Ir para conteúdo

PESCARIA ARGENTINA - PURO MARKETING?


Posts Recomendados

Pessoal,

Semana passada realizei uma pescaria com minha turma de 26 pescadores, e o destino foi Yahapé na Argentina.

Escolhemos esse local, pois quase em todos os programas de pesca e revistas do Brasil fazem propaganda de lá e

SEMPRE pregando que na Argentina não há mais pesca predatória por alguns anos, pois o Dourado e Pintado são protegidos por lei.

Pois bem, não é nem de perto assim.

Pesco a mais de 20 anos pelo Brasil a fora, e nunca vi uma pesca predatória tão grande e intensa, só perto da pousada deve ter mais de 50 KM de Espinhel tranquilamente. Ferramos vários espinheis ( inclusive incluímos na contagem das poucas ações que tivemos ).

Olha que já pesquei no rio Paraguai, Araguaia, pesco por varias represas Serra do Facao, Tupaciguara, Sao Simao e todas as outras do Triangulo Mineiro.

Pescamos por 4 dias inteiro, e saíram apenas 5 pintados ( 20, 30, 40 e dois de 50 KG ) e 3 dourados ( dois de 1,5 Kg e 1 de 10 kgs) só no corrico e pouquíssimas piaparas. Lembrando que foram 26 pescadores.

No bait e Isca Viva Rodada, o rio parece estéril.

Nunca achei ruim pescaria com poucos peixes, sempre pois sempre aproveitamos o local e a farra com a turma sempre é boa, mas dessa vez nos sentimos um pouco enganados.

Talvez vocês pensem que seja a semana ruim , clima ou outro fator, porém isso foi levantado junto com os piloteiros da pousada, e eles nos disseram que esta fraco de peixe não pelo tempo, rio baixo ou alto, ou mês. Falaram que os peixes foram dizimados nos últimos tempos, principalmente pela pesca a "noche" ( Km e Km de espinheis, e Arpão ). Os mesmos falaram que são os paraguaios que fazem esse tipo de pesca, porém o dono da pousada comentou que os proprios piloteiros fazem esse tipo de pesca e vendem o pescado do lado paraguaio. ::nada:: ::nada::

Bem ta ai meu desabafo, e alertas aos pescadores do fórum.

obs. Não comentei sobre a pousada, pois fomos muito bem atendidos pela mesma. E os piloteiros são ótimos profissionais que deveriam ser referencia de bom atendimento ao pescador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vitor,

Estive em Yahape ( turma Tucunas do Cerrado) ano passado e fizemos uma baita pescaria, fartura de dourados menores no pincho, sairam excelentes peixes no corrico e pegamos pintados tanto na rodada quanto no corrico.

Realmente a predaçao pelo lado do Paraguai é absurda, contudo vimos um rio muito ativo, uma fiscalizaçao real no lado argentino e pesquei com um guia que tinha verdadeiro ódio pelos matadores de peixe paraguaios.

E a questão de os programas de pesca irem tanto para lá não acredito que seja pela melhor qualidade das pescarias argentinas, mas sim pelo menor custo e mais fácil acesso do que outros destino do país vizinho. Como La Zona, e Esquina, que são locais mais caros, mais afastados e mais produtivos que Yahape.

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é Xandego,

Os piloteiros comentaram que nesse ano que mataram muitos peixes, principalmente dourado.

Outro ponto Não vi fiscalização , e os espinheis já estão no lado argentino.

Sei que tem dias mais ativos, mas o que me desanimou foi que os próprios piloteiros nos disseram que não era situação do rio, e sim da matança.

Os pintados estavam comendo, pois os 5 foram pegos no corrico e pela boca.

Vitor,

Estive em Yahape ( turma Tucunas do Cerrado) ano passado e fizemos uma baita pescaria, fartura de dourados menores no pincho, sairam excelentes peixes no corrico e pegamos pintados tanto na rodada quanto no corrico.

Realmente a predaçao pelo lado do Paraguai é absurda, contudo vimos um rio muito ativo, uma fiscalizaçao real no lado argentino e pesquei com um guia que tinha verdadeiro ódio pelos matadores de peixe paraguaios.

E a questão de os programas de pesca irem tanto para lá não acredito que seja pela melhor qualidade das pescarias argentinas, mas sim pelo menor custo e mais fácil acesso do que outros destino do país vizinho. Como La Zona, e Esquina, que são locais mais caros, mais afastados e mais produtivos que Yahape.

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Victor...em frente a Yahapé pelo que sei, são somente 200 metros de água pertencentes a Argentina e todo restante Paraguaio. Estive lá um mês atrás e não "senuelamos" nenhum espinhel e a fiscalização estava ativa. Pescaria excelente para nós, 3 surubis em dois dias e meio de pescada, 2 de 30 kg cada, mais 1 gigantesco, maior que vi até hoje, sendo maior que nosso guia (desde 1987) viu pescado naquelas águas. Contudo, os paraguaios abusam mesmo, matam peixe indiscriminadamente. Fica a dica que com água gelada é perca de tempo pescar na rodada com isca viva e se dá basicamente corricando rio abaixo, bem como o dourado precisa da água quente para ficar ativo. E vamos ficar atentos aos próximos que forem para lá e se notam a dita movimentação estranha. Não é todos que vão e pegam a quantidade que vocês pescaram. Logo, parabéns pelo feito. joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal,

Semana passada realizei uma pescaria com minha turma de 26 pescadores, e o destino foi Yahapé na Argentina.

Escolhemos esse local, pois quase em todos os programas de pesca e revistas do Brasil fazem propaganda de lá e

SEMPRE pregando que na Argentina não há mais pesca predatória por alguns anos, pois o Dourado e Pintado são protegidos por lei.

Pois bem, não é nem de perto assim.

Pesco a mais de 20 anos pelo Brasil a fora, e nunca vi uma pesca predatória tão grande e intensa, só perto da pousada deve ter mais de 50 KM de Espinhel tranquilamente. Ferramos vários espinheis ( inclusive incluímos na contagem das poucas ações que tivemos ).

Olha que já pesquei no rio Paraguai, Araguaia, pesco por varias represas Serra do Facao, Tupaciguara, Sao Simao e todas as outras do Triangulo Mineiro.

Pescamos por 4 dias inteiro, e saíram apenas 5 pintados ( 20, 30, 40 e dois de 50 KG ) e 3 dourados ( dois de 1,5 Kg e 1 de 10 kgs) só no corrico e pouquíssimas piaparas. Lembrando que foram 26 pescadores.

No bait e Isca Viva Rodada, o rio parece estéril.

Nunca achei ruim pescaria com poucos peixes, sempre pois sempre aproveitamos o local e a farra com a turma sempre é boa, mas dessa vez nos sentimos um pouco enganados.

Talvez vocês pensem que seja a semana ruim , clima ou outro fator, porém isso foi levantado junto com os piloteiros da pousada, e eles nos disseram que esta fraco de peixe não pelo tempo, rio baixo ou alto, ou mês. Falaram que os peixes foram dizimados nos últimos tempos, principalmente pela pesca a "noche" ( Km e Km de espinheis, e Arpão ). Os mesmos falaram que são os paraguaios que fazem esse tipo de pesca, porém o dono da pousada comentou que os proprios piloteiros fazem esse tipo de pesca e vendem o pescado do lado paraguaio. ::nada:: ::nada::

Bem ta ai meu desabafo, e alertas aos pescadores do fórum.

obs. Não comentei sobre a pousada, pois fomos muito bem atendidos pela mesma. E os piloteiros são ótimos profissionais que deveriam ser referencia de bom atendimento ao pescador.

Fala pescador!!!

Rapaz, agora cê me preocupou!! :choquei: . Nossa turma são 27 pessoas, e também vamos para Yahapé no mês que vem.

Segundo o pessoal da pousada este ano é uma das melhores temporadas..., mas vai saber né... será que é só MARKETING???

Bom, agora é torcer para que possamos fazer uma boa pescaria... Uma coisa te garanto... tomar umas e jogar conversa fora, pelo menos isso iremos fazer muiiiito.

Se possível, me passa por MP em qual pousada ficou. joia:::

Abraços!! :amigo:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal,

Semana passada realizei uma pescaria com minha turma de 26 pescadores, e o destino foi Yahapé na Argentina.

Escolhemos esse local, pois quase em todos os programas de pesca e revistas do Brasil fazem propaganda de lá e

SEMPRE pregando que na Argentina não há mais pesca predatória por alguns anos, pois o Dourado e Pintado são protegidos por lei.

Pois bem, não é nem de perto assim.

Pesco a mais de 20 anos pelo Brasil a fora, e nunca vi uma pesca predatória tão grande e intensa, só perto da pousada deve ter mais de 50 KM de Espinhel tranquilamente. Ferramos vários espinheis ( inclusive incluímos na contagem das poucas ações que tivemos ).

Olha que já pesquei no rio Paraguai, Araguaia, pesco por varias represas Serra do Facao, Tupaciguara, Sao Simao e todas as outras do Triangulo Mineiro.

Pescamos por 4 dias inteiro, e saíram apenas 5 pintados ( 20, 30, 40 e dois de 50 KG ) e 3 dourados ( dois de 1,5 Kg e 1 de 10 kgs) só no corrico e pouquíssimas piaparas. Lembrando que foram 26 pescadores.

No bait e Isca Viva Rodada, o rio parece estéril.

Nunca achei ruim pescaria com poucos peixes, sempre pois sempre aproveitamos o local e a farra com a turma sempre é boa, mas dessa vez nos sentimos um pouco enganados.

Talvez vocês pensem que seja a semana ruim , clima ou outro fator, porém isso foi levantado junto com os piloteiros da pousada, e eles nos disseram que esta fraco de peixe não pelo tempo, rio baixo ou alto, ou mês. Falaram que os peixes foram dizimados nos últimos tempos, principalmente pela pesca a "noche" ( Km e Km de espinheis, e Arpão ). Os mesmos falaram que são os paraguaios que fazem esse tipo de pesca, porém o dono da pousada comentou que os proprios piloteiros fazem esse tipo de pesca e vendem o pescado do lado paraguaio. ::nada:: ::nada::

Bem ta ai meu desabafo, e alertas aos pescadores do fórum.

obs. Não comentei sobre a pousada, pois fomos muito bem atendidos pela mesma. E os piloteiros são ótimos profissionais que deveriam ser referencia de bom atendimento ao pescador.

Bom saber, imaginava totalmente o oposto, adoro a pesca de artificial e Araguaia é ótimo, principalmente nas aguas rasas e correntes. Além disso tem o Cristalino que sai muito Tucuna.

A gente vê tanta propaganda da Argentina. Não curto aquela pesca de Currico que enrosca no peixe, pra mim aquilo não é pescaria, a unica pessoa que esta pescando ali é o piloteiro que fica seguindo o canal do rio.

Pescaria pra mim, é ir atrás, tentar diversas iscas, e conseguir através dos seus próprios conhecimentos pegar os peixes.

Já não tinha muito interesse em ir pra Argentina, agora então é que não.

Obrigado pelo seu post.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

OLA VITOR... QUE PENA PELOS OCORRIDOS, SOBRE A PESCA NA ARGENTINA TENHO ENORME EXPERIENCIA NAQUELAS AGUAS, PESCO LA HÁ ANOS QUERO TE DIZER UMA COISA QUE TENHO PRATICA DESSAS SITUAÇÕES... YARAPÉ É PROCURADO PELOS PROGRAMAS DE PESCA PRA APRESENTAR OS ENORMES PEIXES DO ALTO PARANA SEM DUVIDA NENHUMA A CHANCE DE VOCÊ PEGAR O SEU TÃO SONHADO TROFÉU É MUITO MAIOR QUE EM OUTROS LOCAIS MAIS A BAIXO E QUASE SE PESCA SÓ DE CORRICO PARA ESSE PEIXES GRANDES, SÓ QUE VOCÊ SABE PROGRAMAS DE PESCA PASSAM UMA SEMANA PESCANDO PRA APRESENTAR TRÊS PEIXES E AS VEZES NÃO CONSEGUEM PEIXES DE BOM PORTE... NA PROXIMA VIAGEM VA POR MIM PASO DE LA PATRIA SEMPRE, QUANTIDADE E QUALIDADE E DIVERSIDADE DE PESCA... ESQUINA É O LOCAL QUE VOCÊ MAIS VAI PEGAR PEIXE MAS NA FAIXA DE 4 QUILOS... PASO DE LA PATRIA É UM MEIO TERMO ENTRE ESQUINA E O ALTO PARANA SEM FALAR QUE TEM A CONFLUENCIA DO RIO PARAGUAI EM FRENTE A CIDADE.... E SOBRE A FISCALIZAÇÃO E BEM SEVERA MAS REALMENTE ALGUNS PILOTEIROS PESCAM PRA VENDER E OS PARAGUAIOS NEM SE FALA, LA NÃO EXISTE LEI... VOU TE RELATAR UM FATO QUE ACONTECEU COMIGO MÊS PASSADO, FUI A PASO DE LA PATRIA COM MEU IRMÃO PEGAMOS 8 PINTADOS O MENOR PESOU 22 KG E O MAIOR 54KG TODOS DEVOLVIDOS, CHEGAMOS EM UM SUPERMERCADO E UM ARGENTINO NOS PERGUNTOU COMO FOMOS DE PESCA, AI CONTAMOS OS PESOS DOS PEIXES QUE PEGAMOS A ELE, FOMOS INSULTADOS POR SOLTAR, DIZIA EM VOZ ALTA ISSO DA $12.600 PESOS ARGENTINOS E VCS SOLTARAM... EM REAIS POR VOLTA DE R$3.800, E NÃO CONSEGUIMOS EXPLICAR A ELE QUE ERAMOS PESCADORES ESPORTIVOS E ACABAMOS TENDO QUE SAIR PRA NÃO ARRUMAR UMA CONFUSÃO... CARA A ARGENTINA É MUITO BOA DE PESCA E PRA MELHORAR O PARAGUAI TERIA QUE PROIBIR O ABATE AI SIM IA TER MUITO MAIS PEIXE... E SE PRECISAR DE ALGO NA ARGENTINA ME DA UM TOQUE QUE CONHEÇO TODOS OS LOCAIS DE PESCA E VARIAS POUSADAS E PILOTEIROS... ABRAÇO

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois eh, mas acho que não voltaremos por la eheheh :gorfei:

Nosso pais possui pesqueiros bem mais atrativos na minha humilde opinião.

Os programas sempre falam que é preservado e tal, mas tinham que alertar que é apenas um lado do rio rindo3:: rindo3::

Sobre a venda de peixe, quando os pescadores locais ( barquinhos com motor 5 hp , os mesmos dos espinheis, que quando chegava barco perto, disfarçavam soltando um vara na água , tipo 2 pescadores e uma só vara ) viam soltando os peixes , via que ficavam surpresos.

Mas repito, já fiz várias pescarias fracas e para mim isso é normal e já estamos vacinados, o negocio que mais fiquei com pé atras é sobre não ser uma semana atípica e sim normal.

OLA VITOR... QUE PENA PELOS OCORRIDOS, SOBRE A PESCA NA ARGENTINA TENHO ENORME EXPERIENCIA NAQUELAS AGUAS, PESCO LA HÁ ANOS QUERO TE DIZER UMA COISA QUE TENHO PRATICA DESSAS SITUAÇÕES... YARAPÉ É PROCURADO PELOS PROGRAMAS DE PESCA PRA APRESENTAR OS ENORMES PEIXES DO ALTO PARANA SEM DUVIDA NENHUMA A CHANCE DE VOCÊ PEGAR O SEU TÃO SONHADO TROFÉU É MUITO MAIOR QUE EM OUTROS LOCAIS MAIS A BAIXO E QUASE SE PESCA SÓ DE CORRICO PARA ESSE PEIXES GRANDES, SÓ QUE VOCÊ SABE PROGRAMAS DE PESCA PASSAM UMA SEMANA PESCANDO PRA APRESENTAR TRÊS PEIXES E AS VEZES NÃO CONSEGUEM PEIXES DE BOM PORTE... NA PROXIMA VIAGEM VA POR MIM PASO DE LA PATRIA SEMPRE, QUANTIDADE E QUALIDADE E DIVERSIDADE DE PESCA... ESQUINA É O LOCAL QUE VOCÊ MAIS VAI PEGAR PEIXE MAS NA FAIXA DE 4 QUILOS... PASO DE LA PATRIA É UM MEIO TERMO ENTRE ESQUINA E O ALTO PARANA SEM FALAR QUE TEM A CONFLUENCIA DO RIO PARAGUAI EM FRENTE A CIDADE.... E SOBRE A FISCALIZAÇÃO E BEM SEVERA MAS REALMENTE ALGUNS PILOTEIROS PESCAM PRA VENDER E OS PARAGUAIOS NEM SE FALA, LA NÃO EXISTE LEI... VOU TE RELATAR UM FATO QUE ACONTECEU COMIGO MÊS PASSADO, FUI A PASO DE LA PATRIA COM MEU IRMÃO PEGAMOS 8 PINTADOS O MENOR PESOU 22 KG E O MAIOR 54KG TODOS DEVOLVIDOS, CHEGAMOS EM UM SUPERMERCADO E UM ARGENTINO NOS PERGUNTOU COMO FOMOS DE PESCA, AI CONTAMOS OS PESOS DOS PEIXES QUE PEGAMOS A ELE, FOMOS INSULTADOS POR SOLTAR, DIZIA EM VOZ ALTA ISSO DA $12.600 PESOS ARGENTINOS E VCS SOLTARAM... EM REAIS POR VOLTA DE R$3.800, E NÃO CONSEGUIMOS EXPLICAR A ELE QUE ERAMOS PESCADORES ESPORTIVOS E ACABAMOS TENDO QUE SAIR PRA NÃO ARRUMAR UMA CONFUSÃO... CARA A ARGENTINA É MUITO BOA DE PESCA E PRA MELHORAR O PARAGUAI TERIA QUE PROIBIR O ABATE AI SIM IA TER MUITO MAIS PEIXE... E SE PRECISAR DE ALGO NA ARGENTINA ME DA UM TOQUE QUE CONHEÇO TODOS OS LOCAIS DE PESCA E VARIAS POUSADAS E PILOTEIROS... ABRAÇO

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se você tem experiência em alguns points tradicionais do Brasil, como a bacia do Araguaia, Tocantins e Amazônica, realmente vai se decepcionar com a pescaria na Argentina. Se pegar uma semana ruim volta zerado mesmo....

Mas o alto paraná tem muito valor, somente lá ainda encontramos grandes dourados e surubins, que não pescamos mais por aqui...

Sobre o ponto, Yahapé é muito famoso, talvez tão famoso quanto sua vizinha Ita Ibaté, mas realmente há um comportamento geral em insistir-se na pesca de corrico, que também não me agrada.

Se fosse voltar lá, com certeza iria para Esquina, dizem que os dourados são menores, mas a fartura é garantida!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Convenhamos, aquela pesca de corrico que fazem na Argentina, não é nem de longe uma pesca esportiva. A técnica toda é do guia. Os guias fazem a mesma coisa que fazemos com as crianças quando começam a pescar, fisgamos o peixe e deixamos elas tirarem.

Respeito outras opiniões, mas esta é a minha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...