Ir para conteúdo

VC dá gorjeta/caixinha para o Piloteiro ???????


Posts Recomendados

Moçada, depois do post que coloquei sobre:

" VC deixa o piloteiro pescar ? " sim ou não ?

Agora gostaria de dividir as opiniões com vcs.

VCS DÃO GORJETA/CAIXINHA PARA O PILOTEIRO ? QUANTO?

Eu particularmente quando gosto do piloteiro, o cara é atencioso, educado, vai atraz do peixe, não tem preguiça, normalmente no final da pescaria eu e meu parceiro damos R$ 100,00 para o camarada.

Já aconteceu de numa pescaria em Barcelos a gente dar R$ 200,00 porque o Mazzo , nosso Piloteiro no Thaiaçu do Marlon, foi muito gente boa, foi atraz dos bocudos, mesmo.

Então essa é minha visão .

abçrs a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ô Magrão,

Acho que voce quer virar piloteiro e tá fazendo essas enquetes pra ver se vale a pena :gorfei: :gorfei: :gorfei: :gorfei: :gorfei: :gorfei: :gorfei: :gorfei: :gorfei:

Sempre dou a caixinha pro piloteiro, ruim ou bom. As vezes, o piloteiro ruim, a culpa não é dele, e sim da Pousada ou Barco que, "no sufoco", contratou os serviços dele. O que importas é a boa vontade.

Normalmente, o piloteiro sendo "gente fina", atencioso, cumprindo suas funções, sempre dou de R$ 50,00 a R$ 100,00.

Abrx

Ricardo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ô Magrão,

Acho que voce quer virar piloteiro e tá fazendo essas enquetes pra ver se vale a pena :gorfei: :gorfei: :gorfei: :gorfei: :gorfei: :gorfei: :gorfei: :gorfei: :gorfei:

Ricardo.

Pior, né Ricardo? Tá ssondando o ambiente. Hahaha

Eu fico nessa faixa de 50 a 100 reais dependendo do serviço. Vai um pouquinho mais quando for pra dividir junto com a tripulação do barco.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se o guia for atencioso, educado, esforçado, eu dou gorjeta, especialmente se ele não se meter a querer pescar na canoa :gorfei: :gorfei: . Na amazônia, infelizmente, criou-se a caixinha obrigatória, seja bom ou ruim o serviço prestado, o que é uma pena, pois não separa o joio do trigo, todos ganham, mesmo os incompetentes e mal educados... O ideal é a gorjeta ser proporcional à qualidade do serviço joia:::

Abs. :amigo:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Reforço a realidade de que para muitos desses piloteiros, o "ganho da caixinha" faz parte do seu orçamento semanal.

arrow:: Na prática, o que mais se evidenciou funcionar foi ANTES da pescaria se iniciar, informá-lo do critério que será usado para qualificá-lo e ele ser devidamente remunerado.

arrow:: Pescando em Grupo, isso se torna ainda melhor, pois estabelecemos uma "cota extra" a ser dada àquele em cujo bote tiver sido embarcado o maior peixe da pescaria (couros ou escama - a depender do caso). Normalmente gera uns R$ 150 de adicional.

arrow:: arrow:: De uma forma geral, já fazemos uma arrecadação prévia (cerca de R$ 100 à 150 p/pescador) para estruturar a caixinha não só dos piloteiros, mas também das demais pessoas que colaboram com o sucesso do evento (cozinheira, garçom, arrumadeira, prático, etc...).

arrow:: Fazemos também um julgamento de meritocracia ao escolher os dois melhores piloteiros (cada pescador vota em dois nomes da sua preferência - voto aberto - e vencem os dois mais votados) e estes ganham um valor 50% superior aos demais (fica na faixa de R$ 150), assim como aquele que mais se destacou nos serviços de apoio (excluídos os piloteiros), que também ganha um valor um pouco acima dos demais (também na faixa de R$ 150).

arrow:: Por fim e também com um pouco de consciência no trabalho realizado pelo piloteiro, até por ser ele que te põe na "cara do peixe", estipulamos que exista um valor prêmio para cada tucuna acima de 8 kg, assim como peixe de couro acima dos 30kg.

arrow:: Tucunas de 2 dígitos e couro acima dos 50kg merecem o dobro da gratificação (R$ 60) acumulativo aos demais esquemas em curso...

Com isso, passamos a ter um apoio sempre mais eficaz, e mais que isso, a vontade permanente dos piloteiros em nos clocar pescando...

arrow:: Pegar diversos bocudos acima de 8 quilos não é algo tão frequente assim para um mesmo pescador, quem dirá os acima de 10 quilos...

arrow:: Para quem vai até lá, esse custo não arranha a felicidade pela fotografia tirada... ::fishing

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em Epitácio e Teodoro eu sempre levo boné, iscas usadas, camisa qua não uso mais, camisetas, óculos, linha, e já dei até varas e carretilhas para eles. Mas isso se realmente for merecido.

Já na Amazônia, cheguei lá morrendo de medo pois a notícia era de repiquete bravo, então apelei, ofereci 50 reais pro guia pra cada tucunaré de 7kg ou mais, Acabei dando 200 reais pra ele e ainda ficamos devendo uns 200.... doeu:: doeu:: doeu:: Pra mim valeu a pena....

Pra mim, se merecer, a caixinha é válida, o tanto que os caras ralam pra te por na cara do peixe, principalmente na amazônia onde passamos horas varando uma mata fechada, é loucura....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá,

Sempre! Inclusive, já dei vários equipamentos de pesca também...desde garatéias e iscas até vara custom. Aquilo que pode fazer pouca ou nenhuma diferença para nós, certamente, fará muita diferença pro piloteiro.

Forte abraço a todos,

Eduardo

Amigo Edu, eu só faria uma ressalva, no meu ponto de vista é melhor dar um valor em dinheiro mesmo, pq uma vara de pesca, ainda mais uma custom (que nós bem sabemos pode custar até bem além de 1000 reais), dada a um piloteiro, certamente acabará vendida na cidade mais próxima por não mais de R$ 50,00. Digo isso pq já soube e vi casos parecidos em Barcelos ou SIRN, com conhecidos comprando de piloteiros varas americanas Falcon 25 e 30 lbs de 700 reais por meros R$ 30,00...

Como a grande maioria dos guias, especialmente na amazônia, vive em situação de pobreza, itens caros assim acabam sendo vendidos a preço de banana, pouco acrescentando à despensa do piloteiro.

Abs. :amigo:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá,

Sempre! Inclusive, já dei vários equipamentos de pesca também...desde garatéias e iscas até vara custom. Aquilo que pode fazer pouca ou nenhuma diferença para nós, certamente, fará muita diferença pro piloteiro.

Forte abraço a todos,

Eduardo

Edu,

Compartilho da sua idéia também. SEMPRE dou a gorjeta, os cenzinho de sempre. Se ruim for o guia..., paciência ele saberá muito bem que dei a gorjeta porque ainda assim acreditei nele. Já fiquei sem capa de chuva no Negro por ver que o guia se cagava de frio e eu não, 2 anos depois encontrando com o mesmo guia, vi ele ainda usando minha jaqueta. Mesmo que outros 200 vendam qualquer presente que eu dê, uma coisa desta faz valer a pena.

Se bom for, dou gorjeta alta. Se realizei meu sonho e o meu parceiro de barco (o guia) fez parte disso, faço-o lembrar o quanto foi bacana trabalhar comigo. Seja no barco, seja na minha empresa: "Ninguém trabalha PARA mim, todos trabalham COMIGO!".

Em grupos que determinam caixinha, participo de todas, e por fora ainda, sem dúvida nenhuma dou gorjeta e meu guia.

Falando sobre gorjeta e voltando também no post "se guia pesca ou não": NÃO TRATE SEU GUIA COMO UMA PUT@, QUE SÓ ESTÁ ATRÁS DE GRANA, TRATE ELE COMO UM PARCEIRO DE BARCO QUE VOCÊ SE SURPREENDERÁ!

Poucos têm noção de como o resultado da pescaria muda quando o guia é tratado como amigo. Independente de quem está trabalhando e quem está se divertindo, será 1 semana de convivência em um ambiente de 5,00m2.

Para aqueles que já chegam oferecendo grana, ou que chegam cagando regras para seus guias, vão por mim, acabam com qualquer possibilidade de relacionamento com seu guia. Não se enganem também achando que a maioria não está nem aí para o resultado. A minoria não está nem aí!!

A maioria dos guias vibra, e muito, com a alegria do turista. Pouquíssimos sabem o quanto os guias sentem falta de turmas boas quando se vão. O movimento do turista na pousada, no barco-hotel é sempre uma novidade para eles, um aprendizado. Ouvir histórias sobre a vida na "selva de pedras" geram conversas intermináveis dentro da equipe.

Lá na postagem do "guia pescar ou não pescar" vou polemizar um pouquinho... Rsss

Bons assuntos Magrão. joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amazonia, e viagens pra pesca em geral de rios SIM!!

Quando vai eu e meu amigo, dou 100 reais na chegada e aviso, "se tu coloca nois encima do peixe dou mais 100 no final heim!"

mas colocando ou não dou os 100 reias, porque eles acabam se esforçando, o peixe aparecendo ou não, não é culpa dele.

Aqui onde pesco tucunaré, sempre levo, Linha, isca, snap, garateia até fralda pro Bebe dele as vezes eu levo... legal::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa Magrão.

Sempre dou,o valor depende da boa vontade do cara.Mesmo o cabra não sabendo nada,se tiver boa vontade,será bem recompensado.

A melhor pescaria de açu da minha vida, foi com um índio que não conhecia nem motor elétrico,imagina posicionar um barco para arremesso...... :gorfei: :gorfei: Porém,conhecia muito o rio e tinha uma p.... disposição,sempre na pilha... joia::: .Prefiro 1000X pescar com um cara humilde e tranqüilo do que com um Zé Fod.ão.Minha avaliação de um bom guia(parceiro)é essa:humildade e disposição de correr atrás.Se ele souber onde está o peixe,melhor,mas só isso não o faz merecedor de uma gorjeta "gorda".

Abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá,

Sempre! Inclusive, já dei vários equipamentos de pesca também...desde garatéias e iscas até vara custom. Aquilo que pode fazer pouca ou nenhuma diferença para nós, certamente, fará muita diferença pro piloteiro.

Forte abraço a todos,

Eduardo

Edu,

Compartilho da sua idéia também. SEMPRE dou a gorjeta, os cenzinho de sempre. Se ruim for o guia..., paciência ele saberá muito bem que dei a gorjeta porque ainda assim acreditei nele. Já fiquei sem capa de chuva no Negro por ver que o guia se cagava de frio e eu não, 2 anos depois encontrando com o mesmo guia, vi ele ainda usando minha jaqueta. Mesmo que outros 200 vendam qualquer presente que eu dê, uma coisa desta faz valer a pena.

Se bom for, dou gorjeta alta. Se realizei meu sonho e o meu parceiro de barco (o guia) fez parte disso, faço-o lembrar o quanto foi bacana trabalhar comigo. Seja no barco, seja na minha empresa: "Ninguém trabalha PARA mim, todos trabalham COMIGO!".

Em grupos que determinam caixinha, participo de todas, e por fora ainda, sem dúvida nenhuma dou gorjeta e meu guia.

Falando sobre gorjeta e voltando também no post "se guia pesca ou não": NÃO TRATE SEU GUIA COMO UMA PUT@, QUE SÓ ESTÁ ATRÁS DE GRANA, TRATE ELE COMO UM PARCEIRO DE BARCO QUE VOCÊ SE SURPREENDERÁ!

Poucos têm noção de como o resultado da pescaria muda quando o guia é tratado como amigo. Independente de quem está trabalhando e quem está se divertindo, será 1 semana de convivência em um ambiente de 5,00m2.

Para aqueles que já chegam oferecendo grana, ou que chegam cagando regras para seus guias, vão por mim, acabam com qualquer possibilidade de relacionamento com seu guia. Não se enganem também achando que a maioria não está nem aí para o resultado. A minoria não está nem aí!!

A maioria dos guias vibra, e muito, com a alegria do turista. Pouquíssimos sabem o quanto os guias sentem falta de turmas boas quando se vão. O movimento do turista na pousada, no barco-hotel é sempre uma novidade para eles, um aprendizado. Ouvir histórias sobre a vida na "selva de pedras" geram conversas intermináveis dentro da equipe.

Lá na postagem do "guia pescar ou não pescar" vou polemizar um pouquinho... Rsss

Bons assuntos Magrão. joia:::

::tudo:: ::tudo:: ::tudo:: ::tudo:: ::tudo:: ::tudo:: ::tudo:: ::tudo:: ::tudo:: ::tudo:: ::tudo::

É isso aí Xande,no geral,os caras adoram ser bem tratados,bater papo e ouvir nossas histórias.

Fiz muitos amigos guias(pilotos),alguns nem falam em grana,quando pergunto quanto vão cobrar pela semana geralmente a resposta é:sei lá,depois a gente vê. joia::: E é na sinceridade mesmo,não é pegadinha de mecânico.....aliás gente assim está acabando nesse mundo doido.

Abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá,

Sempre! Inclusive, já dei vários equipamentos de pesca também...desde garatéias e iscas até vara custom. Aquilo que pode fazer pouca ou nenhuma diferença para nós, certamente, fará muita diferença pro piloteiro.

Forte abraço a todos,

Eduardo

Edu,

Compartilho da sua idéia também. SEMPRE dou a gorjeta, os cenzinho de sempre. Se ruim for o guia..., paciência ele saberá muito bem que dei a gorjeta porque ainda assim acreditei nele. Já fiquei sem capa de chuva no Negro por ver que o guia se cagava de frio e eu não, 2 anos depois encontrando com o mesmo guia, vi ele ainda usando minha jaqueta. Mesmo que outros 200 vendam qualquer presente que eu dê, uma coisa desta faz valer a pena.

Se bom for, dou gorjeta alta. Se realizei meu sonho e o meu parceiro de barco (o guia) fez parte disso, faço-o lembrar o quanto foi bacana trabalhar comigo. Seja no barco, seja na minha empresa: "Ninguém trabalha PARA mim, todos trabalham COMIGO!".

Em grupos que determinam caixinha, participo de todas, e por fora ainda, sem dúvida nenhuma dou gorjeta e meu guia.

Falando sobre gorjeta e voltando também no post "se guia pesca ou não": NÃO TRATE SEU GUIA COMO UMA PUT@, QUE SÓ ESTÁ ATRÁS DE GRANA, TRATE ELE COMO UM PARCEIRO DE BARCO QUE VOCÊ SE SURPREENDERÁ!

Poucos têm noção de como o resultado da pescaria muda quando o guia é tratado como amigo. Independente de quem está trabalhando e quem está se divertindo, será 1 semana de convivência em um ambiente de 5,00m2.

Para aqueles que já chegam oferecendo grana, ou que chegam cagando regras para seus guias, vão por mim, acabam com qualquer possibilidade de relacionamento com seu guia. Não se enganem também achando que a maioria não está nem aí para o resultado. A minoria não está nem aí!!

A maioria dos guias vibra, e muito, com a alegria do turista. Pouquíssimos sabem o quanto os guias sentem falta de turmas boas quando se vão. O movimento do turista na pousada, no barco-hotel é sempre uma novidade para eles, um aprendizado. Ouvir histórias sobre a vida na "selva de pedras" geram conversas intermináveis dentro da equipe.

Lá na postagem do "guia pescar ou não pescar" vou polemizar um pouquinho... Rsss

Bons assuntos Magrão. joia:::

A diferença entre líder e chefe: PARA MIM ... COMIGO ... não é todo mundo que manja da parada.

Em TODOS os lugares que pesquei, nunca deixei funcionários, mas amigos ... deu até compadrio ... talvez por isto eu sempre pegue mais ... ou melhor, o guia me leve onde pega mais ...

O esquema da turma do Kid com regras pré-definidas tb é muito bom ... meritocracia pura ... se juntar com o que disse o Xande dá até PLR ...

Com a devida vênia, Xande, subscrevo tudo que disse aqui e acolá no outro tópico ...

Quem sabe lendo o que escreveu aprendam um dia ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ricardo, não tinha pensado nisso , mas como estou aposentado até que não é má ideia..kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

abçrs

Ô Magrão,

Acho que voce quer virar piloteiro e tá fazendo essas enquetes pra ver se vale a pena :gorfei: :gorfei: :gorfei: :gorfei: :gorfei: :gorfei: :gorfei: :gorfei: :gorfei:

Sempre dou a caixinha pro piloteiro, ruim ou bom. As vezes, o piloteiro ruim, a culpa não é dele, e sim da Pousada ou Barco que, "no sufoco", contratou os serviços dele. O que importas é a boa vontade.

Normalmente, o piloteiro sendo "gente fina", atencioso, cumprindo suas funções, sempre dou de R$ 50,00 a R$ 100,00.

Abrx

Ricardo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Celso. .. ..2 X compartilho contigo

abçrs

Opa Magrão.

Sempre dou,o valor depende da boa vontade do cara.Mesmo o cabra não sabendo nada,se tiver boa vontade,será bem recompensado.

A melhor pescaria de açu da minha vida, foi com um índio que não conhecia nem motor elétrico,imagina posicionar um barco para arremesso...... :gorfei: :gorfei: Porém,conhecia muito o rio e tinha uma p.... disposição,sempre na pilha... joia::: .Prefiro 1000X pescar com um cara humilde e tranqüilo do que com um Zé Fod.ão.Minha avaliação de um bom guia(parceiro)é essa:humildade e disposição de correr atrás.Se ele souber onde está o peixe,melhor,mas só isso não o faz merecedor de uma gorjeta "gorda".

Abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá,

Sempre! Inclusive, já dei vários equipamentos de pesca também...desde garatéias e iscas até vara custom. Aquilo que pode fazer pouca ou nenhuma diferença para nós, certamente, fará muita diferença pro piloteiro.

Forte abraço a todos,

Eduardo

Amigo Edu, eu só faria uma ressalva, no meu ponto de vista é melhor dar um valor em dinheiro mesmo, pq uma vara de pesca, ainda mais uma custom (que nós bem sabemos pode custar até bem além de 1000 reais), dada a um piloteiro, certamente acabará vendida na cidade mais próxima por não mais de R$ 50,00. Digo isso pq já soube e vi casos parecidos em Barcelos ou SIRN, com conhecidos comprando de piloteiros varas americanas Falcon 25 e 30 lbs de 700 reais por meros R$ 30,00...

Como a grande maioria dos guias, especialmente na amazônia, vive em situação de pobreza, itens caros assim acabam sendo vendidos a preço de banana, pouco acrescentando à despensa do piloteiro.

Abs. :amigo:

João,

Sabes que tenho apreço por sua pessoa.

Sempre dou gorjeta em dinheiro, além de outras coisas que saiba que estão precisados. Todavia, aconteceu um inusitado fato comigo de ter uma vara quebrada na ponta, por um tucunaré pequeno, que achou de engatar na isca numa hora em que a linha estava enroscada nos passadores...então, o meu guia, que considero um amigão, me pediu que lhe desse a vara quebrada porque estava sem nenhuma para pescar, tinha só a carretilha...falei que iria mandar consertar e depois a entregava...mas eu não iria dar uma vara quebrada para alguém que considero como amigo...mandei fazer uma vara para ele, com a imagem de um tucunaré e o nome do cara...depois de uns 2 meses voltei para pescar lá...e ele veio todo humilde: "Lembrou de consertar aquela varinha pra mim?"...daí, eu fui e entreguei a vara que mandei fazer para ele...a expressão de felicidade no rosto dele ao ver a varinha foi algo impagável!!! rsrsrs...lembro-me como se fosse hoje, ele parando de pescar no meio do arremesso para ficar reparando nos detalhes da varinha...não tem preço...muito dificilmente aquele dinheiro gasto me traria melhor felicidade.

Forte abraço,

Olá,

Sempre! Inclusive, já dei vários equipamentos de pesca também...desde garatéias e iscas até vara custom. Aquilo que pode fazer pouca ou nenhuma diferença para nós, certamente, fará muita diferença pro piloteiro.

Forte abraço a todos,

Eduardo

Edu,

Compartilho da sua idéia também. SEMPRE dou a gorjeta, os cenzinho de sempre. Se ruim for o guia..., paciência ele saberá muito bem que dei a gorjeta porque ainda assim acreditei nele. Já fiquei sem capa de chuva no Negro por ver que o guia se cagava de frio e eu não, 2 anos depois encontrando com o mesmo guia, vi ele ainda usando minha jaqueta. Mesmo que outros 200 vendam qualquer presente que eu dê, uma coisa desta faz valer a pena.

Se bom for, dou gorjeta alta. Se realizei meu sonho e o meu parceiro de barco (o guia) fez parte disso, faço-o lembrar o quanto foi bacana trabalhar comigo. Seja no barco, seja na minha empresa: "Ninguém trabalha PARA mim, todos trabalham COMIGO!".

Em grupos que determinam caixinha, participo de todas, e por fora ainda, sem dúvida nenhuma dou gorjeta e meu guia.

Falando sobre gorjeta e voltando também no post "se guia pesca ou não": NÃO TRATE SEU GUIA COMO UMA PUT@, QUE SÓ ESTÁ ATRÁS DE GRANA, TRATE ELE COMO UM PARCEIRO DE BARCO QUE VOCÊ SE SURPREENDERÁ!

Poucos têm noção de como o resultado da pescaria muda quando o guia é tratado como amigo. Independente de quem está trabalhando e quem está se divertindo, será 1 semana de convivência em um ambiente de 5,00m2.

Para aqueles que já chegam oferecendo grana, ou que chegam cagando regras para seus guias, vão por mim, acabam com qualquer possibilidade de relacionamento com seu guia. Não se enganem também achando que a maioria não está nem aí para o resultado. A minoria não está nem aí!!

A maioria dos guias vibra, e muito, com a alegria do turista. Pouquíssimos sabem o quanto os guias sentem falta de turmas boas quando se vão. O movimento do turista na pousada, no barco-hotel é sempre uma novidade para eles, um aprendizado. Ouvir histórias sobre a vida na "selva de pedras" geram conversas intermináveis dentro da equipe.

Lá na postagem do "guia pescar ou não pescar" vou polemizar um pouquinho... Rsss

Bons assuntos Magrão. joia:::

A diferença entre líder e chefe: PARA MIM ... COMIGO ... não é todo mundo que manja da parada.

Em TODOS os lugares que pesquei, nunca deixei funcionários, mas amigos ... deu até compadrio ... talvez por isto eu sempre pegue mais ... ou melhor, o guia me leve onde pega mais ...

O esquema da turma do Kid com regras pré-definidas tb é muito bom ... meritocracia pura ... se juntar com o que disse o Xande dá até PLR ...

Com a devida vênia, Xande, subscrevo tudo que disse aqui e acolá no outro tópico ...

Quem sabe lendo o que escreveu aprendam um dia ...

Xandego e Wellington,

Questões pontuais, simples, muito bem observadas...e que fazem TODA DIFERENÇA!!!

E exatamente por não tratar meus guias como empregados, mas sim, como parceiros de barco, é que faço questão de que pesquem comigo, se divirtam comigo e, de preferência, se embriaguem comigo me ajudando a beber toda a cerveja e o uísque que eu levar...rsrsrsrs...e, talvez, seja por esse mesmo motivo que quando chego aos locais que frequento, como no Castanhão/CE, por exemplo, que todos os dias à noite tem guias de pesca batendo à porta do meu quarto na pousada e chamando para o costumeiro bate papo ou cervejada noturna...isso para não falar nos convites que recebo para deixar a pousada e dormir nas suas casas.

Forte abraço a todos,

Eduardo

PS: Ninguém é obrigado a me seguir ou a adotar as práticas que mantenho, bem como, o inverso também é verdadeiro. Acredito que, somos todos maiores e capazes, responsáveis por suas próprias escolhas e cada um trilha o seu caminho da maneira que melhor lhe aprouver ou assim parecer. Ainda que eu não concorde com a opinião de um ou outro colega de fórum, não tenho, jamais, a mínima pretensão de mudar as suas convicções e torço, torço muito, sinceramente, para que todos sejam muitos felizes com as escolhas que fizerem. Por fim, lembro ainda, que tenho muitas outras coisas mais importantes na vida para preocupar-me, portanto, não me sobra tempo e nem tenho autoridade, para ocupar minha cabeça ou criticar a posição de quem quer que seja pelo simples fato de não dar gorjeta ou preferir que o guia não pesque em seu barco.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gustavo

Concordo com vc joia:::. Aliás poderíamos combinar essa gorjeta na nossa pescaria ::tudo::

Sou muito a favor de deixar uma rendinha extra para quem se nos dá suporte para que tenhamos

sucesso na pescaria...é um dinheiro bem gasto ::tudo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gustavo

Concordo com vc joia:::. Aliás poderíamos combinar essa gorjeta na nossa pescaria ::tudo::

Sou muito a favor de deixar uma rendinha extra para quem se nos dá suporte para que tenhamos

sucesso na pescaria...é um dinheiro bem gasto ::tudo::

Vamos sim João, acredito que a melhor opção e criar duas cotas, uma pro piloteiro e outra pro resto da tripulação, com todos os valores que gastamos com Barco, passagem, isca entre outros coisas, 100 ou 150 reais não vão fazer tanta falta pra ninguém, mas vai ser muito bem aproveitado por eles.

To vendo que nem começamos a pescar, mas já estamos concordando com algumas coisas, tanto aqui, quanto em deixar piloteiro pescar. ::tudo:: ::tudo::

Abraço joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sempre uma gorjetinha pra aquele que buscou o peixe e fez bem o seu trabalho. Já cheguei a dar até 200 para aqueles me agradaram mais além de me proporcionarem uma melhor pescaria.

Quando vou para algum lugar que sempre pesco com o mesmo guia, costumo levar presentes. Ja cheguei a levar calças jeans novinhas para um piloteiro meu de longa data, e quando vou aos EUA, sempre compro umas isquinhas rapala pro meu parceiro lá de tupaciguara.

É bom ver que tu está agradando o cara, além disso incentivar mais ainda o caboco a te botar na cara do peixe.

É sempre massa tambem aquela competição entre barcos que marcamos no dia que conhecemos o piloteiro. Por exemplo, o barco que fizer melhor captura, o maior peixe ou maior quantidade (depende da pescaria), o guia será premiado com 200 reais kkkkkkkkkkk o parceiro te leva até nas ceva secreta, a pescaria vira outra kkkkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só me lembro de duas oportunidades que não dei caixinha para o piloteiro.

Mas minhas pescarias são mais humildes normalmente 2 dias de pesca, com gastos médios de R$ 500,00, então o caixinha é mais humilde também, variando de 10,00 a 30,00 cada pescador...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sempre que o piloteiro merecer ele vai ganhar gorjeta de minha parte.

Agora vou fazer um desabafo.. kkkkkkk Espero que entendam o que vou falar.

Eu respeito quem pensa ao contrário mas dar gorjeta como obrigação eu acho errado demais.

Esses que pensam assim dão gorjeta para o caixa do mercado? Dão gorjeta para o lavador de carro? Para o atendente da farmácia? Ao manobrista do estacionamento? Etc Etc?

Todos são trabalhadores, e muitos trabalhadores que estão nas grandes cidades ganham muitooooo pouco também... As vezes menos de 1 salário minimo..

"Só que o coitado do piloteiro que vive no meio do mato"......... Bom.... Eu não penso assim. Acho válido dar gorjeta se merecer (e assim o faço), não porque é pobre, rico, vive bem ou mal. Mas mereceu.

Senão já já tem gente dando gorjeta pra bandido.

Desculpa as palavras pessoal, mas é o que penso.

Sempre tento voltar para minha casa com um amigo a mais, e ainda bem já fiz muitos amigos piloteiros.

Gde Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...