Ir para conteúdo

As rips holler mudaram?


Wellington BSB

Posts Recomendados

As rips holler mudaram?

Deixo de escrever muita coisa aqui … tem muito chato … o maior número por bit do mundo …

Mas, em homenagem aos que ainda não são chatos e aos que definitivamente não o são …

Tenho 3 rips novas adquiridas recentemente, duas 6.25 e uma 5.25.

Dessas, uma 6.25 deu um acerto fenomenal, enquanto as outras não acertava nem com a guarda em forma.

Mas como eram rips, nem pensei sequer em desmontar as ferragens, preferindo botar a culpa na Madeira.

Ontem cismei e desmanchei a 5.25 … surpresa, a palheta da hélice engordou 0,30 gramas, passando de 3,00 para 3,30 g.

Desmontei as outras duas e outras antigas que tenho aqui; confirmado. As 3 rips novas que eu tenho vieram com as palhetas da hélice mais gordas.

Aí, já vem correndo um chato pra dizer: _ “Pô, mas só 0,30 g e esse cara tá chiando?”

Não, ó chato, a parada é mais embaixo.

São 10% a mais e a possibilidade de uma garateia 0,30 g mais pesada. Exatamente a diferença entre a original das rip e uma 6X #2/0.

E tem mais.

Aqui um dado muito preocupante … as duas 6.25 novas vieram com o buraco do pitão traseiro cheio de cola.

E daí?

Bem, significa erro na produção/perfuração da traseira da isca. Tenho quase certeza que o buraco frouxo e só com cola não aguenta a corrida dum açu …

Eu troquei os pitões por outros pouco mais grossos (da hélice Sumax grandona) e pouquíssimo mais pesados – 0,06 g. Ainda assim, não gostei nenhum pouco do aperto … Mais grosso que este só conheço o da Zagaia Turbilhão 140 … mas a Zagaia não vende avulso …

Por fim, uma dica.

Em todas as rips, há 2 cups no pitao traseiro. Um entre a hélice e o olhal do pitao e outro entre o corpo da isca e a hélice.

Cada cup das rips pesa cerca de 0,20 g. Eu sempre retiro o que fica entre a isca e a hélice; não tem finalidade alguma, pois quando vc traciona a isca, a hélice, por óbvio, apoia-se unicamente no olhal do pitão, além é lógico de usar o pitão como eixo.

Eu substituo os 2 cups de 0,20g por um de 0,10 g, ganhando mais 0,30 g para uma eventual garateia maior. Mesmo que vc coloque 2 cups de 0,10 g, já ganhou 0,20 g. Acreditem, no balanceamento da isca conta muito.

Para os que não mexem nas iscas, as rips ficaram mais barulhentas com a hélice mais pesada. Tenham certeza da regra: quanto mais pesada a traseira da isca, mais barulho (Chato, se vc não concorda, justifique; não seja chato somente por sê-lo).

Só fiz a observação porque não vi em nenhum lugar a notícia da mudança e, segundo nosso CDC e tb o dos EUA, a mudança DEVERIA ser divulgada amplamente.

É isso.

Forte abraço a todos,

Wellington …

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala Wellington, gostei do tópico, muito especificado, a uns dias atrás fiz um tópico reclamando do acabamento sem padrão das rips, tais como desalinhamento dos pitões, mal colados, formato da isca e etc;

não sei se já viu:

viewtopic.php?f=72&t=30946

Valeu as dicas, um abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Beleza Mano Wellington.....tenho certeza que vai aparecer alguem e falar... ...e dai é Rip e Rip é Rip.......... eu acho falta de compromisso com o cliente.....alem de tudo um roubo o preço...

Mas esperaremos os "entendidos" no assunto... ...vou acompanhar para aprender um pouco mais.........

Abraços e obrigado por compartilhar seus conhecimentos....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parece realmente que as noivas Rips darão trabalho para acertar tudo de novo...

Wellington, os Cups que utiliza na substituição são adquiridos aqui mesmo no Brasil ?

Pelo que descreveu os pitões traseiros não segurariam um pequeno borboleta....

Sempre faz excelentes observações, vou anotando tudo por aqui......

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A resposta do Gusso :amigo: lá no caterva. joia:::

Capitão Wellington, apareceu o chato de plantão.

1.Pesei dez hélices rip velhas que tenho aqui o peso variou de 2,92 grs a 3.28 gramas, portanto este problema não é novo.

2. Cola no pitão traseiro, acho que estas rip foram fabricadas no Paraguai.

Não duvido que o fabricante das rip, não esteja descartando as rip com defeito , e colocando cola nos pitões, acho que aprendeu comigo, se tivesse colocado a cola certa, quebrava o pitão e não saia, eu falei para colocar cola no do meio e no da frente, não no de trás, acho que o cara não entende Português, colocou a cola errada, no pitão errado.

Se conhecer o dono da Fábrica da Rip, vai ver que ele é capaz de tudo, não considera muito os pescadores.

Solução: cole o pitão traseiro da própria da rip com a massa epóxi POXIPOL, ponha a Hélice do Charles com rolimax.

3. Sinceramente não entendi porque alivia o peso na parte posterior da rip, porque reclama da hélice mais pesada se ela trabalha melhor com a traseira mais pesada ?

4. As minhas Rip , mandei refurar o pitão do meio quando o centro de gravidade da isca estava muito fora do eixo.

Mandei pintar num customizador.

5. Coloquei os pitões, colei o pitão da frente e do meio alinhados com o pitão de trás.

6. Testei isca por isca, regulando a hélice com o alicate odontológico e experimetando, usei 3 tamanhos de garatéias(vmc 6x gladiator 2/0, 1/0 e 1).

Quando você coloca a isca na água e fica muito afundada, tem que aliviar o peso, porque depois você não aguenta puxar, fica mais pesado.

A garatéia vmc 6x gladiator usei toda a temporada passada, não tive nenhuma aberta e fisga bem.

Obs: muitos acham que Tucunaré grande ou pequeno, não precisa fisgar, que é só firmar a vara, isto é um grande erro, sempre fisgo e com o dedo no carretel , depois pode aliviar. Aprendi isto com o guia Bigode, uns dos melhores guias e pescadores de tucunarés no amazonas.

7. Se você quiser iscas de hélice para o amazonas bem reguladas, tem que regular antes.

Vou num pesque pague, testo isca por isca, troco as garatéias, mudo a posição da pás, até achar o ponto melhor de trabalho, acredite, cada isca é diferente, tem que testar, usar a vara, a carretilha, a linha que vai pescar.

A maioria das minha rip 5.5 estão com garatéias vmc gladiator 2/0, algumas com 1/0, algumas com 1/0 no meio e 2/0 na traseira.

Demorei 4 idas ao pesque pague para deixar do melhor jeito que achei.

8. Ache a hélice para o amazonas que mais te agrade, não mude , use sempre o mesmo tipo de isca, por exemplo, gosta da rip 6.25, use só 6.25, aprenda regular ela, regular um tipo de isca já é difícil, imagine 4 ou 5 tipos.

9. Use sempre a mesma vara e a mesma carretilha, eu uso sempre a vara Saint Croix III 5´7´e a carretilha shimano Antares Hg 7.4 e a linha Daiwa Tournament 85 libras( mais fina que a power pro 80 libras).

Treinar com um conjunto, sempre ele.

10. Muitas outras iscas troco as garatéias, aprendi que nem sempre a garatéia com o mesmo peso da original é a melhor, nem sempre um tamanho só de garatéia é o ideal para um tipo de isca.

Reconheço que a maioria das iscas é melhor trocar pelo mesmo peso da original, mas nem sempre é assim.

Exemplo: adoro as Firestick, as Kenstick, as Firestick vem com peso de iscas diferentes, algumas ficam ótimas com garatéias número 4 , outras uso número 6, testo as iscas, isca por isca.

As hélices são a mesma coisa, algumas trabalham melhor um pouco mais afundadas, outras não, o importante é testar, com seu conjunto, com sua maneira de pescar.

A pesca é uma arte, o bait é maravilhoso, tem que treinar, adoro isto.

GRANDE MESTRE , AMIGO E IRMÃO WELLINGTON, AQUELE ABRAÇO.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E minha resposta ao Gusso ...

Capitão Wellington, apareceu o chato de plantão.

1.Pesei dez hélices rip velhas que tenho aqui o peso variou de 2,92 grs a 3.28 gramas, portanto este problema não é novo.

Tenho 10 hélices compradas na Burimam há uns 2 anos, 10 na Pesca Pinheiros e 10 na Sucuri Pesca, estas adquiridas ano passado. Além disso, tenho várias rips antigas, algumas minhas e outras adquiridas nos fóruns. Nenhuma hélice pesou mais de 3,02 g. Mas sua experiência conta muito mais, sem dúvida. O velhinho aqui só passou os benditos/malditos números.

2. Cola no pitão traseiro, acho que estas rip foram fabricadas no Paraguai.

Não duvido que o fabricante das rip, não esteja descartando as rip com defeito , e colocando cola nos pitões, acho que aprendeu comigo, se tivesse colocado a cola certa, quebrava o pitão e não saia, eu falei para colocar cola no do meio e no da frente, não no de trás, acho que o cara não entende Português, colocou a cola errada, no pitão errado.

Se conhecer o dono da Fábrica da Rip, vai ver que ele é capaz de tudo, não considera muito os pescadores.

Solução: cole o pitão traseiro da própria da rip com a massa epóxi POXIPOL, ponha a Hélice do Charles com rolimax.

Perfeitas observações ... lembrando que a cola vai fazer a isca mais pesada na traseira ... só complemento que as hélices do Charles pesam 3,50 g.

3. Sinceramente não entendi porque alivia o peso na parte posterior da rip, porque reclama da hélice mais pesada se ela trabalha melhor com a traseira mais pesada ?

Mestre Gusso, o negócio do velho aqui é garateia grande; quanto maior e mais resistente melhor. Assim, os 0,30 g que ganhei na hélice e os outros 0,30 g que ganhei nos cups, posso trocar a garateia original da rip na traseira - 3,28 g - para uma VMC 6X #3/0 - 3,89 g, sem mexer sequer no balanceamento original da isca. Hélice com ferragens mais pesadas trabalha melhor e não torce a linha. O peso maior na traseira é pra levantar o nariz da isca e ela não afundar quando tracionada. Qual o limite? Um pouco antes da isca virar sinking ... rsrsrs ...

4. As minhas Rip , mandei refurar o pitão do meio quando o centro de gravidade da isca estava muito fora do eixo.

Mandei pintar num customizador.

Nas minhas Rip em que houve necessidade eu mesmo furei e tapei o buraco anterior com cola. Aliás, menciono que os pitões da barriga das rips são extremamente frágeis; na boa, a Jennerlure dá de 1000 a zero ...

5. Coloquei os pitões, colei o pitão da frente e do meio alinhados com o pitão de trás.

Blz ...

6. Testei isca por isca, regulando a hélice com o alicate odontológico e experimetando, usei 3 tamanhos de garatéias(vmc 6x gladiator 2/0, 1/0 e 1).

Quando você coloca a isca na água e fica muito afundada, tem que aliviar o peso, porque depois você não aguenta puxar, fica mais pesado.

A garatéia vmc 6x gladiator usei toda a temporada passada, não tive nenhuma aberta e fisga bem.

Obs: muitos acham que Tucunaré grande ou pequeno, não precisa fisgar, que é só firmar a vara, isto é um grande erro, sempre fisgo e com o dedo no carretel , depois pode aliviar. Aprendi isto com o guia Bigode, uns dos melhores guias e pescadores de tucunarés no amazonas.

Quanto ao tamanho das garateias a usar, isto varia totalmente de uma isca para outra, dependendo da flutuabilidade da isca. Tem que ir testando no balde. Falando só das rips 5.25 que vc usa, tenho isca com garateia VMC 6X #3/0 na frente e atrás e tenho outras que sequer com a garateia original flutuam bem. Aqui não tem jeito; é isca a isca.

Quanto à dica, show de bola ... normalmente pesco com a fricção em 99%, uma dica que recebi diz que vc traciona melhor as iscas. Quando o peixe pega e não arrebenta tudo na porrada, começo com Ave Maria, ... rsrsrs

7. Se você quiser iscas de hélice para o amazonas bem reguladas, tem que regular antes.

Vou num pesque pague, testo isca por isca, troco as garatéias, mudo a posição da pás, até achar o ponto melhor de trabalho, acredite, cada isca é diferente, tem que testar, usar a vara, a carretilha, a linha que vai pescar.

A maioria das minha rip 5.5 estão com garatéias vmc gladiator 2/0, algumas com 1/0, algumas com 1/0 no meio e 2/0 na traseira.

Demorei 4 idas ao pesque pague para deixar do melhor jeito que achei.

Eu cá tenho tb o Lago Paranoá ... Depois do teste do balde, levo as iscas e a tralha de ferragens para o teste na água. Digo que em 90% dos casos tenho acertado de primeira os resultados; ou seja meu feeling no balde tá ótimo. As que eu não gosto do trabalho ou as que percebo que vêm girando, faço os ajustes na hora ... de poucas até hj apanhei, mas estas continuam "quadradas" e numa caixa para outras tentativas. A sua forma de montar as garateias na frente e atrás reflete minha teoria de que maior peso atrás melhora a isca. Veja, tenho certeza de que vc nunca concluiu uma isca com uma 2/0 na frente e uma 1/0 atrás ... maior peso atrás levanta o focinho da isca; às vezes nem maior peso atrás resolve, pois a flutuabilidade da isca não suporta uma garateia mais pesada na frente, por isto em iscas vc coloca 2/0 na frente e atrás e em outras vc troca a da frente por uma mais leve, pra isca não mergulhar ao ser tracionada.

8. Ache a hélice para o amazonas que mais te agrade, não mude , use sempre o mesmo tipo de isca, por exemplo, gosta da rip 6.25, use só 6.25, aprenda regular ela, regular um tipo de isca já é difícil, imagine 4 ou 5 tipos.

Eu me amarro em brincar com hélices. Tenho umas trocentas caixas. Acho muito mais divertido. Tem isca que eu monto pra trabalhar com a ponta da vara pra cima, e assim vai ...

9. Use sempre a mesma vara e a mesma carretilha, eu uso sempre a vara Saint Croix III 5´7´e a carretilha shimano Antares Hg 7.4 e a linha Daiwa Tournament 85 libras( mais fina que a power pro 80 libras).

Treinar com um conjunto, sempre ele.

rsrsrs ... nem te conto quantos conjuntos diferentes eu uso ... o negócio é dar risada.

10. Muitas outras iscas troco as garatéias, aprendi que nem sempre a garatéia com o mesmo peso da original é a melhor, nem sempre um tamanho só de garatéia é o ideal para um tipo de isca.

Reconheço que a maioria das iscas é melhor trocar pelo mesmo peso da original, mas nem sempre é assim.

Exemplo: adoro as Firestick, as Kenstick, as Firestick vem com peso de iscas diferentes, algumas ficam ótimas com garatéias número 4 , outras uso número 6, testo as iscas, isca por isca.

As hélices são a mesma coisa, algumas trabalham melhor um pouco mais afundadas, outras não, o importante é testar, com seu conjunto, com sua maneira de pescar.

A pesca é uma arte, o bait é maravilhoso, tem que treinar, adoro isto.

Em 99%, minhas iscas não têm ferragens originais ... testar, desmontar, montar, testar, divertir-se ... pescaria é pra isso.

GRANDE MESTRE , AMIGO E IRMÃO WELLINGTON, AQUELE ABRAÇO.

Abração, Mano Velho ... valeu a prosa ... e mestre és tu ...

Wellington ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aqui a resposta do dono da marca.

Fabricio

Obrigado pela noticia sobre os Rips.

Nao duvido que sao Rips mesmo.

O que aconteceu foi que Mexico acabou produzindo os Rips

e eu comecei produze os Rips aqui em Florida.

Porque sao meio dificil produze, estamos aprendendo algumas

coisas pra acertar uma isca perfeito........eu disse perfeito???

Nao tem isca feito de madeira, feito de mao, que e perfeito.

Entao, ja com 8 meses de produzindo as iscas, a qualidade do

Rip esatar muito bom.

Eu nao gosto do preco que as lojas estao vendendo os Rips. Eu acho

muito ganancioso este preco nas lojas.

Ja falei com Vicente, meu Distribudor, sobre os precos e ele me diz que

e assim mesmo. Esse preco vai morder na bunda!!!!

Obrigado denovo pra esse noticia e espero tudo bom na sua vida.

Um grande Abraco,

Terry

Vamos conferindo pra ver se a coisa melhora. joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parece realmente que as noivas Rips darão trabalho para acertar tudo de novo...

Wellington, os Cups que utiliza na substituição são adquiridos aqui mesmo no Brasil ?

Pelo que descreveu os pitões traseiros não segurariam um pequeno borboleta....

Sempre faz excelentes observações, vou anotando tudo por aqui......

E aí, Mano, bão???

Cê pode comprar aqui no Brasil ferragens com o Jenner, da Jennerlure. Só não tá anunciado. Manda um e-mail pra ele ou uma mensagem no face ...

Já comprei muita coisa boa nesta loja http://www.flyepesca.com.br/ , mas hj num tem mais nada ...

Dá pra importar legal, sem pressa, comprando na lurepartsonline.com ; aprovada por vários colegas ...

Sobre os pitões, veja o que o Gusso escreveu ... não gosto de colar, pois aumenta ainda mais o peso ... mas se não tiver jeito, pau na cola; ops! Cola no pau ... doeu:: doeu::

Abração ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala Wellington, gostei do tópico, muito especificado, a uns dias atrás fiz um tópico reclamando do acabamento sem padrão das rips, tais como desalinhamento dos pitões, mal colados, formato da isca e etc;

não sei se já viu:

viewtopic.php?f=72&t=30946

Valeu as dicas, um abraço!

Tô acompanhando lá, Parceirão.

Forte abraço,

Wellington ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Beleza Mano Wellington.....tenho certeza que vai aparecer alguem e falar... ...e dai é Rip e Rip é Rip.......... eu acho falta de compromisso com o cliente.....alem de tudo um roubo o preço...

Mas esperaremos os "entendidos" no assunto... ...vou acompanhar para aprender um pouco mais.........

Abraços e obrigado por compartilhar seus conhecimentos....

Falou, Mano !!!

:amigo: :amigo:

joia::: joia:::

QQ dia desses pescaremos juntos ...

Forte abraço,

Wellington ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E aí, Mano, bão???

Cê pode comprar aqui no Brasil ferragens com o Jenner, da Jennerlure. Só não tá anunciado. Manda um e-mail pra ele ou uma mensagem no face ...

Já comprei muita coisa boa nesta loja http://www.flyepesca.com.br/ , mas hj num tem mais nada ...

Dá pra importar legal, sem pressa, comprando na lurepartsonline.com ; aprovada por vários colegas ...

Sobre os pitões, veja o que o Gusso escreveu ... não gosto de colar, pois aumenta ainda mais o peso ... mas se não tiver jeito, pau na cola; ops! Cola no pau ... doeu:: doeu::

Abração ...

Já comprei bastante coisa no Lureparts, por isso que perguntei

sobre os Cups, apesar de não ter pesado os que adquiri de lá ,

creio que sejam iguais ou ainda mais pesados que os que você citou....

To dando uma olhada no flyepesca que sugeriu , ver se acho algo e

entrarei em contato como Jenner e conversar .

Mais uma vez obrigado !!

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...