Ir para conteúdo

Garatéia Owner ou VMC qual a mais resistente


AndréLuiz

Posts Recomendados

No ultimo fim de semana fui ao Araguaia e em uma pescaria com iscas artificiais ferrei umas 10 cachorras em um dia, mais consegui embarcar apenas 2 já faço esse tipo de pescaria e sei que escapam muitas mais desta vez tava demais, então pensei em trocar as garateias de minhas iscas que são da VMC por garatéias Owner pois já percebi que são mais afiadas, mais qual a mais resistente? será que se eu trocar por uma mais fina da Owner vou perder a resistencia?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo essa foto o amigo Wellington, me passou em um topico q abri ano passado no caterva, com testes das garateias. Espero q te ajude em algo por enquanto, mas daqui a pouco ele aparece por ai, pra te explicar com perfeição!

Imagem Postada

Caso queira dar uma olhada no topico. http://www.caterva.com.br/forum/viewtop ... 262#991262

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No caso desse teste acima, a Garateia e a VMC 6x PS encontra em quase toda loja online.

A Gladiator q foi a q eu acabei comprando na epoca (e ainda compro), e to gostando muito, só no lureparts site gringo!

http://lurepartsonline.com/VMC-8527-Gla ... rtner=1001

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Comprei essa Gladiator na Lure Parts 50 unidades chegaram sem problemas, o que me surpreendeu é que apesar de mais grossas que todas as que vi ela é bem afiada, o que não acontece com a maioria das VMCs! Tomara que de certo, de qualquer jeito vou levar umas Gamakatsu 4x 2/0, alguém tem testes das Gamakatsu?

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grande Pinguim, eu tenho, mas é um teste prático, desde 2011 eu uso as Gamakatsu 4X em todas as minhas iscas amazônicas (comprei um lote delas pelo Ebay a preço ótimo), especialmente hélices e meia-aguas (uso as 2/0).

Pela minha experiência elas fisgam bem, mas abrem como qualquer outra das reforçadas, despendendo das circunstâncias, tamanho do peixe, fricção, se meter o dedão e etc...

Eu notei que as garatéias das meia-águas abrem mais (em ângulo) e mais seguidamente, talvez seja pela caracterísitica da isca, eu tenho para mim que açus fisgados em meia-agua e jigs brigam bem mais que nas hélices, na maioria dos casos.

Aqui uma Gamakatsu 4X 2/0

Imagem Postada

Aqui uma Owner 4X 1/0

Imagem Postada

Em resumo, as Gama são muito boas, mas, como as demais, abrem se forçadas demais joia:::

Abs. :amigo:

Comprei essa Gladiator na Lure Parts 50 unidades chegaram sem problemas, o que me surpreendeu é que apesar de mais grossas que todas as que vi ela é bem afiada, o que não acontece com a maioria das VMCs! Tomara que de certo, de qualquer jeito vou levar umas Gamakatsu 4x 2/0, alguém tem testes das Gamakatsu?

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lusardo,

arrow:: Me parece que iscas de hélice são (de um modo geral) maiores (em volume), e nem sempre ferram em duas garateias.

arrow:: Já as de meia água terminam sendo "disputadas" por cardumes (algumas vezes) produzindo uma batida maior e propensa a se abrirem...

arrow:: Talvez por esse motivo me agrada mais a pescar com iscas de menor tamanho, que possibilitem melhor a ferrada nas duas garateias, travando o movimento e esforço do peixe em "cuspir" a isca, ou deformar a garateia (quando pega em apenas uma das partes da garateia, a tendência de abrir é bem grande).

Mas dentro do "foco da pergunta inicial", tenho usado mais as Owner que as VMC, mas sem qualquer convicção de que seja melhor que as outras, mas para usar os exemplares adquiridos das Owner... anjo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grande Pinguim, eu tenho, mas é um teste prático, desde 2011 eu uso as Gamakatsu 4X em todas as minhas iscas amazônicas (comprei um lote delas pelo Ebay a preço ótimo), especialmente hélices e meia-aguas (uso as 2/0).

Pela minha experiência elas fisgam bem, mas abrem como qualquer outra das reforçadas, despendendo das circunstâncias, tamanho do peixe, fricção, se meter o dedão e etc...

Eu notei que as garatéias das meia-águas abrem mais (em ângulo) e mais seguidamente, talvez seja pela caracterísitica da isca, eu tenho para mim que açus fisgados em meia-agua e jigs brigam bem mais que nas hélices, na maioria dos casos.

Aqui uma Gamakatsu 4X 2/0

Imagem Postada

Aqui uma Owner 4X 1/0

Imagem Postada

Em resumo, as Gama são muito boas, mas, como as demais, abrem se forçadas demais joia:::

Abs. :amigo:

Comprei essa Gladiator na Lure Parts 50 unidades chegaram sem problemas, o que me surpreendeu é que apesar de mais grossas que todas as que vi ela é bem afiada, o que não acontece com a maioria das VMCs! Tomara que de certo, de qualquer jeito vou levar umas Gamakatsu 4x 2/0, alguém tem testes das Gamakatsu?

Abraço!

Grande Lusardo,

Muito obrigado pela resposta!

De fato as Gamakatsu parecem ter um poder de ferrada muito brutal, mas são muito mais finas que as Owners e VMC! Vou manter nas Hélices as VMC 2/0 Gladiator 6x pois achei afiadas apesar de grossas acho que não vão abrir, se estiver perdendo muita ação na superfície jogarei as Gamakatsu4x 2/0, nas demais deixarei as Owners que já utilizo faz 4 anos!

Como agente sabe a pegada do peixe na meia água é mais bruta em minha opinião doque nas Zaras e Sticks, mas não é doque nas hélices, pois travamos o freio das carretilhas nas hélices no máximo para elas trabalharem melhor e com menos esforço, então quando o peixe esporra a resistencia que oferecemos é muiiiiiiiiittttoooooooo maior do que quando pescamos com as sem Graça meia águas,jigs e Twichs que já usamos cerca de 50% do freio da carretilha, por iso que com as hélices os brutos abrem Gamakatsu, owner 4 a 6x, estouram linhas e abrem snaps!

Obrigadão pela ajuda meu amigo!

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No ultimo fim de semana fui ao Araguaia e em uma pescaria com iscas artificiais ferrei umas 10 cachorras em um dia, mais consegui embarcar apenas 2 já faço esse tipo de pescaria e sei que escapam muitas mais desta vez tava demais, então pensei em trocar as garateias de minhas iscas que são da VMC por garatéias Owner pois já percebi que são mais afiadas, mais qual a mais resistente? será que se eu trocar por uma mais fina da Owner vou perder a resistencia?

Boa noite Andre,agora que prestei atenção e vi que o seu alvo são as cachorras joia::: joia:::

Bom é o seguinte,se suas garateias abriram,ai sugiro a troca do contrario a culpa pela não fisgada não é da garatéia joia:::

Essa cachorra do meu avatar foi pega com isca de garatéia 4x VMC 1/0

O segredo de uma maior quantidade de embarques da se na hora da travada,assim que ela bater na isca, nunca use a vara para as laterais ou para baixo,sempre para cima e de preferência varas mais rápidas joia::: pois facilita a cravar a garatéia na boca óssea dela..... pra ter uma ideia de iscas.....T20,João Pepino,Dr.Spook,Z 90, e iscas de hélice de no máximo 13cm..... e as maia agua Inna 90 Perversa.....

Antes de trocar as garatéias tente fazer isso joia:::

Abraços....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grande Pinguim, eu tenho, mas é um teste prático, desde 2011 eu uso as Gamakatsu 4X em todas as minhas iscas amazônicas (comprei um lote delas pelo Ebay a preço ótimo), especialmente hélices e meia-aguas (uso as 2/0).

Pela minha experiência elas fisgam bem, mas abrem como qualquer outra das reforçadas, despendendo das circunstâncias, tamanho do peixe, fricção, se meter o dedão e etc...

Eu notei que as garatéias das meia-águas abrem mais (em ângulo) e mais seguidamente, talvez seja pela caracterísitica da isca, eu tenho para mim que açus fisgados em meia-agua e jigs brigam bem mais que nas hélices, na maioria dos casos.

Aqui uma Gamakatsu 4X 2/0

Imagem Postada

Aqui uma Owner 4X 1/0

Imagem Postada

Em resumo, as Gama são muito boas, mas, como as demais, abrem se forçadas demais joia:::

Abs. :amigo:

Comprei essa Gladiator na Lure Parts 50 unidades chegaram sem problemas, o que me surpreendeu é que apesar de mais grossas que todas as que vi ela é bem afiada, o que não acontece com a maioria das VMCs! Tomara que de certo, de qualquer jeito vou levar umas Gamakatsu 4x 2/0, alguém tem testes das Gamakatsu?

Abraço!

Tópico de responsa... só os feras por aqui!!!

Agora uma pergunta a enciclopedia Lusardo, qual o modelos das Gamakatsu 4x que esta na foto? Eu comprei esses dias algumas GAMAKATSU BIG GAME SS 4X, são super afiadas e parecem que resistem.

Usei do tamanho #4 e e´so´mais um pouco pesada q as VMC #4 e bem mais leve q as OWner 4x #4.

Tenhos as VMC 6x #2 e as Owner... as 6x VMC#4 usei em lago do peixe e bateu o peixe da viagem na isca umas 3 vezes ate´engatar e depois que engatou perdi pertinho do barco. Na minha opiniao sao super resistentes as VMC 6X mas se nao encharutar corre e muito o risco de perder o trofeu.

Vamos ver a opinião dos amigos...

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso que me assusta TJ o que as japas(gamakatsu e Owner ) tem além da afiação química é o ângulo de Gap Maior eu acho que isso que influencia no maior índice de ação engate, as VMCs agente leva umas 3 porradas para engatar as Japas Bateu grudou, mas nas resistencia é outro papo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo essa foto o amigo Wellington, me passou em um topico q abri ano passado no caterva, com testes das garateias. Espero q te ajude em algo por enquanto, mas daqui a pouco ele aparece por ai, pra te explicar com perfeição!

Imagem Postada

Caso queira dar uma olhada no topico. http://www.caterva.com.br/forum/viewtop ... 262#991262

Amigo Moises, aonde eu pesco no Araguaia os peixes não passam de 6 kg queria uma garateia fina, não muito resistente pois deixo a fricção da carretilha um pouco solta pra não arrebentar a linha e evitar que a cachorra salte e escape, queria comprar uma como as que vem na isca shad crank da sumax, será que acha facilmente pra comprar?
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso que me assusta TJ o que as japas(gamakatsu e Owner ) tem além da afiação química é o ângulo de Gap Maior eu acho que isso que influencia no maior índice de ação engate, as VMCs agente leva umas 3 porradas para engatar as Japas Bateu grudou, mas nas resistencia é outro papo!

Exatamente... estava discutindo esse mesmo assunto com o Edu gurjão e ele demonstrou a mesma preocupação. Eu fiquei sem fe´na VMC 6x e 4x ; Se puder eu uso somente de #2 para cima VMC 6x . Nas #4 ainda nao testei as Gamakatsu normais, so´as SS; Quando fazer o teste aviso.........

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso que me assusta TJ o que as japas(gamakatsu e Owner ) tem além da afiação química é o ângulo de Gap Maior eu acho que isso que influencia no maior índice de ação engate, as VMCs agente leva umas 3 porradas para engatar as Japas Bateu grudou, mas nas resistencia é outro papo!

Exatamente... estava discutindo esse mesmo assunto com o Edu gurjão e ele demonstrou a mesma preocupação. Eu fiquei sem fe´na VMC 6x e 4x ; Se puder eu uso somente de #2 para cima VMC 6x . Nas #4 ainda nao testei as Gamakatsu normais, so´as SS; Quando fazer o teste aviso.........

Cá entre nós esse Edu Gurjão não vale nada! Ainda vou pescar uns PINIMAS com esse fio de Peste e derrubar uns 5 litros de 12 anos!

HAHAHHAHAHAHHAHAHAHHAHAHHAHAHHAAH!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lusardo,

arrow:: Me parece que iscas de hélice são (de um modo geral) maiores (em volume), e nem sempre ferram em duas garateias.

arrow:: Já as de meia água terminam sendo "disputadas" por cardumes (algumas vezes) produzindo uma batida maior e propensa a se abrirem...

arrow:: Talvez por esse motivo me agrada mais a pescar com iscas de menor tamanho, que possibilitem melhor a ferrada nas duas garateias, travando o movimento e esforço do peixe em "cuspir" a isca, ou deformar a garateia (quando pega em apenas uma das partes da garateia, a tendência de abrir é bem grande).

Mas dentro do "foco da pergunta inicial", tenho usado mais as Owner que as VMC, mas sem qualquer convicção de que seja melhor que as outras, mas para usar os exemplares adquiridos das Owner... anjo::

Boa noite, concordo com as garatéias perto demais uma da outra e o peixe pegando nas duas, não é improvável que abra, do contrario não acredito quem um peixe bem pego e bem trabalhado consiga abrir uma garateia VMC 4x , estou usando as inna 90 as garateias nem mechem e nunca deram pinta de que iriam abrir, será que as Owner mais finas resultariam em mais capturas?
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No ultimo fim de semana fui ao Araguaia e em uma pescaria com iscas artificiais ferrei umas 10 cachorras em um dia, mais consegui embarcar apenas 2 já faço esse tipo de pescaria e sei que escapam muitas mais desta vez tava demais, então pensei em trocar as garateias de minhas iscas que são da VMC por garatéias Owner pois já percebi que são mais afiadas, mais qual a mais resistente? será que se eu trocar por uma mais fina da Owner vou perder a resistencia?

Boa noite Andre,agora que prestei atenção e vi que o seu alvo são as cachorras joia::: joia:::

Bom é o seguinte,se suas garateias abriram,ai sugiro a troca do contrario a culpa pela não fisgada não é da garatéia joia:::

Essa cachorra do meu avatar foi pega com isca de garatéia 4x VMC 1/0

O segredo de uma maior quantidade de embarques da se na hora da travada,assim que ela bater na isca, nunca use a vara para as laterais ou para baixo,sempre para cima e de preferência varas mais rápidas joia::: pois facilita a cravar a garatéia na boca óssea dela..... pra ter uma ideia de iscas.....T20,João Pepino,Dr.Spook,Z 90, e iscas de hélice de no máximo 13cm..... e as maia agua Inna 90 Perversa.....

Antes de trocar as garatéias tente fazer isso joia:::

Abraços....

Boa noite, prefiro as de meia água devido a sua eficiência as garateias das inna 90 não estão muito boas estou achando que não esta ferrando direito e queria trocar pelas garatéias Owner iguais as da shad crank 100 que são finas e boas na hora da fisgada, com relação a ferrar pros lados as vezes e impossível fisgar pra cima , pois a pegada e tão rápida que não da tempo, mais pelo menos tento, deixo a fricção mais solta pra que elas não saltem muito e não escapem, e iscas quais de meia água você me indicaria para os padrões do Araguaia?
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

André, vou tentar ajudar.

Acho que vc não precisa trocar garateia de nenhuma isca. O Alex, meu Brother, já deu o caminho; use pras cachorras, de preferência, varas rápidas com linha multifilamento; a própria cachorra se ferra só de firmar a vara.

Vc deve pegar quase sempre as facão; iscas pequenas resolvem.

Isca indicada pro Araguaia; papa-black branca e minimacetão azulzinho.

Vc perguntou qual a garateia mais resistente, mas a pergunta não seria mais eficiente?

Para melhor ajudar, melhor seria indicar as iscas.

No geral, as Owner ST-56 3X são as mais indicadas pra substituição das VMC 4X (não me lembro de uma isca que eu tenha visto que venha com VMC 6X; o Jenner disse que as novas T-Rex 170 vêm com VMC 6X, mas ainda não vi).

As Owner 3X vão do tamanho #4 ao #1/0.

Uma substituta excelente pras Owner 3X são as Celta 5X; têm mais ou menos o mesmo peso das Owner 3X, começam no tamanho #6 e custam menos da metade do preço.

Vc citou as Sumax Shad Cranck 100. A original dela é uma Owner ST-41 2X #4. Boa? Cara, já usei muito, mas nunca peguei nenhum com mais de 2 kg pra dizer que aguenta. Nas minhas, troquei para Owner 3X #2. Pode usar tb a tamanho #4. Celta dos mesmos tamanhos. Fica legal tb com Owner ST-41 2X #2, com peso intermediário. Dá pra usar VMC #4 4X ou 6X ou VMC #2 4X ou 6X; e outras ...

Pra Inna 90 pro tuned, que usa VMC 4X #2, vc pode usar as mesmas indicações acima.

Pra quem perguntou, as VMC 6X têm a numeração 8527; procure VMC 8527.

Quanto ao gap, até o tamanho #1, todas as garateias resistentes têm o gap mais fechado; todas. Das #1/0, só a Owner ST-66 4X tem o gap maior (mas aguenta menos que as VMC 6X e Mustad 5X 9430). A partir de #2/0, todas têm um bom gap.

Acho complicada essa história de associar o gap a capturas. Sinceramente, entendo que o caso é uma doença seriíssima que acomete alguns pescadores: PANOP - é isso mesmo, pane de operador, aquela criatura que segura a 'vara' e apanha do peixe e tem que achar um culpado; já que tudo tava certo, a culpa foi da garateia ou da argola pequena.

Arráaaaaa ! BBBBBiiiinnnnnggggggooooo ...

Como resolver simples o problema do gap ... argolas maiores mais finas (não mais pesadas).

Quanto à afiação, as Owner são muito boas, as Gamakatsu excelentes e as Celta as mais afiadas que já vi.

A solução pra qualquer garateia é afiar o anzol. Há um monte de modelos por aí. O Gusso, pescando na Amazônia, afia todas as garateias das iscas usadas no dia; todos os dias.

Por fim, garateia afiada e mais fina faz muita diferença pra peixe com boca óssea, como o dourado, mais ou menos a cachorra. Pra tucunaré e outros peixes de boca mole, quanto mais grossa a garateia melhor; não terá problema algum pra entrar na boca do tucunaré e dificultará a fuga do peixe, especialmente nos saltos.

Ao Kid ... essa aí eu tenho que consultar os universitários antes de emitir opinião tão abalizada quanto a de Vossa Excelência.

Abração a todos,

Wellington ...

PS: texto sem revisão ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tudo é relativo nessa história de garatéia!

Eu buscava ao máximo: maior/mais resistente/mais leve. Aí comecei a perder peixe por ele jogar minha isca pra cima(hélice). O piloteiro falou "bota garatéia mais pesada que é bateu - pegou". Foi dito e feito...

O melhor mesmo é na hora tremer as pernas e rezar 1 pai nosso e 2 ave-marias rapidinho!!!

Mas meu padrão é VMC 4X "normais" mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

essa é a mais forte que conheço,tenho mas uso pouco tenho pena dos bichos :gorfei:

Gamakatsu Treble Hook Treble 16 Heavy Duty

Imagem Postada

UI!!! rsrsrssrsr

Ví um bocado de trelelé, mas um dos caras aqui que realmente pesca foi curto e Objetivo!

palmas:: palmas:: palmas:: palmas:: palmas:: palmas:: palmas:: palmas:: palmas::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tudo é relativo nessa história de garatéia!

Eu buscava ao máximo: maior/mais resistente/mais leve. Aí comecei a perder peixe por ele jogar minha isca pra cima(hélice). O piloteiro falou "bota garatéia mais pesada que é bateu - pegou". Foi dito e feito...

O melhor mesmo é na hora tremer as pernas e rezar 1 pai nosso e 2 ave-marias rapidinho!!!

Mas meu padrão é VMC 4X "normais" mesmo.

Betão, além das rezas, o uso de garateias mais pesadas faz mmmmuuuuiiiitttttaaaaa diferença no "ronco" das hélices.

Teste pra vc ver.

As originais são 4X #3/0; troque a traseira por 6X #3/0, com a mesma regulagem e veja, ouça a diferença.

As VMC vermelhas abrem muito fácil, ao menos foi o que pude comprovar na prática, as de carbono já não abrem tanto, mas se for levar em conta o preço a OWNER são melhores, ou não?

Paulo, as vermelhas são exatamente iguais às outras, o que muda é só o acabamento; as vermelhas, pela "tinta" que recebem, são pesadas que as PS e as BN.

As Owner são ótimas; se puder, compre, mas aqui pra baixo não vejo necessidade alguma de trocar ... Eu troco? Das iscas mais xodós, sim, mas troco principalmente por VMC 6X ou Mustad 9430 5X ... uso tb as Zagaias 5X ...

essa é a mais forte que conheço,tenho mas uso pouco tenho pena dos bichos :gorfei:

Gamakatsu Treble Hook Treble 16 Heavy Duty

Imagem Postada

Ramon, essa aí ainda não peguei ... mas fome:: fome:: fome:: fome::

A Owner lançou as ST-58, prometendo mais resistência com menos peso ... vamos ver, né??? joia:::

Abração a todos ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

essa é a mais forte que conheço,tenho mas uso pouco tenho pena dos bichos :gorfei:

Gamakatsu Treble Hook Treble 16 Heavy Duty

Imagem Postada

UI!!! rsrsrssrsr

Ví um bocado de trelelé, mas um dos caras aqui que realmente pesca foi curto e Objetivo!

palmas:: palmas:: palmas:: palmas:: palmas:: palmas:: palmas:: palmas:: palmas::

Ô, Parceiro, tem cara que realmente pesca bastante (muitas vezes) ... mas pega??? doeu:: rindo3:: rindo2:: ::fish2 ::fish2 ::fish2 ::fisherman ::fisherman :gorfei: :gorfei: :gorfei: :gorfei:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

essa é a mais forte que conheço,tenho mas uso pouco tenho pena dos bichos :gorfei:

Gamakatsu Treble Hook Treble 16 Heavy Duty

Imagem Postada

UI!!! rsrsrssrsr

Ví um bocado de trelelé, mas um dos caras aqui que realmente pesca foi curto e Objetivo!

palmas:: palmas:: palmas:: palmas:: palmas:: palmas:: palmas:: palmas:: palmas::

Ô, Parceiro, tem cara que realmente pesca bastante (muitas vezes) ... mas pega??? doeu:: rindo3:: rindo2:: ::fish2 ::fish2 ::fish2 ::fisherman ::fisherman :gorfei: :gorfei: :gorfei: :gorfei:

Fala Parceiro,

esse Ramon é Bruto, e pesca com artificial

é que nem MOTTO se falou tá falado! ::fish2 ::fish2 ::fish2 ::fish2 ::fish2 ::please:: ::please:: viola:: viola:: viola:: viola:: viola:: viola::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tópico de responsa... só os feras por aqui!!!

Agora uma pergunta a enciclopedia Lusardo, qual o modelos das Gamakatsu 4x que esta na foto? Eu comprei esses dias algumas GAMAKATSU BIG GAME SS 4X, são super afiadas e parecem que resistem.

Usei do tamanho #4 e e´so´mais um pouco pesada q as VMC #4 e bem mais leve q as OWner 4x #4.

Tenhos as VMC 6x #2 e as Owner... as 6x VMC#4 usei em lago do peixe e bateu o peixe da viagem na isca umas 3 vezes ate´engatar e depois que engatou perdi pertinho do barco. Na minha opiniao sao super resistentes as VMC 6X mas se nao encharutar corre e muito o risco de perder o trofeu.

Vamos ver a opinião dos amigos...

Abraço

Tejota, a Gamakatsu da minha foto é a 4X normal deles, ela tem uma haste mais longa.

A que vc comprou, a Big Game SS, tem a haste mais curta, é 4X também, eu já usei, é boa, bem reforçada, lembra mais a Owner, mas me parece que o Gap é um pouco mais fechado que o da 4X normal. Ambas são ótimas, muito afiadas ::tudo::

Abs. :amigo:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...