Ir para conteúdo

Tucunarés do Xingú - maio 2008


Posts Recomendados

São Felix do Xingú _ Pará

Em Busca dos Grandes Peixes, O Retorno 2008

Nossa aventura começou em São Geraldo do Araguaia onde morramos e de onde saímos em direção a São Felix do Xingú, lugar onde ainda é possível se fisgar belos exemplares de Tucunarés, Bicudas, Trairões, Corvinas, Cachorras, entre outros. O acesso à cidade é um pouco complicado e a maioria das estradas ainda são sem pavimentação.

Saímos em duas equipes de 3 pescadores cada, mais os piloteiros que fizemos questão de levar de São Geraldo, o que para alguns parece loucura, mas pescamos a mais de 5 anos com o ?Cisso? popularmente conhecido como ?Pacão? e o cara entende tudo de água e estruturas onde estão os brutos.

Os barcos a serem utilizados estavam equipados com dois motores 18hp e 15 hp o que dificultou um pouco já que o local onde iríamos pescar ficava 130 km rio a baixo, sentido Altamira.

Partimos as 8:00 hs da manha de São Geraldo e chegamos às 17:00 hs em São Felix do Xingú. Imediatamente descarregamos as caminhonetes e colocamos os barcos n?agua com toda nossa traia e saímos em direção ao desconhecido.

Já tínhamos ouvido falar que existia um tal de RIO TRIUNFO , onde poderíamos fisgar belos exemplares de Tucunarés e para lá seguimos. Logo anoiteceu, decidimos acampar em uma ilha e passarmos a noite.

Na manhã seguinte partimos. A região ainda é tal preservada que para encontrarmos pescadores no caminho para sabermos exatamente onde ficava o rio TRIUNFO era complicado. Tivemos que seguir nossos instintos de pescadores e contarmos com a experiência do piloteiro, o detalhe é que na outra vez que fomos ao Xingú fomos pra outra região, Rio a cima, sentido Aldeia.

Depois de 5 horas de voadeira chegamos ao RIO TRIUNFO e a minha decepção foi tamanho, o rio estava muito cheio e a água totalmente suja, tucunaré nunca iria atacar um isca naquelas condições.

Meus parceiros Silvio, e Neto estavam animados, mais pela cara do piloteiro dava pra notar a preocupação.

Montamos acampamento cerca de 2 horas rio a cima no TRINUNFO. Ás margens do rio, muitos rastos de animais principalmente ONÇAS, isso mesmo ONÇAS. A Natureza ainda é viva naquela região.

No mesmo dia fomos fazer alguns arremessos, mas, sem muito sucesso.

No dia Seguinte decidimos inssistir mais um pouco, já que saímos de tão longe para conhecer o TRIUNFO, e meu amigo Silvio espanta o tédio da pescaria capturando um belo Tucuna de pouco mais de 3 Kg, imediatamente após capturo um outro exemplar menor.

A Pescaria não rendia pegamos até algums peixes, mais não era aquilo que estávamos buscando. Decidimos então sairmos de dentro do rio TRIUNFO e pesca no rio Xingu, no encontro das águas.

Saímos no dia seguinte logo cedo e imediatamente após acamparmos, já no rio Xingú, a pescaria começou a render.

Logo, vários tucunarés começaram a entrar, dentre eles um bateu em minha linha e saiu levando tudo, coisa de outro mundo. Correu até soltar. Grande decepção.

Como não estávamos tendo muita sorte com iscas de superfície, resolvemos mudar pra meia-água. Foi ai que, consegui fisgar um belo Tucuna de mais de 5 kg, após uma grande briga, tomando linha e exigindo o máximo do pescador, era um lindo exemplar. Logo em seguida conseguimos fisgar mais alguns exemplares e a pescaria começou a mudar pro nosso lado.

Decidimos continuar insistindo na pesca com meia-água procurando sempre variar as cores, e pescando sempre próximo a ?pedras mortas? como costumamos chamar. Lugar onde existem pedras, porém água calma e funda. Os maiores exemplares foram capturados nessas estruturas.

A pescaria seguiu como em um sonho, tucunarés de 3, 4 e até 5 kg, lindas bicudas pescadas principalmente nas águas correntes, piranhas pretas de até 3 kg capturadas com iscas pica-pau ?cabeça vermelha?, além de muitas outras espécies, como curvinas, trairões e cachorras, mais em minha opinião a principal atração do Xingú são seus belos Tucunas, que brigam muuuuito, são donos de uma força tamanha, minha Zillion que o diga....Eita bicha bruta, essa sim agora testada e aprovada. Fazia arremessos precisos e bem longos. Acho que vou acabar mudando de vez de Shimano pra Daiwa.

Meus amigos Silvio e Neto fisgaram belos exemplares, fizemos vários dublês, e acontecia muito de um leventar o peixe e outro fisgar.

E foi em uma ?pedra morta? que fisgue um tucuna lindo, amarelão, Gema de Ovo como nos o apelidamos. Lindo, seu amarelo era muito intenso, e as fotos ficaram show, esse vai ter um lugar no meu mural de troféus.

Infelizmente tivemos que ir embora, mais aquele lugar é pra mim é inesquecível.

MATERIAL UTILIZADO:

VARAS ? SUMAX THE FLASH 12 a 25 lbs (a melhor rsrs); Fleming Apache III 8-20 lbs, Fenwick Hmx 10-25lbs CARRETILHAS ? DAIWA ZILLION (a matadeira), Shimano cronack, Shimano curado, Shimano Citica 200D.

LINHAS ? Sumax Spectra Multifilamento 0,24mm com líder de Fluocarbono de 0,52mm.

ISCAS ? Inna Pro tuned 90 cores branca, Pica Pau, e Azul; Aicas Aqua MÁSTER cores laranja, verde e branca, Iscas tipo Zara e Helice diversas.

NÃO ESQUEÇAM UM OTIMA MAQUINA DIGITAL OU UM FILAMDORA, E UM COLEGA SÓ PRA REGISTRAR POQUE NINGUEM VAI QUERER PARAR DE PESCAR PRA TE REGISTRAR..RSRSRSR

Materiais adquiridos - Meu Amigo e Fornecedor Ronaldo

AGRADECIMENTOS:

Principalmente a meus parceiros de pesca SILVIO E NETO e a nosso PILOTEIRO, sem eles seria impossível essa grande Pescaria.

DÚVIDAS:

Contato: EMERSON MIRANDA por e-mail:emersoneletrirede@bol.com.br ,Msn: eletrirede@hotmail.com e fones (94) 9139-1469 ou (63) 81230-272

Imagem Postada

Imagem Postada

Imagem Postada

Imagem Postada

Imagem Postada

Imagem Postada

Imagem Postada

Imagem Postada

Imagem Postada

Imagem Postada

http://i142.photobucket.com/albums/r88/xandego/emerson_2008/IMG_2622edit.jpg

http://i142.photobucket.com/albums/r88/xandego/emerson_2008/IMG_2640edit.jpg

http://i142.photobucket.com/albums/r88/xandego/emerson_2008/IMG_2709edit.jpg

http://i142.photobucket.com/albums/r88/xandego/emerson_2008/IMG_2804edit.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Emerson !

Bem vindo ao Fórum frequentado pelo pessoal ligado a Turma do Biguá, Mocorongos e Tucunas do Cerrado ! Claro que não é exclusivo ! Sinta-se em casa...

Como você poderá ver, nossa intenção é interação e congraçamento. Não temos fins lucrativos e buscamos apenas boas amizades e novas informações sobre a pesca esportiva. Temos certeza de que suas contribuições se tornarão valiosas para todos aqui, por menos que isso possa lhe parecer...

Inicialmente gostaríamos de pedir-lhe que entrasse na categoria ( Seção ) BEM VINDO, APRESENTE-SE e falasse um pouco mais sobre você, suas pescarias, as experiências vividas, como ingressou na pesca esportiva, onde costuma pescar, qual a prática mais utilizada, etc...etc..etc... pois isso ajuda muito no entrosamento.

No mais é só ir se familiarizando com a linguagem do Fórum e postar a vontade.

Temos várias categorias ( Seções ) e com certeza você poderá contribuir para deixar o nosso Fórum cada dia melhor.

Contamos com a sua participação !

Obrigado, e nos vemos no Fórum. :wink:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

RAPAZ!!!!!!!!!!!!!

Os trick de lá tem 1 kg! oloko:: oloko::

Valeu Emerson! Estamos indo agora em julho, conta aí no seu relato os detalhes das iscas, estruturas e locais onde tá bombando lá!

Fala aí qual foi o seu TROFÉU lá desta vez!

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Belos tucas mesmo....cada bitelo....

Maioria na superficie ou meia água???

E as cachorras??? alguma presente ???

Pescou no fontoura ....e aí ???

Posta logo esse raleto aí rapaz....hehehehehe

parabéns e abç cordial !

Janone, o que eu sei a respeito é que é mais abaixo, próximo de Altamira. ninja::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Doido d+!!!!

Pelo q parece pegou tanto na superficie , isca apolo, quanto na meia agua x-rap.

Eita xinguzão!!!!!

Valeu Emerson agora só falta o relato e se tiver mais fotos.

Ps: essa corvina dá um sashimi sensacional, Edsinho pode ir preparando os seus dotes culinarios hehehehe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso mesmo amigo...

O RIO TRIUNFO fica + ou - essa distancia de São felix...............

talvez um pouco mais pelas informações que recebi no local.....cerca de 100 a 120 km.;;...

abraços

Legal Emerson

Fui para esse mesmo ponto em julho de 2006, ficamos acampados em uma ilha no rio Xingú, exploramos todos os pontos possíveis, mas na ocasião as águas ainda estavam altas e a pescaria de tucunas foi prejudicada, mas ainda conseguimos fisgar boas bicudas e cachorras, se soubesse que estava tão bom assim por lá esse ano, teríamos voltado pra lá, já que o acesso é muito mais fácil do que onde iremos esse ano.

Abração

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...