Ir para conteúdo

Gerador de energia portátil


Posts Recomendados

Boa tarde pessoal,

Estou querendo comprar um gerador de energia portátil para levar nas pescarias, desses movidos a gasolina (já aproveito a gasolina do motor).

Gostaria da opinião de vocês sobre a melhor opção (marca, potência e tamanho), mas que não tenho um preço exorbitante também.

A ideia é que ele de conta de um freezer pequeno, uns 3 ou 4 bocal de luz e talvez uma bombinha de puxar água pra fazer um chuveiro no acampamento.

Agradeço,

Thiago

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa Thiago.

Não sei a potência do teu freezer e da bomba,mas esse Honda 10i é show,principalmente pelo baixo ruído.Essa linha também tem outros geradores mais potentes.

Se o teu motor de popa for 2 tempos,não dá para usar a mesma gasolina,salvo se ela ainda não estiver misturada ao óleo.Esse gerador funciona com gasolina pura e o óleo em outro compartimento.

http://www.honda.com.br/produtos-de-for ... eu10i.aspx

http://www.honda.com.br/produtos-de-for ... eu20i.aspx

Esse Toyama é bem mais barato,mas também beeeeem mais barulhento.

http://www.toyama.com.br/produtos.asp?c ... sublinha=6

Abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia pessoal....

Andei lendo algumas coisas sobre consumo de energia, inclusive um post aqui do FTB.

Seguinte, só pra validar o cálculo:

Havia feito a pergunta de qual o gerador ideal pra rodar um freezer, alguns bocais de lâmpada e uma bomba de água pra fazer um chuveirinho lá no acampamento.

Nas minhas pesquisas cheguei ao seguinte cálculo:

• Uma lâmpada fluorescente tem potência de 30 watts, assim, umas 5 lâmpadas dariam cerca de 150 watts de potência (resistiva);

• Um freezer (potência indutiva), essa do freezer foi difícil, tem tanta informação e cada um fala uma coisa. Mas pesquisei a informação de freezers a venda e tomei como base um da Consul de 519 litros (chutei o pau da barraca na litragem, se o gerador der conta de um desses, vai dar com folga dos menores), acredito. Continuando, não achei a potência deles (em watts) em algum site de confiança, apesar de alguns sites relatarem que deve variar entre 350 e 500 watts. Voltando ao da Consul, eles estimam o consumo de energia em 84,6 kWh/mês. Assim, fazendo as contas ao contrário ((84,6 kWh mês)*1000) = 84.600 watts mês e que um mês tem 720 horas, assim, (84.600 / 720) = 117,5 watts. Agora fico na dúvida se essa conta está certa, pois perto das informações que vi em alguns sites, tá muito baixo esse valor que cheguei, apesar de achar que a conta está certa.

• Bomba de água (peguei uma como exemplo da Komeco cuja vazão é 52 litros por minuto em tem potência estimada em 248 Watts).

Assim, temos:

1º Cálculo (Não sei se a bomba de água é resistiva ou indutiva)

• (Resistiva) 5 Lâmpada a 30 watts casa = 150 watts

• (Indutiva) Freezer de 117,5 watts (pico de 4 x) = 117,5 * 4 = 470 watts

• (Resistiva) Bomba de água de = 248 watts

• Total de 868 watts

Nesse caso seria um gerador de 2 Kva (2.000 watts * 0,85 = 1.700 watts nominais) daria conta tranquilo do recado

2º Cálculo (Levando em conta as informações dos sites onde dizem que o freezer tem 500 watts de potência)

• (Resistiva) 5 Lâmpada a 30 watts casa = 150 watts

• (Indutiva) Freezer 500 watts (pico de 4 x) = 500 * 4 = 2.000 watts

• (Resistiva) Bomba de água de = 248 watts

• Total de 2.398 watts

Nesse caso seria um gerador de 3 Kva (3.000 watts * 0,85 = 2.550 watts nominais) daria conta do recado, mas quase sem folga

3º Cálculo (Levando em conta as informações dos sites onde dizem que o freezer tem 500 watts de potência e caso a bomba de água seja indutiva)

• (Resistiva) 5 Lâmpada a 30 watts casa = 150 watts

• (Indutiva) Freezer 500 watts (pico de 4 x) = 500 * 4 = 2.000 watts

• (Indutiva) Bomba de água de = 248 watts (pico de 4x) = 248*4 = 992 watts

• Total de 3.142 watts

Nesse caso seria um gerador de 4 Kva (4.000 watts * 0,85 = 3.400 watts nominais) daria conta do recado, mas quase sem folga

Preciso da ajuda de vocês, quem puder, agradeço.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu caro dentro que vc esta precisando, pode comprar segurança MG3000 Motomil tendo ele partida retratil ou partida eletrica, para vc ter melhor vida util liga separdo o freezer da bomba tipo sapo, da p ligar os dois contiuno? Da sim.... Isso p vc evitar as pancadas q o gerador leva e melhorar a vida util do grupo geraodr.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O 3º cálculo está mais aproximado da realidade. Sendo um de 3000 você pode levar o freezer, mas tem que fazer testes pra ver se dá pra funcionar junto com a bomba sapo. Eu tinha um gerador Toyama 900 e ele só deu conta da sapo enquanto estava novo, depois, bau bau, pifou e não consigo mais arrumar o bicho.

Hoje em dia, quando acampo, eu penduro numa árvore um bujão de 100 litros com chuveiro no fundo. Daí encho ele utilizando moto-bomba. Cada vez que tá cheio dá pra 2 pessoas tomar banho tranquilo. Se você ainda não utiliza bujão, pode ser uma opção para a sapo não permanecer ligada enquanto tomam banho.

Tenho outro bujão com torneira, pra lavar as mãos, pratos, etc. Isso porque tem lugar que a gente chega e o barranco é alto, difícil de descer toda hora que quer usar água. Os bujões são leves e dá pra levar fácil, em cima das outras tralhas.

Não levo mais gerador. Acho muito barulhento, tira o sossego. Hoje só uso lâmpadas 12 volts. É uma paz...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro colega,

Tive o mesmo problema seu.

O problema é o freezer e a bomba d'agua.

Todo equipamento que tem motor, principalmente os monofásicos como é o caso do freezer e bomba d'agua pequena, é que a corrente de partida é muito alta, podendo atingir varias vezes a corrente nominal.

O gerador tem que aguentar o tranco da partida do motor até que ele atinja a velocidade correta e o platinado desarme.

Testei um Motomil de 1800w e ele não aguentou partir um freezer metalfrio de duas tampas não.

Tive que comprar um Motomil de 3000w, ai ficou beleza.

Fica parecendo que tá com potencia sobrando mas na hora de dar a partida no freezer, você vê que ele sente o tranco.

Veja bem que o freezer que testei tem o motor de 1/3 de CV (+-250W) portanto cuidado com bomba d'agua com motor maior que isto.

As bombas tipo Sapo (anauger por exemplo) não tem motor, e trabalham com um diafragma vibrando sobre um eletroímã e portanto não tem este problema, mas mesmo assim use uma pequena pois elas consomem muito também.

Não esqueça de comprar um fio mais comprido pois o barulho do gerador perto to acampamento incomoda bastante.

Qualquer duvida é só perguntar, tenho bastante experiência nisto.

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia pessoal,

Agradeço pela ajuda de todos (Celso, Fábio, Emerson e Paulo).

A dúvida maior mesmo é saber qual dos geradores aguenta, porque são tantas informações diferentes sobre potência que você não sabe qual usar pra fazer os cálculos.

Quanto ao barulho dos geradores... são barulhentos mesmo. Andei pesquisndo o Honda que pelo que li são os melhores e menos barulhentos, mas a grana é curta pra ele, ele é 3 x mais caro que os outros.

O fato de querer um gerador, no meu caso, é mais para o resfriamento dos alimentos, bebidas e pescado. Quanto a trazer água para o barranco, na pior das hipóteses, tomamos banho no rio mesmo e puxamos a agua pra limpar e lavar as coisas com um balde. Mas a moto-bomba também é uma saída, tem uns companheiros aqui que tem e sempre leva. Quanto à iluminação, uma bateria guenta bem o tranco. O problema é vc resfriar as coisas, ter que ficar correndo atrás de gelo a cada 2 dias, voltando pra cidade pra comprar gelo e tudo mais.

Por isso pensei no gerador, já aproveitava e unia o útil ao agradável.

Bem... aguardo a opinião do pessoal.

Agradeço

Thiago

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

thiago, eu estava na duvida tbm, até fiz um post aqui, acabei comprando um kawashiva 3000 watts, para te falar a verdade eu o comprei mais por questao da iluminaçao e bomba dagua, entretanto quanto a resfriamento de peixes alimentos e bebidas, desisti de mexer com frezer, por hora, nao sei quanto tempo fica numa pescaria, mas eu quando vou, geralmente 3 a 5 dias levo uma caixa termica de 90lts ou 120, de metal, com aproximadamente 6 barra de gelo, da tranquilamente, inclusive pra usar desse gelo ae pra levar pro barco com as bebidas, da e sobra...acho mais pratico e menos trabalhoso..alem do mais, vc tocar um frezer haja gasolina..abrax e boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Danilo, agradeço pela sua opinião.

Geralmente fico esse tempo também... 3, 5 ou 7 dias.

Essa caixa guenta bem mesmo? Porque as caixas de isopor não guentam muito não, tem que ficar voltando pra cidade pra comprar gelo e isso é f..... Tem como mandar uma foto dessa caixa térmica de metal pra eu dar uma olhada?

No seu caso então, o kawashiva 3000 watts guenta tranquilo a bomba e a iluminação, ele é muito barulhento?

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu nunca levei freezer. Sempre trabalhei com as térmicas. Na minha opinião, as de isopor são muito melhores que as de plástico ou alumínio. Essas últimas não conservam bem o gelo.

Para 4 dias, eu já levo a cerveja e refrigerante todo no gelo. Somente a água que levo de fora, pois coloco as garrafinhas de 500 ml uns 10 minutos e ela já fica fria no ponto de beber.

Quanto ao gelo reserva, depende da quantidade de pescadores, mas quando vamos em cerca de 6 ou 7, a gente leva uma média de 12 a 15 barras. Só faltou gelo uma vez e tivemos que voltar um dia antes, mas é que capturamos algo inesperado e grande. Nas outras vezes, joga-se gelo fora. Estou falando para 3 noites e 4 dias, ok?

Para tanto, utilizo 2 caixas de isopor de 170 litros. Uma para bebida e outra para o gelo reserva. Levo também uma de 120 vazia, para ir acomodando nela se pegar algo. Geralmente vamos pelo menos em 2 camionetes ou não daria pra levar isso tudo.

Essa de voltar na rua pra comprar gelo, é desanimador. Aqui pescamos numa média de 80 km de estradas de terra. Temos que ir preparados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala thiago , blz.... então é um pouco barulhento sim, não levo ele tbm sempre... mas quando levo é so ligar o mais longe possível, compre um rolo grande de cabo que fica blz...alem do mais tendo gole e truco à noite, vc nem percebe eheh... quanto a caixa, na verdade ela é de chapa de alumínio ms entre eles tem o poliuretano que, na minha opiniao, é melhor que as caixas de isopor,pois o poliuretano segura a temperatura por mais tempo que o isopor, muito embora eu sempre levo uma cx de ispor de 120 lts com os gelos e as carnes, e levo essa de " Alumínio de 70 ou 90 lts para as bebidas, e a medida que vai precisando vai pegando os gelos até pq nao coloco a cerveja toda de uma vez, ela gela rápido, eu levo akelas famosas piriguetinhas ou palito eeehe, como foi dito pelo fabio, depende da quantidade de pescadores que vão, pra vc saber a quantidade de gelo, para mim nunca falta, levo a mais, levo tb uma cx da coleman ou de 33 ou de 26 lts ja cheia de bebidas geladas essas para o barco,, e durante a pescada vamos abastecendo. joia::: ::bassboat:: segue o link http://www.catfer.com.br/index.php?_path=produtos2

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...

cuidado c/ os paralelos ok  = muitos falsos  /  se for comprar  =  busque uma autorizada  c/ assistência técnica da fabricante  e sempre que puder comprar= gerador p/ sobrar  e ñ faltar  =  também ver custo beneficio e se vai usar msmo  ///   agora  depende p/ q vai usar e em que e  qual    tempo de uso e tals  =  veja tudo certinho antes  =  agora  se for a gasolina tem que ser honda  original  /   a diesel  de pequeno porte  só  conheço  xing ling  ???  cuidado c/  kawasshima / toyama  / tékcna / branco / e muitos outros  =  gerador  gasolina tem q ser honda ou Yamaha genuíno ok - pt2maf //abraço //

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...