Ir para conteúdo

Castanhão CE (30 e 31/05 e 01/06/13) A primeira vez do Beto


Posts Recomendados

Fala pessoal,

Durante o mês de maio me empenhei em organizar uma aventura para que o amigo Beto pudessem enfim conhecer a barragem do Castanhão CE, fizemos 2 pescarias no açude de Boqueirão nas duas quinzenas anterior a essa pescaria, para que pudéssemos ajustar todos os detalhes para o sucesso dessa empreitada, contamos também com a brilhante presença dos parceiros de Caruaru PE, integrantes do “Amigos da Pesca” ao longo do mês trocamos e-mails e ligações para afinarmos esse encontro.

Essa expedição foi programada para ser feita próxima as margens da velha estrada que dava acesso a cidade antiga de Jaguaribara, durante a construção da barragem foi necessário remover a antiga sede do município de Jaguaribara, que ficou sob as águas. Em substituição à cidade submersa, foi construída a cidade de Nova Jaguaribara., o trecho que escolhemos só pode ser alcançado devido ao baixo nível que se encontra a barragem, algo que preocupa pelo fato de várias regiões do NE estarem passando por uma das piores estiagem dos últimos anos, esse trecho que montamos as barracas fica todo inundado quando a barragem atinge quase toda sua totalidade.

A capacidade de armazenamento do Castanhão é de 6.700.000.000 m³, o que o coloca como o maior açude para múltiplos usos da América Latina. Sozinho, ele tem 37% de toda a capacidade de armazenamento dos 8.000 reservatórios cearenses. .Antes do Castanhão a maior barragem cearense era o Orós, no município de mesmo nome, que também é uma represa no Rio Jaguaribe, mas que comporta pouco mais da metade da capacidade do Castanhão. (fonte Wikipédia)

A primeira vez...

Essa expedição foi marcante para o nosso amigo Beto, ele jamais havia feito uma viagem longa para fora do estado em busca de peixes, ele praticamente só conhecia o açude de Boqueirão que hoje é o quinta da casa dele, e vez por outra ele também vai ao açude de Coremas onde ele tem uma pequena propriedade próxima a sua margem, o açude de Coremas é o maior do estado da PB, mais que devido a grande pressão de pesca predatória, encontra-se hoje pouco atrativo para os amantes da pesca esportiva que não mais conseguem fisgar os tucunarés pinimas que lá se encontravam anteriormente em grandes quantidades.

Assim como eu, acredito que o Marcone que também nos acompanhou no barco se encantou com o comportamento de nosso parceiro, era visível a grande satisfação do Beto por estar vivenciando uma expedição de pesca num paraíso como é o Castanhão, não importava o tamanho dos pinimas ele vibrava a cada captura, e olhe que não foram poucas, o cara é bom de embarcar peixe, mesmo não tendo conseguido pegar o que chamamos de troféu que são os exemplares acima de 4 kg: a cada peixe embarcado ele fazia uma dedicação as pessoas que contribuíram para essa sua jornada, sobrando até para mim numa demonstração de humildade, simplicidade e plena gratificação por parte dele, só queria dize-lo que para mim e acho que também para o Marcone a maior gratificação foi a nossa de ter tido um parceiro digno ao nosso lado, poder vivenciar esses momentos e algo que para mim torna o peixe um mero detalhe nas pescarias, curtir verdadeiramente os amigos quando de suas conquistas e certeza de plena satisfação e combustível que nos alimenta para cada vez mais ir em busca de novas Adventuras.

Grande abraço e vejam um pouco desses momentos incríveis.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu Fabrício!

O relato ilustra bem o local e a bela pescaria que fizeram.

O vídeo ficou top.

Muito obrigado!

Fala chefia, eu é que agradeço por poder expor aqui nossas aventuras, a pescaria é sempre a desculpa para curtir a natureza e os amigos, os peixes vem em segundo plano.

Grande abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde!

Valeu companheiro, isso mesmo, sempre que pudermos ir pescar é show de bola!!!

::tudo:: ::tudo:: ::tudo:: ::tudo::

Obrigado pela atenção Isaias, sempre que podemos estamos na estrada curtindo a natureza e a companhia dos amgios.

Grande abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabéns Fabricio, realmente esse nosso Castanhão sempre nos surpreende e nos trás boas pescarias ::tudo:: Dias 02 e 03 de Agosto estarei por lá esquentando para Barcelos ::fisherman

Valeu pela atenção Cristiano, capaz da gente se cruzar lá nessas datas e pelo mesmo motivo, " esquentar para Barcelos", estarei lá de 8 a 18 de Setembro, então boa sorte para nós danca:: danca::

Grande abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...