Ir para conteúdo

Rio Xingú - Rio Gamela - Informações - Podem me Ajudar?


Posts Recomendados

Olá Pescadores!

Agora em Julho/2013 estarei indo à cidade de Vila Rica/MT e até então já tínhamos um contato no local, a pessoal iria nos levar até o Rio Gamela (segundo ele, afluente do Xingú) com autorização de entrada nos terrenos de um fazendeiro local para acamparmos, mas acontece que a pessoa "deu para trás" nesta semana e nem por isso vamos deixar de ir à pescaria na região, afinal, foi tudo muito bem planejado desde o ano passado.

Por isso, venho aqui pedir ao amigos conhecedores da região algumas informações:

1- Algum de vocês conhece esse Rio Gamela? É bom de peixe?

2- Podem me indicar um guia local na cidade de Vila Rica/MT que conheça MUITO a região e que seja possível nos levar até um local seguro para acampamento?

3- Não temos como pagar uma pousada, isso porque já há um alto custo para a viagem, então, neste momento é seguro acampar às margens do Rio Xingú ou Gamela? Em relação à índio ou pessoas mal intencionadas.

4- O nosso objetivo é praticar pesca esportiva, mas caso resolvemos trazer 2 ou 3 peixes, está sendo permitido?

Me desculpem o excesso de perguntas.

Conto com a ajuda de vocês amigos.

Muito Obrigado. legal::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já pesquei nessa região. Não conheço esse rio, pesquei durante 3 anos no próprio Xingu, no outro é o Comandante Fontoura, Rio Vermelho e o Aprazível.

Rio Gamela não conheço mesmo, nunca ouvi falar.

Mas temos muitos conhecedores da região vamos ver se o Xande passa por aqui.

Bração!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Prezado Douglas,

boa tarde,

Pesco nesta região há uns 22 anos pelos menos.

Especialmente o Rio Gamela é um afluente no Xingu, abaixo de Vila Rica, proximo há um local conhecido como "Poçao dos Bichos", que é um poço que ja foi muito bom de jaú, principalmente.

Bom, esta regiao especificamente é uma regiao conflituosa.

Difícil de chegar, principalmente pq nos ultimos 3 anos, as fazendas no entorno estao cercando a entrada neste local. Muitas mudaram de dono.

Tem que ter uma boa politica para passar.

Da ultima vez que estive nas proximidades desde local, no Xingu, fomos educadamente solicitados a nos retirar da regiao, por pistoleiros armados.

Portanto,

se você ainda está pensando em ir, e nao tem a politica para passar adiante, eu recomendo mudar de ideia.

Não é uma regiao assim tao proxima de aldeias, que estao mais 1 h rio abaixo..

Eu tenho pescado no Xingu 1,30 hora pra cima dessa regiao, proximo ao antigo rancho trairão, mas esta é outra regiao conflituosa, proxima dos indios, e de dificil acesso, somente o tempo de "estrada" que me possibilita esse livre acesso, através de fazendas, mas infelizmente os fazendeiros nao nos dao essa liberdade de levar outras pescadores, principalmente quando é para levar peixe, sendo ou nao na cota.

Se puder ajudar em alguma outra coisa, só informar.

[]'s

Andre

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Prezado Douglas,

boa tarde,

Pesco nesta região há uns 22 anos pelos menos.

Especialmente o Rio Gamela é um afluente no Xingu, abaixo de Vila Rica, proximo há um local conhecido como "Poçao dos Bichos", que é um poço que ja foi muito bom de jaú, principalmente.

Bom, esta regiao especificamente é uma regiao conflituosa.

Difícil de chegar, principalmente pq nos ultimos 3 anos, as fazendas no entorno estao cercando a entrada neste local. Muitas mudaram de dono.

Tem que ter uma boa politica para passar.

Da ultima vez que estive nas proximidades desde local, no Xingu, fomos educadamente solicitados a nos retirar da regiao, por pistoleiros armados.

Portanto,

se você ainda está pensando em ir, e nao tem a politica para passar adiante, eu recomendo mudar de ideia.

Não é uma regiao assim tao proxima de aldeias, que estao mais 1 h rio abaixo..

Eu tenho pescado no Xingu 1,30 hora pra cima dessa regiao, proximo ao antigo rancho trairão, mas esta é outra regiao conflituosa, proxima dos indios, e de dificil acesso, somente o tempo de "estrada" que me possibilita esse livre acesso, através de fazendas, mas infelizmente os fazendeiros nao nos dao essa liberdade de levar outras pescadores, principalmente quando é para levar peixe, sendo ou nao na cota.

Se puder ajudar em alguma outra coisa, só informar.

[]'s

Andre

Ptzzzzz.... Muito complicado ir nestas áreas. E principalmente onde tem índio.

Na minha última ida ao teles pires, abaixo do Rio Apiacas, os malas chegaram no nosso barraco e meteram bronca, " pq vocês não podem pescar dentro do Rio São Benedito, pq la é nossa área, pq abaixo do Benedito tb não pode e blablabla". E ainda levaram um monte de coisas nossas, ( iscas, linhas, anzóis ), claro que não roubaram, mas pediram né, e ai a gente já tava f..., dizer que não podia piorar as coisas.

Então, em lugar que tem índio, prefiro nem passar perto, pois é a raça mais abusada que tem. ( Governo fd.. )

Abçoss...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grande Douglas,

Peço desculpas pelo falta de retorno. Li sua mensagem da estrada (estava viajando pra variar) e me esqueci de retornar. Foi mal... vergonha::

Seguinte, na Vila Rica você não vai encontrar nenhum conhecedor do rio não. No máximo vai encontrar alguém que te dê acesso por fazendas.

Desde que conheço o Rio Xingú (médio Xingú), logo abaixo e FORA do Parque Nacional falo que é um lugar para não se brincar. Um local sem estado, sem lei. E por isso sem dono também, lugar proprício para se encontrar posseiros e índios.

De peixe não se fala, um local ímpar do Xingú, até por toda esta dificuldade de acesso.

Recomendar ir lá?!... Sinceramente não recomendo. Até 2009 havia um conflito de posses em um grande trecho do Rio Comandante Fontoura, o que mantinha o local mais ou menos tranquilo de índios, a coisa foi se esfriando (dá pior maneira possível, com muita matança).

Depois disso, com interesses políticos, índios QUE NÃO SÃO DA REGIÃO, têm frequentado esporadicamente a região e sempre causando tumulto, prejuízos e por vezes perigo de morte.

Tente contato em cidades da beira do Xingú, como Altamira, São Félix,... que terá muito mais apoio, mas é uma região bem menos piscosa. Ainda assim se faz uma baita pescaria.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Prezado Douglas,

boa tarde,

Pesco nesta região há uns 22 anos pelos menos.

Especialmente o Rio Gamela é um afluente no Xingu, abaixo de Vila Rica, proximo há um local conhecido como "Poçao dos Bichos", que é um poço que ja foi muito bom de jaú, principalmente.

Bom, esta regiao especificamente é uma regiao conflituosa.

Difícil de chegar, principalmente pq nos ultimos 3 anos, as fazendas no entorno estao cercando a entrada neste local. Muitas mudaram de dono.

Tem que ter uma boa politica para passar.

Da ultima vez que estive nas proximidades desde local, no Xingu, fomos educadamente solicitados a nos retirar da regiao, por pistoleiros armados.

Portanto,

se você ainda está pensando em ir, e nao tem a politica para passar adiante, eu recomendo mudar de ideia.

Não é uma regiao assim tao proxima de aldeias, que estao mais 1 h rio abaixo..

Eu tenho pescado no Xingu 1,30 hora pra cima dessa regiao, proximo ao antigo rancho trairão, mas esta é outra regiao conflituosa, proxima dos indios, e de dificil acesso, somente o tempo de "estrada" que me possibilita esse livre acesso, através de fazendas, mas infelizmente os fazendeiros nao nos dao essa liberdade de levar outras pescadores, principalmente quando é para levar peixe, sendo ou nao na cota.

Se puder ajudar em alguma outra coisa, só informar.

[]'s

Andre

Amigo, primeiramente muito obrigado pela atenção!!!

Nós tínhamos as permissões para "entrar" nos terrenos de um fazendeiro, mas faiô! rs

Vou comunicar sua resposta aos amigos daqui..

Um forte abraço! Entrarei em contato se precisar de maiores informações.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grande Douglas,

Peço desculpas pelo falta de retorno. Li sua mensagem da estrada (estava viajando pra variar) e me esqueci de retornar. Foi mal... vergonha::

Seguinte, na Vila Rica você não vai encontrar nenhum conhecedor do rio não. No máximo vai encontrar alguém que te dê acesso por fazendas.

Desde que conheço o Rio Xingú (médio Xingú), logo abaixo e FORA do Parque Nacional falo que é um lugar para não se brincar. Um local sem estado, sem lei. E por isso sem dono também, lugar proprício para se encontrar posseiros e índios.

De peixe não se fala, um local ímpar do Xingú, até por toda esta dificuldade de acesso.

Recomendar ir lá?!... Sinceramente não recomendo. Até 2009 havia um conflito de posses em um grande trecho do Rio Comandante Fontoura, o que mantinha o local mais ou menos tranquilo de índios, a coisa foi se esfriando (dá pior maneira possível, com muita matança).

Depois disso, com interesses políticos, índios QUE NÃO SÃO DA REGIÃO, têm frequentado esporadicamente a região e sempre causando tumulto, prejuízos e por vezes perigo de morte.

Tente contato em cidades da beira do Xingú, como Altamira, São Félix,... que terá muito mais apoio, mas é uma região bem menos piscosa. Ainda assim se faz uma baita pescaria.

Olá Xande, fique tranquilo quanto ao tempo de resposta, vamos no dia 28 ainda.

Vou comunicar aos amigos sobre os perigos que me alertaram e sobre as dificuldades também.

Em altamira ou São félix, você tem algum contato para me passar?

Muito obrigado pela atenção!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...