Ir para conteúdo

Molinete 2000 para isca artificial.


Posts Recomendados

Olá pessoal, estou de viagem marcada para o MT, onde passarei uma semana no rio São João, comprei alguns equipamentos que considero básicos para minha pescaria, dois conjuntos de carretilhas/varas da MS tendo em vista que estou a bastante tempo parado, e não vou pescar com tanta frequência, mas a uns 15 dias, passei em uma loja aqui na cidade, e vi um molinete que me atraiu, um prisma 2000, também da MS. Pois bem, preço bom, acabei comprando, no intuito de pescar com iscas artificias menores com o mesmo, pois a carretilha dificulta a pesca com iscas inferiores a 10 gramas. Ai vai minha pergunta: Nunca pesquei com iscas artificiais de molinete, o que devo fazer? Linha de mono ou multi? Girador? Ainda não comprei a vara, se os amigos quiserem me indicar, agradeço. Outra coisa, e a bitola da linha? Só mais um detalhe, os peixes da região são o tucunaré, palmitos, bicudas, cachorras e o trairão, este último em grande quantidade.

Grato desde já.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Blz Natanoel?

Faz muuuuito tempo que não pincho com molinete, mas meu filho ainda utiliza pq não consegue arremessos longos com carreta.

No molinete utiliza linha multi samurai Daiwa 40lbs, parece muito 40lbs mas esta linha Daiwa é extremamente fina e possui 8 fios que proporciona arremessos muito longos. A varinha é de ação rápida mas não me recordo as especificações e marca.

Obs. em minhas carretas utilizo a mesma linha e faço arremessos com iscas de 9 gramas normalmente.

:amigo:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado Marcelo!!!

Pois é, vou tentar arremessar essas iscas menores com a carreta, se der muito trabalho, vou pro molinete, apenas com as mais leves. Outra pergunta pra vc e pro resto da turma: O que acham do uso de snap com girador(tratando-se apenas da pesca com molinete)? Atrapalha muito a ação das iscas? É realmente necessário para a diminuição da torção da linha, mesmo com iscas artificiais que não tem aquele movimento giratório sobre o próprio eixo, como no caso das colheres?

Grato desde já.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ai Marcelão, acho que abri este tópico no lugar errado, abri outro la na seção varas, carretilhas/molinetes, iscas e linhas , se quiser acompanhar pra tirar as dúvidas sobre o girador, acho que vão visualizar mais lá. É assim msm, to aprendendo agora, kkkkkkkk.

Abraços amigo!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E ai pessoal, alguém pode me ajudar?

Natanoel em breve alguem que entenda de molinetes provavelmente irá ajuda-lo eu só estou achando esse molinete e iscas inferiores a 10g muito pequenas e fracas para esses peixes que voce citou e ainda trairões em quantidade,abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Natanoel,

Sou dos que ainda usam molinetes, portanto eis minhas contribuições :

arrow:: Tamanho do molinete (2000) me parece um pouco menor que o ideal, mas funciona. Possivelmente terá como ponto positivo o seu peso, que deve ser bem menor que um equivalente mais avantajado. Importante ver a capacidade de carregar linha, pois normalmente não são grandes. Mesmo que as pescarias dos peixes que mencionou não serem de uso de grandes metragens, é recomendado se ter pelo menos uns 60/70 m de linha para uma eventualidade.

arrow:: Em se tratando da linha, a já mencionada é boa, embora prefira as Power Pro, também um multifilamento de boa capacidade de trabalho e lançamento. É necessário ver apenas uma oferta de bom benefício x custo. Num molinete 2000, trabalhe com linha multi de 30 lb, com um líder de mono de 0,50 mm (opcional) que estará bem preparado para os peixes pretendidos.

arrow:: Quanto a vara, sugiro que busque uma de ação média, com características de resistência de 8 à 17 lb. Essas medidas são para linha de monofilamento, de modo que a multi poderá ser usada sem problemas. A ideia de uma sugestão de ação média decorre da sua intenção de usar iscas de 10 g, cujo pequeno peso precisa de uma maior flexibilidade da vara para arremessos mais longos. Uma vara de melhor qualidade lhe possibilitará também usar iscas maiores ou mais pesadas. Também recomendo pensar em varas de 6' (seis pés), que são de uma proporção excelente para seu propósito.

arrow:: O uso de giradores é quase sempre um complicador ! Não sendo em iscas que rodopiam em cima do próprio eixo (colheres), me parece ser um item dispensável no uso de artificiais (o mesmo não acontece na pesca com iscas naturais). Acredito que um grampo (snap) de boa qualidade e de tamanho proporcional (cuidado para não ficar pescado e atrapalhar o trabalho da artificial) esse ponto se resolve. Aproveito o ensejo para mencionar que a tralha para pesca de espera é um pouquinho diferente da usada com iscas artificiais. A linha de multifilamento é excelente para respostas imediatas e precisas nas bocas de peixes agressivos, como é o caso das traíras e tucunas, cuja resposta precisa ser imediata. Sua composição e dureza (flexibilidade zero) fazem sua resistência a abrasão ser pequena, e em qualquer enrosco ou galhada submersa, a linha se partirá. No caso de linhas de monofilamento, essa resistência é MUITO maior, e como não há necessidade de uma pronta resposta na fisgada, e uma maior flexibilidade da linha no trabalho de embarcar o peixe, ela se mostra mais adequada. MAS ambas funcionam tranquilamente.

arrow:: As iscas são sempre de gosto pessoal, embora já existam algumas delas clássicas que se destacam pela produtividade produzida. Acho apenas que a pescaria de trairões (ou traíras) com iscas de menos de 10 g uma temeridade (pela possível fragilidade de construção na fabricação para terem esse peso). Tá certo que serão bastante esportivas e poderão ser usadas em locais mais adequados para os peixes de menor tamanho, mas têm esse agravante. A depender do local onde estiver pescando, verifique a resistência das garateias do fabricante, e se não sentir "firmeza", troque-as por outras um pouco mais resistentes, pois poderá ser uma boa opção de enfrentar um exemplar maior e/ou mais agressivo. Iscas de fabricantes mais conceituados normalmente são melhor estruturadas, que as genéricas que aparecem com grande variedade. Como sugestão, pense nas twitch baits (lelé da Borboleta), assim como nas iscas de superfície da Moro/Deconto, da KV e se tiver oportunidade, tem umas da Rebel excelentes.

Qualquer dúvida que possa ajudar, não hesite... Boas pescarias ::fishing

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:amigo: É Marcelão, o Kid tirou as minhas dúvidas, as suas e a de meio mundo de gente, kkkkkkkkkkkk. Obrigado mesmo Kid, muito esclarecedora sua resposta, farei o que você me indicou ao pé da letra. joia::: . Estava pensando justamente no que o Ramon e o Kid falaram, nos trairões com iscas pequenas, acho que será um problema, mas deixarei para usar esta montagem com iscas menores apenas em último caso, abraços!!! legal::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Natanoel,

arrow:: Mais uma "dica" que poderá ser útil !

arrow:: Quando se pesca com iscas maiores, a probabilidade de fisgar numa das garateias é bem maior que nas duas, e com isso, a chance do peixe escapar é bem maior.

arrow:: Quando se usa iscas de menor tamanho, a possibilidade de "encharutamento" (a isca fica totalmente dentro da boca do peixe) é muito maior, e com isso, via de regra, as duas garateias terminam travando a boca do peixe.

arrow:: Naturalmente que as garateias precisarão ser fortes o suficiente para aguentar o tranco, daí a recomendação de substituição das originais por outras reforçadas...

arrow:: No caso dos trairões, a conversa é um pouco mais complicada, pois a pancada é bruta e normalmente a isca tende a se partir pela violência com que é tratada na boca do peixe. Se estiver com possibilidades de engatar um desses peixes, o uso de um líder de aço (encapado é melhor) se torna imprescindível ! Boa sorte ::fishing

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Natanoel,

arrow:: Mais uma "dica" que poderá ser útil !

arrow:: Quando se pesca com iscas maiores, a probabilidade de fisgar numa das garateias é bem maior que nas duas, e com isso, a chance do peixe escapar é bem maior.

arrow:: Quando se usa iscas de menor tamanho, a possibilidade de "encharutamento" (a isca fica totalmente dentro da boca do peixe) é muito maior, e com isso, via de regra, as duas garateias terminam travando a boca do peixe.

arrow:: Naturalmente que as garateias precisarão ser fortes o suficiente para aguentar o tranco, daí a recomendação de substituição das originais por outras reforçadas...

arrow:: No caso dos trairões, a conversa é um pouco mais complicada, pois a pancada é bruta e normalmente a isca tende a se partir pela violência com que é tratada na boca do peixe. Se estiver com possibilidades de engatar um desses peixes, o uso de um líder de aço (encapado é melhor) se torna imprescindível ! Boa sorte ::fishing

Completando a aula do Kid,pode usar o lider de cabinho de aço( 25 ou 30lbs esta de bom tamanho) esse mesmo pode ser unido a multi filamento através do no Albrigt.....use pelo menos uns 25cm joia::: C

Caso for bater de frente com trairão a cima dos 7kg,sugiro iscas maiores de pelo menos uns 10cm,essas vão na casa dos 15g a cima( tiipo Dr Spook Jr,Perversa,,,,,,e tals)....as mesmas são encharutadas sem problemas....

Boa sorte na empreitada......

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é, estava pensando justamente nisso, em colocar um cabinho de aço flexível, para melhorar minhas chances de tirar um trairão grande. Ainda não havia comprado o cabinho, pq na internet tem muita gente falando que atrapalha o trabalho da isca, que não presta e esses tipos de coisa, mas agora com as dicas de Kid e do Alex com certeza comprarei.

Obrigado turma!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...