ainda em tempo; eu não tenho certeza de que peixe é esse da foto...

Mas acho que esse possa ser uma das espécies de peixe-escorpião (como eu não consegui nenhuma boa foto, deixo os links com 3 fotos diferentes):

http://www.fapesp.br/agencia/boletim_dentro.php?data[id_materia_boletim]=812

http://www.achetudoeregiao.com.br/ANIMA ... _peixe.htm

http://www.pbase.com/mandrade/image/30197982

Um abraço Eric!

Tá de parabéns!

É ele mesmo... "Peixe escorpião", "Peixe Pedra", "Mangangá"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...