Ir para conteúdo

Vara para pesca Vertical - Jump Jig


Marcio G Monteiro

Posts Recomendados

Ola a todos,

Estou com algumas dúvidas com relação as especificações desse tipo de vara. Agradeço quem puder ajudar.

Na minha visão de iniciante, leiga é claro, a especificação do peso da isca de uma vara estaria relacionada ao arremesso. Então se colocasse-mos uma isca com peso maior ao recomendado pela vara, a mesma poderia quebrar no lançamento. E se colocasse-mos uma isca mais leve, certamente não alcançaria uma longa distância. Pergunta 1 : É isso mesmo ?

Mas no caso das varas para pesca vertical não temos o arremesso. Em todos os modelos que vi, quando se aumenta o peso do jig, a vara também aumenta a libragem (PE 4-6 = 40lb-60lb / PE 6-8 = 60-80lb / PE 8-10 = 80-100lb). Até onde sei, a escolha do peso do jig, não está relacionada ao tamanho do peixe que queremos pegar, e sim a capacidade da isca chegar ao fundo, em função da força das correntezas. Pergunta 2: Meu raciocínio está correto até aqui ?

Pergunta 3: Se não falei grandes besteiras acima, gostaria de saber quais são os contras se eu usar um jig, que chegue ao fundo do local, porém o peso do jig seja bem menor que o mínimo da vara ? Exemplo : uma vara PE8-10 140-250g com uma isca pequena de 60g ?

Na minha leiga percepção eu teria : perda de esportividade e aumento do peso da vara. É isso ? Mais algum(ns) contra(s) ?

Eu acredito que tenha algum outro, caso contrário, porque a vara traria a especificação do mínimo ? oloko::

Agradeço novamente a ajuda.

Um abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa Marcio.

Sim,o peso excessivo da isca pode quebrar a vara no arremesso.Mas não é só isso,a isca não vai trabalhar corretamente se for super dimensionada.

No vertical jigging,dificilmente vc irá quebrar a vara por causa disso,o que vai acontecer é que seu jig não trabalhará corretamente,tornando a isca menos atrativa ao predador.A ação da vara ficará prejudicada,pode não parecer,mas o trabalho de vara correto,aumenta muito o número de ataques.

Quanto a escolha da linha,o peso da isca tem menor relevância,o mais importante é o equipamento(vara e molinete),o peixe alvo e a correnteza no local.Locais profundos(100m) e com forte corrente,às vezes, pedem uma linha mais fina para diminuir o arrasto,fazendo que o jig fique mais tempo abaixo do barco.Iscas trabalhadas longe,com a linha perpendicular,distante do barco,costumam ser pouco atrativas.Para descer mais rápido,é claro que um jig mais pesado ajuda,mas não é tudo.Também é muito importante o uso de um líder o mais invisível possível,faz muita diferença.

Ou seja,equipamento equilibrado é tudo.

Só para ilustrar,dá uma olhada no site da MCWorks,uma das varas de mais tops do mercado,veja como eles tem vários modelos iguais,com indicação para pesos diferentes.Repara o tamanho das "mulas"que os japas estão tirando,com materiais teoricamente leves para nós brasileiros. joia:::

http://www.mcworks.jp

Abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...