Ir para conteúdo

Vai montar sua vara? Aprenda escolher um blank super leve


Posts Recomendados

Fui provocado a dar um palpite aqui por pessoa muita amiga.

Apesar de não gostar muito de fazê-lo.

O que tenho a dizer é que tudo isso é importante e ao mesmo tempo não é tanto.

Existem "n" varas de pesca trazidas do mercado externo, maravilhas do mercado, com nomes bonitos e outras mumunhas e que são levadas, por nossos pescadores para a Amzonia em busca dos grandes açús e terminam passando vergonha, quebrando até em arremesso e muitas com perdidos troféus. Naõ gosto de citar nomes e marcas, pois acho que estas coisas tem que ser discutidas francamente como o pescador.

O que seria importante? o peso do equipamento, a resistência, o casting, o conforto (leia-se balanceamento), a decoração?

Ora , importante é o pescador se sentir bem com o que está usando, importante é ter relativo conforto durante a pescaria, importante é ter o equipamento balanceado para o tipo de isca que vai usar, pois será mais confortável e, convenhamos, uma vara projetada para hélices, não terá evidentemente o mesmo desempenho usando zaras.

E, temos que parar com a frescura de que nome, etiqueta, etc. é garantia de troféu na ponta linha.

Garantia de troféu na ponta da linha é um equipamento, decorado ou não, com muitos frufrus ou não, mas com resistência adequada e, principalmente, balanceamento para os nossos tipos de peixes e de pescaria, pois cada uma é diferente da outra..........vara coringa........ilusão........ quando é boa para uma coisa.........não é tão boa para outra.

E vara boa é aquela que o pescador se adapta e se sente bem pescando com ela, o resto é "conversa para boi dormir" ou como diriam os gaúchos "tertúlia flácida para acalentar bovinos", o que significa exatamente a mesma coisa.

Espero que não me julguem por meu comentário, pois sou um pouco avesso a comentários que possam virar bola repartida e estou há 18 anos pescando na Amazônia e conheço um pouquinho daquilo lá e conheço também um pouco de varas, apesar de me achar mais um enfeitador de varas metido a besta.

Aliás, isto tudo é mais ou menos como discutir o sexo dos anjos.

Abraços a todos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

rsrs Não entendi esse monte de comentários a respeito de marcas e tal...

As instruções do tópico servem para qualquer marca.

A essência do tópico é: Se você quer baixo peso, o que você tem que ler no blank é:

Peso dele inteiro, Diametro do pé(butt) e tamanho da ponteira(tip size)

Pronto!!! Só isso!!!

E isso quase ninguém comentou se concorda ou não comigo? doeu::

Eu achei bom fazer esse tópico, pq eu tinha lido muita coisa na internet e estava tudo "fresquinho" na cabeça.

Afinal estou fazendo 4 varas amazônicas de uma única vez. E não estou poupando dinheiro $$$. Queria com todos componentes melhores possíveis e não medi custo para nada. Acho que até a capa da vara é de Titanium! kkkkkkk

Já que estou fazendo esse investimento alto, tinha que ter uma segurança de que ficasse realmente o equipamento dos meu sonhos! Por isso pesquisei bastante.

E esse também foi um dos principais motivos de eu ter escolhido um amigo do peito para executar meu projeto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

rsrs Não entendi esse monte de comentários a respeito de marcas e tal...

As instruções do tópico servem para qualquer marca.

A essência do tópico é: Se você quer baixo peso, o que você tem que ler no blank é:

Peso dele inteiro, Diametro do pé(butt) e tamanho da ponteira(tip size)

Pronto!!! Só isso!!!

E isso quase ninguém comentou se concorda ou não comigo? doeu::

Eu achei bom fazer esse tópico, pq eu tinha lido muita coisa na internet e estava tudo "fresquinho" na cabeça.

Afinal estou fazendo 4 varas amazônicas de uma única vez. E não estou poupando dinheiro $$$. Queria com todos componentes melhores possíveis e não medi custo para nada. Acho que até a capa da vara é de Titanium! kkkkkkk

Já que estou fazendo esse investimento alto, tinha que ter uma segurança de que ficasse realmente o equipamento dos meu sonhos! Por isso pesquisei bastante.

E esse também foi um dos principais motivos de eu ter escolhido um amigo do peito para executar meu projeto.

Beto, é exatamente a isto que me refiro, se você procurou o que estava dentro dos teus sonhos, você estará com o melhor para você. E, com certeza, vais fazer grandes pescarias com aquilo que sonhaste.

Grande abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

rsrs Não entendi esse monte de comentários a respeito de marcas e tal...

As instruções do tópico servem para qualquer marca.

A essência do tópico é: Se você quer baixo peso, o que você tem que ler no blank é:

Peso dele inteiro, Diametro do pé(butt) e tamanho da ponteira(tip size)

Pronto!!! Só isso!!!

E isso quase ninguém comentou se concorda ou não comigo? doeu::

Eu achei bom fazer esse tópico, pq eu tinha lido muita coisa na internet e estava tudo "fresquinho" na cabeça.

Afinal estou fazendo 4 varas amazônicas de uma única vez. E não estou poupando dinheiro $$$. Queria com todos componentes melhores possíveis e não medi custo para nada. Acho que até a capa da vara é de Titanium! kkkkkkk

Já que estou fazendo esse investimento alto, tinha que ter uma segurança de que ficasse realmente o equipamento dos meu sonhos! Por isso pesquisei bastante.

E esse também foi um dos principais motivos de eu ter escolhido um amigo do peito para executar meu projeto.

Beto, é exatamente a isto que me refiro, se você procurou o que estava dentro dos teus sonhos, você estará com o melhor para você. E, com certeza, vais fazer grandes pescarias com aquilo que sonhaste.

Grande abraço.

Valeu amigão!!!!!! ::fishing

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Show demais o tópico, Betão....e já estou pregando ele e inserindo nos melhores do fórum..hehee..

http://turmadobigua.com.br/forum/viewtopic.php?f=189&t=5393

Muito bom o conteúdo da conversa de todos. Realmente vara de pesca é algo muito pessoal...pra mim, o mais pessoal de toda a tralha de pesca.

Chego a falar com alguns amigos q se começarmos a pescar usando um cabo de vassoura como vara, em meia hora estaremos acertando as "gavetinhas" de sempre.

Ainda devemos respeitar o gosto de cada um...Uns adoram varas maiores, outros menores, outros mais lentas e outros mais rápidas....isso é questão de gosto. O q é bom pra mim, pode ser péssimo pra outro, e vice-versa.

Sobre materiais, muita coisa nova veio aí...Quantas varas vimos chegar no mercado, varas q indicavam 17lb e levantavam um balde com 15Kg de peso?!?! :choquei: Sim, tem vários vídeos na internet q mostram isso.

Quanto as observações do Lusardo sobre a espessura da parede do blank e tals, muito válidas por sinal, mas quero ver quem tem coragem de dobrar, da ponta até o cabo, uma St. Croix NSi, uma Shaula, Scorpion, Major, ou qualquer outra vara caríssima?!?!? hehee....e detalhe, pode ter a espessura de parede q for...(mesmo a vara não sendo feita pra isso)....mas tem muita vara "brasileira", oca q custa 200 reais e q faz isso e não quebra...hehee...O nome disso é tecnologia...Assim como investiram na linhas de pesca...estão fazendo agora com os blanks das varas.

Fato é q a Phenix retornou ao mercado e chamou a atenção do mundo. E viva a concorrência. ::fishing

Não sabia que eles já estiveram no mercado. Em que ano foi?

http://www.phenixrods.com/index.php?main_page=page&id=14

ABOUT PHENIX

Seeking to expand our early 1977 fishing roots, Phenix began a journey to build the brand that our devoted following had grown to love and take our custom rods to the next level.

In 2006 Phenix expanded current product lines with a much wider range of rod offerings that make use of premium design and components while still preserving our brand’s existing custom quality look and feel. Since then, we have added an increase in application specific models as well as a boost in sensitivity and a decrease in overall rod weight.

http://tackletour.com/reviewicast13phenix.html

Introduction: Phenix has been a popular rod name over the years, but there has seemingly been a big resurgence in the brand ever since introducing their Recon bass rods a couple years ago. Even though their bass rods have certainly been well received, their other sticks are no slouches either. Phenix certainly was not lazy at this year's ICAST show, as they showcased a large variety of new products. All of the following new additions are available now!

joia:::

Isso eu sabia há muito tempo, pelo que sei eles tem somente 8 anos em criação de hastes melhores, as primeiras tentativas não deram certo, mas vamos ver agora com este modelo. É mais uma opção....

legal::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, Lusardo...vc está certo.

Eu sei disso, vc sabe disso, a turma mais entendida sabe disso....Quanto mais carbono, mais leve e mais fácil de quebrar, e mais caro (e parabéns pela explicação acima, ficou top... palmas:: )

Como eu disse ainda, uma vara não foi feita para tocar a ponta no pé....disse isso apenas para q a turma entenda q vara cara não é sinônimo de inquebrantabilidade...kkkkkk....então, não será falando q uma Shaula/NSi/Lommis quebra, q vamos tirar o mérito da vara....a mesma coisa, das Phenix.

Na verdade o q estamos vendo em todos os comentários acima é uma reação totalmente normal...Um novo produto está sendo posto no mercado e tem muita gente reagindo contra...hehee, isso, independente do motivo/razão.

Todos já perceberam isso...e, por mais q falem bem da Phenix, muitos vão continuar descendo a lenha, não importando se ele é leve, pesado, feio ou bonito..hehee....o mercado da pesca, assim como todos os outros, tem muito ego inflado..hehee...E estou dizendo isso de todos, ok?!?! não é de vc, ok??!!?!!

Como disse, vejo como sendo algo totalmente normal...pois me lembro perfeitamente q há alguns anos atrás tinha muita gente aí q cuspia nos St. Croix....q mandava MP pra quem se interessava falando q era uma porcaria, q quebrava, q era isso, q era aquilo (exatamente igual estão tentando fazer com a Phenix)....só q hoje a St. Croix é a bola da vez...hehee...Tudo é uma questão de ótica, gosto, interesse e $$$$.

Na verdade o tópico do Betão não foi criado com o intuito de saber quem é melhor ou quem é pior, e sim, qual é mais leve...e hoje a Phenix está sendo uma das mais leves q temos no mercado.

Sobre o casting...eu posso apenas dar um pitaco de quem usa uma Phenix 20lb há 2 anos na AM...Sim, eu já pesco na AM com uma Phenix a 2 anos e o Ramon tb pesca faz 1 ano.... ::fishing

Ela é muito mais leve e mais "parruda" q as minhas Fenwicks de 25lb....Inclusive já fisguei um boto com essa Phenix (e está filmado...kkkk)...mas, por uma questão de gosto...ainda não abandonei as minhas antigas, pesadas e velhas Fenwick...hehee...pode qualquer um falar mal delas...mas são as q gosto....Podem urrar na minha orelha, falar mal de mim pra minha mãe, mas só faço aquilo q gosto. :gorfei:

Esses números impressos em nossas varas tem muitaaa coisa maquiada neles e todos sabem disso...fato é q pescando o dia todo, arremessando apenas iscas pesadíssimas (35g pra cima)....quando vc larga uma vara e pega outra, vc sente perfeitamente a diferença de trabalho, ação e do próprio "casting"...E as Phenix são top...São fabricadas nos EUA....lá o mercado não aceita números maquiados...hehee..

Bem...acredito q de nada vai adiantar ficarmos aqui batendo cabeça uns com os outros...O mercado está aí...daqui alguns meses/anos vamos ter certeza se as Phenix são boas ou não. joia:::

sou inquieto por natureza,não tenho medo de usar o novo,tenho de marine sports /Sumax a megabass/shaula /custons etc,experimentar o que aparece de novo é o que me move ,nem precisaria de mais varas para o resto de minha vida danca:: ,não tenho rabo preso e nem sou patrocinado por nenhuma marca ou por ninguém,,uso uma Fhenix 20 lbs montada pelo meu amigo Rogério que foi que me apresentou pela primeira vez. eu me surpreendi demais, mando ver fora do casting com hélice,zara/stikão é um blank fora de série o dia que aparecer uma melhor(para mim) to dentro de novo ::tudo:: ,já estou montando meus northforks tambem,acho que a concorrência é sadia demais,gostaria que o debate aqui fosse para esclarecer nossas dúvidas e que cada um vai no que se sentir melhor,desejo sempre aprender com voces amigos pescadores danca:: :amigo:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grande Ramon, o homem dos mil equipos joia::: , poste os dados da sua vara Phenix e das North Fork novas, estou louco para saber mais detalhes de peso e ação, especialmente das NFC ::tudo:: Essas devem ser as TOP das TOPs em ação e leveza joia:::

Abs. :amigo:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

rsrs Não entendi esse monte de comentários a respeito de marcas e tal...

As instruções do tópico servem para qualquer marca.

A essência do tópico é: Se você quer baixo peso, o que você tem que ler no blank é:

Peso dele inteiro, Diametro do pé(butt) e tamanho da ponteira(tip size)

Pronto!!! Só isso!!!

E isso quase ninguém comentou se concorda ou não comigo? doeu::

Eu achei bom fazer esse tópico, pq eu tinha lido muita coisa na internet e estava tudo "fresquinho" na cabeça.

Afinal estou fazendo 4 varas amazônicas de uma única vez. E não estou poupando dinheiro $$$. Queria com todos componentes melhores possíveis e não medi custo para nada. Acho que até a capa da vara é de Titanium! kkkkkkk

Já que estou fazendo esse investimento alto, tinha que ter uma segurança de que ficasse realmente o equipamento dos meu sonhos! Por isso pesquisei bastante.

E esse também foi um dos principais motivos de eu ter escolhido um amigo do peito para executar meu projeto.

Beto seu post é muito bom mesmo, acredito que tem muito acrescentar a quem deseja montar uma boa vara. ::tudo::

Infelizmente por outras respostas nós podemos ver que são comentários parciais e não imparciais de uma analise fria de um determinado componente. Eu por minha vez nem participo muito deste forum, mas neste tópico quis deixar minha opinião, pois acredito que conheço um pouco de blank, tive algumas experiências e pude ver com meus olhos muitos blanks aqui no Brasil e no exterior. Como foi dito aqui estão tentando adicionar uma marca nova o que é normal é claro, mas é possível fazer isso sem denegrir a outra. Infelizmente escreveram também que é um mercado de muito ''ego inflado'', e realmente é verdade, pois se você não usa o que essas pessoas usam você não tem o que é bom, ou seja é aquela conversa que vemos na escola, eu tenho um iphone, mas o cara que usa o galaxy é cansado e no fim os dois são para o mesmo fim, fazer ligações e ficar no facebook, só que o do iphone se acha melhor porque diz a sociedade que quem tem o iphone é dos top... hehehehehheehe... tudo igual.... joia:::

Dizem que tem pessoas reagindo mal a introdução deste novo produto, acredito que ninguém esta reagindo mal, pois no fim das contas os montadores que vendem seus serviços baseados em componentes precisão rever seus conceitos, tenho aprendido que um montador deve vender seu trabalho e não o produto. Um alfaiate de boa qualidade ele pode usar o melhor pano ou o pior que tiver, mas seu corte e costura sempre será o melhor, já se o alfaiate de péssima qualidade utilizar o melhor pano vai ficar horrível, mesmo sendo o melhor tecido.

Se você oferecer para a fiat as peças que a ferrari utiliza ainda sim vai sair um uno, só que com as peças da ferrari. Você iria usar um uno de carbono? Lógico que não todo mundo ia olhar e dizer que é um uno, mesmo você falando que são as pecas da ferrari.

Nas varas são iguais, qualquer um pode ter o blank que quiser, o passador, etc, mas monta-la adequadamente não é para todos.

No forum tem muitos montadores capazes, isso é que o importa. As pessoas pensam que estão emplacando algo, só para dizer: Eu emplaquei esse produto, ai eu pergunto, o que ganhou? Ah deve ter ganho um ponto com a fabrica....hhhehehhehe... surtei::

Agora como customizador que sou, para mim é pouco importante ST. Croix, Phenix, North Fork, sempre temos em mente: vamos unir esses componentes com personalidade e funcionalidade, Se montarmos um blank koreano como temos aqui na CBM, será a melhor montagem para esse blank, se colocarmos o Phenix será também montado da melhor forma. Não nos prendemos em marcas pois isso é o que acontece com elas, saem de moda, mas uma vara bem montada nunca sairá de moda e isso nós buscamos em cada uma delas.

Já a escolha do customizador favorito isso é de cada um, só é engraçado ver o pessoal fazendo a propaganda do blank sendo montado por outro customizador e achar que o montador é melhor do que os outros só porque usa os materiais tops... hehehehehehe... essa é boa, só que os componentes como disse são para todos... legal::

Por falar em componentes logo-logo teremos também os Phenix para montagem, é mais uma opção para os clientes do clube CBM. Só é triste que vai ter gente falando que copiamos, ai lembro novamente o que foi dito, é um ramo de ''ego inflado''e acrescentando nos dois lados da torcida!

legal::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia todos , o topico do Betao e muito importante para conhecimento de todos os usuarios , onde imformaçao nunca e demais , sempre vai ajudar alguem na escolha de qualquer material , pois o google esta ai nele a gente consegue muitas informaçoes , que podem ajudar a descobrir muitas coisas .

Parabens Betao pela iniciativa ::tudo:: ::tudo::

Bom pensei muito em postar tudo que estou pensando e poder dar meus pitacos nesse momento , porque estao fazendo tempestade num copo d' agua devido a um produto que foi desenvolvido para nosso esporte fantastico que é a pesca .

O que resurge das cinzas esta sendo polemico .

Nao e porque quando se projeta uma vara , onde se escolhe o melhor que tem desde componentes , passadores e etc quer dizer que vai ser a vara mais top do mundo , pois bem , pode colocar acabamentos Matagi em um blank coreano , e logico ou em uma reforma de qualquer outra vara , acho que tambem pode , isso tudo depende se o customizador esta disposto a te-los para pode oferecer aos clientes .

Os blanks estao ai todas as marcas disponiveis , para quem quiser comprar , nao tem exclusividade com ninguem , ate onde sei . Pois bem e um mercado inflado , nem preciso falar nada, e em nenhum momento que postei a K2 quis prejudicar ninguem , pois tenho hoje North Fork , St Croix , os Koreanos os da Sumax , Gusa entre outros , nao preciso disso , tem de tudo .

Montei uma vara , onde coloquei peças maravilhosas e consegui 87 gramas , sim mas o blank ajuda muito , entao se criou uma polenica sobre isso , que a vara nao vai aguentar , que vai quebrar tudo que pode imaginar , postam topico de quebra da vara e tudo mais

Tambem , penso que a concorrencia e sadia demais , para todos , agora pergunto ?

E se fosse a CBM que tivesse feito , essa descoberta ou esta montagem de 87 g sera que iria ter tanta polemica , acho que nao pq voces sao a voz da razao , os unicos que podem de tudo , descobrir de tudo , estariao fazendo maior festa por ter chegado a esse produto , e se algum outro customizador conseguisse o blank , ai vcs falariam que copiou de vcs , entao estou de saco cheio de ver pitacos em outros topicos se referindo a minha pessoa e ao meu trabalho .

Nao tenho sangue de barata para ter que ver tudo isso se passando

Espero que isso se acabe de forma pacifica , onde quem tem a ganhar sao os clientes de ambas as partes

Agradeço todos os amigos que postarao a favor do blank

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Betão,seu tópico é muito interessante,dicas boas para poder escolher o Blank que mais agrada a cada um....

Quanto a polemica entre esse ou aquele,pra mim não vai ajudar em nada,pois nunca vou ter condições de comprar um...

Meu negocio é Coreano,Sumax,MS.....então utilizarei os critérios do Beto para escolher um Blank nessas marcas....

Agora,acredito que se uma dúzia de Custom Rods montar o mesmo Blank,cada um com os componentes que é acostumado a usas,cada montagem vai ter peso diferente,colocação diferente das peças,com ou sem frufrus joia:::

Então,se todos usassem o mesmo Blank,as mesmas peças,a mesma quantidade de resina,linhas e tal,todas as varas seriam exatamente iguais palmas:: palmas:: Só que ai ja não seria mais Custom Rods e sim um monte de varas montadas em série,só que em vez de ser montadas em uma única fabrica,seria montada em varias parte do país doeu::

Portanto,cada macaco no seu galho,todos merecem lugar ao sol,e no final os fortes vencerão,isso é lei da natureza....ninguém precisa ficar brigando por isso,o mercado em si tratara disso....

Abraços a meus amigos Custom joia::: Marcão,Leo,Rogerio,Jorge...e mais uns trocentos aqui no Brasil......o mundo é nosso,e devemos todos ter o mesmo objetivo,aprimorar a nossa pesca que é o esporte amado por todos nós...

Tudo que vier em prol da pesca será muito bem vindo...

Abraços e desculpem pelas merd@s que escrevi :gorfei:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ATENÇÃO


Paira nos tópicos dessa SEÇÃO um prenúncio de comportamento inadequado.
arrow:: Lembro-lhes que este é um local onde se busca compartilhamento, e não competição.
arrow:: Não hesitarei em trancar esse tipo de situação, pois é tudo o que NÃO SE DESEJA.
arrow:: O mercado consumidor é grande o suficiente para que o CLIENTE saiba optar pelo que lhe parece ser melhor.
arrow:: Vamos ter isso em mente SEMPRE. diabo::

Se for para ANUNCIAR e/ou fazer MARKETING, a Seção não é esta.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

rsrs Não entendi esse monte de comentários a respeito de marcas e tal...

As instruções do tópico servem para qualquer marca.

A essência do tópico é: Se você quer baixo peso, o que você tem que ler no blank é:

Peso dele inteiro, Diametro do pé(butt) e tamanho da ponteira(tip size)

Pronto!!! Só isso!!!

E isso quase ninguém comentou se concorda ou não comigo? doeu::

Eu achei bom fazer esse tópico, pq eu tinha lido muita coisa na internet e estava tudo "fresquinho" na cabeça.

Afinal estou fazendo 4 varas amazônicas de uma única vez. E não estou poupando dinheiro $$$. Queria com todos componentes melhores possíveis e não medi custo para nada. Acho que até a capa da vara é de Titanium! kkkkkkk

Já que estou fazendo esse investimento alto, tinha que ter uma segurança de que ficasse realmente o equipamento dos meu sonhos! Por isso pesquisei bastante.

E esse também foi um dos principais motivos de eu ter escolhido um amigo do peito para executar meu projeto.

Beto seu post é muito bom mesmo, acredito que tem muito acrescentar a quem deseja montar uma boa vara. ::tudo::

Infelizmente por outras respostas nós podemos ver que são comentários parciais e não imparciais de uma analise fria de um determinado componente. Eu por minha vez nem participo muito deste forum, mas neste tópico quis deixar minha opinião, pois acredito que conheço um pouco de blank, tive algumas experiências e pude ver com meus olhos muitos blanks aqui no Brasil e no exterior. Como foi dito aqui estão tentando adicionar uma marca nova o que é normal é claro, mas é possível fazer isso sem denegrir a outra. Infelizmente escreveram também que é um mercado de muito ''ego inflado'', e realmente é verdade, pois se você não usa o que essas pessoas usam você não tem o que é bom, ou seja é aquela conversa que vemos na escola, eu tenho um iphone, mas o cara que usa o galaxy é cansado e no fim os dois são para o mesmo fim, fazer ligações e ficar no facebook, só que o do iphone se acha melhor porque diz a sociedade que quem tem o iphone é dos top... hehehehehheehe... tudo igual.... joia:::

Dizem que tem pessoas reagindo mal a introdução deste novo produto, acredito que ninguém esta reagindo mal, pois no fim das contas os montadores que vendem seus serviços baseados em componentes precisão rever seus conceitos, tenho aprendido que um montador deve vender seu trabalho e não o produto. Um alfaiate de boa qualidade ele pode usar o melhor pano ou o pior que tiver, mas seu corte e costura sempre será o melhor, já se o alfaiate de péssima qualidade utilizar o melhor pano vai ficar horrível, mesmo sendo o melhor tecido.

Se você oferecer para a fiat as peças que a ferrari utiliza ainda sim vai sair um uno, só que com as peças da ferrari. Você iria usar um uno de carbono? Lógico que não todo mundo ia olhar e dizer que é um uno, mesmo você falando que são as pecas da ferrari.

Nas varas são iguais, qualquer um pode ter o blank que quiser, o passador, etc, mas monta-la adequadamente não é para todos.

No forum tem muitos montadores capazes, isso é que o importa. As pessoas pensam que estão emplacando algo, só para dizer: Eu emplaquei esse produto, ai eu pergunto, o que ganhou? Ah deve ter ganho um ponto com a fabrica....hhhehehhehe... surtei::

Agora como customizador que sou, para mim é pouco importante ST. Croix, Phenix, North Fork, sempre temos em mente: vamos unir esses componentes com personalidade e funcionalidade, Se montarmos um blank koreano como temos aqui na CBM, será a melhor montagem para esse blank, se colocarmos o Phenix será também montado da melhor forma. Não nos prendemos em marcas pois isso é o que acontece com elas, saem de moda, mas uma vara bem montada nunca sairá de moda e isso nós buscamos em cada uma delas.

Já a escolha do customizador favorito isso é de cada um, só é engraçado ver o pessoal fazendo a propaganda do blank sendo montado por outro customizador e achar que o montador é melhor do que os outros só porque usa os materiais tops... hehehehehehe... essa é boa, só que os componentes como disse são para todos... legal::

Por falar em componentes logo-logo teremos também os Phenix para montagem, é mais uma opção para os clientes do clube CBM. Só é triste que vai ter gente falando que copiamos, ai lembro novamente o que foi dito, é um ramo de ''ego inflado''e acrescentando nos dois lados da torcida!

legal::

Léo...me perdoe mas, na minha opinião, os seus comentários só depuseram contra vc...hehee... oloko::

Talvez vc pense uma coisa mas escreve outra... ::please::

Na verdade vc, ou a CBM deveriam dar graças a Deus pelos pescadores do mundo todo terem ego inflado e buscarem sempre o melhor, ou talvez, o mais caro, pois, no dia q isso acabar, vcs fecharão as portas (vcs e todos os fabricantes e montadores do planeta).

Vcs são conhecidos mundialmente graças a essa "insatisfação" eterna q temos (e ego inflado tb).

Usando o seu exemplo, a CBM é o Iphone....e é justamente por isso q vcs vendem tanto, e se tornaram os maiores do País (e pelo trabalho de vcs tb, é claro)....então, vai a dica, não se comportem como se fossem a Samsung. rindo3::

De forma resumida...o fórum inteiro está vendo um gigante lutando contra um peso pena...e nestes casos, em qualquer esporte, em qualquer comércio, em qualquer lugar do mundo, toda a torcida será a favor do mais fraco.

Vc tb diz q é um customizador de varas, e q pelo longo trabalho e experiência, sabe identificar um bom produto e tals....Já eu, aqui do outro lado, q estou daqui todo santo dia trabalhando num veículo de comunicação, acredito q vcs da CBM, estão passando uma impressão totalmente negativa de vcs mesmos.

Leia todos os comentários postados e veja q NINGUÉM, absolutamente NINGUÉM, falou mau de qualquer q seja o produto ou o customizar a não ser VCS MESMOS.

Bem...tinha escrito um monte de porcaria aqui pra baixo mas resolvi apagar para q este assunto chato não se prolongue muito...Fato é q todos q estão lendo sabem direitinho as intenções de cada um neste tópico, então, melhor ficar calado.

Abs a todos.....e Kid M...não se preocupe...vamos manter o tópico dentro da educação e boa conversa...ehhee... :gorfei:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ATENÇÃO

Paira nos tópicos dessa SEÇÃO um prenúncio de comportamento inadequado.

arrow:: Lembro-lhes que este é um local onde se busca compartilhamento, e não competição.

arrow:: Não hesitarei em trancar esse tipo de situação, pois é tudo o que NÃO SE DESEJA.

arrow:: O mercado consumidor é grande o suficiente para que o CLIENTE saiba optar pelo que lhe parece ser melhor.

arrow:: Vamos ter isso em mente SEMPRE. diabo::

Se for para ANUNCIAR e/ou fazer MARKETING, a Seção não é esta.

Grande Kid, não tem necessidade de trancar o post do Betão pois com certeza sera útil , e com certeza Tambem eu teria direito a uma resposta a altura ao Severino pois foi citado por ele o nome da CBM mas, em respeito ao Betão e a você não falaremos ( eu e Léo) mais uma virgula neste tópico.

Abr Marcão

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fui provocado a dar um palpite aqui por pessoa muita amiga.

Apesar de não gostar muito de fazê-lo.

O que tenho a dizer é que tudo isso é importante e ao mesmo tempo não é tanto.

Existem "n" varas de pesca trazidas do mercado externo, maravilhas do mercado, com nomes bonitos e outras mumunhas e que são levadas, por nossos pescadores para a Amzonia em busca dos grandes açús e terminam passando vergonha, quebrando até em arremesso e muitas com perdidos troféus. Naõ gosto de citar nomes e marcas, pois acho que estas coisas tem que ser discutidas francamente como o pescador.

O que seria importante? o peso do equipamento, a resistência, o casting, o conforto (leia-se balanceamento), a decoração?

Ora , importante é o pescador se sentir bem com o que está usando, importante é ter relativo conforto durante a pescaria, importante é ter o equipamento balanceado para o tipo de isca que vai usar, pois será mais confortável e, convenhamos, uma vara projetada para hélices, não terá evidentemente o mesmo desempenho usando zaras.

E, temos que parar com a frescura de que nome, etiqueta, etc. é garantia de troféu na ponta linha.

Garantia de troféu na ponta da linha é um equipamento, decorado ou não, com muitos frufrus ou não, mas com resistência adequada e, principalmente, balanceamento para os nossos tipos de peixes e de pescaria, pois cada uma é diferente da outra..........vara coringa........ilusão........ quando é boa para uma coisa.........não é tão boa para outra.

E vara boa é aquela que o pescador se adapta e se sente bem pescando com ela, o resto é "conversa para boi dormir" ou como diriam os gaúchos "tertúlia flácida para acalentar bovinos", o que significa exatamente a mesma coisa.

Espero que não me julguem por meu comentário, pois sou um pouco avesso a comentários que possam virar bola repartida e estou há 18 anos pescando na Amazônia e conheço um pouquinho daquilo lá e conheço também um pouco de varas, apesar de me achar mais um enfeitador de varas metido a besta.

Aliás, isto tudo é mais ou menos como discutir o sexo dos anjos.

Abraços a todos

Caro Jorge,

Saibas Palavras , sou customizador a 10 anos, não vivo disto, apenas monto para mim e para amigos e compartilho a mesma opinião sobre Balanceanento do conjunto e sua determinada ação são determinantes para cada aplicação do que se destina , temos disponíveis no mercado mundial , inúmeros fabricantes de remone mundial, Lamiglas, St Croix, Gloomis etc.. , mas também temos alguns blanks " genéricos" que de acordo com a aplicação são " melhores" os do que dos grandes fabricantes, cabe ao customizador "montar" de acordo com a real necessídade do Cliente.

Acho a parte mais difícil por parte do customizador "entender do cliente" o que ele realmente deseja ( Perfomance para um determinado tipo de pescaria, apenas por causa da personalização , ou porque está na moda ter uma vara custom.

Abração a todos

Ricardo Ventura

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ATENÇÃO

Paira nos tópicos dessa SEÇÃO um prenúncio de comportamento inadequado.

arrow:: Lembro-lhes que este é um local onde se busca compartilhamento, e não competição.

arrow:: Não hesitarei em trancar esse tipo de situação, pois é tudo o que NÃO SE DESEJA.

arrow:: O mercado consumidor é grande o suficiente para que o CLIENTE saiba optar pelo que lhe parece ser melhor.

arrow:: Vamos ter isso em mente SEMPRE. diabo::

Se for para ANUNCIAR e/ou fazer MARKETING, a Seção não é esta.

Grande Kid, não tem necessidade de trancar o post do Betão pois com certeza sera útil , e com certeza Tambem eu teria direito a uma resposta a altura ao Severino pois foi citado por ele o nome da CBM mas, em respeito ao Betão e a você não falaremos ( eu e Léo) mais uma virgula neste tópico.

Abr Marcão

Obrigado, Marco!!!

Não tava no meus planos essa pequena confusão que gerou. Tava triste por ter causado esse desconforto.

Daqui pra frente só conversa de peixe!!! alegre::

Acho que esse ano pode ter muitas quebras de recordes pessoais!!! Quando começar a secar de verdade lá em SIRN e BARCELOS vai sair peixe que tava anos escondidos naqueles lagos internos!!! Segura coração!!!! ::fishing

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigos do FTB, a conversa começou sobre especificações de blanks, sobre dados objetivos, que indicariam qual o melhor blank para obter-se uma vara mais adequada a um certo uso. Depois foi se enveredando para as marcas, alguns defendendo umas, outros as demais. Mas eu penso que não há necessidade de defesa nenhuma, vejam que estamos falando de marcas americanas para as quais o mercado brasileiro é incipiente, eles não está nem aí para nós. Não vamos nos desentender por causa deles, né ? rindo3:: rindo3::

Peço desculpas se postei algo inadequado, mas procurei expor informações sobre casting (lure weight), que me parece ser um dado importante, embora muitas vezes ignorado pelos pescadores, assim como informações de sites e fóruns americanos, pois os leio quase todos, e lá é que os produtos são usados em grande quantidade. Quando procuramos informação sobre uma nova carretilha geralmente vamos ao TackleTour, quando é sobre blanks e varas vamos aos demais, entre eles o rodbuilding.org e outros não tão famosos. Mas a intenção não foi a de criar confusão, longe disso. O tópico é muito válido, embora, vamos ter de admitir, suas informações tenham um público alvo bem delimitado, já que a imensa maioria dos pescadores se contenta com as varas de fábrica, no máximo as mandam modificar ao seu gosto, há uma minoria, bem limitada, de "malucos" (no bom sentido rindo3:: ), que ficam "viajando" em blanks Lamiglas, Batson, MHX, Phenix, St Croix, NFC, Talon, ATC, etc... (e eu me incluo nesses malucos :gorfei: ) Pra essa minoria os dados aqui referidos e colhidos são importantes, mas são apenas dados, nada mais do que isso. Não podem ser motivos para desentendimentos. Como já foi dito, o mercado é amplo, tem espaço para todos os produtos, desde os mais simples até os mais caros e sofisticados.

Só peço, agora na qualidade de "maluco" que "viaja" nestes dados, que os amigos também reportem o resultado prático de suas montagens, depois da temporada Amazônica. Esses dados vão ser muito úteis. Lembro que o tópico do Betão sobre a constante jumpíng minnow recentemente me foi bastante útil para a escolha de um blank para iscas de meia-água e jigs, que tal postar os dados da constante JM para estas novas varas que estão sendo postadas no FTB, as NFC e Phenix?

Abs. :amigo:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só peço, agora na qualidade de "maluco" que "viaja" nestes dados, que os amigos também reportem o resultado prático de suas montagens, depois da temporada Amazônica. Esses dados vão ser muito úteis. Lembro que o tópico do Betão sobre a constante jumpíng minnow recentemente me foi bastante útil para a escolha de um blank para iscas de meia-água e jigs, que tal postar os dados da constante JM para estas novas varas que estão sendo postadas no FTB, as NFC e Phenix?

Abs. :amigo:

Legal demais isso! Fico feliz em ter ajudado de algum modo!

Estou esperando chegar essa Phenix K2 + 1 ST Croix SCIII + 1 ST CROIX SCIV(de um modelo não muito comum) + 1 ST CROIX SCV(de um modelo não muito comum)

Assim que chegar postarei os dados da "constante jumping minnow"!!!

E depois de minha pescaria também acho justo dar um parecer a respeito do teste de campo!!!

E só para fortalecer a idéia do tópico é:

Se você quer um blank leve, independente de qual marca seja(pode ser até um xingling baratinho), vc deve olhar para os dados de: Tamanho de Ponteira + Diametro do Butt + Peso total do blank original

E do jeito que estamos todos bem servidos de bons produtos no mercado: Não vai sobrar um peixe no Negro sem foto!!! danca::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Betão, equipamentos eu acho que tenho alguns muito bons, obras dos ótimos customizadores brasileiros, mas "falta-me o glamour", ou seja a habilidade de pesca para sacar os peixes da água :gorfei: :gorfei: Sabe aquele cara que tem Ferrari, Mercedes, BMW e mal sabe guiar um golzinho? Sou eu com as varinhas de pesca :gorfei: Por isso eu não garanto tirar os brutos do Rio Negro, mas que eu vou tentar, isso eu vou joia::: rindo3::

Abs. :amigo:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Betão, equipamentos eu acho que tenho alguns muito bons, obras dos ótimos customizadores brasileiros, mas "falta-me o glamour", ou seja a habilidade de pesca para sacar os peixes da água :gorfei: :gorfei: Sabe aquele cara que tem Ferrari, Mercedes, BMW e mal sabe guiar um golzinho? Sou eu com as varinhas de pesca :gorfei: Por isso eu não garanto tirar os brutos do Rio Negro, mas que eu vou tentar, isso eu vou joia::: rindo3::

Abs. :amigo:

Lusardo, além dos conhecimentos básicos de tabalho de varas e isca, tem um fator muito importante, talvez o mais de todos em que a sorte ajuda..............ESTE É ESTAR COM A ISCA CERTA, NA HORA CERTA, NO LUGAR CERTO.........E A ISCA PASSAR NA CARA DO BOCUDO...........!!!!!!!!!!!!!!!

E MAIS...............O BOCUDO TEM QUE ESTAR AFIM..........!!!!!!!!!!!!!!

Vou te dar um exemplo, uma semana antes de estabelecerem o último record de tucunaré eu estava pescando exatamente no mesmo lugar e para mim não saiu.

E a dita sorte não bafeja no pescoço de todos..............pois se assim fosse.........o americano Lance, que praticamente vive no rio Negro, entre Barcelos e SIRN, bateria o record a cada 15 dias, POIS A VIDA DELE É TENTAR BATER O RECORD.

E TEM UMA COISA MUITO IMPORTANTE: Pescaria é diversão, esporte..................troféu é apenas uma das consequências entre tantas outras. E se não fores à pesca com esta intenção, com certeza não será prazeirosa.

Abraços aos amigos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Betão, equipamentos eu acho que tenho alguns muito bons, obras dos ótimos customizadores brasileiros, mas "falta-me o glamour", ou seja a habilidade de pesca para sacar os peixes da água :gorfei: :gorfei: Sabe aquele cara que tem Ferrari, Mercedes, BMW e mal sabe guiar um golzinho? Sou eu com as varinhas de pesca :gorfei: Por isso eu não garanto tirar os brutos do Rio Negro, mas que eu vou tentar, isso eu vou joia::: rindo3::

Abs. :amigo:

Lusardo, além dos conhecimentos básicos de tabalho de varas e isca, tem um fator muito importante, talvez o mais de todos em que a sorte ajuda..............ESTE É ESTAR COM A ISCA CERTA, NA HORA CERTA, NO LUGAR CERTO.........E A ISCA PASSAR NA CARA DO BOCUDO...........!!!!!!!!!!!!!!!

E MAIS...............O BOCUDO TEM QUE ESTAR AFIM..........!!!!!!!!!!!!!!

Vou te dar um exemplo, uma semana antes de estabelecerem o último record de tucunaré eu estava pescando exatamente no mesmo lugar e para mim não saiu.

E a dita sorte não bafeja no pescoço de todos..............pois se assim fosse.........o americano Lance, que praticamente vive no rio Negro, entre Barcelos e SIRN, bateria o record a cada 15 dias, POIS A VIDA DELE É TENTAR BATER O RECORD.

E TEM UMA COISA MUITO IMPORTANTE: Pescaria é diversão, esporte..................troféu é apenas uma das consequências entre tantas outras. E se não fores à pesca com esta intenção, com certeza não será parazeirosa.

Abraços aos amigos.

Falou tudo, Jorge ::tudo:: E da sorte eu não posso me queixar, tenho feito mais pescarias boas que ruins. Além de que um dia ruim de pescaria é infinitamente melhor que um bom dia de trabalho, né? :gorfei:

Abs. :amigo:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Betão,excelente post. :bompost: :bompost:

Seguinte,10 g não fazem diferença nenhuma...........Estou com o Pozzobom e o Luzardo,o que importa é:isca certa,hora certa e lugar certo,porém.................................................esteja preparado quando acontecer.

Abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Betão, não entendi o motivo de tanta medição se você já tem o peso do blanc. doeu::

Testei a Phenix 20 do Fabricio. joia:::

Arremessou e puxou a SuraSix(31,5g) com sobras. Daí engatei a SuraSeven (41,5g) com hélice da Rip. Arremessou e puxou tão bem quanto a six.

Aê Severino! Pode montar a minha. Toda clear, sem qualquer enfeite. Lisa de tudo. Pelada.

Amanhã despacho o cabo de molongó, quero com menos de 90g. danca:: danca:: danca::

Abrax

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Betão, não entendi o motivo de tanta medição se você já tem o peso do blanc. doeu::

Testei a Phenix 20 do Fabricio. joia:::

Arremessou e puxou a SuraSix(31,5g) com sobras. Daí engatei a SuraSeven (41,5g) com hélice da Rip. Arremessou e puxou tão bem quanto a six.

Aê Severino! Pode montar a minha. Toda clear, sem qualquer enfeite. Lisa de tudo. Pelada.

Amanhã despacho o cabo de molongó, quero com menos de 90g. danca:: danca:: danca::

Abrax

Fala meu amigão!

Também tive dúvidas e cheguei a pirar o cabeção! doeu::

Deixa eu te explicar da forma que me explicaram:

Imagine que a ponta do blank seja grossa, me refiro a parte da ponteira. No momento que você corta a base do blank, concorda comigo que ainda vai ficar pesado na frente. É a distribuição do peso no blank.

Exemplo:

2 blanks de 50g e 6' de comprimento

Um tem a ponta bem grossa, consequentemente aquele trecho dos passadores perto da ponteira também é grosso

O outro é bem fininho na ponta.

No momento que a gente cortar os 2 para o tamanho 5'6'', concorda comigo que o fininho na ponta vai ficar mais leve?

Devido a distribuição de peso no blank, em um a gente consegue "tirar" mais peso que o outro no momento do corte.

Sacou?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...