Ir para conteúdo

Tutorial para abastecer carretilhas.


Posts Recomendados

Tive a ideia de criar este tutorial para mostrar um sistema racional de uso de linhas multifilamentos, pois não são linhas baratas de modo que o "olhômetro" gerava muito desperdício.

Antes eu meio que dividia o carretel no meio, noszóio mesmo, então com 200 metros eu podia fazer só 2 abastecidas.

Material:

Carretilha. :gorfei:

Linha multi de sua preferência.

Linha multi usada para cama.

2 carretéis vazios.

O principal: Contador de linha. Uso o Rapala.

Imagem Postada

Passo1: Colocar a linha na carretilha usando o medidor.

Eu uso a linha Varivas que vem com 200 m. Então eu divido em 3 partes de 66 m. (3 x 66= 198)

Imagem Postada

Passo2: Emendar a cama na linha e encher a carretilha. Não precisa medir a cama.

Imagem Postada

Passo3: Retirar toda a linha da carretilha usando o primeiro carretel de linha vazio.

Observe que a cama ficará por baixo e a linha por cima.

Imagem Postada

Passo4: Transferir toda a linha do carretel 1 para o carretel 2.

É uma boa fisioterapia. joia:::

Agora a cama está por cima e a linha por baixo.

Imagem Postada

Passo5: Passar a linha para a carretilha.

Imagem Postada

Bem depois de toda essa trabalheira temos uma carretilha carregada com 66 metros de multi + cama; e depois de gasta vc poderá inverter as pontas.

E o melhor é que quando for trocar a linha, usará sempre a mesma quantidade de multi, evitando que fique aqueles metros perdidos que não couberam , ou que faltaram.

Espero ter ajudado!! tchau:: tchau::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rodrigão, eu também uso cama e faço um processo parecido. A única diferença é que ao invés de ficar trocando as linhas de carretéis, invertendo e etc... eu percebi que a linha ficava muito torcida durante esse processo. :choquei:

Atualmente eu desço embaixo do meu prédio, tem uma área grande inclusive um campo de futebol ai eu amarro a linha de um lado... estico... re-amarro na carretilha e venho recolhendo na pressão que eu desejo dar no carretel, também funciona hehehehe

O bom do meu processo é que dá pra se ter uma ideia total do comprimento da linha ::tudo::

Essa do contador de linha da rapala é bom mesmo!! Ai dá para se dividir certinho o carretel joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É o ideal para não desperdiçar linha.. Mas muito trabalhoso, tá louco.. rsrsr

E se adaptar algo naquelas furadeiras que tem reversível? Acho que ai fica chique hein....

Quanto custa um medidor de linha desses?

Tenho 2 desses aqui Parrillo.

E´excelente e rápido

http-~~-//youtu.be/Ucu_WRjW-pM

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito bom Rodrigo, o que eu já desperdicei de linha nessa vida não é brincadeira.

Valeu.

Abraço!!!

Fico feliz em compartilhar, e se ajudar vc, é uma recompensa pra mim. :amigo:

É o ideal para não desperdiçar linha.. Mas muito trabalhoso, tá louco.. rsrsr

E se adaptar algo naquelas furadeiras que tem reversível? Acho que ai fica chique hein....

Quanto custa um medidor de linha desses?

Poisé. que dá trabalho dá. :gorfei:

Mas como tentei demonstrar, vale a pena, porque vc poderá racionalizar o uso das linhas. E elas andam bem carinhas.

O medidor foi comprado no rei da pesca , custa 89 dilmas.

Rodrigão, eu também uso cama e faço um processo parecido. A única diferença é que ao invés de ficar trocando as linhas de carretéis, invertendo e etc... eu percebi que a linha ficava muito torcida durante esse processo. :choquei:

Atualmente eu desço embaixo do meu prédio, tem uma área grande inclusive um campo de futebol ai eu amarro a linha de um lado... estico... re-amarro na carretilha e venho recolhendo na pressão que eu desejo dar no carretel, também funciona hehehehe

O bom do meu processo é que dá pra se ter uma ideia total do comprimento da linha ::tudo::

Essa do contador de linha da rapala é bom mesmo!! Ai dá para se dividir certinho o carretel joia:::

Blz Bruca, como vai!!

Eu acho que o correto é ter aquele acessório de suporte de carretel com molas, que dá tensão na linha. Inclusive acho que dá pra fazer.

Mas , também, os amigos servem pra quê!!?? :amigo: Chama um pra te ajudar!!! :amigo:

Esse contador de linha serve na verdade para pesca de corrico. Porque quando vc o prende na vara, ele mede a saída de linha, pra saber o quanto já foi. Deve ser muito bom pra jumping-jig. ::tudo::

Para este serviço de medir a linha que entra na carretilha, deve ser preso ao contrário, ou de cabeça pra baixo.

Uma coisa que eu esqueci de mencionar, mas lembrei ao ler sua contribuição, é que a minha idéia original, era comprar o medidor para poder comprar carretéis maiores de linha, com 300 jardas ou mais, e dividir com os amigos. Assim, dá pra comprar a linha mais barato porque o custo por metro é menor, e cada um sai com o seu pedaço certo.

É o ideal para não desperdiçar linha.. Mas muito trabalhoso, tá louco.. rsrsr

E se adaptar algo naquelas furadeiras que tem reversível? Acho que ai fica chique hein....

Quanto custa um medidor de linha desses?

Tenho 2 desses aqui Parrillo.

E´excelente e rápido

http-~~-//youtu.be/Ucu_WRjW-pM

Vou fazer uma confissão.

eu tenho uma furadeira igualzinha essa, mas nunca havia pensado nisso. chorei::

Cansei a munheca à toa. lacou::

Tá vendo, agente faz o tópico e aprende com os outros. Bela dica. joia::: joia:::

Abraços a todos. :amigo:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Blz Pessoal...

Acabei vendo só agora este tutorial que ficou bem legal... Parabéns pela iniciativa Rodrigo... ::tudo:: palmas::

Eu já usava esse sistema da parafusadeira e fiz uma adaptação num carretel de linha que tem um ressalto no centro que ajuda a fixar o eixo (esculpi e colei um pedaço de madeira pra encaixar perfeitamente no centro do carretel e coloquei também um prego grosso para encaixar na parafusadeira), vejam que é bem simples:

Imagem Postada

Imagem Postada

Imagem Postada

É isso aí.... e vamos ::fisherman ::bassboat:: praia::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Outras dicas:

1) o ideal é que a furadeira ou parafusadeira tenha o controle de velocidade no gatilho, pois senão pode complicar um pouco a operação ::tudo::

2) Pra quem não tem o medidor de linha dá pra chegar numa conta aproximada da quantidade de linha (nesse caso não dá pra usar a máquina pra medir, pois temos que contar as voltas no carretel usando o processo manual mesmo):

Vamos pegar o exemplo do Rodrigo que precisa separar 66 mts de linha nova pra colocar na carreta.

Esse meu carretel, por exemplo, tem 20 cm de eixo, ou seja, precisa de 330 voltas pra dar os 66 mts

(330 x 20 = 6600 cm = 66 m) joia:::

Portanto, se tiverem um carretel maior, teremos que dar menos voltas pra medição, reduzindo um pouco nosso trabalho...

Abração a todos...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse esquema de contar quantidade de linha por voltas no carretel é bom mesmo.. porém a cada volta vai diminuindo o tanto de linha que sai...

Pode ser pouca coisa, mas de mm em mm no final deve sair fora um pouco.. Se bem que se perder 1mt ou 2 no final.. quem se importa.. rsrsrs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Blz Pessoal...

Acabei vendo só agora este tutorial que ficou bem legal... Parabéns pela iniciativa Rodrigo... ::tudo:: palmas::

Eu já usava esse sistema da parafusadeira e fiz uma adaptação num carretel de linha que tem um ressalto no centro que ajuda a fixar o eixo (esculpi e colei um pedaço de madeira pra encaixar perfeitamente no centro do carretel e coloquei também um prego grosso para encaixar na parafusadeira), vejam que é bem simples:

Imagem Postada

Imagem Postada

Imagem Postada

É isso aí.... e vamos ::fisherman ::bassboat:: praia::

E aí Silvio. :amigo:

Tô vendo que vc é professor pardal!!! joia::: joia:::

preciso fazer um desses , vai facilitar muito o trabalho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É o ideal para não desperdiçar linha.. Mas muito trabalhoso, tá louco.. rsrsr

E se adaptar algo naquelas furadeiras que tem reversível? Acho que ai fica chique hein....

Quanto custa um medidor de linha desses?

Tenho 2 desses aqui Parrillo.

E´excelente e rápido

http-~~-//youtu.be/Ucu_WRjW-pM

Esse método é muito show!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal, vai minha contribuição para o tópico, muito parecido com as idéia do Tejota e Silvio Mattar, em casas de ferramentas e bricolagem tem essa pecinha que encaixa em furadeiras e parafusadeiras é bem barato (~5,00). Ela é originalmente utilizada para escovas de aço, pedras para esmerilhar e serras circulares.

Imagem Postada

Obviamente tem seu uso limitado, mas cabem a maioria dos carreteis de 100m a 300m. Quando utilizo eu aperto a porca na mão mesmo (nunca saiu). Outro detalhe é que o mandril (parte que segura a broca ou bit) tem que ser para bitolas acima de 3/8 polegadas (9,53mm), pois esta peça tem bitola de ~8,8mm. Uma furadeira/parafusadeira com gatilho com velocidade progressiva (como disse o Silvio) ajuda bastante, com velocidade baixa dá para segurar a carretilha/molinete em uma mão e a parafusadeira em outra.

Imagem Postada

Rodrigo, valeu pela dica eu nunca tinha pensado em dividir o carretel de multi. Até o momento eu só vi duas pessoas que fazem como você, que é você e o Nelson Nakamura. Em um vídeo ele coloca apenas 80m de multi quando vai pescar os tucunarés e olha que ele é patrocinado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal, vai minha contribuição para o tópico, muito parecido com as idéia do Tejota e Silvio Mattar, em casas de ferramentas e bricolagem tem essa pecinha que encaixa em furadeiras e parafusadeiras é bem barato (~5,00). Ela é originalmente utilizada para escovas de aço, pedras para esmerilhar e serras circulares.

Imagem Postada

Obviamente tem seu uso limitado, mas cabem a maioria dos carreteis de 100m a 300m. Quando utilizo eu aperto a porca na mão mesmo (nunca saiu). Outro detalhe é que o mandril (parte que segura a broca ou bit) tem que ser para bitolas acima de 3/8 polegadas (9,53mm), pois esta peça tem bitola de ~8,8mm. Uma furadeira/parafusadeira com gatilho com velocidade progressiva (como disse o Silvio) ajuda bastante, com velocidade baixa dá para segurar a carretilha/molinete em uma mão e a parafusadeira em outra.

Imagem Postada

Rodrigo, valeu pela dica eu nunca tinha pensado em dividir o carretel de multi. Até o momento eu só vi duas pessoas que fazem como você, que é você e o Nelson Nakamura. Em um vídeo ele coloca apenas 80m de multi quando vai pescar os tucunarés e olha que ele é patrocinado.

Muito legal esse suporte. Acho que já vi para usar pedras de esmeril. Acho que se vc colocar uma anel de borracha entre as arruelas e o carretel vai dar uma boa fixação. joia::: joia:::

Fico feliz que a idéia tenha sido proveitosa. Embora haja linhas de preço mais acessível como as Power Pro, ainda economizar sempre é uma boa prática. Só pra complementar, eu uso 66 metros porque é a divisão de 200 m por 3. Porque 50 metros é pouco e 100 metros é muito e eu só teria 2 abastecidas. ::fisherman

Bem , se vc viu o Mestre, Sensei Samurai, Nelson Nakamura fazendo isso; ponto pra mim! alegre::

Abraços. :amigo:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Pessoal,

o que é essa tal de cama? pelo que interpretei é uma linha mais simples (mais barata) que fica no final do carretel da carretilha, pois este trecho de linha é pouco usado. ::nada:: ??

Só errou na parte do "pouco".. Na verdade NUNCA é usado.. kkkkkk Se for usado é porque você calculou errado.. rsrsr :gorfei: :gorfei: :gorfei: :gorfei:

Geralmente é uma linha monofilamento baratinha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...