Ir para conteúdo

Criar tucunaré - ajuda


Posts Recomendados

Fala galera,

Tenho uma represa na minha fazenda não mt grande, porem nao é um tanque, possui estruturas,

Partes mais fundas, partes mais rasas cm capins e etc. Nela possui muitoos lambaris e carás, tambem possui matrinxãs com no minimo 2kg, tambacus e pacus cm no minimo 4kg, alguns pintados maiores e uns qie foram soltados a pouco tempo que raramente ultrapassam os 2kg, e como toda represa, algumas trairas. Estavamos pensando em colocar tucunares na fazenda, e em questao de estrutura para a especie e acessibilidade para descermos nosso barquinho é a melhor represa que temos. Porém, dizem q é ruim fazer a criacao de tucunares na msm represa que é habitada por outras especies, nao acredito q isso seja verdade, mas queria tirar essa duvida de vez cm a galera aqui q entende. E lembrando, a criaçao existe com o intuito apenas do lazer, nao comercializamos peixe hahaha

Abracooss

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O problema maior de se soltar tucunarés em uma represa onde vc cria outras espécies é que desse dia em diante se vc for fazer qualquer peixamento terá q usar peixes já em tamanho mais avançado, ou engorda-los algum tempo em tanque rede para solta-los. Mas como vc já tem outras espécies carnívoras não vai mudar muita coisa.

Ainda, alevinos de tucunarés, assim como de outras espécies tendem a ser da mesma ninhada, irmãos, isso não será legal pra eles a longo prazo. Entao se ao invés de comprar alevinos ,que serão geneticamente iguais, seria mais interessante vc trazer peixes jovens de localidades diferentes, isso se vc tiver essa facilidade.

bração

Fala galera,

Tenho uma represa na minha fazenda não mt grande, porem nao é um tanque, possui estruturas,

Partes mais fundas, partes mais rasas cm capins e etc. Nela possui muitoos lambaris e carás, tambem possui matrinxãs com no minimo 2kg, tambacus e pacus cm no minimo 4kg, alguns pintados maiores e uns qie foram soltados a pouco tempo que raramente ultrapassam os 2kg, e como toda represa, algumas trairas. Estavamos pensando em colocar tucunares na fazenda, e em questao de estrutura para a especie e acessibilidade para descermos nosso barquinho é a melhor represa que temos. Porém, dizem q é ruim fazer a criacao de tucunares na msm represa que é habitada por outras especies, nao acredito q isso seja verdade, mas queria tirar essa duvida de vez cm a galera aqui q entende. E lembrando, a criaçao existe com o intuito apenas do lazer, nao comercializamos peixe hahaha

Abracooss

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pedro, o melhor jeito de você introduzir o tucunaré na sua represa é adquirindo casais de alguma piscicultura ou pesqueiro próximo de você.

Se não tiver como você comprar os casais, ou achar caro, você pode comprar os alevinos mesmo, tendo cuidado de deixa-los crescer antes de soltar na represa.

De início você pode colocar uns 2 ou tres casais e logo vc ja terá vários tucuninhas na represa.

Com o tempo você vai precisar colocar mais alguns indivíduos para que eles não fiquem cruzando apenas entre eles, já que com apenas 2 ou 3 casais, em pouco tempo todos serão parentes e você terá o problema do cruzamento co-sanguineo que pode gerar má formação ou fazer com que os indivíduos se desenvolvam menos.

quanto as outras espécies, você não precisa se preocupar que a tendencia é que a propria represa se equilibre.

Quanto a introdução de alevinos, eu considero a matrinxã pior que o tucunaré pra comer alevinos, como você ja tem a matrinxã, não vai mudar muita coisa quando você for introduzir novos peixes.

Tenho certeza que você vai achar uma piscicultura proxima de você que terá esses peixes para vender.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou dar uma de abelhudo e posso estar falando bobagem. Procure o máximo de informações possíveis ou vc correrá o risco de dizimar algumas espécies como lambaris entre outros.

Digo isto pois aqui na região com o represamento a CESP fáz o trabalho de repovoamento. Acredito que fazem isso com estudo e mesmo assim cometeram muito erros ao introduzirem espécies e tornarem-se "pragas", logo em seguida tentaram controlar com outras espécies e tbm reproduziram sem controle e o que mais sofreu foram os cardumes de pequena espécies.

:amigo:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...