Ir para conteúdo

O jeitinho brasileiro numa visão positiva.


Posts Recomendados

Uma das vantagens de estar aposentado é ter bastante tempo disponível principalmente para pescar, mas ultimamente as pescarias estão paradas, então, encontrei esta maneira de passar o tempo:

No site http://ahduvido.com.br/ está relacionado os 12 principais defeitos do brasileiro, como que estes fossem também, a parte negativa do jeitinho brasileiro. Então, fica a critério de cada um ler a explicação de cada item, bem como, concordar ou não com o que foi exposto:

O Brasileiro e seus 12 defeitos:

Adora dar reconhecimento para quem não merece - Não sabe a própria Língua- É o câncer da Internet- Acha que os EUA é o melhor em tudo- Não sabe resolver um problema de cada vez - Não admite a própria culpa - Tem o pé no extremismo para babaquices-Não sabe lidar com o politicamente correto e politicamente incorreto- Gosta da hipocrisia- Acha que a vida é resumida em futebol, fofoca, carnaval, cerveja e putaria - São um bando de maria-vai-com-as-outras- Reclama de tudo e não resolve nada.

-x-x-x-x-x-x-x-x-x-

Para melhor explicar o lado positivo do jeitinho brasileiro, tomei emprestado o texto à seguir:

Quando se fala em jeitinho brasileiro, a primeira coisa em que pensamos é esperteza, suborno, ambição, embora essa não seja a única maneira de definir o jeitinho. Mas, o lado negativo dessa prática tão disseminada em nossa sociedade é o que mais se evidencia.

O brasileiro seria, então, um anarquista, um fora-da-lei?

Não. O brasileiro não nega a existência da lei, o que ele nega é a aplicação da lei naquele momento. Simples assim. Justificamo-nos com todos os rigores da razão: se podemos pagar menos imposto de renda a um governo que não retribui adequadamente em benefícios sociais para seus contribuintes, por que não fazê-lo?

Por que pagar uma multa de trânsito – altíssima – se podemos dar um jeito de cancelá-la?

Mas nem todo jeitinho é negativo, a inventividade e a criatividade são algumas das facetas mais relevantes do lado positivo.

O brasileiro possui uma alta capacidade de adaptação às situações mais inesperadas, que muitas vezes pode significar a diferença entre viver ou morrer, entre estar desempregado ou arranjar uma profissão alternativa para manter a si próprio e à família.

O jeitinho brasileiro também tem o lado conciliador, permitindo que se crie uma solução favorável para uma situação a princípio impossível. É o caso do operário que substitui o colega em seu turno enquanto aquele participa de um curso no supletivo, para ganhar o tempo perdido.

Enquanto o lado negativo do jeito brasileiro gera situações delicadas e comprometedoras da conduta ética, o lado positivo muitas vezes vem aliviar o brasileiro da vida oprimida que ele precisa vencer. E é aqui que se estabelecem os dilemas éticos do jeitinho. A inconsistência da ação governamental em áreas como a segurança pública, a fiscalização e o planejamento da política tributária e financeira leva o cidadão a uma situação tal que sua única saída no momento é o jeito, a driblada, sob pena de perder o emprego ou inviabilizar sua empresa.

A legislação no Brasil, vinculada ao Estado sob o domínio da elite capitalista, impõe sobre a população normas rígidas e formas de punição para os que não cumprem a lei. A distância entre a lei e a conduta das pessoas na realidade social é uma resposta ao formalismo instituído pelo Estado, através das estruturas social, política e econômica. O jeitinho funciona como válvula de escape individual diante das imposições e determinações. Os interesses pessoais tornam-se mais importantes do que a coletividade.

Com o modelo centralizador de poder em nosso país, o jeitinho pode ser visto como mecanismo de controle social. Torna-se um instrumento de manipulação quando utilizado pela autoridade instituída para subjugar a população com menor grau de instrução. Exemplo disso, é a prática do paternalismo e do assistencialismo inspirado nos coronéis, que se confundem com a própria lei. "Você sabe com quem está falando"? É a expressão da autoridade, que pode conceder benefícios usando as brechas e os favores da lei, confirmando a desigualdade e a dependência social.

No estágio próximo ao jeitinho, encontra-se a corrupção, tema diariamente mencionado na mídia escrita e falada. Ela está presente naquele jeito de conseguir uma concorrência, no jeito de apressar um processo numa repartição pública, no jeito de driblar o fiscal, sempre apoiada em algum tipo de pagamento ou suborno. A corrupção não se contenta apenas em transgredir a norma mas envolve ganho monetário além de prejudicar terceiros, que lhe confere a diferença para o jeitinho, culturalmente brasileiro.

Em suma, o descaso das autoridades públicas quanto às reais necessidades do povo e as leis impostas pela elite estatal, gera o salve-se quem puder, que por sua vez alimenta o jeitinho e incentiva a transgressão das normas. Desta à corrupção é apenas um passo. Tão logo se estabeleça, a corrupção generalizada aumenta a impunidade.

Para todos que acham que nos demais países do mundo não há algo parecido com o “jeitinho brasileiro”, sugiro apenas a leitura de uma matéria no sitehttp://jornalggn.com.br, que fala da corrupção nos EUA.

Abraço à todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...