Ir para conteúdo

Dúvida: Combo sonar/gps em lagos e rios, como navegar?


Posts Recomendados

Olá amigos,

Tenho uma dúvida bem ignorante sobre a navegação GPS nos aparelhos "combo" (sonar+gps) em se tratando de lagos e rios brasileiros.

Sei que as cartas náuticas são voltadas para a navegação costeira, então que informações aparecem na tela do aparelho, digamos, quando eu estiver pescando na Serra da Mesa?

Eles têm algum tipo de "mapa base" do Brasil ou a tela fica em branco, só com o cursor se movendo e traçando uma rota?

Estou em dúvida se compro apenas um sonar (lowrance elite 5X DSI ou Humminbird 571 HD DI) ou um sonar/gps (Lowrance elite 5 DSI, Garmin gpsmap 421S ou Humminbird 581 HD DI combo), porque eu só pesco na Serra da Mesa, Corumbá III e IV, etc, tenho receio de gastar R$500 a mais e ficar com a função GPS do aparelho servindo apenas como "velocímetro e odômetro".

Atualmente uso um sonar básico (lowrance X-4) e faço a navegação pelo gps do celular usando o aplicativo Osmand+, que obtém imagens de satélite do google earth e do microsoft earth (bing maps).

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tiago...infelizmente nossas águas interiores não são mapeadas (ou são muito pouco mapeadas).

Quando vc está na Serra da Mesa, por exemplo, q não é mapeado, na tela do aparelho só aparece o risco/trilha por onde vc passa/passou.

Depois basta vc voltar em cima do risco para chegar onde quer.

Pode ir sem dúvida no 571 HD DI..a imagem do sonar é muitttoooo superior aos outros.

...mas em termos de GPS, realmente não aproveitamos totalmente o nosso aparelho. joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu desisti desse negócio de combo Sonar/GPS.

Vc paga um dinheirão e só tem a metade de um produto. Meu barco veio com um baita combo desses da Humminbird (898 CSI). Só que não entrou no negócio. Quis testar primeiro. A carta disponível do GPS é simplesmente uma porcaria! E, vamos ser práticos? Pra quem pesca tucunaré o máximo que precisa saber é a profundidade e a temperatura da água.

Tomei uma decisão. Estou aqui nos EUA hoje. Comprei um baita GPS (Garmin Montana) para substituir o meu antigo e um sonar bem básico. Pronto, meu problema tá resolvido!

1 abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu desisti desse negócio de combo Sonar/GPS.

Vc paga um dinheirão e só tem a metade de um produto. Meu barco veio com um baita combo desses da Humminbird (898 CSI). Só que não entrou no negócio. Quis testar primeiro. A carta disponível do GPS é simplesmente uma porcaria! E, vamos ser práticos? Pra quem pesca tucunaré o máximo que precisa saber é a profundidade e a temperatura da água.

Tomei uma decisão. Estou aqui nos EUA hoje. Comprei um baita GPS (Garmin Montana) para substituir o meu antigo e um sonar bem básico. Pronto, meu problema tá resolvido!

1 abraço!

Compra o 360 graus...heee...Deve ser top demais. joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal,

Também fiquei decepcionado com essa historia de combo .

Comprei um HUMMINBIRD 587ci HD DI COMBO e nem se quer consegui baixar meus pontos do Garmin (E-trex ) para ele.(Aproveitando se alguém conseguir me ajudar ai )

O negocio é esse mesmo comprar um GPS (Garmin ) TOP e qualquer SONAR que passe as informações de profundidade e varredura do fundo, nem temperatura o bicho lê que a sonda fica pra dentro do casco, acredito que tenha um boa diferença de temperatura com a leitura direto da fibra do casco.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

As informações vieram em ótimo momento, me fizeram economizar pelo menos R$500 na compra de um aparelho que não iria me atender...

Na verdade, o sonar para o meu tipo de pesca só tem utilidade para medir a profundidade e temperatura da água. Estou mais interessado num GPS para rotear os pontos de pesca na Serra da Mesa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • 2 semanas depois...

TURMA

UTILIZO EM MINHAS PESCARIAS MEU KIT UM GPS GARMIM NUVII 1300 (AUTOMOTIVO) COM MAPA QUE TEM HIDROGRAFIA E SONAR GARMIM 250.

COMO FABRICIO DISSE DEIXO ATIVA A OPÇÃO DE MOSTRAR REGISTRO DE VIAGEM E VOU GRAVANDO OS PONTOS DE INTEREÇE QUANDO QUERO VER MAIS ABERTO A REGIÃO DIMINUO O ZOOM E ME DIRECIONO AO PONTO QUE EU QUERO.FUNCIONA MUITO BEM E NUNCA ME PERDI EM GRANDES REPRESAS,ALÉM DE GUARDAR TODOS O DADOS COMO POR EXEMPLO DATA,HORA E VELOCIDADE.FICA TUDO GUARDADO.

ESPERO TER TE AJUDADO

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...

Pessoal, agora fiquei em dúvida, comprei um Lowrance Elite 4X DSI, mas estou para trocar por um Elite 4 HDI justamente porque esse ultimo vem com GPS! Nem sei se vem algum mapa já no gps, ao menos vem com carta marítima e serve para não me perder em rios e represas?

Elson....certamente o aparelho com GPS lhe servirá para não se perder....mas o Lowrance com DSI tem melhor sonar q o outro...hehee....Veja aí o q vc precisa mais...hehee... joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Cuidado para não gastar dinheiro à toa, se onde vc pesca for muito grande, tudo bem, vc vai precisar de um GPS, caso contrário, esqueça e invista em outra coisa,,,aqui em Uberaba , mal uso as funções básicas de profundidade, temperatura, acaba que sempre vc pesca nos mesmos pontos...abraço e boa sorte amigo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...