Ir para conteúdo

Ajuda: duvida para identificar esse peixe.


Posts Recomendados

Boa tarde amigos do ftb!!

Postei um relato há uns dias, e com uma foto que até então achei se tratar de um jauzinho, pego por mim. Porém rodando na net, achei outro peixe tb parecido e gostaria de tirar a duvida, se alguém ajudar fico grato.

Foto original do peixe:

Imagem Postada

Foto de um jau que achei aqui no forum:

Imagem Postada

E a foto do peixe que achei parecido, segundo informações se trata de um "rubinho":

Imagem Postada

Acredito que seja mesmo esse "rubinho", esta bem mais parecido, embora nunca tenha visto um jau quando ainda filhote, mais a parte do bigodes parece bem mais.

Obrigado e abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde amigos do ftb!!

Postei um relato há uns dias, e com uma foto que até então achei se tratar de um jauzinho, pego por mim. Porém rodando na net, achei outro peixe tb parecido e gostaria de tirar a duvida, se alguém ajudar fico grato.

Foto original do peixe:

Imagem Postada

Foto de um jau que achei aqui no forum:

Imagem Postada

E a foto do peixe que achei parecido, segundo informações se trata de um "rubinho":

Imagem Postada

Acredito que seja mesmo esse "rubinho", esta bem mais parecido, embora nunca tenha visto um jau quando ainda filhote, mais a parte do bigodes parece bem mais.

Obrigado e abraços!

Esse ultimo peixe parece muito com o Jundia da Amazônia. Repare a a coloração dele.

Já o que o Sr. pegou, acho que seja um jaú.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sem brincadeiras agora. Esses "bagres" de água doce são muito parecidos... Tem muitas espécies de mandis, jundiás, etc... Só um biólogo mesmo e mesmo assim, vc indicando em que bacia o peixe em questão foi fisgado.

Por falar em jundiá, será que não é um?

Imagem Postada

Imagem Postada

*Fotos achadas no Google

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A foto do peixe que cê achou, no Araguaia lá embaixo, depois de Xambioá, a gente chama (e vem) de mandi-moela.

O que vc pegou não tem a "carapaça" de um mandi, nem ferrão, poderia ser um bagre ou lobó, que a gente pega em córregos e ribeirões, mas este não é pintado.

Tudo isso pra dizer que é um ......... jaú ... sempre que pesco com minhoca no Araguaia aqui pra cima um desses aparece ...

Imagem Postada

Esse tb tá com o rabo cortado ...

Sem mais ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse ai é mesmo o rubinho, peixe com risco de extinção e raro de capturar eu mesmo só capturei um (que eu lembre) nos 30 anos de araguaia que tenho, foi um dos peixes incluidos na proibição de captura.

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...