Ir para conteúdo

Não Consigo Usar a Zara Corretamente


Luciano Chiba

Posts Recomendados

Saudações a todos, começo pedindo desculpa caso não esteja postando a minha duvida no local correto.

Estou aprendendo a utilizar iscas de superficie (zara), percebo que o meu trabalho não está saindo de forma correta?, ela não "zara" bonito, e na maioria das vezes não consigo "dançar" com ela. Gostaria de saber se existe alguma influencia do meu kit "(vara + carretilha + linha + snap(bem pequeno)", da isca ou apenas falta de prática mesmo?

Vara1 = yume bass metal 5'6' 17lbs + Linha PP multi 0,20 mm + Carretilha Shimano Scorpion (modelo antigo) + Fluorcarbon 0,20mm tbm

Vara2 = Green Bass MS 6'0' 17lbs + Linha Multi 0,20mm + carretilha MS Contender GTO Ocean Shi, esse quit é pro salgado, pelo menos foi montado com esse intuito.

IScas Zara - Isca KV João Pepino 20g e isca Hammer 100 MS 18g

Bom, minha duvida segue se a vara influencia diretamente, se o recolhimento da carretilha influencia da mesma forma, se a isca não presta, se o pescador ta pior ainda....

agradeço a compreensão de todos e peço uma explicação para corrigir esse pequeno detalhe.

abraços a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro Luciano tente usar os seguintes macetes:

No começo arremesse a isca e não olhe para ela, esqueça-a.

Se concentre na ponta da vara.

repita o movimento de ponta de vara olhando apenas a vara para que o movimento

saia uniforme.

Quando o movimento de ponta de vara estiver perfeito vc verá que a isca vai zarar perfeitamente.

Tente começar por umas iscas mais leves tipo a zig-zarinha.

Sempre passo estas dicas para quem está iniciando e funciona.

Espero ter ajudado e um abraço.

:amigo:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Até aprender, use a ponta da vara para cima e vá dando "soluços" no punho e olhando pra ponta da vara ... cada soluço é uma cutucada ... e cada cutucada um rebolado(zarada) na isca ... depois é só colocar a ponta da vara pra baixo ... e fazer o mesmo ...

joia::: joia::: joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu penei pra aprender a zarar.

Sei bem o que vc está passando...

Eu tentava coincidir giro de manivela com toque de ponta de vara.

Tentando explicar, eu dava o toque recolhia 1/4 de volta, dava outro toque, mais 1/4 de volta.

Tudo errado! Naonao::

Aprendi de uma forma idiota, mas funcionou...rsrs :gorfei:

Cante o rítmo do toque....rsrsrs...sério... :gorfei:

Tam...tam...tam...tam..... essa esquisitice cria a cadência de movimento que vc precisa.

Vc recolhe exatamente entre as batidas ...

Não preste atenção ao recolhimento.

Senão vc perde a cadência. e a isca zara 2 ou 3 vezes certo e 2 errado, ae vc tem que entrar no rítmo.

No ínicio faça cadência lenta, deixe a isca fazer longos Z e vá diminuindo o tempo até que ela zare quase no mesmo lugar.

Nos conte o resultado.

Abraço

Rick

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu sempre tive essa dificuldade.

Eu via meu parceiro zarar perfeitamente e eu não

Unica coisa diferente era o seguinte:

minhas carretilhas tinham manivela com a mão direita

As deles na mão esquerda a manivela

Então eu pesquei algumas vezes com a manivela esquerda me adaptei muito bem, os trabalhos melhoraram muito mesmo

então eu troquei toda minhas carretilhas de mão direita/manivela para mão esquerda

tenta fazer um teste,

abçrs boa sorte

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu sempre tive essa dificuldade.

Eu via meu parceiro zarar perfeitamente e eu não

Unica coisa diferente era o seguinte:

minhas carretilhas tinham manivela com a mão direita

As deles na mão esquerda a manivela

Então eu pesquei algumas vezes com a manivela esquerda me adaptei muito bem, os trabalhos melhoraram muito mesmo

então eu troquei toda minhas carretilhas de mão direita/manivela para mão esquerda

tenta fazer um teste,

abçrs boa sorte

Luciano,comigo aconteceu a mesma coisa que com o Magrão,descobri que se usasse a manivela inversa a minha mão conseguia zarar melhor,caso tenha molinete e queira fazer o teste,é só inverter a manivela e ver com qual o lado se adapta melhor,ai depois compra a carretilha com a manivela do lado certo...

No meu caso continuo com manivela direita para helices e popper e uso esquerda para zaras e sticks.....

O bom é que da de descansar os braços alternando as iscas joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Luciano, além de todas essas dicas dos colegas voce precisa sincronizar o toque de vara com o recolhimento e dependendo da isca voce dá a velocidade adequada.No caso do João Pepino voce pode dar toques um pouco mais longos e suaves que vai parecer uma cobra na água.No caso de iscas menores, toques curtos e mais rápidos.E muito treino.

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Luciano, além de todas essas dicas dos colegas voce precisa sincronizar o toque de vara com o recolhimento e dependendo da isca voce dá a velocidade adequada.No caso do João Pepino voce pode dar toques um pouco mais longos e suaves que vai parecer uma cobra na água.No caso de iscas menores, toques curtos e mais rápidos.E muito treino.

Abraços.

Perfeito!!!

Só irei acrescentar uma dica. Meu parceiro vendo como eu trabalho minhas zaras, verificou que trabalho com a ponta da vara voltada para a isca e não de lado. Ele melhorou muito o trabalho.

:amigo:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro Luciano tente usar os seguintes macetes:

No começo arremesse a isca e não olhe para ela, esqueça-a.

Se concentre na ponta da vara.

repita o movimento de ponta de vara olhando apenas a vara para que o movimento

saia uniforme.

Quando o movimento de ponta de vara estiver perfeito vc verá que a isca vai zarar perfeitamente.

Tente começar por umas iscas mais leves tipo a zig-zarinha.

Sempre passo estas dicas para quem está iniciando e funciona.

Espero ter ajudado e um abraço.

:amigo:

Amigo Helson, Muito obrigado pela paciência em ensinar, confesso que o começo sempre parece muito complicado, pois o trabalho não sai de forma cadenciada, e exige uma grande coordenação de pescador + equipamento, porem com todas as dicas que recebi de todos os amigos, ficou muito mais facil de resolver esse pequeno detalhe.

Agradeço a todos e muito obrigado \o/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Até aprender, use a ponta da vara para cima e vá dando "soluços" no punho e olhando pra ponta da vara ... cada soluço é uma cutucada ... e cada cutucada um rebolado(zarada) na isca ... depois é só colocar a ponta da vara pra baixo ... e fazer o mesmo ...

joia::: joia::: joia:::

Wellington, excelente dica, só explique uma coisinha, ao invés de puxar a vara "lateralmente", devo começar puxando apenas pra cima, como se fosse um jig, depois alternar trabalho para cima e para baixo?, tipo eu vejo muitos videos que os pescadores "puxam" horizontalmente a vara, posso fazer então verticalmente que o trabalho é o mesmo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu penei pra aprender a zarar.

Sei bem o que vc está passando...

Eu tentava coincidir giro de manivela com toque de ponta de vara.

Tentando explicar, eu dava o toque recolhia 1/4 de volta, dava outro toque, mais 1/4 de volta.

Tudo errado! Naonao::

Aprendi de uma forma idiota, mas funcionou...rsrs :gorfei:

Cante o rítmo do toque....rsrsrs...sério... :gorfei:

Tam...tam...tam...tam..... essa esquisitice cria a cadência de movimento que vc precisa.

Vc recolhe exatamente entre as batidas ...

Não preste atenção ao recolhimento.

Senão vc perde a cadência. e a isca zara 2 ou 3 vezes certo e 2 errado, ae vc tem que entrar no rítmo.

No ínicio faça cadência lenta, deixe a isca fazer longos Z e vá diminuindo o tempo até que ela zare quase no mesmo lugar.

Nos conte o resultado.

Abraço

Rick

Rick, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, acontece exatamente como voce descreve, quando acerto fazer os ZZs eu faço lento, ai sai 3x certo e 2x errado, nem sempre nessa ordem, mais muito parecido com o descrito por você. Muito obrigado pela excelente dica, irei marcar o compasso. Compartilhando com todos, mesmo não fazendo o trabalho correto com a zara, peguei um tucunare pequeno, mais a emoção da pegada na superficie foi ENORME.....sem palavras, é isso que nos motiva a usar iscas de superficie.

abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu sempre tive essa dificuldade.

Eu via meu parceiro zarar perfeitamente e eu não

Unica coisa diferente era o seguinte:

minhas carretilhas tinham manivela com a mão direita

As deles na mão esquerda a manivela

Então eu pesquei algumas vezes com a manivela esquerda me adaptei muito bem, os trabalhos melhoraram muito mesmo

então eu troquei toda minhas carretilhas de mão direita/manivela para mão esquerda

tenta fazer um teste,

abçrs boa sorte

Adalberto Excelente dica sobre as carretilhas, irei providenciar as carretilhas de mão esquerda acredito que irá melhorar bastante o trabalho.

Um grande Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu sempre tive essa dificuldade.

Eu via meu parceiro zarar perfeitamente e eu não

Unica coisa diferente era o seguinte:

minhas carretilhas tinham manivela com a mão direita

As deles na mão esquerda a manivela

Então eu pesquei algumas vezes com a manivela esquerda me adaptei muito bem, os trabalhos melhoraram muito mesmo

então eu troquei toda minhas carretilhas de mão direita/manivela para mão esquerda

tenta fazer um teste,

abçrs boa sorte

Luciano,comigo aconteceu a mesma coisa que com o Magrão,descobri que se usasse a manivela inversa a minha mão conseguia zarar melhor,caso tenha molinete e queira fazer o teste,é só inverter a manivela e ver com qual o lado se adapta melhor,ai depois compra a carretilha com a manivela do lado certo...

No meu caso continuo com manivela direita para helices e popper e uso esquerda para zaras e sticks.....

O bom é que da de descansar os braços alternando as iscas joia:::

Alex, irei seguir esse conselho, continuarei com a manivela direita, pra helice e popper, pois ja acostumei com elas, e o trabalho na mão direita sai bem legal, irei usar um molinete que tenho pra testar, e retornarei com os resultados.

abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Luciano, além de todas essas dicas dos colegas voce precisa sincronizar o toque de vara com o recolhimento e dependendo da isca voce dá a velocidade adequada.No caso do João Pepino voce pode dar toques um pouco mais longos e suaves que vai parecer uma cobra na água.No caso de iscas menores, toques curtos e mais rápidos.E muito treino.

Abraços.

Cicero, muito obrigado pela dica, irei utilizar.

abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...