Ir para conteúdo

AJUDA COM DENUNCIA


Posts Recomendados

BOM

POSTEI ESSE TOPICO POIS TIVE PROBLEMAS PRA FAZER UMA DENUNCIA DE PESCA PREDATORIA

NESTE DOMINGO MEU FILHO E EU FOMOS ATÉ A REPRESA DE SANTO AMARO NO RIO JACUÍ NO RS

PRA PASSAR UM DIA AGRADAVEL PEGANDO UNS PINTADINHOS COM ISCA DE MINHOCA ,O OBJETIVO ÉRA APROVEITAR UM DIA ENSOLARADO PRA FAZER OQUE GOSTAMOS MUITO QUE É PESCAR.CHEGANDO LÁ PRA NOSSA SURPRESA TAVA CRIVADO DE REDE.

INFELIZMENTE NAQUELE LUGAR NÃO TINHA SINAL NO MEU CELULAR DA CLARO ENTÃO QUANDO VOLTAVA LIGUEI PRO UNICO NUMERO QUE EU TINHA PRA TENTAR FAZER A DENUNCIA ,O DA BRIGADA MILITAR,PRA MINHA SURPRESA TENTEI POR MAIS DE UMA HORA E NINGUEM ME ATENDEU.HOJE NA INTERNET CONSEGUI O EMAIL DA BRIGADA AMBIENTAL DE SÃO GERONIMO (1babm-sje@brigadamilitar.rs.gov.br) E ENVIEI EMAIL E UMA FOTO EM ANEXO DOS PREDADORES POIS POR TELEFONE NINGUEM ATENDEU.

ENTÃO EU PERGUNTO A VOCES

PRA QUEM DEVEMOS LIGAR QUANDO NOS DEPARARMOS COM UMA SITUAÇÃO DESSA

A QUEM RECORRER ?

EXISTE ALGUM DISK DENUNCIA?

COMO TER CERTEZA QUE DEPOIS DE FEITO A DENUNCIA ALGO SERA FEITO?

ESSE FOI O EMAIL QUE ENVIEI

Venho por meio desse email fazer uma denuncia de pesca predatoria

Neste domingo 18/8/13 meu filho e eu nos deslocamos 180km pra pescar no rio jacuí

ambos temos licença de pesca amador embarcado sabemos da importancia de preservar

somos adeptos da pesca esportiva

quando chegamos perto da barragem nos deparamos com mais de 20 redes de pesca colocadas enfrente a barragem ao lado das comportas nem conseguimos nos aproximar de barco por conta de tanta rede

ficamos observando e vimos que 4 barcos se revezavam pra tirar peixes da rede

eles tiravam somente os pintados grandes e centenas de outros menores eram deixados pra morrer na rede obs:muito peixe mesmo

conversei com um morador local e ele me disse que os peixes menores são deixados na rede para atrair os maiores e que pra cada 100 peixes maiores pegos são descartados 500 menores .

conversei com um dos pescadores e ele falou que todo dia ele tem peixe fresquinho na quantidade que eu quisesse a 5,00 o kg

devo então deduzir que as mesmas redes nem são retiradas das aguas por muitos dias,imagina quanto peixe nem chega na fase adulta ou (tamanho que é permitido pescar)sabemos que o pintado se enrosca em qualquer malha de rede devido aos seus esporões porem apurei atraves de conversa com pescadores que eles usam malhas menores que as permitidas.

não tenho receio de me expor fazendo essa denuncia pois sei que ao tomarem providencias estaremos condenando essa pratica que infelizmente é tão comum em nossos rios.

A foto em anexo mostra os donos das redes limpando seu pescado ,esses são os predadores

espero que tenha ajudado .

CERTO DE QUE TOMARÃO AS PROVIDENCIAS CABIVEIS ,FICO GRATO

ATT:PAULO

E AGORA ?

DE QUEM COBRAR RESULTADOS?

SE ALGUEM SOUBER ME AVISE POIS ESTOU mau:: COM ISSO

PRECISAMOS PRESSIONAR PRA QUE ALGO SEJA FEITO

POIS ISSO ACONTECE A MUITO TEMPO,SEGUNDO MORADORES LOCAIS QUE NÃO CONCORDAM COM ESSA PRATICA

QUE DENUNCIARAM E NÃO DEU EM NADA.

O QUE VOCES ACHAM QUE DEVO FAZER PRA QUE A MINHA DENUNCIA NÃO TERMINE EM PIZZA?

DESCULPEM PELO DESABAFO

É QUE ESTOU mau:: mau:: mau:: mau:: mau:: mau:: mau:: mau:: mau:: mau:: mau:: mau:: mau:: mau:: mau:: mau:: mau:: mau:: mau:: mau:: mau:: mau:: mau:: mau:: mau:: mau:: mau:: mau:: mau:: mau::

VOU POSTAR FOTOS DO PASSEIO EM OUTRO TOPICO PRA NÃO MISTURAR OS ASSUNTOS

FORTE APERTO DE MÃO A TODOS

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Paulo,

o disque denúncia do Ibama é 0800-618080.

O canal para denúncia na internet é http://www.ibama.gov.br/servicos/a-ouvidoria-na-internet

Agora, é preciso saber se de fato o que você viu está em desacordo com a legislação ambiental.

Digo isso porque aos pescadores profissionais é permitido o uso de redes de pesca.

Elas tem regulamento (comprimento máximo, tamanho mínimo do espaçamento entrenós etc).

Caso queira, eu olho certinho o que pode e o que não pode nesse rio.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Paulo,

o disque denúncia do Ibama é 0800-618080.

O canal para denúncia na internet é http://www.ibama.gov.br/servicos/a-ouvidoria-na-internet

Agora, é preciso saber se de fato o que você viu está em desacordo com a legislação ambiental.

Digo isso porque aos pescadores profissionais é permitido o uso de redes de pesca.

Elas tem regulamento (comprimento máximo, tamanho mínimo do espaçamento entrenós etc).

Caso queira, eu olho certinho o que pode e o que não pode nesse rio.

Abraços

Michel, já existe no site IBAMA alguma página em que se possa consultar TUDO sobre cada um dos rios do Brasil, inclusive indicando disque-denúncias, linha direta com IBAMA, Secretarias de Meio-Ambiente Estaduais, Municipais, Polícias, Ministérios Públicos, até mesmo eventual Competência Jurisdicional (Federal/Estadual/Distrital)??

Que ambicioso, hein???

Eu sei ... é um grande sonho ...

Seria possível até mesmo colocar dados sobre infrações cometidas, quais materiais apreendidos/devolvidos e até os respectivos processos, marcando inclusive os acordos de repristinação, as transações penais e suspensões condicionais do processo, com os trabalhos comunitários e/ou penas pecuniárias/prestação de serviços à comunidade ...

TUDO por rio no Brasil todo ...

Podem-se implantar grupos de trabalho, até mesmo inter-ministeriais ...

Já pensou no alcance, na verdadeira maravilha, do que isso renderia em termos de cidadania, confiança no Estado? E para o aperfeiçoamento da fiscalização? Inclusive com a participação necessária de todos os atores Municipais, Estaduais, Federais, Associações de Pescadores, comunidade, TODOS ...

Imagina saber o nome de todos os pescadores profissionais autorizados a pescar em determinado rio e quais tralhas poderão usar. Saber exatamente quem será com o seguro defeso? Quantos contribuem com o INSS? E muito mais?

TUDO ON LINE!!!

É sim possível ... se quiser, conte com o velho aqui para tudo o que for necessário ...

"Sonhar não custa nada ..."

Cara, num vou nem dormir esta noite ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Wellington,

se existe eu não sei! Hehe

O antigo site do pndpa no domínio ibama compilava toda a legislação atinente ao pescador amador. Mas o programa acabou e o site saiu do ar (www.ibama.gov.br/pndpa)

Sobre os pescadores profissionais, eles não são circunscritos a determinada localidade, podendo pescar no Brasil todo. Ainda assim, é possível consultar a lista de pescadores p. inscritos por UF e município no site do mpa, no link http://sinpesq.mpa.gov.br/rgp/

Sobre os Autos de Infração Ambiental, pergunto a você: as informações referentes a ele enquadram-se na lei de acesso à informação? Se sim, seria o caso de pedir que o Ibama liberasse o link para consulta. Porque todos eles são inseridos em um sistema informatizado. Antes, eram lavrados em autos de papel e depois digitalizados. Hoje já tem o AIA digital! Entra no sistema de cadastro em tempo real.

Estou contigo, seria um sonho!

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Paulo,

o disque denúncia do Ibama é 0800-618080.

O canal para denúncia na internet é http://www.ibama.gov.br/servicos/a-ouvidoria-na-internet

Agora, é preciso saber se de fato o que você viu está em desacordo com a legislação ambiental.

Digo isso porque aos pescadores profissionais é permitido o uso de redes de pesca.

Elas tem regulamento (comprimento máximo, tamanho mínimo do espaçamento entrenós etc).

Caso queira, eu olho certinho o que pode e o que não pode nesse rio.

Abraços

Naquela area até pouco tempo atras tinha uma placa que dizia PROIBIDA A PESCA á menos de 500 metros da barragem ,essa placa não esta mais la,não sei se alguem arrancou de la ou se foi levada pela cheia do rio

no local onde estavam as redes existe uma escadaria por onde os peixes sobem durante a piracema e por isso existe uma concentração maior de peixes ali,quando a barragem era controlada pela marinha existia fiscalização pois não era permitida embarcação apoitada perto da eclusa devido ao intenso transito de embarcações maiores de carga que iam de porto alegre ao porto de estrela .

TINHA MUITO DOURADO encostado nas comportas da barragem,hoje ninguem controla nada ta uma bagunça colocam rede na frente das comportas todos sabem que é proibido mas ninguem faz nada e sendo assim não se ve mais dourados no rio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 meses depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...