Ir para conteúdo

DIREÇÃO DO BARCO DURANTE A NAVEGAÇÃO


Posts Recomendados

Oi, bom dia. Ontem eu fui pescar e observei o seguinte: Meu motor Mercury 15hp super foi instalado num barco semichata 5m, e em alta rotação percebi que o barco tendia em ir para a direita (boreste), então eu não podia soltar o manche que o marco desviava sua direção para boreste, e mesmo sem soltar eu sentia uma leve pressão no manche para a esquerda.

Pergunto. É normal o motor em alta aceleração direcionar o barco para boreste (direita) ou bombordo (esquerda)? Ou há algum problema que pode ser resolvido facilmente pelo próprio proprietário?

Se alguém sabe como resolver por gentileza deixe aqui sua contribuição, ficarei muito agradecido pela dica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Antes de mudar o compensador, verifique se seu motor não está muito baixo na regulagem do trim, isso influencia bem e tb se não está com o leme muito solto, no corpo do motor tem um parafuso que vc aperta ou solta deixando o leme mais duro ou mole, as vezes ele está solto demais. Depois de fazer isso e não tiver muito efeito veja o compensador, normalmente motor 15hp se tiver com a pressão do leme e altura OK dificilmente puxa pra um lado, por esse motivo varios motores 15hp ou menores não vem com compensador ao contrário das potencias superiores.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado Guto pela sua contribuição. Na próxima vez vou verificar isso, e só vou mexer no compensador se continuar puxando para um lado. E faz sentido sua observação pois eu percebi que leme estava muito inclinado para baixo mas achei que a inclinação do leme não afetasse a direção da navegação, mas apenas o levantamento ou abaixamento da proa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom este topico, tambem estou com este problema no meu mercury 15 super, vou verificar estas informações que passaram acima para tentar resolver o problema.

Já em relação a força que este motor tem, impressionante! deu uma surra no meu suzuki 15 hp. com 4 pessoas em uma canoa de 6 metros, ele plana rapidão.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pessoal observe a posição do motor, que deve estar bem centralizado na popa

compensa até fazer uma marcação para montar o motor sempre igual

eu fiz uma marcação com um pequeno rebite "pop" ... assim ficou fácil montar o motor sempre no mesmo lugar

Exato, concordo plenamente com o amigo Mario, caso o motor estiver montado na popa um pouco mais para a direita ou esquerda a diferença sera sentida no leme.

Gostei da ideia do rebite!!!! ::tudo::

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O motor ficou bem centralizado, o problema conforme falou nosso amigo Guto, o motor deve ter ficado muito baixo o que segundo ele compromete a direção. Amanhã e vou ao rio vou deixá-lo centralizado e vou ver se está puxando. Depois vou elevar mais o trim, e se mesmo assim continuar puxando vou mexer no compensador do leme.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gente, antes de ontem eu naveguei e embora o motor tivesse ficado bem centralizado, em alta aceleração ele continuou guinando para boreste, então eu levantei o trim, deixando ele no meio conforme orientação de nosso amigo Guto, mas não resolveu o problema.

Então eu segui a orientação do Walther Volpini e usando uma chave estrela n. 10, afrouxei o compensador do leme e direcionei ele para a esquerda, de forma que a parde de trás do leme ficou rente ao centro do motor, o que dá um giro de mais ou menos uns 30 graus.

Aí eu experimentei navegar novamente e percebi que ficou perfeito não precisei nem reajustar mais, pois agora não está puxando nem para boreste nem para bombordo.

Graças a Deus e pelas contribuições dos amigos do FTB eu consegui solucionar o problema na direção do barco durante a navegação agora, seu eu quiser posso soltar o manche e deixar o barco seguir em frente que não vai desviar a rota, e nem vai exercer pressão no manche durante a navegação forçando o manche para um dos lados exigindo esforço do piloteiro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gente, antes de ontem eu naveguei e embora o motor tivesse ficado bem centralizado, em alta aceleração ele continuou guinando para boreste, então eu levantei o trim, deixando ele no meio conforme orientação de nosso amigo Guto, mas não resolveu o problema.

Então eu segui a orientação do Walther Volpini e usando uma chave estrela n. 10, afrouxei o compensador do leme e direcionei ele para a esquerda, de forma que a parde de trás do leme ficou rente ao centro do motor, o que dá um giro de mais ou menos uns 30 graus.

Aí eu experimentei navegar novamente e percebi que ficou perfeito não precisei nem reajustar mais, pois agora não está puxando nem para boreste nem para bombordo.

Graças a Deus e pelas contribuições dos amigos do FTB eu consegui solucionar o problema na direção do barco durante a navegação. Agora, se eu quiser posso soltar o manche e deixar o barco seguir em frente que não vai desviar a rota e nem vai exercer pressão no manche durante a navegação forçando-o para um dos lados exigindo esforço do piloteiro para segurá-lo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cícero, isso o fato do barco não estar nivelado, ou seja, do peso não estar bem distribuído, pode sim levar o barco para o lado onde está mais pesado. Mas no meu caso, mesmo o peso bem distribuído ainda estava guinando sozinho para a direita. Aí depois que ajustei o leme de compensação, com o peso distribuído não puxou pra nenhum dos lados, mas quando um dos passageiros sentou para um dos lados desnivelando o barco, o barco puxou levemente pra o lado mais pesado, mas é tão pouco que não faz pressão no manche.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É normal por causa da rotação do hélice. Para minimizar esse efeito, regule o compensador que fica junto ao hélice.

Walter,

Você saberia me dizer se no Suzuki 30 (1993) tem este compensador?

Depois que eu levantei a regulagem do motor ele começou a puxar o barco para esquerda e aparentemente não tem compensador.

Abraços,

Neto

Enviado de meu GT-I9300 usando o Tapatalk 2

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Neto td motor acima de 15hp possui, é um pequeno leme que fica embaixo da placa anticavitação, ele funciona tb como anodo de sacrifício, mas já vi muitos motores que perderam essa peça, inclusive meu Mercury 18hp tá sem depois que tomou uma porrada numa pedra. Se está sem o ideal é comprar uma nova, pois se vc usa em agua salgada o motor pode ter problemas com corrosão. Uma coisa que faço nos motores que não possuem é apertar o leme dele um pouco, muitos motores vem com ele totalmente solto, faço um teste, com o barco parado sento na borda adernando ele um pouco, se o motor girar junto junto eu aperto, até o momento que sentado na borda o motor não gira espontaneamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pra quem tem dúvida se o motor que possui tem ou não o leme de compensação, vou tirar uma fotografia do compensador do leme do meu motor e vou publicar aqui, aí os amigos que tem problema na direção do barco poderá visualizar melhor a situação e a posição como ficou no meu e resolveu o problema do desvio de direção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Conforme eu havia anunciado, pra quem quem ainda não conhece o compensador do leme, é esta pecinha cinzenta, parece que é e alumínio, que fica na parte de baixo da placa anti-ventilação na parte de trás acima do hélice, conforme foto abaixo.

Essas fotos são do Mercury 15hp Super

Imagem Postada

Veja por um outro ângulo.

Imagem Postada

Na imagem abaixo é possível visualizar a posição em que ficou o compensador e que agora não puxa o barco pra nenhum dos lados.

Imagem Postada

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com as fotos ficou fácil localizar. :grin:

O meu motor também tem sim.

Imagem Postada

Imagem Postada

Imagem Postada

Isso me leva a mais uma pergunta. Para qual lado eu devo ajustar este leme?

O motor empurra minha mão para direita, levando o barco para esquerda.

Abraços,

Neto

Enviado de meu GT-I9300 usando o Tapatalk 2

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com as fotos ficou fácil localizar. :grin:

O meu motor também tem sim.

Imagem Postada

Imagem Postada

Imagem Postada

Isso me leva a mais uma pergunta. Para qual lado eu devo ajustar este leme?

O motor empurra minha mão para direita, levando o barco para esquerda.

Abraços,

Neto

Enviado de meu GT-I9300 usando o Tapatalk 2

Coloca o compensador no sentido contrario a que seu manche puxa!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É ISSO MESMO...COLOCA O COMPENSADOR AO CONTRARIO QUE O MOTOR ESTA PUXANDO. UMA VEZ TIVE UM PROBLEMA IGUAL COM UM 15 YAMAHA, MOTOR CENTRALIZADO E O COMPENSADOR NO MAXIMO E ELE AINDA PUXA MUITO, O MECANICO TIROU O COMPENSADOR E ABRIU O LIMITE DE REGULAGEM COM UMA BROCA, E FICOU MUITO BOM..

ATT

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Netolx, não sei se percebeu, quando eu criei este tópico eu informei que o meu barco estava indo pra direita. Aí o Walther Volpini sugeriu regular a compensação do leme.

Como o motor estava guinando o barco pra direita eu girei o compensador de forma que ele ficou apontando para a esquerda (olhando de trás para frente), conforme na fotos publicada dia 26/07/13.

No caso do motor estar guinando o barco para a esquerda, o procedimento será inverso, ou seja, você terá de apontar o compensador do leme para a direita, de forma que quando a água bater no compensador irá empurrar o leme para direita girando o manche para esquerda.

Cuidado pra não girar muito o compensador para direita senão irá mudar a direção da guinada para o outro lado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Netolx, não sei se percebeu, quando eu criei este tópico eu informei que o meu barco estava indo pra direita. Aí o Walther Volpini sugeriu regular a compensação do leme.

Como o motor estava guinando o barco pra direita eu girei o compensador de forma que ele ficou apontando para a esquerda (olhando de trás para frente), conforme na fotos publicada dia 26/07/13.

No caso do motor estar guinando o barco para a esquerda, o procedimento será inverso, ou seja, você terá de apontar o compensador do leme para a direita, de forma que quando a água bater no compensador irá empurrar o leme para direita girando o manche para esquerda.

Cuidado pra não girar muito o compensador para direita senão irá mudar a direção da guinada para o outro lado.

Então, agora eu vou checar se o motor está bem centralizado, pois em alta rotação ele continua puxando para direita, mas muito pouco.

Antes eu tinha que fazer força para manter o barco em linha reta, depois que eu levantei o pino de regulagem do motor.

Voltamos de um ponto distante 40 minutos e meu braço ficou até dolorido de tanto segurar o bicho.

;-)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...