Ir para conteúdo

Despedida!


Posts Recomendados

Calma... Para aqueles que ficaram alegres com a notícia, comunico que ainda vou ficar, se Deus permitir, por um bom tempo.

Não estou saindo do fórum! Vou continuar apenas como pescador, aprendendo mais um pouco, dando uns pitacos apenas no que se referir a pesca esportiva.

Ainda tenho que escrever o relato sobre a pescaria do Iriri (com a ajuda do KID nas fotos).

Aqui encontrei gente amiga, séria, pescadores competentes, eventuais companheiros (tenho pescado muito pouco) e um ambiente diferenciado onde predomina um alto nível de discussões e de cultura.

Estou me despedindo das intervenções ambientais, dada a complexidade dos assuntos e devido ao meu entendimento de que não é o local mais adequado para discussões do tipo.

Já me afastei do Fispoint há muito tempo (mais de uma ano), estou me afastando do Tucunazul, e restou alguns pitacos (já raros) lá no Caterva em função da minha velha amizade com o Nelson (desde o Pesca & Cia) e recentemente com o Zeca em função de ideais comuns.

Há tempos estou me preparando para deixar esta luta quixotesca na área ambiental, pois adquiri experiência e senti na carne a força do poder econômico. Tem sido um preço muito alto, inclusive com consequências de cobranças familiares (com justa razão) questionando se isso vale mesmo a pena!

Mas essa luta era um sonho... Mais talvez! Um projeto decente de fim de vida em que pudesse continuar a ser útil para a sociedade. Devo ter errado muito, contundente às vezes, inoportuno em outras, devo ter contrariado interesses demais e talvez até tenha conseguido fazer algum inimigo.

Mas fiz tudo com muito amor a causa, talvez até de forma apaixonada o que nos leva a fazer eventuais escolhas erradas.

Tenho alguns amigos que tem me aconselhado a "mudar de lado" e ficar junto com os "mocinhos", pois minha conduta perante a "comunidade ambiental" tem levado determinadas pessoas a concluírem que estou adquirindo uma imagem negativa dado meus posicionamentos contra o setor elétrico.

Se fosse apenas isso até que não me afetaria, pois a opinião do setor elétrico sobre minha conduta, mesmo que seja desabonadora, pode até ser encarada como um elogio dada a podridão que grassa impunemente até hoje na área ambiental.

Por vezes tenho a sensação de que estou vivendo um pouco adiante do nosso tempo e sinto que poderia fazer alguma falta, apenas no futuro.

Por esses dias, antes de uma audiência de conciliação, chegaram até a me oferecer "1 mihão" para "calar a boca". Daí fiquei pensando... Puxa, até que é um bom dinheiro, poderia me aposentar já que não vou ter aposentadoria etc...

Essa grana até poderia "calar minha" boca, mas é muito pouco para calar minha consciência! Como não fiz as ACPs pensando em dinheiro, até porque elas tratam apenas de "obrigação de fazer" e não visam reparações pecuniárias fiquei imaginando como encararia o espelho...Daí não dá para aguentar, pois nunca estive ou estarei à venda!

Embora tenhamos conseguido obter vitórias importantes no judiciário, algumas capazes de provar nossas teses no Direito Ambiental e provocar importantes mudanças no licenciamento ambiental no país, acredito ter chegado a hora de deixar para o MPF dar sequência aos trabalhos realizados, até porque ganham para isso e é seu dever do ofício.

O meu mandato na APEGO terminou agora, e embora alguns atribuam que a APEGO sou eu ( o que não é verdade) também chegou a hora de deixá-la. É uma filha querida, já tem 18 anos e está na hora dela trilhar o seu caminho sem a interferência do pai (isso eu fui, um paizão!).

Não sei os rumos que irão tomar, mas se depender da minha vontade até com relação às ACPs devemos abandonar a área, embora se tenha que respeitar o nosso Jurídico que também trabalhou muito e merece pelo menos, seus honorários profissionais.

É claro que estou com o coração apertadinho, mas sempre estive muito solitário nessa luta difícil e era preciso um balanço, além de uma decisão sensata.

Preciso retomar minha vida profissional (possivelmente em outro lugar) onde possa ser o que sempre fui: apenas e somente profissional decente.

Um fraterno abraço aos que me aturaram até hoje e da área ambiental fui....

Kruel

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Kruel, uma pena. Uma grande pena.

Seus posts são imprescindíveis para nós.

Por muitas vezes a complexidade do tema no obriga apenas elogiar a luta, ou agradecer a notícia, e no máximo fazer um indagação que corresponde à 5% de todo o conteúdo ali postado.

A forma como é postado nos parece tão coesa que por muitas vezes a indagação passa a ser impossível. Ou simplesmente o assunto é tão novo que só nos cabe absorver.

E esta absorção de conhecimento é imprescidível para nós que queremos um dia poder defender nossa natureza e nossa paixão. Pois defender sem razão, sem conhecimento de causa é pior que não defender.

Portanto Kruel, se o amigo se afasta destas questão pelas necessidades pessoais e familiares, está respeitado e apoiado.

Mas repito, será uma grande perda, e mesmo que o amigo diminua seu rítimo no que diz respeito às causas ambientais tenho certeza que não se afastará totalmente do assunto, portanto PEÇO: Não nos deixe fora de suas notícias e contribuições nesta luta pela natureza!!!

Xande. smile::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado Marquinhos. É como dizes, Phodis...

Xande,

Não ta na hora de tomarmos aquela cerveja prometida (rs)?

Kruel, a falta de cerveja é culpa absolutamente minha.

Temos que marca-la urgente.

Inclusive quinta passada fui tomar um vinha na casa de um grande amigo, e ao conversar (sobre pesca é claro) com um convidado, o quela já me tornei amigo, descobri que o mesmo é um grande conhecido seu... o Nimo.

Disse que já bateu muito papo de ambientalismo contigo.

Um abraço, me mande teu telefone denovo que perdi toda agenda do celular por estes dias, vamos tomar uma lá no lago do jaó.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu sei que não é de hoje que esta vontade, sobre a qual já tivemos a chance de conversar...

Dessa vez; não vou insistir para você continuar...

Apenas vou lamentar a perda irreparável que o ambiente terá sem seu defensor!

Apenas discordo de você por achar que esta luta é "quixotesca".

Dom Quixote era louco, e você não é!

A distância entre loucura e genialidade é medida apenas pelo sucesso!

Sucesso este que você me mostrou ser real e palpável!

Seus seguidos sucessos nesta área me mostraram que não é "dar murro em ponta de faca" a sua luta...

Se você se "aposentar", vou entender (pesarosamente) e respeitar sua decisão.

Um abraço, velho amigo!

Qualquer dia desse agente conversa sobre isso...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grande Jckruel,

Não me ache pretencioso, mas estou relembrando a última vez em que ameaçou essa "aposentadoria"... vergonha::

Infelizmente ( devo dizer ) talvez agora você esteja me entendendo melhor do porque de tanto ceticismo apresentado nos meus comentários sobre alguns assuntos que aqui foram postados e abordados ! Claro que nada que pudesse "desrespeitar" o sempre excelente trabalho que desenvolveu ao longo dessa sua vida de lutas, mas - principalmente - por conhecer ( um pouco ) o outro lado, aquele que se pensa existir para ser o "condutor" da vontade coletiva ! Não há quem não se canse de tanto murro em ponta de faca ! mau::

De uma coisa meu amigo, você não conseguirá se livrar, que será o acompanhar dos fatos, da indignação pelo trato, da irritação pela ausência de responsáveis, e acima de tudo, a "inconsciência" por algo que pertence a todos, e é degradado de forma abusiva e focada exclusivmente no curto prazo financeiro ! Claro que temos um envolvimento monstruoso em toda essa cadeia de "perdas", já que "os ganhos" são mínimos e perenes por uns poucos ! Não importa que sejam políticos, empresários, ribeirinhos, profissionais da pesca, industriais, comunidades ingênuas sendo manejadas, enfim, há sempre de tudo um pouco... Importa mesmo, e cada vez mais, a ausência de consciência ambiental, agregada a questão cultural de uma educação cada vez pior e mais distante da realidade que precisaríamos ter como País emergente que somos ( apesar de tudo e todos... ). medo::

Essa sua vigília não termina com essa sua motivação de "aposentadoria"... Pode ser que o vigor das ações em contrário fiquem mais esparsas, mas elas não lhe permitirão simplesmente "abandonar" o trabalho de uma vida !

Claro que está na hora de tomar, não uma, mas várias cervejas, não pelo que já foi feito, mas por aquilo que ficou semeado e iniciado para que outros, que viram e viveram sua luta, possam dar a continuidade no já iniciado... viola::

E quando quiser essa cerveja com acarajé, já sabe onde encontrar... viola:: babei:: mestre::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Kruel

É uma pena mas não tenho tanta certeza que você vá parar pois está no seu coração.

Mesmo que a razão (ou a falta dela na opinião de muitos) diga que está na hora de parar de dar murro em ponta de faca, você contribuirá muito para a causa que abraçastes.

abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro companheiro de fórum e de luta,

Sou novo no fórum e infelizmente não acompanhei as discussões, ou troca de informações postadas aqui.

Tenho estudado e acompanhado a questão Ambiental aqui no Congresso Nacional a 6 anos, não sou um especialista na área mas acredito que tenho bons prefessores hehehhe.

Imagino e sinto o que vc escreveu, e percebo que a sociedade e governo estão muito distantes de enxergar que se não desenvolvermos um modelo de crescimento/desenvolvimento sustentável estamos lascados.

O modelo energético, a privatização das florestas ( vide lei de florestas ), as manobras para facilitar o licenciamento, as questões em relação aos trânsgenicos,a politica de residuos que não sai nunca,entre outras, são batalhas que na sua grande maioria, nos ultimos anos foram vencidas pelo CAPITAL.

Não tenho uma militancia ativa em ONG, ou coisa parecida, mas finquei minha trincheira aqui no Congresso, tento fazer o que é possível.

Nada nada conseguimos na Comissão de Meio Ambiente da Câmara dos Deputados barrar muitas loucuras da bancada Ruralista, das Industrias, e do Grande Capital.

Bom, o debate é longo, os problemas são muitos, e é uma pena perder lutador.

Se mudar de idéia, ou precisar de alguma coisa aqui no Congresso, pode contar comigo.

Saudações Eco Terroristas ninja::

Tonico

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...