Ir para conteúdo

Rip 4.25 - pretenso tutorial


Wellington BSB

Posts Recomendados

Reparto aqui minha experiência ... foi uma resposta a uma pergunta no Caterva.

Experiência não significa verdade ...

Ah! Testem as iscas em casa usando uma vasilha com água suficiente para a garateia traseira não tocar no fundo. Uso um balde. Passei a testar assim após ler um post do Gusso.

As garateias originais da rip 4.25 são VMC 2X e a hélice original de paleta simples, tipo torpedinho, só que um pouco maior.

O caminho mais direto:

1. Compre o kit de hélice pequena slim da Jennerlure - vem pitão e hélice - no site iscaecia tem ...

Imagem Postada

http://www.iscaecompanhia.com.br/p/KIT- ... IM/651/11/

2. Retire as garateias e argolas originais;

3. Retire o pitão original traseiro com cups (chapeuzinhos)

4. Retire pitão e hélice da embalagem

5. "Vista" um chapeuzinho no pitão do kit, com a parte côncava voltada para o olhal do pitão

6. Encaixe a hélice do kit no pitão na traseira da hélice, com a parte de frente das palhetas para frente (olhe suas outras iscas que vc entenderá)

Imagem Postada

7. Não coloque o outro cup; não serve para nada

8. Coloque o pitão /hélice na traseira da isca, girando até quase encostar a hélice na isca ... deixe um pequeno espaço, suficiente pra ver o pitão entre a hélice e a isca ...

9. Eu uso e recomendo veementemente o uso de argolas 80 lbs com trava do Charles da CCM - vc tb pode comprar direto com o Charles; ele é registrado aqui no Fórum

Imagem Postada

http://www.iscaecompanhia.com.br/p/ARGO ... bs/901/14/

10. Se não quiser comprar, diga-me quais argolas vc tem ou escolha a mais leve e resistente

11. A garateia que vc não erra a regulagem é a VMC 6X 8527 #2. Mas pode usar a VMC 4X #2; VMC 4X #1; Owner 3X ST-56 #2; Owner 4X ST-66 #2;

Owner 2X ST-41 #1, Celta 5X #2 e um monte de outras.

12. O ideal é que a isca se aproxime o máximo de 90 graus, sem ficar a 90 graus. Vc pode montar a garateia na frente e ir aumentando atrás até ficar no ponto desejado. Depois, vá testando até achar a regulagem que mais te agrada (neste teste, use sempre a mesma abertura/regulagem da palheta das hélices). Se quiser aloprar, pode colocar a bichinha reta a 90 graus que tb vai nadar que é uma beleza. Quanto mais próximo de 90 graus, mais barulho. Tudo depende da regulagem que vc gostar; cada pescador tem a sua.

13. Sempre monte a garateia na argola CCM primeiro, para depois montar na isca.

14. Independentemente das ferragens, vc pode regular a isca da mesma forma.

15. Fique sempre atento à frente da isca; se em repouso afundar muito, a isca pode mergulhar ao ser tracionada; tudo depende de sua observação e seus testes; isca muito afunda pode ficar muito boa se trabalhada com a ponta da vara pra cima ou para o lado. Tudo depende de testar.

16. Não precisa trocar os pitões da barriga e da frente.

17. Isca com garateias mais pesadas torce menos ou não torce a linha.

Meu, tu vais ficar doidim com o trabalho e o som da isca; garanto.

Se vc tiver outras palhetas de hélice, tb dá pra usar. As hélices que equipam as Woodchopper de 8 cm são maravilhosas (as maiores). As hélices das iscas Caribe Lures 4.25 são perfeitas pras rips 4.25. As hélices das Caribes 6 tb podem ser usadas, sendo o ideal cortar um pedacinho da ponta de cada lado da hélice, para evitar muita torção na isca.

Boa sorte e qq coisa grita aí.

Abração,

Wellington ... joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Wellington, boa noite. Tenho uma isca desta e mudei a hélice. Entretanto, percebi que o barulho de metal da hélice ficou ruim, isto é diferente do tradicional barulho das rips 5,5. Coloquei uma hélice do Maurão (das antigas) de pás arredondadas. Será que se colocar uma hélice Jenner o barulho de metal na hélice é bom?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Wellington, boa noite. Tenho uma isca desta e mudei a hélice. Entretanto, percebi que o barulho de metal da hélice ficou ruim, isto é diferente do tradicional barulho das rips 5,5. Coloquei uma hélice do Maurão (das antigas) de pás arredondadas. Será que se colocar uma hélice Jenner o barulho de metal na hélice é bom?

E aí, Mano, bão???

Cara, este tal de barulho da hélice é Phodis ... afinar a palheta pra turma que ama as rips é Phodis ...

André, quais garateias e argolas cê tá usando? Qual posição a isca fica no balde? Vc regulou as palhetas da mesma forma que a Rip 5,5? Tentou mudar a regulagem pra procurar o barulho que te agrada?

Eu não tenho o som das rips na cabeça ... minha cabeça estabeleceu o som que eu gosto mais, e, apesar de buscar este som, não me estresso ... sempre procuro tirar o máximo da isca ...

Cê viu as fotos do Betão? Ele montou com a hélice das caribes; acho que foi da 6". É uma inversão, em que as hélices das caribes ficam bem melhores que as originais.

Sobre as hélices Jennerlure, estas caracterizam pelo excelente som que fazem a isca produzir, além de serem bem mais pesadas, afundando mais a traseira da hélice e aumentando o barulho.

Bicho, a parada é buscar o som que te agrada ...

Já viu as hélices que equipam as iscas CCM de 8 e 11 cm? Cê pode tentar, é só mandar uma MP pro Charles.

Ouve só (se segura aí ...) ...

http-~~-//youtu.be/o_E9m-z7uV8

http-~~-//youtu.be/WBrCSY4l4lY

As iscas do Charles são bem melhores que as Rips, especialmente essas 2 de 8 e 11 cm.

Cê pode usar tb as hélices que equipam as iscas Poe ... são parecidíssimas ou iguais às do Charles ...

Imagem Postada

http://www.azcampingpesca.com.br/produc ... iscas-poes

Pode procurar o Maurão Nakatani ...

O Celso Sasaki do Caterva tb faz hélices excelentes ...

Ou ... pega uma hélice da rip e corta desbastando as laterais e vai testando até chegar ao ponto que vc quer ...

Ou espera o dia 8 de agosto que vc testa várias hélices e regulagens diferentes ...

Ufa!!

Forte abraço,

Wellington ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...