Ir para conteúdo

A Vara Ideal


Bruno Cruz

Posts Recomendados

Pax para todos!

Já me apresentei, mas caso alguém não tenha lido a apresentação, segue abaixo:

Meu nome é Bruno Cruz, tenho 33 anos, sou de Salvador/BA.

Minha família é do interior/litoral e sempre pesquei. Pescava de rede, pesca subaquática e de anzol, mas com a linha na mão. Na minha falta de conhecimento, achava que pescar com molinete era covardia contra os peixes e que o pescador não precisava ser bom, pois o molinete fazia todo o "serviço". Acha que pescador mesmo ia com a linha na mão para sentir o peixe e tinha que ter a ciência para trabalhá-lo. Desta forma achava o uso de vara e molinete menos esportivo, mas constatei que era ledo engano. Entrei para a pesca com vara e molinete pelo PDP, pois me permitia ir pescar e continuar com a família e amigos na praia conversando, o que não acontecia quando estava mergulhando, com a vara consegui fazer longos arremesso e melhorar a possibilidade de entrada de um peixe, percebi que temos de ter conhecimento de maré, lua, isca, saber identificar o melhor pico etc. E quando entra o peixe a emoção é enorme.

Minha região é composta de manguezais e foz de rio, pesco também embarcado no mar, e posso subir o rio acima da maré onde a água salgada não alcança, parece o pantanal.

O pai de uma amiga vai me levar para pescar tucunarés em Camaçari, estou ansioso, já tenho uma semana sem dormir direito e toda vez que pego no sono sonho que estou pescando os danados. Visitei inúmeros fóruns, este foi um dos mais visitados, fiz mil pesquisar sobre carretilhas, varas, linhas, iscas, técnicas de arremesso, formas de trabalhar a isca, pois não quero chegar zerado na hora H.

Agora acrescentando:

Nas minhas pesquisas vi que é unânime a preferência pela shimano e daiwa, porém sempre vi relatos de pessoas muito satisfeitas com suas carreta da MS, pensando no custo benefício optei por esta marca. Comprei duas uma GTS Tournament e a GTO Ocean Big Game. Também comprei dois carretéis de linha multifilamento daiwa samuray braid um com 30lb e outro com 40lb cada um com 274m. Não comprei a vara ainda, pois o pai de minha amiga disse que seu amigo vende umas varas rapalas muito boas que haviam deixado de ser fabricadas, mas que agora ele encontrou, por sinal ele comprou logo mais duas para ele.

Quero a opinião dos amigos mais experientes se fiz a coisa certa, sei que seria melhor ter perguntado antes, mas quis testar se minha lógica esta indo bem.

Na GTS o recolhimento é mais rápido 8x1, pesa menos 189g e drag de 6kg, cabe 110m de linha 0,37. Nesta penso em colocar a linha de 30lb ou 13,5Kg, a espessura é 0,25. A força da linha 13,5Kg é o dobro do drag da carreta 6Kg, logo a linha não vai estourar devido a tensão, e ainda vou ganhar pois vai caber mais linha na carreta devido a espessura da linha multi ser menor, deve dar quase os 270m.

Na GTO Ocean BG o recolhimento é mais lento 7x1, pesa mais 250g e drag não sei, mas parece que é o mesmo, cabe 240m de linha 0,30. Nesta vou colocar a linha de 40lb que suporta até 20Kg e a espessura é 0,31mm, deve caber uns 230m na carreta. Como ela é marinizada penso nas pescarias na foz do rio, na reponta da maré e mangue (vez ou outra sai uns robalões), não sei se dá para pinchar com ela por ter 250g, tbm penso nas pescarias embarcadas no mar, se der para pinchar uns tucunarés com ela melhor.

A GTS penso que vai ser melhor para pincho, mas provavelmente vai pescar na água salgada também, tenho de aprender a dar manutenção.

Estou tentado nas varas hunter fish, porém não sei qual libragem comprar estou pensando para a GTS uma de 30lb e na Ocean uma de 40lb o que vocês acham? Existe uma melhor opção?

Espero pegar meu avatar amanhã, se Deus quiser!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola amigo, seja bem vindo.

Sobre as carretilhas que comprastes, fez uma grande escolha, são duas carretilhas que valem muito a pena pelo preço.

Sobre a pesca em agua salgada não vou comentar pois não entendo nada, mas prefira utilizar a ocean BG pra ela.

Sobre a questão das varas para a pesca do tucunaré prefira as de carbono tubular, são mais leves e têm melhor ação. A própria marine sports tem boas opções em diferentes faixas de preço, (dependendo dos componentes) liger, green bass, hunter fish Z, contender, lubina, aí vai do gosto e bolso. A hunter fish que VC citou é uma boa vara, poremé solida e não tubular.

Sobre a libeagem, para tucunares de menor porte uma de 17 lbs é mais que suficiente.

Sobre a linha uma 30 lbs é uma boa opção, talvez uma um pouco mais fina, porem as mais finas as vezes podem e cavalar na hora do arremesso.

Não se iluda com a resistência da linha que vem impressa na embalagem. A resistência de uma linha quase nunca corresponde ao indicado, depende de vários fatores, e é bastante afetada pelo nó, que estrangula a linha, diminuindo bastante a resistência. Isso não quer dizer que VC não possa embarcar um peixe de 100 lbs com uma linha de 30 lbs. Tudo depende de respeitar os limites da mesma. Mas de forma alguma pense que uma linha de 30 lbs não vai se romper usando uma carretilha de 6kg de drag pois vai ter dores de cabeça. Da uma olhada nos relatos que vai ver muita linha de 80lbs rompendo com carretilhas de 12 lbs de drag..

É isso, logo vem o pessoal mais conhecedor de pesca em agua salgada pra te dar uma luz.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vlw, Marlon!

Acabei de confirmar com o amigo a pescaria de amanhã, se td der certo, terei meu avatar com um belo tucunaré.

Sei que não sou o primeiro a querer conciliar tudo em poucos equipamentos, e sei que cada caso é um caso, mas sempre tentamos criar equipamentos curingas, que nos sirvam em variadas ocasiões.

Uma vara de 17lb puxa um robalo de 15kg?Se o peixe tem 15kg deve fazer uma força de uns 30kg, no mínimo. Não é tão comum encontrá-los, mas onde vou pode acontecer, pois os pescadores sempre pegam na foz do rio de 12Kg, neste lugar já vi uma vara quebrando com um peixe fisgado e esta imagem nunca saiu de minha cabeça, o pescador lutou, lutou e a vara quebrou ao meio. Coisa linda de ver! Vibrei de emoção, acho que se o peixe tivesse sido pego, não vibraria tanto, é meio louco vibrar com o insucesso, mas acontece.

Uma vara de 30 lb para tucunarés pequenos fica ruim?

Penso em usar isca zara, poper e jig head.

Qdo for pescar no sal iscas naturais como camarão e peixes pequenos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vlw, Marlon!

Acabei de confirmar com o amigo a pescaria de amanhã, se td der certo, terei meu avatar com um belo tucunaré.

Sei que não sou o primeiro a querer conciliar tudo em poucos equipamentos, e sei que cada caso é um caso, mas sempre tentamos criar equipamentos curingas, que nos sirvam em variadas ocasiões.

Uma vara de 17lb puxa um robalo de 15kg?Se o peixe tem 15kg deve fazer uma força de uns 30kg, no mínimo. Não é tão comum encontrá-los, mas onde vou pode acontecer, pois os pescadores sempre pegam na foz do rio de 12Kg, neste lugar já vi uma vara quebrando com um peixe fisgado e esta imagem nunca saiu de minha cabeça, o pescador lutou, lutou e a vara quebrou ao meio. Coisa linda de ver! Vibrei de emoção, acho que se o peixe tivesse sido pego, não vibraria tanto, é meio louco vibrar com o insucesso, mas acontece.

Uma vara de 30 lb para tucunarés pequenos fica ruim?

Penso em usar isca zara, poper e jig head.

Qdo for pescar no sal iscas naturais como camarão e peixes pequenos.

Bruno Vara de 17LB tira robalão sim, tudo depende da manha do pescador, você não vai rebocar um robalo grande que ele vai escapulir ou voce pode detonar seu equipamento, tem que trabalhar com o freio bem regulado e na manha, robalos escapolem muito fácil!

Uma vara de 30LB não é legal para os tucunarés daqui voce vai rebocar os peixes, a média aqui é de 1 a 3 kg de vez em quando sai uns mais criados acima de 4 quilos, uma vara mais leve vai te dar mais prazer na briga, e vai te dar mais conforto para trabalhar as iscas que são na faixa de 9 a 10cm além que você cansará bem menos com os mais de 500 arremessos que se faz em um dia de pesca

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Galerinha, demorei, mas voltei. rssss

Fui na pescaria e foi algo maravilhoso, realmente eu estava precisando de um dia desses. Um lugar isolado, vi vários casais de papagaios soltos, curiós cantando no mato, muita natureza e o melhor foi um dia de muitos peixes. Não foram peixões, mas a gente sempre ama os filhos, na média davam 1kg a 2,5Kg, soltamos muitos contamos 36 e esta é história de pescador verdadeira, trouxemos uns para comer, é muito bom ir num lugar preservado e pelo tamanho do lago ficará assim por muito tempo.

Como prometido fiz a foto do meu avatar, só que minha sogra foi pros EUA e volta hoje, então breve estará a foto com o primeiro tucunaré de minha vida, depois mudo para um maior. hehehehehehe afinal, pescador que é pescador, conta vantagem também.

Minhas carretilhas chegaram comprei pelo ML e as linhas multifilamento também, infelizmente depois de voltar de um dia maravilhoso, no dia seguinte fui assaltado, tá tenso viver aqui em ssa. Agora tenho de me organizar melhor para comprar as varas e repor os objetos subtraídos.

Mas quero deixar este relato, dormi o sono dos, não direi justos, mas dos felizes, pois dormir literalmente sorrindo depois de um dia de pesca, meu amigo ficou feliz, pois disse que o vírus me pegou.

Depois vou fotografar as iscas que usamos, ele mesmo que faz. Mas é de um primor incrível, com penas, tubo inox e chumbo e o anzol, é claro. Os tucunarés não aguentavam ver a isca passando por eles teve lugar de pegarmos 6 em seguida.

Aproveitando quero agradecer a todos pela ajuda e incentivo, fiquem com Deus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galerinha, demorei, mas voltei. rssss

Fui na pescaria e foi algo maravilhoso, realmente eu estava precisando de um dia desses. Um lugar isolado, vi vários casais de papagaios soltos, curiós cantando no mato, muita natureza e o melhor foi um dia de muitos peixes. Não foram peixões, mas a gente sempre ama os filhos, na média davam 1kg a 2,5Kg, soltamos muitos contamos 36 e esta é história de pescador verdadeira, trouxemos uns para comer, é muito bom ir num lugar preservado e pelo tamanho do lago ficará assim por muito tempo.

Como prometido fiz a foto do meu avatar, só que minha sogra foi pros EUA e volta hoje, então breve estará a foto com o primeiro tucunaré de minha vida, depois mudo para um maior. hehehehehehe afinal, pescador que é pescador, conta vantagem também.

Minhas carretilhas chegaram comprei pelo ML e as linhas multifilamento também, infelizmente depois de voltar de um dia maravilhoso, no dia seguinte fui assaltado, tá tenso viver aqui em ssa. Agora tenho de me organizar melhor para comprar as varas e repor os objetos subtraídos.

Mas quero deixar este relato, dormi o sono dos, não direi justos, mas dos felizes, pois dormir literalmente sorrindo depois de um dia de pesca, meu amigo ficou feliz, pois disse que o vírus me pegou.

Depois vou fotografar as iscas que usamos, ele mesmo que faz. Mas é de um primor incrível, com penas, tubo inox e chumbo e o anzol, é claro. Os tucunarés não aguentavam ver a isca passando por eles teve lugar de pegarmos 6 em seguida.

Aproveitando quero agradecer a todos pela ajuda e incentivo, fiquem com Deus

Já sei quem é seu amigo, Começa com Paulo e Termina com Jorge e as iscas são as famosas Peninhas!!!

rsrsrrsrs

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acertou em cheio. Ele deveria pensar em criar uma empresa, pois ele falou que faz muitos outros tipos de iscas com vários materiais diferentes. Você já pescou com Paulo? Cara muito gente fina.

Nunca pesquei com o Paulo, mas sei que ele pesca muito mesmo, e é o cara no Fly, pesco muito com Giovanni e Bão que são muito amigos dele!

A peninha dele é assasina, ele só podia colocar um anzol melhor que não enferruja, agora quando o peixe tá manhoso ela faz a diferença não tem nada igual!

O Bão vende a Peninha dele na Loja Marazzul Pesca no Bahia Marina!

E esse peixe do meu Avatar foi pego lá onde voce pescou!

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O meu avatar está aí.

Ele me disse que estava começando a tentar aprender o fly, cara muito modesto então. Era para eu ter segurado o peixe com apenas uma das mãos e o avatar ficaria melhor.

Valeu, Pinguim!

Aprendendo Fly! kkkkkkkkkkkkkkkkk

Eu soube que ali é um monstro! Pesca muito! rsrs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...