Ir para conteúdo

Carretilha... Utilização de cama ; multi x monofilamento


Posts Recomendados

Pessoal, vou colocar aqui um tema talvez bem polemico, mas que foi motivo de discussão entre nosso grupo de amigos.

vcs utilizam aquela cama de monofilamento para aumentar o volume no carretel e depois emenda com multifilamento??

ninguem da nossa turma utiliza isso, coloca tudo no carretel a multifilamento.

então gostaria da opinião de vcs, inclusive quanto a bitola da monofilamento caso seja utilizada

grande abraço a todos

Fiquem com Deus.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu Silvio, abbrçs obrigado

Boas tardes Magrão...

Vc já deu uma olhada neste post: viewtopic.php?f=72&t=31215 ?

Tem várias dicas e idéias de como abastecer a carreta e calcular quanto de cama vai.

Abraço,

Esqueci de responder a pergunta principal...

Eu uso cama de mono 0,40 e nunca tive problemas com as multis até 40 lbs.

Nas multi mais grossas (pesca na AM) eu não uso cama, pois acho a quantidade de linha que cabe nas minhas carretas é o suficiente para encher e depois de 2/3 dias eu inverto a linha.

Abração...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sílvio, no grupo que faço parte, são poucos que ainda utilizam mono e todos carregam o carretel todo com multi, sem fazer cama.

Eu não gosto da mono principalmente por causa da "memória".

Alguém poderia explicar resumidamente o porque de se fazer a cama com mono? Seria para o carrego ficar mais barato?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Porque na pescaria com iscas artificiais raramente vc usara mais do que 50 metros de linha, ate porque dificilmente vc fará arremessos com mais de 30 metros de distancia, então se vc fizer uma cama com mono bem acondicionada, além de proteger pois a mono nao carreia agua pro carretel como a multi, vc abastece com uns 70 metros de multifilamento que é bem mais cara.

Eu uso a cama de mono0,40 e nunca cheguei a utiliza-la durante uma pescaria pois nao chega até ela, porém se um peixão levar linha a 0,40 ainda agüenta o tranco, utilizo o nó albright na emenda

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sílvio, no grupo que faço parte, são poucos que ainda utilizam mono e todos carregam o carretel todo com multi, sem fazer cama.

Eu não gosto da mono principalmente por causa da "memória".

Alguém poderia explicar resumidamente o porque de se fazer a cama com mono? Seria para o carrego ficar mais barato?

Sim, é isso mesmo joia:::

Um pouco de economia não faz mal a ninguém... ::tudo::

O nosso amigo Kennedy já falou tudo ai pra cima também...

Abração a todos...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu sempre usei (e vou continuar usando) cama de mono nas carretilhas. Coloco 75m de multi e completo com mono 0,40 até encher o carretel. Com isso um carretel de multi dá pra duas cargas.

Nunca chego a descarregar a mono, 75m de linha é bem mais que o suficiente para mim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

vá como se fosse pegar o azulão de 2,5!!!

e Deus vai abençoar, o externo do amazonas vai estar propicio, não apara o Azulão de 2,5..

porém para um Açu, de 7 Kg, que já será 5 Kg a mais do que o seu recorde...

vá curta, divirta-se, fotografe, filme, e traga vários relatos dentro do seu coração!

um grande abraço!

Deus abençoe a todos nós que vamos ao Amazonas este ano pela primeira vez!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já utilizei cama, mas hoje minhas carretilhas estão sem.. Quando precisar eu inverto a linha.

Mas tudo depende de onde você pesca.

Nessa ultima pescaria que fiz foi no Rancho do Kojak e aconteceu algo que eu fiquei bem impressionado..

Eu estava com dois conjuntos no barco sendo:

Vara 5'8 Custom - Blank HMX 15lbs + Shimano Core 51MG7+ Linha Sufix 832 50lbs

vara 5'8 Custom - Blank HMX 20lbs + Quantum Smoke 101 + linha Power Pro Super Slick 30 lbs.

Nenhuma estava com cama no carretel.

Quando estávamos bem cansados e tomando aquela breja gelada, o Guia Deivid dava alguns arremessos e ele zerava a linha do carretel. Rapaz, eu nunca tinha visto aquilo.. Ia longe demais.. Tentei diversas vezes e não chegava nem perto.

Portanto vai de pessoa para pessoa mesmo. E de lugar para lugar. Se precisa de um arremesso longo ou não, etc etc.

Gde Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como eu utilizo as mesmas carretilhas pra todos os lugares q vou, acabam sendo carretilhas de carretel grande. (smoke 151, Zillion type-r e agora a Exo 101)

o q eu faço quando utilizo elas pra pescar os tucuninhas aqui do sudeste é cama, mas como "multi velha". aquela q já inferti o lado 2 vezes e já ta gasta e desfiando.

quando vou pra AM ai, abasteço com a multi direto, pq 50lb cabe mais ou menos uns 110 metros o q eu axo ideal!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No momento estou utilizando uma Curado 201. Acho o carretel muito pequeno para fazer a cama com a mono. Se eu fizer isso, depois não vai caber quase nada da multi. E aqui na região, não é difícil bater um Tucunaré Amarelo ou uma Saranha na faixa de 5 a 6 kg. Briga dura, toma linha pra caramba.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No momento estou utilizando uma Curado 201. Acho o carretel muito pequeno para fazer a cama com a mono. Se eu fizer isso, depois não vai caber quase nada da multi. E aqui na região, não é difícil bater um Tucunaré Amarelo ou uma Saranha na faixa de 5 a 6 kg. Briga dura, toma linha pra caramba.

Fábio,

A curado 201 cabe muiiiita linha... Eu tenho uma. Mesmo com cama cabe linha pra "dedéu". :gorfei: :gorfei: :gorfei:

O segredo é saber quanto de cama utilizar para colocar o tanto de multi que você quer..

Mas é questão de gosto mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como eu utilizo as mesmas carretilhas pra todos os lugares q vou, acabam sendo carretilhas de carretel grande. (smoke 151, Zillion type-r e agora a Exo 101)

o q eu faço quando utilizo elas pra pescar os tucuninhas aqui do sudeste é cama, mas como "multi velha". aquela q já inferti o lado 2 vezes e já ta gasta e desfiando.

quando vou pra AM ai, abasteço com a multi direto, pq 50lb cabe mais ou menos uns 110 metros o q eu axo ideal!

2X. joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...