Ir para conteúdo

Hidrofólio


Posts Recomendados

Sérgio eu uso o Hidrofólio Stingray XRIII no meu barco que é uma Z-21 com 250HP Verado, quando vou navegar com o barco cheio, ele faz o barco planar mais rápido e diminui o Back Wash, mas quando vou pescar eu tiro porque no meu barco ele faz

perder 3 milhas de velocidade final, quanto ao consumo nunca reparei se faz diferença.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

 Este dispositivo flap, serve somente para plainar mais rapido, e como o Romero disse, acaba perdendo velocidade final, na minha opiniao nao é muito util .se seu barco demora plainar, estude troca de helice, pois ai sim voce  tem uma utilidade geral melhor, plaina mais rapido, e tem velocidade final tambem melhor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

nao entendo a vantagem... a embarcacao planeia mais rapido, ok .. mais qto mais rapido? pq toda embarcacao com propulsao correta vai planar. Normalmente isso nao demora muito, basta acelerar. Em media alguns segundos (nao mais que 30 na maioria).

 

Depois de planado, ela vai chegar a sua velocidade final ou um pouco menos na velocidade de cruzeiro. 

 

Qual a vantagem entao disso? PQ no fim das contas isso gera um arrasto hidrodinamico grande, o que prejudica a velocidade final como comprovaram...

 

Sera que alguns segundos a mais ou a menos no planeio compensa a perda de velocidade final? E o consumo que fica ainda mais prejudicial?

 

Essa conta ainda nao chegou nem perto de fazer sentido pra mim.

 

Pra mim serviria em caso de cascos que ficassem cavalgando muito por falta de peso na proa ou algo assim, ai vc coloca isso, ele equilibra a hidrodinamica e vc navega com suavidade, ai compensa usar mesmo perdendo em consumo e velocidade, afinal vc navegaria ou invés de ficar pulando que nem cabrito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

nao entendo a vantagem... a embarcacao planeia mais rapido, ok .. mais qto mais rapido? pq toda embarcacao com propulsao correta vai planar. Normalmente isso nao demora muito, basta acelerar. Em media alguns segundos (nao mais que 30 na maioria).

 

Depois de planado, ela vai chegar a sua velocidade final ou um pouco menos na velocidade de cruzeiro. 

 

Qual a vantagem entao disso? PQ no fim das contas isso gera um arrasto hidrodinamico grande, o que prejudica a velocidade final como comprovaram...

 

Sera que alguns segundos a mais ou a menos no planeio compensa a perda de velocidade final? E o consumo que fica ainda mais prejudicial?

 

Essa conta ainda nao chegou nem perto de fazer sentido pra mim.

 

Pra mim serviria em caso de cascos que ficassem cavalgando muito por falta de peso na proa ou algo assim, ai vc coloca isso, ele equilibra a hidrodinamica e vc navega com suavidade, ai compensa usar mesmo perdendo em consumo e velocidade, afinal vc navegaria ou invés de ficar pulando que nem cabrito.

Algumas embarcações simplesmente não conseguem planar ou gastam quase toda a potencia do motor pra isso.

Quanto antes planar, maior a economia de combustível.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 è tudo depende do barco em questao.

 

 e é claro a vontade do proprietario, pois é terrivel sair de barco, acelerar e nada de planeio,   blink::  e ver seu amigo com outro barco, sair ao mesmo tempo, e ja estar la na frente  voando , rsrsrsrsrsrsrsr   ::bassboat::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Se procurar por modelos de hydrofolios a Allison faz um q é usado em rabeta de superfície que a função é além de melhorar o planeio e tbm estabilizar o barco em baixa velocidade para não cavalgar, agora quando acelera somente a pá da helice fica na água e portanto o hydrofolio não atrapalha em nada na velocidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...

Astra, vou te dar um grande exemplo mas em lancha de passeio.

Como eu sou chato, quando vou montar uma lancha eu pego a indicação do fabricante, vamos supor a focker 190 que saia para motores de 90 a 135 ou a 150, dependendo o ano de fabricação. Eu montaria com um 150 que é o máximo que o fabricante indica.

Mas tem gente que por desconhecer de náutica, ou não tem noção alguma, empurram nele uma focker 190 com um 90 ou um 115 4t.

Ela já é um casco ruim de planeio por natureza, tanto que parou de fabricar e entrou a i9 no lugar.

Mas vamos lá. Você ta lá com sua focker 190 com um 115 4t, tanque cheio, caixa térmica cheia, tanque de água doce, toda a familia e amigos para andar.

Você acelera e ela não levanta. Fica com a popa cravada na água e demoraaaa pra planar. Se você diminuir o passo da hélice, quando ta carregada vai andar legal, mas ai resolve tu e a patroa dar uma volta um dia dessas, em pouco mais de meio acelerador ela vai cortar giro em 6000 rpm. Como conhece de motor, sabe que tem a faixa de torque dele e tens que regular ela dentro da faixa de torque para ficar um conjunto equilibrado.

 

Colocando o hidrofólio a lancha sai praticamente planada na arrancada. É incrível heheheh, parece mágica.

É o que resolve o problema de varias lanchas. E diminuindo o arrasto diminui o consumo.

E outra, lanchas de passeio não são usadas apenas pra passear, usamos muito para puxar boias, esqui, wakeboard e etc. E ela precisa de agilidade na hora da arrancada pra levantar o caboclo eu ta sendo rebocado, principalmente se for meio reforçado igual eu kkkkk

 

A minha 20 pés que falei acima, da diferença na arrancada, principalmente na hora de esquiar... pois se o piloto der muito motor o cara la do fundo não aguenta segurar o manete do esqui. A lancha simplesmente arranca o manete da mão.

Gosto de andar de wakeboard em umas 22-25 mph. Tem lancha que nessa velocidade cavalga, o hidrofólio tira isso dela.

 

É um baita acessório que muitos nem sabem que existe ou ja viram em alguma lancha mas não sabem quais as suas funções.

Não lembro se tem algum nacional. Os mais famosos são Sting Ray, e são os mais bonitinhos também. 

 

 

Nunca vi em bass, mas vou dar uma olhada nesses da Allison. Os caras lá são malucos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Se procurar por modelos de hydrofolios a Allison faz um q é usado em rabeta de superfície que a função é além de melhorar o planeio e tbm estabilizar o barco em baixa velocidade para não cavalgar, agora quando acelera somente a pá da helice fica na água e portanto o hydrofolio não atrapalha em nada na velocidade.

+1

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...

Amigos

 

Como gosto de ler artigos de pesca e Nautica, sempre observo comentários do uso de Hidrofolio e como seria o comportamento em minha lancha, uma Sport Bass da Mega Bass com um motor Mercury 175 pro XS.

 

No mês de abril deste ano, perdi a dó de furar o motor e comprei um Hidrofolio próprio para tamanho do motor e instalei na lancha. No final de semana fui para o Araguaia e para seus Lagos testar e ver quais as diferenças que tinha feito na navegação da lancha.

 

Segue o que pude perceber com o Hidrofolio no meu caso é no casco descrito acima.

 

Planeio - ja tínhamos um planeio muito bom, no entanto achei que melhorou muito principalmente quando a embarcação está com 4 pessoas. O proa da lancha desce mais rápido e a lancha atinge logo a velocidade de cruzeiro.

 

Consumo - Acredito que para o eu caso o consumo deve cair um pouco devido ao tipo de pesca que pratico por aqui, onde constantemente estamos dando partida no motor e dando arrancadas para a troca de ponto de pesca. Segundo com os entendidos de motores grande há um grande consumo de gasolina no momento da arrancada.

 

Velocidade final - não teve alteração, após 3500 giros e o trim levantado na posição de navegar o Hidrofolio fica fora da água.

 

A 4500 rpm até 5400 rpm achei a lancha mais em minha mão, mais fácil de controlar.

Acima de 5500 rpm o chine começa e dai falta braço para mim.

 

Resumo - Para o meu casco achei que compensou devido ter o planeio mais rápido e ter a lancha na mão na velocidade que ando. O custo total de compra mais frete e instalação ficou em torno de R$ 350,00

IMG_0464.mp4

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...