Ir para conteúdo

Conjunto leve para pescaria de traíras e tucunarés.


Joao Oswaldo

Posts Recomendados

Boa noite amigos do FTB!! Estou com algumas dúvidas aqui e espero que possam me ajudar rsrs

A estória é a seguinte:

Atualmente utilizo uma Contender GTO tournament Big Game e uma vara Titan 5'6 10-20lb (blank: carbono sólido) nesse tipo de pescaria. Ta me servindo bem, a carreta é boa, gosto bastante dela, mas queria algo mais esportivo para pescar aqui no sudeste. Gostaria de montar um segundo conjunto mais leve. Costumo pescar em barranco e percorrer grandes distâncias pinchando o dia inteiro.

Pretendo gastar por volta de 700 reais entre carretilha e vara. A primeira coisa que me veio na cabeça foi uma Smoke 101HPT, mas depois de ver um review e comparar preço e material cresci o olho na Orion Titanium 12000 também. Ouvi falar que é meio solta, mas queria uma carreta que arremessasse muito bem com um bom custo benefício. Alguém pode me dizer mais sobre as duas?

Pensei em utilizar uma vara de 14lb bem leve (100g ou menos). É possível? Qual vara comprar?

Mesmo que passe um pouco do orçamento, vocês recomendam algum outro conjunto levando em conta arremessabilidade e peso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Odirlei, entre ela e a Orion não seria melhor a segunda? O fato dela ser 8.0:1 não a torna menos resistente que as outras? Digo porque um ou outro bocudo de 4kg aparece de vez em quando. O preço dela é quase o de uma Exo também.

NÃO SEI DIZER QUAL SERIA MELHOR....QUANTO AO PREÇO, TEM LOJAS VENDENDO A PREÇO BEM MAIS ACESSIVEIS, VISTO QUE A EXO CUSTA 1000,00 A LIGER VC ACHA POR METADE DO PREÇO..AHHH ELA AGUENTA SIM, TEM AMIGO AQUI NO FORUM QUE JA USOU EM ITAPARA...

ATT

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

é nesse preço eu pegaria uma liger tambem, apesar de nunca ter usado, o pessoal fala muito bem dela aqui pelo forum.

Já a vara, eu dava uma procurada numa shimano bass one 14lb de 2 partes, comprei a minha usada com o Luchezi no caterva, Foi a vara q tirou meu preconceito com as de 2 partes, ela é otima, leve, ação muito boa e por ser 2 partes fica facil de transportar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Odirlei, entre ela e a Orion não seria melhor a segunda? O fato dela ser 8.0:1 não a torna menos resistente que as outras? Digo porque um ou outro bocudo de 4kg aparece de vez em quando. O preço dela é quase o de uma Exo também.

O que exatamente faz com que uma carretilha 8.0 seja menos resistente que uma 7.0?

Esse negócio dos dentes menores é um achismo de uns que se espalhou e está virando verdade, mas não é.

Já trabalhei com usinagem de peças, incluindo engrenagens e posso te garantir: pra um conjunto de engrenagens de latão como os das carretilhas "se moer" puxando 20, 30, até 50lb, não vão anos, vão décadas, é só saber cuidar. O que acaba com uma carretilha é falta de cuidado, não relação de recolhimento.

O que você perde sim é tração, isso é comprovado pelas leis da física. Se você pegar uma carretilha 6.3 e uma 8.0, colocar na mesma vara e tentar levantar um peso de 5kg a 1m de altura, com a carretilha 6.3 você dará mais voltas na manivela (geralmente quase duas voltas), mas ela estará mais leve, enquanto na 8.0 você terá que fazer mais força, mas dará menos voltas (em uma MS Lubina GTS/BW por exemplo com uma volta da manivela seu peso já estará a quase 90cm do chão). Pra pesca a qual vc se propõe isso não será problema, tu sente o "peso" na manivela mais é quanto vai pescar dourados ou outros maiores e que puxam com aquela força que parece descomunal, ali sim na hora de rebocar o peixe pode ser que uma 6.3 seja vantagem pq vai te exigir menos esforço.

Isso pra carretilhas com carretéis de tamanhos semelhantes, pq uma 7.0 com tambor maior e uma 8.0 com tambor menor podem recolher o mesmo tanto de linha a cada volta da manivela, só depende do diâmetro do carretel.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parceiro, adiquiri um material para este tipo de pesca, vara MS black widow 5'6 pés 14lbs com a carretilha tb black widow 8.0.. Ficou show!!! Outra vara que tenho e tb vou utilizar com esta carreta é a daiwa tdt 14lbs, essa ainda nao testei, mas parece que tb vai estar show!

Espero ter ajudado...

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

NÃO SEI DIZER QUAL SERIA MELHOR....QUANTO AO PREÇO, TEM LOJAS VENDENDO A PREÇO BEM MAIS ACESSIVEIS, VISTO QUE A EXO CUSTA 1000,00 A LIGER VC ACHA POR METADE DO PREÇO..AHHH ELA AGUENTA SIM, TEM AMIGO AQUI NO FORUM QUE JA USOU EM ITAPARA...

ATT

Peguei uma vara liger na mão e coloquei uma Abu Mgx só para sentir e gostei bastante. To muito inclinado a comprá-la!Muito obrigado pelo toque, Odirlei. ::tudo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala João blz, a liger é show e aguenta o tranco sim, sobre a vara tenho uma carbonick 14lbs e o conjuntinho ficou da hora.

Cara hoje tive a oportunidade de pescar com uma smoke e gostei mto dela. Arremesso legal hein! Não to achando uma liger por menos de 800 na net. Queria pegar uma na mão, dar uma testada e ver se encontro ela mais dentro do meu orçamento rsrs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já a vara, eu dava uma procurada numa shimano bass one 14lb de 2 partes, comprei a minha usada com o Luchezi no caterva, Foi a vara q tirou meu preconceito com as de 2 partes, ela é otima, leve, ação muito boa e por ser 2 partes fica facil de transportar.

Procurei pela Shimano bass one, mas não acho em lugar nenhum. Você sabe onde eu encontro nova para comprar? Nem no ML eu achei!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parceiro, adiquiri um material para este tipo de pesca, vara MS black widow 5'6 pés 14lbs com a carretilha tb black widow 8.0.. Ficou show!!! Outra vara que tenho e tb vou utilizar com esta carreta é a daiwa tdt 14lbs, essa ainda nao testei, mas parece que tb vai estar show!

Espero ter ajudado...

Abraços

Valeu pela dica! Vou dar uma conferida na Lubina gts também. Tenho só uma dúvida...por ser 8.0:1 não fica mais complicado zarar para pegar traíras?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parceiro, adiquiri um material para este tipo de pesca, vara MS black widow 5'6 pés 14lbs com a carretilha tb black widow 8.0.. Ficou show!!! Outra vara que tenho e tb vou utilizar com esta carreta é a daiwa tdt 14lbs, essa ainda nao testei, mas parece que tb vai estar show!

Espero ter ajudado...

Abraços

Valeu pela dica! Vou dar uma conferida na Lubina gts também. Tenho só uma dúvida...por ser 8.0:1 não fica mais complicado zarar para pegar traíras?

Sim, eu achei tb! Para isso uma 7.1 iria melhor! Para isso adiquiri recentemente, mas ainda nao chegou, uma abu revo stx 7.1!!!

Ha pescadores que utilzam as 8.0 para zarar, dizem que é só acostumar! Eu nao dei conta kkkk

Abraçooss

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já a vara, eu dava uma procurada numa shimano bass one 14lb de 2 partes, comprei a minha usada com o Luchezi no caterva, Foi a vara q tirou meu preconceito com as de 2 partes, ela é otima, leve, ação muito boa e por ser 2 partes fica facil de transportar.

Procurei pela Shimano bass one, mas não acho em lugar nenhum. Você sabe onde eu encontro nova para comprar? Nem no ML eu achei!

Eu achei na Rei da pesca, mas ta cara pra burro...

tinha alguem querendo vender 2 usadas esses dias num preço bom.. se eu lembrar quem era te falo!

Abraço! :amigo:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Outra o opção é ficar de olho no escambo...aparece sempre scorpion xt 1001, semi nova por 600....ai vc compra uma vara liger que encontra por 180! Conjunto top de mais!

Mes passado comprei aqui no fórum uma scorpion xt 1001 com linha e frete por 580 praticamente nova! E comprei uma liger com o Jack Hoffman por 160, conjunto saiu740 com linha multi 30 lb...dentro do seu orçamento!

A carretilha liger é show, ainda mais com os knobs em cortiça!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal de tanto ver as inúmeras páginas abertas com os modelos de varas e carretilhas que me passaram, minha namorada acabou me presenteando com uma vara Hunter Fish 15-30lb que apesar de parecer excelente não era nem de longe o que eu estava pensando. Mas aí com o post do Neto Terrin tive a ideia de pegar uma carretilha mais versátil que me servisse bem se eu fosse partir para a amazônia por exemplo, já que agora estou com uma vara a mais e não posso comprar duas carretilhas.

Parceiro, adiquiri um material para este tipo de pesca, vara MS black widow 5'6 pés 14lbs com a carretilha tb black widow 8.0.. Ficou show!!! Outra vara que tenho e tb vou utilizar com esta carreta é a daiwa tdt 14lbs, essa ainda nao testei, mas parece que tb vai estar show!

Espero ter ajudado...

Abraços

Valeu pela dica! Vou dar uma conferida na Lubina gts também. Tenho só uma dúvida...por ser 8.0:1 não fica mais complicado zarar para pegar traíras?

Sim, eu achei tb! Para isso uma 7.1 iria melhor! Para isso adiquiri recentemente, mas ainda nao chegou, uma abu revo stx 7.1!!!

Ha pescadores que utilzam as 8.0 para zarar, dizem que é só acostumar! Eu nao dei conta kkkk

Abraçooss

Olhei essa Abu Revo3 Stx-hs 7.1 pelo Ebay($150) e gostei do que li. É bem leve, compacta e com capacidade de linha e drag muito acima das que eu estava cogitando. Estou pensando em pedir para uma amiga que esta nos Estados Unidos mandar uma para mim pois mesmo se for taxado ainda fica dentro do orçamento e mais barato do que aqui no Brasil.

Quanto a vara já me decidi pela liger. Na Tucunaré Pesca tá 178 reais e é muito leve (94g), mas como a de 5'6 está em falta vou esperar um pouco.

O que acham? Essa carretilha daria um bom conjunto com a Liger(7-15lb) e me abriria uma possibilidade de usá-la também com a Hunter Fish(15-30) para uma pesca um pouco mais pesada?

Neto, quando testar a sua me fale o que achou :amigo:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal de tanto ver as inúmeras páginas abertas com os modelos de varas e carretilhas que me passaram, minha namorada acabou me presenteando com uma vara Hunter Fish 15-30lb que apesar de parecer excelente não era nem de longe o que eu estava pensando. Mas aí com o post do Neto Terrin tive a ideia de pegar uma carretilha mais versátil que me servisse bem se eu fosse partir para a amazônia por exemplo, já que agora estou com uma vara a mais e não posso comprar duas carretilhas.

Parceiro, adiquiri um material para este tipo de pesca, vara MS black widow 5'6 pés 14lbs com a carretilha tb black widow 8.0.. Ficou show!!! Outra vara que tenho e tb vou utilizar com esta carreta é a daiwa tdt 14lbs, essa ainda nao testei, mas parece que tb vai estar show!

Espero ter ajudado...

Abraços

Valeu pela dica! Vou dar uma conferida na Lubina gts também. Tenho só uma dúvida...por ser 8.0:1 não fica mais complicado zarar para pegar traíras?

Sim, eu achei tb! Para isso uma 7.1 iria melhor! Para isso adiquiri recentemente, mas ainda nao chegou, uma abu revo stx 7.1!!!

Ha pescadores que utilzam as 8.0 para zarar, dizem que é só acostumar! Eu nao dei conta kkkk

Abraçooss

Olhei essa Abu Revo3 Stx-hs 7.1 pelo Ebay($150) e gostei do que li. É bem leve, compacta e com capacidade de linha e drag muito acima das que eu estava cogitando. Estou pensando em pedir para uma amiga que esta nos Estados Unidos mandar uma para mim pois mesmo se for taxado ainda fica dentro do orçamento e mais barato do que aqui no Brasil.

Quanto a vara já me decidi pela liger. Na Tucunaré Pesca tá 178 reais e é muito leve (94g), mas como a de 5'6 está em falta vou esperar um pouco.

O que acham? Essa carretilha daria um bom conjunto com a Liger(7-15lb) e me abriria uma possibilidade de usá-la também com a Hunter Fish(15-30) para uma pesca um pouco mais pesada?

Neto, quando testar a sua me fale o que achou :amigo:

Grande parceiro, pra falar a verdade, escolhi a stx, depois de mta duvida! Foi quando vi o video do parceiro aqui do forum, o pesca verdade, onde ele a testou, e me surpreendeu pelo tamanho, onde ele mesmo comparou com uma chronarc 50, que ja é uma carretilha considerada 'pequena", e foi isto que mais me chamou a atenção , tamanho reduzido(190gramas se nao me engano) com engenharia , força e capacidade de linha para brigar com grandes peixes, com isso posso usa-la em uma vara 25lbs atras de dourados no pincho ou açus, e usar em uma vara 14lbs atras dos tucunas aqui do sudeste que nao ficara desbalanceada!

Para minha infelicida, a minha vai demorar a chegar, pois minhas irmans estao voltando hj de NY, e nao deu tempo da carretilha chegar no hotel, minha sorte é que um amigo que mora la vai buscar assim que chegar e me entregar em mãos qdo voltar de la em outubro diabo:: diabo:: , mereço? Kkkk. Estou mto de cara pois semana que vem tenho pescaria de tucunaré marcada...mas fazer oque? ::tudo::

Abraçooos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

"...foi isto que mais me chamou a atenção , tamanho reduzido(190gramas se nao me engano) com engenharia , força e capacidade de linha para brigar com grandes peixes, com isso posso usa-la em uma vara 25lbs atras de dourados no pincho ou açus, e usar em uma vara 14lbs atras dos tucunas aqui do sudeste que nao ficara desbalanceada!"

É exatamente o que estou pensando Neto! Quanto ao prazo...é complicado né rpz? Acho que se comprar no Ebay só verei essa carretilha em novembro também :gorfei:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

"...foi isto que mais me chamou a atenção , tamanho reduzido(190gramas se nao me engano) com engenharia , força e capacidade de linha para brigar com grandes peixes, com isso posso usa-la em uma vara 25lbs atras de dourados no pincho ou açus, e usar em uma vara 14lbs atras dos tucunas aqui do sudeste que nao ficara desbalanceada!"

É exatamente o que estou pensando Neto! Quanto ao prazo...é complicado né rpz? Acho que se comprar no Ebay só verei essa carretilha em novembro também :gorfei:

Rapaiz, ressucitando o topico! A minha chegou kkkkkk, coisa linda! Leve, boa pegada, chikkk....ja ta com powerpro 40 lbs! Louco pra testar rssss...

A sua deu certo? Abrax

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...