Ir para conteúdo

Iscas artificiais e anzois para os peixes do araguaia


Posts Recomendados

Eai pessoal, tudo certo? Dia 20 de outubro, eu e meu pai vamos ao rio Araguaia, em busca dos gigantes de couro!Já me informei adequadamente sobre o material para esse tipo de pesca, e está tudo certo! Falei com o Coroa, que será nosso piloteiro, e ele me recomendou anzóis 4 e 5/0 para os pequenos, e 10/0 para os grandes (12/0 ele disse que perde mais fisgadas e mata muito a isca). Contudo, restaram-me algumas dúvidas simples:

1 - Eu mesmo estou atando os encastoados. Dos 4 e 5/0, me esqueci de perguntar para ele o tamanho, fiz de 30 a 35 cm com um girador na ponta. Cabo de aço flexível de 60 lbs. Está adequado? O encastoado comprido e o girador não espanta as douradas ao pescar com lambari??

2 - Os anzóis para os maiores (ele recomendou o 10/0, porém estou levando também 12/0 e maruseigo 40 kenzaki) ele me disse para fazer o encastoado de apenas 20 cm, pois curtinho assim enrosca menos nas galhadas. fiz com cabo de aço flexível 200llbs. Está legal? Será que o 10/0 da MS aguenta uma piraíba grande?

3 - Iscas artificiais: pescarei com elas enquanto espero os gigantes, mais para distração, e esporadicamente só com elas ao passar por algum ponto legal. Levarei as que tenho e algumas que comprei:

Superficie: zig zarinha e t10 osso, silver dog duel transparente, uma outra q não sei o nome,, hélice pequena transparente.

meia agua: inna 70, papa black laranja, juanita tuvira, rapala x-rap 8, MS big game cabeça vermelha corpo prateado, outras de tamanhos variados tbm que não me recordo os nomes

sub-superficie: tontinha kv verde com laranja e birutinha osso

fundo: deep dart ms (barbela longa), jumping jigs 15 e 40 grs

Spinners e colher

Jigs lori e MS de tamanhos variados

Snap com encastoado flexível de 20~25cm, 40 lbs

dá pra fisgar as douradas e outros com esse material??? O encastoado nessa modalidade espanta os peixes?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 - Encastoado para o rio araguaia apenas utilizo para pescaria de piraíba e pirarara, o resto utilizo apenas um bom lider de fluor ou mono (0,50 ou 0,60) já é mais que suficiente, atando o lider com um girador para não torcer a linha nas corredeiras!!!

2 - OK

3 - No bait então não usaria encastoado de jeito nenhum, novamente encastoado apenas para pirarara e piraíba.

Essa é a minha opinião de 30 anos de araguaia

Abraço e boa pescaria

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 - Encastoado para o rio araguaia apenas utilizo para pescaria de piraíba e pirarara, o resto utilizo apenas um bom lider de fluor ou mono (0,50 ou 0,60) já é mais que suficiente, atando o lider com um girador para não torcer a linha nas corredeiras!!!

2 - OK

3 - No bait então não usaria encastoado de jeito nenhum, novamente encastoado apenas para pirarara e piraíba.

Essa é a minha opinião de 30 anos de araguaia

Abraço e boa pescaria

Entendi!! Mas e quanto às cachorras , piranhas e outros peixes com dentição afiada?? Lembro que no rio das mortes (que tem peixes semelhantes ao Araguaia), se eu não tivesse usado encastoado na artificial, teria perdido todas :gorfei: , pois ele vinha todo lascado com a mordida das cachorras e bicudas, inclusive cheguei a perder um Jumping jig mesmo usando, e comprido ainda!! Lembrando que eu tenho apenas uma isca de cada modelo, não tenho nenhuma reserva, e não queria perde-las.. Obrigado!!!

abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

As cachorras do rio araguaia são pequenas dificilmente ira encontrar com uma de mais de 2 kg, essas pode pescar sem encastoado de boa mas sempre verificando o lider após captura ou ataque para ver se n está polido, no bait uso encastoado só se no local tiver cachorra pra lá de 7 kg ai é necessário. Não me lembro a última vez que perdi uma isca ou mesmo anzol por falta de encastoado no araguaia.

Se no ponto tiver muita piranha o melhor é mudar de ponto :gorfei: :gorfei:

Essa é minha opinião faz muitos anos que eu aboli o uso de encastoado no araguaia e isso não me fez perder mais iscas ou anzois não e a produtividade é bem melhor !!!

flw

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

As cachorras do rio araguaia são pequenas dificilmente ira encontrar com uma de mais de 2 kg, essas pode pescar sem encastoado de boa mas sempre verificando o lider após captura ou ataque para ver se n está polido, no bait uso encastoado só se no local tiver cachorra pra lá de 7 kg ai é necessário. Não me lembro a última vez que perdi uma isca ou mesmo anzol por falta de encastoado no araguaia.

Se no ponto tiver muita piranha o melhor é mudar de ponto :gorfei: :gorfei:

Essa é minha opinião faz muitos anos que eu aboli o uso de encastoado no araguaia e isso não me fez perder mais iscas ou anzois não e a produtividade é bem melhor !!!

flw

Entendi! O que me deixou receoso, foi o fato de que as do Rio das Mortes também eram pequenas, mas nem por isso deixavam de cortar a linha quando se usava isca natural sem encastoado, ou de raspa-lo no caso das artificiais. Mas creio que todo teste é válido, então tentarei das duas formas e verei o que me agrada mais ! muito obrigado!
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Salve Eduardo,

As recomendações do meu xara são pertinentes, pois em três anos de pescaria no Araguaia perdi apenas uma isca por causa das piranhas, mas foi fatalidade. Estava brigando com um tucuna e por causa do estardalhaço que ele estava fazendo atraiu as piranhas. Vi a danada dar um pulo e cortar meu líder a mais ou menos dois palmos do snap. Uma outra ocasião tive meu líder cortado por uma cachorra que em um vacilo meu, no salto afrouxou a linha colocando o líder entre os dentes e adeus. Resolvi o problema colocando um líder mais grosso (0.62 mm, pois usava 0.30 mm) e não ocorreu mais.

Quanto a pescaria de couro vou dar minha opinião baseado em minhas pescarias. No primeiro ano, já no primeiro dia meu pai e eu fisgamos 6 pirararas de não tiramos nenhuma! Linha fraca? Não, pois estávamos usando multi de 100 e 150 libras!

Ela se rompia pois as piranhas as partiam. Em três dias que pescamos as pirararas tiramos apenas duas entre muitas fisgadas e linhas rompidas e foi vendo outro pescador do grupo que descobri o nosso erro. Enquanto ele estava brigando com a pirarara, já na superfície, reparei que a isca dele estava na linha, fato este que ocorre em 98% das vezes, ai deduzi que a isca subindo as piranhas atacavam esta, partindo a linha. A solução foi simples aumentei o tamanho do empate e coloquei algo que evitasse que a isca subisse até a linha e resolvi o problema. Continuei perdendo pirararas, mas por elas irem para galhadas e não por romper a linha. Também resolvi pescar com monofilamento, pois resiste mais a abrasão.

Quanto aos anzóis, levaria nos tamanhos 10/0 11/0 12/0, pois o tamanho do anzol depende do tamanho da isca que será usada, que geralmente é colocada em pedaços. E não se preocupe, pois o que enrosca na maioria das vezes é o anzol e não o empate.

Abraços e boas fisgadas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 - Encastoado para o rio araguaia apenas utilizo para pescaria de piraíba e pirarara, o resto utilizo apenas um bom lider de fluor ou mono (0,50 ou 0,60) já é mais que suficiente, atando o lider com um girador para não torcer a linha nas corredeiras!!!

2 - OK

3 - No bait então não usaria encastoado de jeito nenhum, novamente encastoado apenas para pirarara e piraíba.

Essa é a minha opinião de 30 anos de araguaia

Abraço e boa pescaria

joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Eduardo beleza,akele araguaia é tudo de bom...

vamos lá :

1- vc tem que usar um encastoado pequeno discreto ou um lider no minimo 0,60 de fluorcarbono (mono não serve)

Agente nunca sabe o que vai entrar no rio,eu gosto de usar um pequeno encastoado,acontece de tudo ate de entrar piraiba pescando iscas,então...30 cm é muito,pode ser de 10 a 15 cm , pode ser mais fino tipo 40lbs e use um girador pequeno discreto e resistente.

2- o 10/0 da ms aguenta,mas dependendo do lugar que pegar na boca dela pode amassar todinho,ja vi 12/0 entortar todinho...o ideal seria um mais resistente mas ai vai do seu bolso e da sua fé kkk

Eu não uso nunca encastoado curto assim,pode acontecer da linha atravessar na boca da piraiba dai a serrilha dela corta a linha na hora,ja perdi piraiba grande por causa disso...ja vi ate encastoado arrebentar nos dentes dela imagina uma pobre linha...tem que ser 200 lbs mesmo e mais comprido.

3-não use encastoado nas artificiais, somente lider de fluor

a melhor isca de superficie que existe disparado pras douradas é a spook jr prateada,mas leve as de meia agua tb,nessa época elas costumam estar muito velhacas...

Espero ter te ajudado

Boa pescaria,fala pro Coroa que eu mandei um abraço,ele é fera nas piraíbas,boa sorte...

Valeu!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...