Ir para conteúdo

Hélices de alta performance


Posts Recomendados

Boa Tarde Amigos!

Recentemente troquei meu barco de alumínio 5,50 com meu Suzuki 15hp e adquiri um MegaBass Trick 480 com motor Mercury 90HP Carburado.

O tamanho do meu salto é da mesma proporção que estou perdido com esse novo barco... Rssssss!!!

Neste período de um mês já tive uma grande evolução e aprendi muita coisa... mas, ainda sou bastante leigo no assunto e qualquer informação será muito útil e bem vinda.

Ai vem a minha dúvida:

Gostaria de atingir um planeio mais rápido junto com uma velocidade final maior.

A hélice que está no motor é a original dele, não me lembro o passo dela.

Alguém poderia me indicar uma hélice que irá me proporcionar um maior rendimento??

Muito Obrigado!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bernando....blz pura!??!

Rapaz...são tantas variáveis a serem observadas q fica até difícil dar alguma dica assim...hehee..

É certo q o Juarez (se foi ele q montou o motor), já tenha colocado a hélice ideal para o motor...mas teríamos q saber quanto tempo o barco está demorando pra planar, qual a velocidade máxima q vc está atingindo, qual o peso de tudo o q vc está colocando no barco, e a hélice usada.

Daí começamos a ajudar legal... joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Luiz e Fabrício... Tudo ótimo e vcs?

O casco foi usado duas vezes e o motor é mais antigo.

Se não me engano está com a hélice original passo 19 (não é de inox).

Não medi o tempo exato para plainar mas com duas pessoas, sendo que estou com 140 KG, mais tralhas e duas baterias o barco está demorando entre 30 e 40 segundos para plainar. Pelo fato de ser JUVENIL no assunto de BassBoat não sei isso é um muito, pouco ou normal.

Acabei de mandar instalar um GPS, para ter uma ideia mais real da velocidade, porem o ponteiro do velocímetro marcou 42 milhas.

Abraços!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

boa noite bernardo

qual giro esta dando seu motor em maxima rotação?

lembre-se de usar o trin do seu motor para achar o giro maximo do seu motor...

o planeio do seu barco esta muito lento, não era pra acontecer isso pois o passo de helice q vc esta usando é curto, tem q planar rapidinho, coisa de 5,6 segundos... fique de olho no rpm , seu motor não pode passar de 5500..

abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Luiz e Alex, Boa Tarde!

@Luiz

Quando acelero tudo o ponteiro de rotação "cola" em 5000.

É o máximo que chega o meu relógio conta giros.

Também estranhei a demora no planeio, pelo pouco que sei uma hélice de passo menor faria o barco plainar mais rápido.

Uma coisa que acontece sempre é:

Tiro o barco da inercia e quando dou aceleração total o motor (hélice) cavita... a rotação vai lá nas alturas e imediatamente eu tenho que tirar a mão, ou seja, acredito que isso esteja atrapalhando e muito na arrancada.

Sabe alguma dica para isso não acontecer ou é realmente a hélice o meu problema???

@Alex,

Tenho muito interesse de melhorar meu conjunto, mas a minha ideia não era investir muito neste motor, pois em no máximo dois anos pretendo trocar o motor para um 115HP.

Mas gostaria muito de escutar suas dicas para melhor o rendimento do meu barco.

Mais uma vez muito obrigado!!

Abraços...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma coisa que acontece sempre é:

Tiro o barco da inercia e quando dou aceleração total o motor (hélice) cavita... a rotação vai lá nas alturas e imediatamente eu tenho que tirar a mão, ou seja, acredito que isso esteja atrapalhando e muito na arrancada.

Sabe alguma dica para isso não acontecer ou é realmente a hélice o meu problema???

@Alex,

Tenho muito interesse de melhorar meu conjunto, mas a minha ideia não era investir muito neste motor, pois em no máximo dois anos pretendo trocar o motor para um 115HP.

Mas gostaria muito de escutar suas dicas para melhor o rendimento do meu barco.

Mais uma vez muito obrigado!!

Abraços...

Pode abaixar o motor 1" a 2" que irá solucionar o seu problema de cavitação.

Tenho um hélice raker 24" para mercury e tem trabalho de blueprint (balanciamento) seria um excelente hélice para o seu conjunto. Faço ele por R$ 2.000,00.

Grande abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alex, Boa Tarde!

Te agradeço muito pelas dicas.

Mas vou priorizar a troca do motor para um 115 para depois investir esse dinheiro.

Ai pode ter certeza que vou te incomodar novamente para me ajudar a regular o novo conjunto.

Ai sim eu vou precisar das suas hélices... Rsssssss!!!

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Alex, Boa Tarde!

Finalmente, no último final de semana, coloquei o barco na água.

A pescaria não foi lá grandes coisas, mas fiquei muito satisfeito com o desempenho do barco.

Lembra quando questionei a demora no planeio... Pois é, descobrimos o problema e foi bem simples de ajustar.

A hélice estava com dois espaçadores (não sei se esse é o nome correto) e isso não permitia o perfeito encaixe da hélice deixando um espaço de + ou - 1 cm.

Isso fazia a hélice cavitar e consequentemente escapava potencia por esse espaço.

Retiramos um "espaçador", a cavitação parou, posso dar a potencia máxima na arrancada e o barco plaina super rápido.

Consegui atingir 65KH, marcados no GPS, agora posso começar os ajustes para melhorar o desempenho.

Só tenho a agradecer aos seus concelhos.

Obrigado e abraços!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 8 meses depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...