Ir para conteúdo

Regulagem do freio centrífugo


Visitante Cesar

Posts Recomendados

Olá amigos,

Depois da ajuda que me deram p/ escolha da carretilha no tópico (Que carretilha Compro ), que decidi pela Cítica da Shimano.

Agora preciso saber qual a melhor regulagem p/ o freio centrífugo, pois pelo que estive observando, existe 1 jogo de pino vermelho e 1 de preto, e no carretel tem 2 posições possíveis de deixar os pinos.

Segue opções possíveis:

* 6 pinos recuados

* 6 pinos afastados

* 3 recuados e 3 afastados.

Com isso já temos 3 opções de regulagem só com os pinos vermelhos e mais 3 com os pretos, alem disso podemos intercalar pinos vermelhos e pretos sendo possível mais 4 combinações.

Então temos um total de 10 posições de regulagem ( se eu não estiver enganado ) agora vem o "Q" da questão, será que ela é tão sensível assim que mereça tanta atenção á este assunto ou tem uma regulagem padrão que se aplica a maioria dos casos ??

Particularmente uso iscas pequenas ( lelé, juju, )

Agradeço desde já, pois sei que tem muita gente fera ai que irá dar seu parecer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cesar, se vc está começando a usar carretilha, eu sugiro que você utilize os 6 pinos afastados, e vai diminuindo um por um, assim que você for tendo mais confiança e for querer arremessar a isca a uma distancia maior.

Nas minhas carretilhas de freio centrífugo eu uso só um pino afastado. E regulo no freio do carretel.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cesar, se vc está começando a usar carretilha, eu sugiro que você utilize os 6 pinos afastados, e vai diminuindo um por um, assim que você for tendo mais confiança e for querer arremessar a isca a uma distancia maior.

Nas minhas carretilhas de freio centrífugo eu uso só um pino afastado. E regulo no freio do carretel.

Bigão....me permite colocar umas palavras trocadas recentemente com o celso Vicenzi da oficina da pesca de curitiba !

Ele orienta nào utilizar apenas uma bucha solta (afastada) ....de fato ele orienta exatamente o contrário (que me parece fazer sentido...).

Usar o mais livre possível o freio do carretel e sempre manter 2 ou 4 buchas soltas (sempre aos pares) visando equilibrio do giro do carretel (é um freio mecanico !) e aliviando o rolamento do freio da carretilha ....

Lembrar que a cabeleira de lançamento deve ser evitada com ajustes do freio centrifugo e a cabeleira final do arremesso com o freio do carretel o que pode ser resolvido com o bom e velho dedão.....

Acho que vc cesar, pode realmente começar com as buchas soltas e ir retirando aos pares mantendo o freio do carretel sempre bem aliviado !!!

abç cordial !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Janone, eu tinha essa mesma visão sua. Sempre usei as buchas aos pares, por conta desse "balançeamento" do carretel.

Fiz uma pescaria com o Marlon, onde eu, de Scorpion Antares, ou de Curado BSF, levava um pau feio dele com uma Contender SS, ou qualquer carretilha q ele estivesse usando...hehee...As linhas, ação de vara, e tals, eram semelhante, e ainda sim, ele arremessava 10 metros na minha frente.

Ele pegou minha carretilha para regular e a melhora foi signifitiva (agora ele arremessava apenas uns 3 metros na minha frente)...Resolvi abrir a tampa para ver o q ele tinha feito, e lá estava apenas 01 bucha freando... oloko::

Hj faço assim em quase todas as minhas carretilhas q usam esse sistema de freio...A MG51 com apenas 01 bucha freando arremessa mais q a maioria das carretilhas de perfil baixo q conheço, chegando a arremessar um carretel cheio de linha 50lb multi de uma só vez... mestre::

E César...faça como o Bigão disse...começe com uma solta, uma presa, uma solta, uma presa, uma solta, uma presa, até se acostumar com saída da linha/peso da isca...Depois alterne para 2 soltas (opostas), e quando estiver acostumado com a carreta, experimente usar apenas 1 solta pra ver se dá certo.... wink

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal eu ja pesco à uns 4 anos de carretilha, mas a antiga titansinha o freio era só magnético. Vou começar com as buchinhas todas freiando até ir adiquirindo confiança, pois tbm não estou acostumado a pescar com multifilameto, pensou fazer uma cabeleira monstra logo de cara !!!!

To ate pensando em dar os primeiros arremessos com linha mono, p/ evitar estragar a multi.

Quanto a freiar com uma bucha só, com certeza esse procedimento causa um desbalanceamento, mas isso talves não seja significnate ao ponto de causar um mal funcionamento do conjunto.

Se não atrapalhar em nada não vejo problemas em deixar nesta condição.

E quanto a deixar todas sem freiar, usar somente a regulagem do carretel, alguem ja utilizou essa configuração ??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pode usar multi sem problemas!!!

As cabeleiras da multi são mais fáceis de desfazer que as mono e não fica a memória na linha!!!

Comece fazendo o que o Fabrício postou: Comece com 03 buchas soltas e 03 presas até se adaptar e depois vá reduzindo!!! (Você não vai gastar tantos arremessos para se adaptar!!!)

Boa Sorte!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gostaria de saber esse lance das buchas pretas e vermelhas . Alguem sabe? Tenho uma Curado 201 que veio com 2 jogos de buchas de reserva em cores diferentes...

A diferença está na isca que vc vai arremessar....pelo que o celso me explicou, existem diferenças sim sendo teoricamente um jogo para iscas mais leves e outro para as mais pesadas.

Nem imaginava que essa diferença era concreta Beto....fiquei de cara....

abç

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gostaria de saber esse lance das buchas pretas e vermelhas . Alguem sabe? Tenho uma Curado 201 que veio com 2 jogos de buchas de reserva em cores diferentes...

A diferença está na isca que vc vai arremessar....pelo que o celso me explicou, existem diferenças sim sendo teoricamente um jogo para iscas mais leves e outro para as mais pesadas.

Nem imaginava que essa diferença era concreta Beto....fiquei de cara....

abç

Uuuuai. E qual cor é para iscas leves e qual é para pesadas?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gostaria de saber esse lance das buchas pretas e vermelhas . Alguem sabe? Tenho uma Curado 201 que veio com 2 jogos de buchas de reserva em cores diferentes...

A diferença está na isca que vc vai arremessar....pelo que o celso me explicou, existem diferenças sim sendo teoricamente um jogo para iscas mais leves e outro para as mais pesadas.

Nem imaginava que essa diferença era concreta Beto....fiquei de cara....

abç

Uuuuai. E qual cor é para iscas leves e qual é para pesadas?

também queria saber... oloko::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gostaria de saber esse lance das buchas pretas e vermelhas . Alguem sabe? Tenho uma Curado 201 que veio com 2 jogos de buchas de reserva em cores diferentes...

A diferença está na isca que vc vai arremessar....pelo que o celso me explicou, existem diferenças sim sendo teoricamente um jogo para iscas mais leves e outro para as mais pesadas.

Nem imaginava que essa diferença era concreta Beto....fiquei de cara....

abç

Uuuuai. E qual cor é para iscas leves e qual é para pesadas?

tbm quero saber ninja::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom galera.....nem sabia que existiam tantas cores (pretas?).

As carretas que tenho vieram com verdes e rosas.....são curados 101/201 e chronarch 51mg e 101 bsv.

As verdes (mais parrudas) para iscas mais pesadas e as rosas para iscas mais leves.

Gostaria que algum entendido melhor do assunto explicasse melhor.

Mas atualmente fico com a idéia de soltar 2 buchas e deixar o freio da carreta bem mais solto....se fosse bom pro material soltar apenas 01 bucha, ao invés de vir em pares , viriam em numero ímpar.....

Abç p todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em: http://bbcboards.zeroforum.com/zerothread?id=32577

"Question: Why are there more than one color of break weights for my Baitcasting VBS system?

Answer: Shimano makes two different break weights; Heavy (Black, Grey, or Green in color) and Light (Red, Blue, and Clear in color). Most of the new reels are shipped with the light break weights on the reel, and the heavy break weights in packaging in the box. If the light break weights don?t provide adequate spool stopping power, change them simply by pulling them off of the spool and replace them with the heavier weights."

Traduzindo:

"Pergunta: Por que há mais de uma cor das buchas de freio para o meu Freio VBS?

Resposta: A Shimano fez buchas de 2 pesos diferentes (comentário: quanto maior o peso, maior a força centrífuga e portanto maior frenagem); Heavy (Pesado - preto, cinza, e verde) e Light (Leve - vermelho, azul, e transparente ou claro). A maior parte das carretilhas vêm montadas com as buchas leves, e com as buchas pesadas embaladas na caixa. Se as buchas leves não derem suficiente frenagem, basta trocá-las removendo-as do carretel e substituindo-as pelas buchas mais pesadas.

OBS: tudo o que eu fiz foi buscar por: "reel shimano centrifugal black red"...

esse resultado apareceu de cara!

Um abraço a todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em:

"Question: Why are there more than one color of break weights for my Baitcasting VBS system?

Answer: Shimano makes two different break weights; Heavy (Black, Grey, or Green in color) and Light (Red, Blue, and Clear in color). Most of the new reels are shipped with the light break weights on the reel, and the heavy break weights in packaging in the box. If the light break weights don?t provide adequate spool stopping power, change them simply by pulling them off of the spool and replace them with the heavier weights."

Traduzindo:

"Pergunta: Por que há mais de uma cor das buchas de freio para o meu Freio VBS?

Resposta: A Shimano fez buchas de 2 pesos diferentes (comentário: quanto maior o peso, maior a força centrífuga e portanto maior frenagem); Heavy (Pesado - preto, cinza, e verde) e Light (Leve - vermelho, azul, e transparente ou claro). A maior parte das carretilhas vêm montadas com as buchas leves, e com as buchas pesadas embaladas na caixa. Se as buchas leves não derem suficiente frenagem, basta trocá-las removendo-as do carretel e substituindo-as pelas buchas mais pesadas.

OBS: tudo o que eu fiz foi buscar por: "reel shimano centrifugal black red"...

esse resultado apareceu de cara!

Um abraço a todos!

Caraca....tu demorou pra me ajudar fera..!!!!!!!!!!!.. wink

Valeu doutor:: doutor:: doutor:: doutor::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em:

"Question: Why are there more than one color of break weights for my Baitcasting VBS system?

Answer: Shimano makes two different break weights; Heavy (Black, Grey, or Green in color) and Light (Red, Blue, and Clear in color). Most of the new reels are shipped with the light break weights on the reel, and the heavy break weights in packaging in the box. If the light break weights don?t provide adequate spool stopping power, change them simply by pulling them off of the spool and replace them with the heavier weights."

Traduzindo:

"Pergunta: Por que há mais de uma cor das buchas de freio para o meu Freio VBS?

Resposta: A Shimano fez buchas de 2 pesos diferentes (comentário: quanto maior o peso, maior a força centrífuga e portanto maior frenagem); Heavy (Pesado - preto, cinza, e verde) e Light (Leve - vermelho, azul, e transparente ou claro). A maior parte das carretilhas vêm montadas com as buchas leves, e com as buchas pesadas embaladas na caixa. Se as buchas leves não derem suficiente frenagem, basta trocá-las removendo-as do carretel e substituindo-as pelas buchas mais pesadas.

OBS: tudo o que eu fiz foi buscar por: "reel shimano centrifugal black red"...

esse resultado apareceu de cara!

Um abraço a todos!

Caraca....tu demorou pra me ajudar fera..!!!!!!!!!!!.. wink

Valeu doutor:: doutor:: doutor:: doutor::

Renato, eu achei que o pessoal tava indo muito bem, e que eu não tinha nada a acresentar... wink

Até eu ver que o pessoal tava com essa dúvida sobre as cores das buchinhas. ninja::

Da próxima vez, vou tentar ser mais rápido! vergonha:: seila:: lingua::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Resposta: A Shimano fez buchas de 2 pesos diferentes (comentário: quanto maior o peso, maior a força centrífuga e portanto maior frenagem); Heavy (Pesado - preto, cinza, e verde) e Light (Leve - vermelho, azul, e transparente ou claro).

Um abraço a todos!

Detonou na busca e na resposta....

A minha vai ficar como veio de fabrica, leve e solta... ui!

Valeu Moacyr!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obserando as buchas da minha Curado 101D, notei que as verdes tem maior espessura do que as rosas, o que lhes confere maior peso e maior atrito na hora da frenagem.

Me corrijam se eu estiver errado.

Abs,

Daniel

Correto Damper......é visível a diferença....

Abç fera!

E novamente grato pelo post que nào deixa dúvidas do Moacyr ! Valeu !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Resposta: A Shimano fez buchas de 2 pesos diferentes (comentário: quanto maior o peso, maior a força centrífuga e portanto maior frenagem); Heavy (Pesado - preto, cinza, e verde) e Light (Leve - vermelho, azul, e transparente ou claro).

Um abraço a todos!

Detonou na busca e na resposta....

A minha vai ficar como veio de fabrica, leve e solta... ui!

Valeu Moacyr!

Interessante Flavio, foi que eu mesmo já perdi uma bucha rosa e coloquei uma verde. assim ficaram 5 rosas e 2 verdes....e pescava com apenas 01 rosa solta. Ou seja, desequilibrava todo o conjunto que para quem arremessa 200.000 numa pescaria deve fazer alguma diferença !!

abç !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Interessante Flavio, foi que eu mesmo já perdi uma bucha rosa e coloquei uma verde. assim ficaram 5 rosas e 2 verdes....e pescava com apenas 01 rosa solta. Ou seja, desequilibrava todo o conjunto que para quem arremessa 200.000 numa pescaria deve fazer alguma diferença !!

abç !

Opa Janone, será que não encontra pra vender.

Eu atualmente to usando as originais, com iscas mais pesadas eu deixo apenas uma buxa aberta e as outras fechadas.

Fico com dúvida se apenas uma buxa o balanceamento fica ruim.

Quando coloco iscas pequenas ou leves abro mais uma buxa.

Quando comprei a curado iniciei com 3 abertas, foi tanta cabeleira... mas agente aprende apanhando. doutor::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu atualmente to usando as originais, com iscas mais pesadas eu deixo apenas uma buxa aberta e as outras fechadas.

Fico com dúvida se apenas uma buxa o balanceamento fica ruim.

Como a galera já esclareceu na primeira página deste post, não tem problema em usar apenas 1 buchinha... É claro que é prudente equilibrar se for pra usar 2 ou mais buchinhas, mas pode usar 1 sem medo!

Um abração!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Talvez eu use essas verdes para arremessar rip rollers no final do ano. smile:: :-)

Quanto maior o peso da isca, menos freio se precisa usar porque o carretel atinge maiores rotações e isso se encarrega de aumentar a frenagem!

E isso é especialmente verdade com o freio centrífugo que é o freio mais distante de uma saturação...

Dá uma lida em: http://www.turmadobigua.com.br/phpbb3/viewtopic.php?f=3&t=2779&sid=bf3fae7d7aa208718e79acdf95f1a0ef

Um abraço a todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...