Ir para conteúdo

Motor de Popa - Aproveitamento da energia gerada por ele


Posts Recomendados

Pessoal, eu tenho um motor de popa Mercury, 15hp super, partida manual.

Segundo as instruções do manual ele pode ser adaptado para partida elétrica, usando bateria de 12v, de 40 Ah, e em virtude disso há uns fios soltos que poderão ser usados para instalação da partida elétrica.

A dúvida que surge é a seguinte.

Se posso usar bateria para ligá-lo, provavelmente ele deve gerar energia para recarregar a bateria enquanto o motor estiver ligado. Certo?

Pergunto: É possível aproveitar essa energia que provavelmente recarrega uma bateria para alimentar uma lanterna (cilibrim) de 12 volts para fins de navegação noturna?

Tem alguém aqui no FTB que aproveita essa possível energia gerada pelo motor de popa ou que já viu alguém fazendo uso dessa energia?

Se vc tem alguma contribuição a respeito desse tema, fique a vontade para deixar sua resposta, pois sei que essa dúvida não é só minha mais de muitas outras pessoas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vc precisará instalar um retificador de corrente, que custa entre R$50 a R$100, ele aproveitará a energia produzida pela bobina, mas lembre-se esse retificador com esse motor gera 5 amp/h no máximo isso se o motor tiver em RPM máximo, quanto ao uso Selibim, como o Lamana disse a intensidade da Luz varia conforme a rotação do motor, lembra dos faróis da extintas mobiletes? Bom se for instalar partida elétrica compensa colocar, pois já vai ter fio pra ligar na bateria, caso contrário não compensa, vc terá que deixar fio solto no barco atrapalhando pra carregar praticamente nada, conheço muita gente que colocou e não usa mais, meu motor mesmo veio de fabrica e nunca usei. Outra questão tb pra se pensar, será que compensa gastar essa grana pra colocar partida elétrica num 15hp que tem partida tão leve e facil? Se fosse um 25hp ou 40hp dava pra entender.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pegando o gancho na pergunta, instalar um retificador num motor mercury 40 manual, é fácil?

Pode usar modelo de moto ou tem que ser especifico?

É muito fácil instalar. Você só precisa saber se o estator do seu motor é de 2 ou 3 fases. Aí é só comprar um retificador compatível, pode ser de moto mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente a partida do 15hp é muito leve, eu apesar de ser destro, dou partida com a mão esquerda puxando menos de 20 cm de corda.

Não tenho interesse em colocar partida elétrica pois não compensa e ainda aumenta o peso da carga tendo de levar bateria.

Eu queria apenas aproveitar a energia do motor, mas não tinha pensado na possibilidade de oscilação da energia quando o motor tivesse em baixa rotação.

Nesse caso vou ter de comprar uma lanterna recarregável bem potente que possa dar boa visibilidade durante a navegação.

Pessoal, de qualquer forma, obrigado pelas respostas. Pode acredita, contribuiu muito.

Abraço a todos que contribuíram nesse tópico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Tiago, obrigado pela resposta.

Como descubro quantas fases do estator do meu motor? O meu é um Mercury Manual 40 HP 3 Cilindros, não é tudo padrão?

Pegando o gancho na pergunta, instalar um retificador num motor mercury 40 manual, é fácil?

Pode usar modelo de moto ou tem que ser especifico?

É muito fácil instalar. Você só precisa saber se o estator do seu motor é de 2 ou 3 fases. Aí é só comprar um retificador compatível, pode ser de moto mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 anos depois...
Em 06/08/2013 at 16:27, Ileonilson disse:

Realmente a partida do 15hp é muito leve, eu apesar de ser destro, dou partida com a mão esquerda puxando menos de 20 cm de corda.

Não tenho interesse em colocar partida elétrica pois não compensa e ainda aumenta o peso da carga tendo de levar bateria.

Eu queria apenas aproveitar a energia do motor, mas não tinha pensado na possibilidade de oscilação da energia quando o motor tivesse em baixa rotação.

Nesse caso vou ter de comprar uma lanterna recarregável bem potente que possa dar boa visibilidade durante a navegação.

Pessoal, de qualquer forma, obrigado pelas respostas. Pode acredita, contribuiu muito.

Abraço a todos que contribuíram nesse tópico.

Nada impede que o amigo use a energia gerada pelo motor para carregar uma bateria, até mesmo de moto. Nela você poderá ligar o holofote sem problema algum.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Só para ilustrar; nada se cria e energia elétrica retirada do motor é transformação de potencia mecânica ( hp - perdas por oposição a geração desta potencia ) para gerar  12 volts e 5 amperes são necessários  perda de pelo menos 12 v. x 5 a. = 60 w equivalente a 1/11.5 de hp  isso quando o motor estiver em seu torque máximo . em baixa rpm a perda aumenta. Para obtermos energia elétrica em motores de pequenas potencias deveriamos utilizar placa solar que convertem outra forma de energia em elétrica e utilização de lampadas de led que consomem baixíssimas potencias. um grande abraço aos participantes deste forum.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 anos depois...
Em 06/05/2017 em 21:38, Sandro R. S. Buzatti disse:

Só para ilustrar; nada se cria e energia elétrica retirada do motor é transformação de potencia mecânica ( hp - perdas por oposição a geração desta potencia ) para gerar  12 volts e 5 amperes são necessários  perda de pelo menos 12 v. x 5 a. = 60 w equivalente a 1/11.5 de hp  isso quando o motor estiver em seu torque máximo . em baixa rpm a perda aumenta. Para obtermos energia elétrica em motores de pequenas potencias deveriamos utilizar placa solar que convertem outra forma de energia em elétrica e utilização de lampadas de led que consomem baixíssimas potencias. um grande abraço aos participantes deste forum.

 

Mas tendo suas informações como base, quer dizer que quando estiver com baixa aceleração não gera tanta tensão, mesmo se colocar um retificador para alimentar apenas paras as luzes laterais do barco, se estiver  indo devagar as luzes ficaram fraquinhas, correto?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...