Ir para conteúdo

Alto Rio Alegria - AM - 4 a 14/9 - Inesquecível


Posts Recomendados

Eu não sou muito de postar relatos, mas essa viagem foi muito legal! As condições de pesca não foram nada favoráveis, no entanto, é inegável que uma viagem de 11 dias até os confins de um rio Amazônico não resume-se apenas aos peixes capturados.

Desde o início do ano começamos a planejar e organizar tudo. Decidimos por 11 dias para que pudéssemos chegar até o igarapé Branco no final do rio Alegria, por onde se chega ao município de Maraã, no rio Japurá.
Optamos pelo início de outubro, mas devido a um problema com um companheiro, tivemos de antecipar a viagem para o início de setembro. Até pensamos que este imprevisto pudesse ter vindo em boa hora, já que setembro poderia ser mais favorável para irmos tão longe. Mas não foi bem assim...

Toda a organização em Barcelos foi feita pelo Allen Gadelha, tudo personalizado e de acordo com o que esperávamos da viagem! Fretamos o barco Adalgiza I para servir de apoio e tudo ocorreu dentro do que foi planejado.

Após muita ansiedade, e-mails e telefonemas, chega finalmente o dia do embarque!
DSC_1385.jpg

DSC_1443.jpg

Após umas comprinhas de última hora, um café da manhã na pousada e a preparação da tralha, embarcamos nas voadeiras e já começamos a pescar!
DSC_1465.jpg

Água muito alta
DSC_1462.jpg

Cedinho e já tomando umas ::tudo::
DSC00017.jpg

E o Adalgiza cortando as águas! A princípio, achamos que o barco seria lento na navegação, mas não havia muita preocupação já que teríamos 11 dias, mas logo em seguida ficamos impressionados com o rápido deslocamento do Adalgiza, que correu e muito durante o dia e boa parte da noite, aliado ao baixo consumo de diesel.
DSC_1476.jpg

E já começa a aparecer alguma coisa
DSC00025.jpg

Foi difícil este primeiro dia, eu não peguei nada e tive apenas uma ação de peixe. Mas todo o restante ia muito bem!
DSC_1545.jpg

No segundo dia uma parada para uma organização e saída para pesca
DSC00059.jpg

DSC00073.jpg

Deixamos nosso companheiro de castigo, já que no primeiro dia ele se desequilibrou do barco e caiu na água me levando junto! Ainda por cima quebrou uma vara dele. :gorfei: :gorfei:
DSC00077.jpg

DSCF0820.jpg

 

 

O barco era simples e um pouco apertado para 4 pescadores e tripulação, mas sempre se dá um jeitinho...
DSC00086.jpg

DSC00095.jpg

DSC00098.jpg

DSCF0849.jpg

 

DSCF0850.jpg

 

Um cafezinho e começa o terceiro dia
DSC00130.jpgn

 

E lá vem o Adalgiza nos ultrapassando durante nosso almoço
DSC00143.jpg

 

DSC00144.jpg

 

DSCF0879.jpg

 

DSC00175.jpg

Pegamos bastante chuva, mas sempre consguíamos embarcar alguns peixes nesses momentos

DSC00179.jpg

 

DSC00182.jpg

 

DSC00187.jpg

 

DSCF0883.jpg

 

Já no quarto dia estávamos bem acima do repartimento, pouco mais de 100km, e o barco já ia se preparando para chegar em seu ponto de parada, de onde subiríamos nas voadeiras levando nosso material para um acampamento de 3 noites.
O Alegria ficando mais estreitinho
DSC00194.jpg

 

DSC00195.jpg

 

As poucas praias que mal apareciam no Alto Alegria
DSCF0899.jpg

 

DSC00197.jpg

Uma voadeira que levou a maior parte dos equipamentos e toda a tripulação, exceto o Sr. Evandro, dono do Adalgiza, foi na frente e armou o acampamento na boca do lago do raio.
DSC00198.jpg

 

DSCF0917.jpg

 

DSCF0918.jpg

Barracas e redes para o sono tranquilo
DSCF0919.jpg

 

DSCF0921.jpg

Nossa idéia era de passar 1 noite num acampamento selvagem mais pra cima, no lago jurubaixi ou mandu, então levamos alguns ítens e começamos a subir o Alegria pescando. Quanto mais subíamos, pior ficava a pescaria e mais água tinha. Para não dizer que ao menos não tentamos, fomos até o lago mandu para conferir a situação, mas as coisas estavam bem complicadas mesmo! Muita água e raríssima ação de peixe.
Decidimos permanecer no acampamento original e pescar de lá pra baixo, onde havíamos tido boas ações e capturas.

Sábia decisão
DSC00200.jpg

 

DSC00206.jpg

 

DSCF0950.jpg

 

DSCF0915.jpg

 

DSC00214.jpg

 

DSC00215.jpg

 

As praias ainda submersas
DSC00217.jpg

 

DSC00249.jpg

Um dublê de pimentas
DSCF0935.jpg

Mais um. Nesse cantinho do rio acertamos um cardume deles e fisgamos mais de 15. Diversão garantida!
DSCF0938.jpg

 

DSCF0940.jpg

 

DSC00271.jpg

 

DSCF0944.jpg

 

DSCF0948.jpg

 

Pescando peixinho ornamental na hora do almoço
DSCF0970.jpg

 

Banho no lago dos patos
DSC00379.jpg

 

DSC00390.jpg

 

A turma toda
DSC00452.jpg
 

Um jantar final no novo deck da pousada do Allen
DSC00490.jpg

 

DSC00487.jpg

 

E mais chuva vindo

DSC_2153.jpg

 

No último dia, já em Barcelos, eu e meu parceiro fomos com o Dadá até o igarapé do "bui bui", na outra margem do rio negro, e pegamos uns 70 peixes, todos pequenos, entre tucuninhas, traíras, jacundás, etc.

Foi uma viagem fantástica! Muita aventura, diversão e descanso para as nossas mentes.
Quero agradecer a todos os que ajudaram nessa pescaria, dos amigos aqui do biguá, ao Allen, ao Dadá e toda a tripulação do Adalgiza, que foi muito prestativa e dedicada. Apesar de uma certa frustração na pescaria em si, todo o restante funcionou muito bem, toda a logística e o planejamento foram exemplares! Mas é disso que se faz uma grande pescaria e grandes amigos, e esta sensação de "quero mais", apenas contribui para que no próximo ano façamos tudo novamente!

Abraço

Edit: Para todos aqueles que tem me questionado sobre detalhes de como fazer essa pescaria:
Basta fazer um contato com o Allen Gadelha: http://sauadaua.blogspot.com.br/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É isso aí, o que conta não é só muito peixe na linha, a diversão quando a turma é boa se torna inesquecível e a aventura que vcs encararam foi plausível palmas:: , quero um dia conhecer esse tão famoso Alegria mas sem repiquete Naonao:: show de bola, belas imagens e li todo o seu relato pois vc foi bem objetivo na narração ::tudo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Show de relato e Adventuras Alexandre, as coisas realmente não estavam boas por lá, mais isso tudo assim como no meu grupo, no seu também foi superada pelo companheirismo e gratidão por saber que estar lá já é um trofeu.

grande abraço. ::tudo:: ::tudo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cruzei com voces descendo o alegria um pouco acima do Marituba. Realmente o ciclo de vazante este ano se atrasou e a pescaria para setembro ficou bem prejudicada em todos os lugares. O importante é que tudo saiu bem e todos contentes. Ano que vem tem mais!

Parabéns pelo relato e por compartilhar conosco.

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu pessoal! Obrigado a todos pelos comentários!

Deve estar melhor sim, Chrystiano, boa sorte!

Isso mesmo Eduardo, ano que vem tem mais!

Convido sim Marcos, vamos combinar!

Tiago, foi tudo tranquilo na ida e na volta, ruim mesmo foi o preço! mau::

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...