Ir para conteúdo

Carretilhas são melhores que molinetes? Por quê?


Posts Recomendados

Pessoal, bom dia. Pesco desde a adolescência e sou apaixonado por rios e pescarias, mas na minha adolescência, devido as condições financeiras eu só pescava de caniço, e a partir de 2003 eu passei a pescar com molinetes e não vejo segredo no arremesso de molinetes.

Agora o problema é a tal carretilha. Para experimentar comprei um carretilha da Marine Sport, Titan, e me recomendaram usar linha de nylon 0,40, e estou usando.

Quando deixo a regulagem mais solta eu consigo arremessar mais longe mas a linha vira um emaranhado no cilindro de recolhimento.

Quando eu prendo um pouco mais, não faz emaranhado de linha no cilindro, mas a isca com anzol não vai muito longe.

Eu cheguei até pensar que Deus fez o molinete e o diabo inventou a carretilha. Oh negócio difícil de lidar!

Por causa dessas dificuldades eu evito de pescar com ela, prefiro o molinte.

Pergunto:

Carretilhas são melhores que molinetes? Por quê?

No meu caso, o problema está na carretilha ou na regulagem da carretilha?

Ou naquela pecinha que fica atrás da carretilha, chamada "pescador"?

O que leva os pescadores preferirem carretilhas ao invés de molinetes? Quais as vantagens das carretilhas em relação aos molinetes?

Ajudem-me, pois ainda não consegui ver benefícios nessas carretilhas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, bom dia. Pesco desde a adolescência e sou apaixonado por rios e pescarias, mas na minha adolescência, devido as condições financeiras eu só pescava de caniço, e a partir de 2003 eu passei a pescar com molinetes e não vejo segredo no arremesso de molinetes.

Agora o problema é a tal carretilha. Para experimentar comprei um carretilha da Marine Sport, Titan, e me recomendaram usar linha de nylon 0,40, e estou usando.

Para começar é isso mesmo nylon

Quando deixo a regulagem mais solta eu consigo arremessar mais longe mas a linha vira um emaranhado no cilindro de recolhimento.

Essas cabeleiras são normais,quando esta aprendendo

Quando eu prendo um pouco mais, não faz emaranhado de linha no cilindro, mas a isca com anzol não vai muito longe.

É o jeito certo de aprender,aperta um pouco a regulagem,e aos poucos conforme vai se adaptando vai soltando a regulagem...

Eu cheguei até pensar que Deus fez o molinete e o diabo inventou a carretilha. Oh negócio difícil de lidar!

kkkkkkk mais ou menos isso,mas Deus fez as duas kkkk

Por causa dessas dificuldades eu evito de pescar com ela, prefiro o molinte.

Pergunto:

Carretilhas são melhores que molinetes? Por quê?

Depende,tanto um quanto o outro tem seus pontos positivos

No meu caso, o problema está na carretilha ou na regulagem da carretilha?

Regulagem

Ou naquela pecinha que fica atrás da carretilha, chamada "pescador"?

Tambem kkk

O que leva os pescadores preferirem carretilhas ao invés de molinetes? Quais as vantagens das carretilhas em relação aos molinetes?

Arremessos mais longos e velocidade de recolhimento

Ajudem-me, pois ainda não consegui ver benefícios nessas carretilhas.

Abraços e espero ter ajudado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ileonilson...

Pra mim, a carretilha faz mesmo a diferença ao se trabalhar iscas artificiais de superfície, que necessitem toques secos, curtos e movimentos rápidos. Nesse quesito, o molinete não consegue - eu acho - atingir os movimentos da carretilha.

Não sei com qual vara está usando a carretilha, mas ela é fundamental para um bom arremesso. A linha mono tbm não favorece muito, pois esta possui um pouco de memória, o que prejudica na sua liberação do carretel. A regulagem do freio (magnético ou centrífugo) para executar arremessos varia conforme o gosto do usuário e o grau de experiência. Acho que todos aqui começaram com a carretilha mais presa e foi soltando o freio conforme o tempo. Lembrando que existem pelo menos 2 tipos de freio para ser regulado: 1. o magnético/centrífugo; e 2. Sintonia fina, que fica normalmente ao lado da manivela.

Procure no youtube algum vídeo bacana.... tem vários legais que ensinam e dão dicas de como regular a carretilha e executar bons arremessos.

E o lance é treino. Não tem mágica. Treinando se vai longe!!

Espero ter ajudado um pouco, amigo!!

Abraxxxx

Edu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ileonilson, bom dia.

A única diferença que vejo entre uma carreta e um molinete é o sistema de freio mesmo, no molinete você "enfia" o dedão na linha e para ela na marra (quando for necessário), senão é só dosar a força do braço (sem medo porque não terá cabeleira) de acordo com sua necessidade (claro que o peso da isca e chumbada influenciam).

Na carreta, aprendi fazendo o seguinte: de acordo com o peso da isca (seja artificial ou chumbada e anzol), mantenha o carretel pressionado com o dedo e destrave a carreta. Em seguinda solte o dedo bem rapido do carretel pra ver se ele se movimenta, caso sim, pressione novamente o dedo e vá apertando o freio e soltando o dedo, apertando o freio e soltando o dedo de forma que liberando o dedo do carretel a isca (artificial ou chumbada e anzol) não se movimente. Ainda não acabou, o ponto ideal, na minha opinião se dá quando vc der leves toques na vara e o carretel se movimente bem devagar soltando um pouco de linha. Nesse ponto, quando vc der o arremesso, a isca cairá na agua e o carretel ira parar automaticamente para não criar cabeleira. Caso queira deixar mais solto, é só ir ajustando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigão, carretilha é por aí mesmo. Geralmente eu falo que se AMA ou se ODEIA pescar com elas. Mas tudo é do treino e prática. Pesquisa aqui no fórum mesmo, por autor, Pesca Pará, tem muitos vídeos de como abastecer a carretilha, regulagem de freio e etc... Eu mesmo aprendi bastante coisa com estes vídeos.

Espero ter ajudado.

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Carretilhas não são MELHORES e nem PIORES do que molinetes.

Cada um é cada um.

Tem diferentes usos e só para complicar: e spincast e underspin? (isto muito poucos conhecem ... e alguns julgam até que são só para crianças).

Há uma tendência, no que leio, de "julgar" carretilha superior à molinete, como há de julgar iscas artificiais melhores do que naturais ... não sei porque ...

Esquecem que o importante é ... PESCAR!!!

Técnica, equipo, ... só são importantes na medida que são os mais adequados para os peixes que se quer pescar, o local, ...

e nem falei de Fly ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, é uma questão de adaptação, conheço pescadores super experientes que pescam apenas de molinete.... Nos EUA o baitcasting em sua grande maioria é praticado de molinete também.... Os gringos que vem para amazônia arrastam grandes iscas de hélice, zaras e jigs usando molinetes.... É uma preferência pessoal.... um abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...