Ir para conteúdo

VC Deixa o Piloteiro Pescar ??? sim ou não ???


Posts Recomendados

Bem legal este tema, já tinha até pensado em inserir um assunto desse. Bom, também não gosto que piloteiro pesque, isso porque muitas vezes posicionam o bico do barco somente pra eles - esquecem de desenroscar a isca artificial. Enfim, estão ali pra ajudar os clientes a ter uma pescaria tranquila. Nunca me esqueço David do Kojak, e o Tonho do Valdecir - os mais prestativos que já vi. Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 63
  • Criado
  • Última resposta

Mais Ativos no Tópico

Xandego, bleza meu irmão. Partindo de vc tudo isso, é realmente muito bom ouvir tudo direitinho.

Eu particularmente trato muito bem o piloteiro, com respeito, amizade e principalmente procuro fazer uma amizade imaginando que vou voltar a pescar com ele.

abçrs

Fica com Deus

Magrão,

O assunto é muito bom, muito pertinente. joia:::

Eu particularmente nunca me deparei com o guia pescando sem pedir autorização, e olha que não pesco menos do que 10 vezes por ano. E principalmente, nunca tive um guia competindo o peixe. Todas as vezes que fui solicitado pelo guia foi para que o mesmo preparasse o equipamento para pegar isca ou um peixe específico para comer, quanto fazíamos nossos pinchos e/ou espera.

Até mesmo para levantar peixe, organizo com meu parceiro, um SEMPRE tem que estar com superfície para isso mesmo.

Vou polemizar agora:

Conheço bem os dois lados deste balcão das pousadas e barcos-hotéis, da região centro-oeste e norte do Brasil, pelo menos. Me parece que para as pousadas do sudeste (pelos relatos acima) os hábitos são um pouco diferentes (desconheço).

Na grande maioria das vezes o guia só se arrisca a pescar quando está de saco cheio de ter que aguentar turista que não sabe pescar (e acha que sabe) falar que não tem peixe.

Lógico, estou generalizando, em toda profissão tem mala. Mas este trabalhador de turismo de pesca em geral, principalmente no norte do país é uma pessoa muito humilde e que encara o trabalho com uma satisfação enorme. Fora o retorno financeiro, a riqueza de conhecimento que os turistas trazem (trocam), as farras na canoa, o bom clima de trabalho (em geral), com a equipe é uma coisa muito maior do que se pensa.

Imagina se um guia não dá trela de rir do Beto Caranha fazendo filme da Kazla com Pinguim. Ou o Marquinhos pescando de cueca. E por aí vai cada história mais engraçada que a outra de pescadores/turistas.

Não é nada incomum ver a equipe com saudades de uma boa turma. Não é nada incomum os guias competirem pela eficiência de seus turistas. Não é nada incomum, guias, garçons, funcionários em geral criarem amizade com turistas e passarem e se comunicar eventualmente.

Entrar no barco cagando regras para o seu guia e/ou oferecendo grana de cara é O PIOR QUE O PESCADOR PODE FAZER PARA GANHAR A CONFIANÇA DO SEU "COMPANHEIRO" DE BARCO DA PRÓXIMA SEMANA INTEIRA".

Não acho que o guia deva pescar não, mas se você tiver que falar isso para ele, acredite, 99% de chances de você estar fazendo merda. O bom pescador turista consegue corrigir um guia fraco, mas um bom guia nem sempre consegue ensinar um turista cabeça-dura a pescar.

Ganhar a confiança e proporcionar uma semana descontraída pro seu guia é a maior gorjeta que o pescador pode dar, e a maior garantia de que o guia vai ralar muito pelo amigo de barco que ele acabou de fazer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

no último pescalternativa com Nelsom Nakamura e Romani essa pergunta fica bem respondida...

piloteiro foi inventar logo com a vara do japa enquanto ele embarcava o peixe do vítor, levou um sabão e um tapão nos peitos bem dado... no bloco seguinte vc já pode reparar que é outro piloteiro...

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

veja:

cara mtoooooo bom essa imagem em....tomo uma dura e um tapa no peito.....kkkkkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Magrão,

O assunto é muito bom, muito pertinente. joia:::

Eu particularmente nunca me deparei com o guia pescando sem pedir autorização, e olha que não pesco menos do que 10 vezes por ano. E principalmente, nunca tive um guia competindo o peixe. Todas as vezes que fui solicitado pelo guia foi para que o mesmo preparasse o equipamento para pegar isca ou um peixe específico para comer, quanto fazíamos nossos pinchos e/ou espera.

Até mesmo para levantar peixe, organizo com meu parceiro, um SEMPRE tem que estar com superfície para isso mesmo.

Vou polemizar agora:

Conheço bem os dois lados deste balcão das pousadas e barcos-hotéis, da região centro-oeste e norte do Brasil, pelo menos. Me parece que para as pousadas do sudeste (pelos relatos acima) os hábitos são um pouco diferentes (desconheço).

Na grande maioria das vezes o guia só se arrisca a pescar quando está de saco cheio de ter que aguentar turista que não sabe pescar (e acha que sabe) falar que não tem peixe.

Lógico, estou generalizando, em toda profissão tem mala. Mas este trabalhador de turismo de pesca em geral, principalmente no norte do país é uma pessoa muito humilde e que encara o trabalho com uma satisfação enorme. Fora o retorno financeiro, a riqueza de conhecimento que os turistas trazem (trocam), as farras na canoa, o bom clima de trabalho (em geral), com a equipe é uma coisa muito maior do que se pensa.

Imagina se um guia não dá trela de rir do Beto Caranha fazendo filme da Kazla com Pinguim. Ou o Marquinhos pescando de cueca. E por aí vai cada história mais engraçada que a outra de pescadores/turistas.

Não é nada incomum ver a equipe com saudades de uma boa turma. Não é nada incomum os guias competirem pela eficiência de seus turistas. Não é nada incomum, guias, garçons, funcionários em geral criarem amizade com turistas e passarem e se comunicar eventualmente.

Entrar no barco cagando regras para o seu guia e/ou oferecendo grana de cara é O PIOR QUE O PESCADOR PODE FAZER PARA GANHAR A CONFIANÇA DO SEU "COMPANHEIRO" DE BARCO DA PRÓXIMA SEMANA INTEIRA".

Não acho que o guia deva pescar não, mas se você tiver que falar isso para ele, acredite, 99% de chances de você estar fazendo merda. O bom pescador turista consegue corrigir um guia fraco, mas um bom guia nem sempre consegue ensinar um turista cabeça-dura a pescar.

Ganhar a confiança e proporcionar uma semana descontraída pro seu guia é a maior gorjeta que o pescador pode dar, e a maior garantia de que o guia vai ralar muito pelo amigo de barco que ele acabou de fazer.

Eu acho que na grande maioria das situação seu posicionamento está correto, eu mesmo tenho muito tempo (anos) que não pego guia que sai pescando pra todo lado a ponto de ter que reprimir o cara, normalmente quando estou descansando uns 5 minutinhos (tomando uma gelada) ou quando para pro almoço o cara pergunta se pode dar uns arremessos e assim que volto a pescar o cara para. Porem já aconteceu de pegar guia que sai arremessando pra todo lado, nos melhores pontos e tal e isso é inadmissível pois o cara vai pegar o peixe que você poderia estar pegando.

Mais tem também turista que fica incentivando o cara a pescar o tempo todo, esse tipo pode ter certeza que não pesca comigo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

EU TAMBEM NÃO GOSTO DE GUIA PESCAR...

CONCORDO COM O XANDE. AQUI NO SUDESTE É MEIO QUE CULTURA DOS GUIAS PESCAREM PARA CAPTURAR MAIS PEIXES PARA LEVAR EMBORA (TRISTE MAIS REAL), ESSE ANO LEVEI MEU PAI AO ARAGUAIA, E DISSE A ELE QUE IRIA SE SURPREENDER COM O TRATAMENTO DO GUIA(TATINHA), POIS ATE ENTÃO SO CONHECIA GUIA EM PRESIDENTE EPITACIO. MEU PAI NÃO PEGOU NADA MAS FICOU ABOBADO COM O TRATAMENTO. EU ME ESTRESSEI TANTO COM GUIAS PESCANDO QUE COMPREI UM BARCO, E TEVE UMA SITUAÇÃO QUE PEDI UM GUIA PARA O DONO DA POUSADA E ACABOU QUE EU LEVEI O CARA PARA PESCAR, PILOTEI O BARCO PQ ELE CONHECIA MENOS QUE EU A REPRESA (É MOLE). MAS SOU SUPER EDUCADO COM OS GUIAS E PESCANDO OU NÃO NUNCA TEVE CORPO MOLE POR PARTE DELES..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pago para ver alguém aqui fazer o Eribert, o David, o GG (alguns dos que conheço pessoalmente) pescar..

Esses profissionais só arremessam quando estamos muitooo, muitoo cansados, tomando uma e mesmo assim tem que insistir muitoooo...

É mais fácil eles te convencerem que você não está cansado do que efetuar um arremesso.

Eu não gosto que piloteiro pesca pois já tive experiencias ruins (principalmente com posicionamento do barco). Porém nunca precisei falar nada, e nem pretendo.. Só se eu ver que a coisa tá feia mesmo.

Mas respeito todas opiniões..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou contar uma situação que aconteceu comigo em Panorama. Eu e meu irmão marcamos de pescar naquelas excursões de pesca de dois dias.

Saímos sexta a noite, e chegamos sábado de manhã. Deixamos as malas de roupa no quarto e fomos direto para os barcos de pesca. Chegando lá, percebi que o pessoal já conhecia os piloteiros e tudo. O nosso piloteiro foi um tal de Marciano.

1° dia de Pesca:

Marcamos para ir pegar dourado de manhã(isso já tinha sido programado na loja, onde fechamos o pacote de pesca). Navegamos por uns 25 a 30 minutos para chegar no ponto de pesca. Iscávamos a tuvira e largavamos o carretel de linha ... pescaria de rodada(put@ pescaria chata, nunca mais), ficamos nesta história gastando isca até as 11:00. (4:00 de pesca )

Deixamos de lado esta pescaria, e partimos para o tucunaré. Paramos novamente de onde saímos para pegar mais gasolina. Navegamos mais uns 20 minutos e chegamos em um ponto que o piloteiro falou que era bom ... ai começa a história.

O piloteiro colocava o barco em direção onde ele jogava a isca, quando ele percebia que tivemos alguma ação do peixe, ele virava o barco para ele, posicionava o local para ele pescar, e jogava a isca lá. Quando tínhamos uma ação boa, e quando não era possível ele virar o barco, ele acelerava o motor elétrico. Ficava impossível de trabalhar a isca.

Na noite na pousada, conversamos com o cara que tinha agendado a pescaria(Dono da loja que fechamos o pacote). Explicamos para ele o problema ocorrido, e ele ficou de conversar com o cara ou arranjar outro piloteiro.

No outro dia, chegamos no barco e parecia que o carinha da excursão não tinha feito Puts nenhuma. Então falamos para ele(piloteiro) que não queríamos que ele pescasse, mas tudo na boa.

Foi ai que a pescaria pioro, ele começou a levar a gente para um lugares nara a ver para pinchar, sem ação, sem nada. Motor elétrico ligado no talo, e tudo mais.

Nunca mais marcamos outra pescaria em excursão com a loja de pesca, depois do ocorrido.

Para mim, e o que o amigo disse, piloteiro e o guida de pesca, ele tem que nós proporcionar uma bela pescaria e não fica pescando. Quem esta pagando pelo serviço de guia somos nós. Creio que realmente tenho o pensamento assim devido a histórias passadas.

Minha resposta referente ao tema e NÃO.

Abs a todos e boas pescarias.

Fábio Ascacibas

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pra mim piloteiro bom não pesca, só se o cliente pedir (coisa de linguiceiro matador rsss).

Aqueles piloteiros que já chegam com a tralha, nunca vi um que prestava.

abs

Lineu, compartilho contigo.

Aqueles piloteiros que já chegam com a tralha, nunca vi um que prestava.

Considere minhas palavras também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fabio , que situação Heim? A gente se mata para dar uma pescadinha basica de 2 dias para matar as lumbrigas e pega um mala sem alça desse dai? P.Q.P. acho que vc foi até muito educado com o cara. Mas que dá vontade de dizer umas verdades isso dá sim.....Fica com Deus. abçrs

Vou contar uma situação que aconteceu comigo em Panorama. Eu e meu irmão marcamos de pescar naquelas excursões de pesca de dois dias.

Saímos sexta a noite, e chegamos sábado de manhã. Deixamos as malas de roupa no quarto e fomos direto para os barcos de pesca. Chegando lá, percebi que o pessoal já conhecia os piloteiros e tudo. O nosso piloteiro foi um tal de Marciano.

1° dia de Pesca:

Marcamos para ir pegar dourado de manhã(isso já tinha sido programado na loja, onde fechamos o pacote de pesca). Navegamos por uns 25 a 30 minutos para chegar no ponto de pesca. Iscávamos a tuvira e largavamos o carretel de linha ... pescaria de rodada(put@ pescaria chata, nunca mais), ficamos nesta história gastando isca até as 11:00. (4:00 de pesca )

Deixamos de lado esta pescaria, e partimos para o tucunaré. Paramos novamente de onde saímos para pegar mais gasolina. Navegamos mais uns 20 minutos e chegamos em um ponto que o piloteiro falou que era bom ... ai começa a história.

O piloteiro colocava o barco em direção onde ele jogava a isca, quando ele percebia que tivemos alguma ação do peixe, ele virava o barco para ele, posicionava o local para ele pescar, e jogava a isca lá. Quando tínhamos uma ação boa, e quando não era possível ele virar o barco, ele acelerava o motor elétrico. Ficava impossível de trabalhar a isca.

Na noite na pousada, conversamos com o cara que tinha agendado a pescaria(Dono da loja que fechamos o pacote). Explicamos para ele o problema ocorrido, e ele ficou de conversar com o cara ou arranjar outro piloteiro.

No outro dia, chegamos no barco e parecia que o carinha da excursão não tinha feito Puts nenhuma. Então falamos para ele(piloteiro) que não queríamos que ele pescasse, mas tudo na boa.

Foi ai que a pescaria pioro, ele começou a levar a gente para um lugares nara a ver para pinchar, sem ação, sem nada. Motor elétrico ligado no talo, e tudo mais.

Nunca mais marcamos outra pescaria em excursão com a loja de pesca, depois do ocorrido.

Para mim, e o que o amigo disse, piloteiro e o guida de pesca, ele tem que nós proporcionar uma bela pescaria e não fica pescando. Quem esta pagando pelo serviço de guia somos nós. Creio que realmente tenho o pensamento assim devido a histórias passadas.

Minha resposta referente ao tema e NÃO.

Abs a todos e boas pescarias.

Fábio Ascacibas

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal cada um tem uma opinião, basta respeitá-las, se quer ou não que o piloteiro pesque cada um tem sua escolha e pronto... IMPRESSIONANTE...mas nao vale a pena discutir mais isso pois cada um tem um ponto de vista, vamos pescar e pronto..........

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 semanas depois...

Pensei em não responder........mas.............., o tema levanta uma questão que vai além da opinião individual.

O tema trata do que queremos chamar de turismo de pesca, um setor de negócios que precisa de investimentos e precisa ser reconhecido como gerador de receitas, com estruturas preparadas para atendimento da demanda tanto local quanto internacional.

Não tenho experiências suficientes para qualificar o nível de serviço prestado pelas empresas da América Central e da vizinha Argentina, e apesar disto consigo claramente identificar que nestes locais serei tratado como a figura mais importante: O CLIENTE, aquele que irá propagar gratuitamente a qualidade e o profissionalismo do atendimento, gerando novas demandas e alimentando um círculo virtuoso que faz o peixe vivo ser muito mais valioso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...



×
×
  • Criar Novo...