Ir para conteúdo

Shimano Tekota 800, dúvidas!!!! Por favor, ajudem!!!


Helton

Posts Recomendados

Pessoal, a pouco tempo comprei uma Tekota 800 da Shimano. O fato é que sempre tive dificuldade p/ arremessar com essa carretilha, mesmo a "curta e média" distância. Tenho também uma Black Max 50 da Marine Sports, que uso com mesma linha (0,90mm) e mesma vara (giant catfish 120 lbs) que uso na Tekota. E sempre consigo melhores arremessos com a Black Max, bem melhores mesmo. Esta semana abri minha Tekota 800 p/ limpar e lubrificar a mesma, sou eu mesmo quem dá manutenção em minhas carretilhas e molinetes. E o que constatei, me deu de certa forma uma explicação e também me deixou surpreso. A minha Tekota não tem nenhum tipo de freio, nem centrífugo, e nem magnético, apenas a "sintonia fina" mesmo do carretel. Aquela lateral de metal é "enrolação", porquê na verdade aquilo é só uma "casca" e as laterais são mesmo é de grafite, e achei os rolamentos muito mais muito pequenos e frágeis p/ uma carreta daquele porte. E os rolamentos são todos abertos tipo "ball bearing" simples, e não os A-RB, pelo menos não dos que eu conheço (a não ser que eu esteja enganado à respeito). Até o momento, eu nunca tinha visto uma Tekota por dentro, comprei ela por todos dizerem que muito boa e tals, e por ser shimano também. Agora vai a pergunta, todas Tekotas são assim mesmo (sem nenhum tipo de freio), com esses rolamentos, ou será que a minha veio defeituosa???? Mas o que mais me intrigou mesmo e me deixou decepcionado foi o fato dela não possuir nenhum tipo e freio!!!!!! Caso ela não tenha mesmo nenhum tipo de freio, sou eu que não estou sabendo usá-la, regulá-la direito, ou ela é assim mesmo? Só sei que pelo menos em se tratando de arremesso, não sei se por costume, mal uso, pelo menos na minha mão, ela tá perdendo feio p/ uma Marine Black Max. Desde já agradeço a opinião de todos!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tambem tenho uma 800, e acho otima, ja peguei peixe grande com ela, mas nunca abrir, ate pq nao entendo.

Realmente quanto a diferenca de arremesso da black max ela é inferior, mas assim, eu so arremesso de lado, por cima do ombro vai dar cabeleira pra arremessar longe, entao tente o arremesso lateral que vai longe sim! valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tambem tenho uma 800, e acho otima, ja peguei peixe grande com ela, mas nunca abrir, ate pq nao entendo.

Realmente quanto a diferenca de arremesso da black max ela é inferior, mas assim, eu so arremesso de lado, por cima do ombro vai dar cabeleira pra arremessar longe, entao tente o arremesso lateral que vai longe sim! valeu

Uhm....confesso que não tentei este arremesso com ela. Na próxima pescaria que ela for usada, com certeza tentarei!! Obrigado pela dica!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A Black Max 50 é muito boa pra arremessar não sei qual o motivo, quando fui ao Araguaia usei a Black 50, a Penn 330 e uma Convector 55 e ela arremessa muito mais que essas outras.

Pois é rapaz, que coisa né!! Bom saber!! A Penn e a Convector eu nunca desmontei p/ ver, mas talvez então elas sejam como a Tekota, sem freio nenhum, só a "sintonia fina" mesmo do carretel. Agora a Black Max eu já desmontei uma vez, e se não me falhe a memória, ela tem freio Magnético, não é dos tops mas tem. rsrs...obrigado!!! Valeu!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Helton, nunca tive Tekotas, mas tenho Penns da série internacional, senator 6/0 e 3/0. Estas tbem não possuem freios. Aquele parafuso lateral só serve para prender o carretel, não é freio. Não deve ser muito apertado, apenas o suficiente pro carretel não "dançar". E essas carretas não foram feitas para arremesso...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Helton, nunca tive Tekotas, mas tenho Penns da série internacional, senator 6/0 e 3/0. Estas tbem não possuem freios. Aquele parafuso lateral só serve para prender o carretel, não é freio. Não deve ser muito apertado, apenas o suficiente pro carretel não "dançar". E essas carretas não foram feitas para arremesso...

Uhm.....entendo!! Confesso que quando a comprei, não sabia desse detalhe. E nem me lembrei de perguntar à respeito. Se soubesse provavelmente não haveria comprado ela. Já que isso limita um pouco mais o seu uso. Bom, mas por outro lado, embora eu prefira uma carretilha ainda maior p/ isso, posso usá-la na pesca da "deixadinha", deixando a isca no ponto e subindo rio acima de barco. E usar a Black Max p/ arremessar nas proximidades do barco. Mas quando a piranha e o candirú está atacando a isca fica meio difícil pescar na "deixadinha"!!rsrs...Muito obrigado!! Valeu mesmo pela dica!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Carretilhas do estilo da tekota 800 n foram feitas para arremessar pois são carretilhas feitas para corricar no mar, eu tenho uma tekota e uma penn senator 6/0 (a tekota uso para pescar pirararas pois é pequena e a senator piraibas) nunca arremesso sempre solto a isca no ponto e subo com o barco, no araguaia se pesca assim, arremessar é só para chamar boto e piranha.

abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na ultima pescaria no Araguaia diferentemente das outras vezes o piloteiro nosso parava na galhada e nós faziamos os arremessos, não sei porque provavelmente sorte, mas nós fomos o barco que mais teve sucesso com as Pirararas. Ele mais velho um pouco dizia que soltar a linha e esticar com o barco fazia muito barulho, bom não não sei se foi a voz da experiencia mas que deu certo deu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigos, fazendo uma analogia, vocês estão querendo que um trator seja confortável, tenha um bom porta-malas , rode macio, tenha bom desempenho no asfalto, aderência e chegue a 200 km/h. Carretilhas pesadas não foram feitas para arremessar, e sim para trolling (corrico). Ou seja, você solta a linha na água, solta o freio e acelera o barco. Elas arremessam? Algumas sim, outras não. Mas não foram feitas para isso... Aí se explica por que nesse aspecto a Black Max supera a Tekota: para aquilo que ela (Black Max) não foi feita para funcionar (arremesso), ela funciona! Para o que ela (Black Max) foi feita para funcionar (força, confiabilidade, resistência, durabilidade), não funciona...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Helton, passei pela mesmíssima situação sua. Tinha uma black max 50 e comprei uma tekota 800 e no inicio senti muita dificuldade nos arremessos com a tekota, mas hoje consigo bons arremessos com a tekota simplesmente apertando a "sintonia fina" com alicate no máximo doeu:: . Depois disso consigo bons arremessos porque posso colocar bastante velocidade sem se preocupar com a cabeleira. Percebi também, como nosso amigo Chrystiano Ricardo, que o arremesso lateral sai melhor que o por cima da cabeça, mas acho que ai vai da habilidade de cada um.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Marcelo, não conheço a Tekota.

Mas se ela guardar semelhança com as Penn grandes, aquele botão lateral (não sei se é este que você chama de sintonia fina...) NÃO É DE AJUSTE PARA ARREMESSO!!!

Ele serve para prender o carretel e só. Se você apertar ele muito (ainda mais com alicate), ele aperta muito o carretel e este corre o risco de empenar com o tempo. O ponto certo é levemente apertado, só pro carretel não dançar lateralmente.

Tem um vídeo do pessoal do Só Piraíba no blog deles e no youtube em que eles detalham muito bem esta questão.

(repito que isto vale para PENN, mas acho bem provável que seja semelhante para a Shimano).

Abraço!

Helton, passei pela mesmíssima situação sua. Tinha uma black max 50 e comprei uma tekota 800 e no inicio senti muita dificuldade nos arremessos com a tekota, mas hoje consigo bons arremessos com a tekota simplesmente apertando a "sintonia fina" com alicate no máximo doeu:: . Depois disso consigo bons arremessos porque posso colocar bastante velocidade sem se preocupar com a cabeleira. Percebi também, como nosso amigo Chrystiano Ricardo, que o arremesso lateral sai melhor que o por cima da cabeça, mas acho que ai vai da habilidade de cada um.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Comprei a minha tem uns 15 dias. Chega na proxima semana.

Tambem sou eu quem da manutencao nas minhas carretilhas e nao sabia dessa do freio.

Como o pessoal ja falou, parece que ela nao tem o freio mesmo.

Eu fiquei entre uma Penn e a Tekota 800LC. So que o povo falava tao bem da Tekota, e que eu ainda conseguiria aproveita-la depois com arremessos ainda que curtos, optei por ela. Alem do mais nao fazemos pesca pesada tantas vezes assim, e quero aproveitar ela ao maximo ne.

Como ja disseram tambem sobre arremesso, ela nao foi feita pra isso ne?! Entao nao acho que deve ser ponto negativo. Se a Abu da conta, maravilha, vantagem pra voce. Mas se ela nao faz como a Abu, deixa pra la.

Voce ainda tem uma mega carretilha, das mais tops hoje em dia.

Usa ela na deixadinha como voce mesmo disse e puxa os bichao de couro que é so alegria.

Meu equip tambem e com a giant catfish!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Marcos, realmente a tekota não é uma carretilha para arremesso, mas estava numa situação que me obrigava a arremessar: estava pescando do barranco e sem canoa!!! Tive que improvisar. Mas conversando ontem com um amigo contei a ele essa história e ele me deu a dica de ligar o alarme que ajuda a segurar o carretel e com pouco aperto desse botao lateral da pra arremessar razoavelmente bem pq dá pra controlar a cabeleira com o dedão. Lembrando que realmente não vai ser um arremesso muito distante.

Marcelo, não conheço a Tekota.

Mas se ela guardar semelhança com as Penn grandes, aquele botão lateral (não sei se é este que você chama de sintonia fina...) NÃO É DE AJUSTE PARA ARREMESSO!!!

Ele serve para prender o carretel e só. Se você apertar ele muito (ainda mais com alicate), ele aperta muito o carretel e este corre o risco de empenar com o tempo. O ponto certo é levemente apertado, só pro carretel não dançar lateralmente.

Tem um vídeo do pessoal do Só Piraíba no blog deles e no youtube em que eles detalham muito bem esta questão.

(repito que isto vale para PENN, mas acho bem provável que seja semelhante para a Shimano).

Abraço!

Helton, passei pela mesmíssima situação sua. Tinha uma black max 50 e comprei uma tekota 800 e no inicio senti muita dificuldade nos arremessos com a tekota, mas hoje consigo bons arremessos com a tekota simplesmente apertando a "sintonia fina" com alicate no máximo doeu:: . Depois disso consigo bons arremessos porque posso colocar bastante velocidade sem se preocupar com a cabeleira. Percebi também, como nosso amigo Chrystiano Ricardo, que o arremesso lateral sai melhor que o por cima da cabeça, mas acho que ai vai da habilidade de cada um.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Comprei a minha tem uns 15 dias. Chega na proxima semana.

Tambem sou eu quem da manutencao nas minhas carretilhas e nao sabia dessa do freio.

Como o pessoal ja falou, parece que ela nao tem o freio mesmo.

Eu fiquei entre uma Penn e a Tekota 800LC. So que o povo falava tao bem da Tekota, e que eu ainda conseguiria aproveita-la depois com arremessos ainda que curtos, optei por ela. Alem do mais nao fazemos pesca pesada tantas vezes assim, e quero aproveitar ela ao maximo ne.

Como ja disseram tambem sobre arremesso, ela nao foi feita pra isso ne?! Entao nao acho que deve ser ponto negativo. Se a Abu da conta, maravilha, vantagem pra voce. Mas se ela nao faz como a Abu, deixa pra la.

Voce ainda tem uma mega carretilha, das mais tops hoje em dia.

Usa ela na deixadinha como voce mesmo disse e puxa os bichao de couro que é so alegria.

Meu equip tambem e com a giant catfish!

Verdade!!! Agora é tentar aproveitar a "danada" da melhor forma possível!! hehe.....mas que ela é bruta isso é!!! Parrudona mesmo!! Ah, e quannndo, um dia, você for dar manutenção nela, sugiro ter cuidado ao desmontar a parte da "estrela que regula a fricção, drag da carretilha". Na Tekota, este sistema consiste em um pequeno furo transversal no eixo principal, e dentro deste furinho tem uma molinha e um pequeníssimo pino que se apoia a ela. O pino é forçado p/ fora pela mola e ele entra em contato com a parte interna da estrela de fricção (drag). É ele o responsável pelo "Click" ponto a ponto da estrela. Sugiro que estenda uma pano branco grande sobre a mesa e tenha por perto um íma. Ao retirar e principalmente tentar colocar de volta este pininho, o mesmo pode ser impulsionado p/ fora e com força pela mola, podendo vir a sumir, já que é muito pequeno. Aconteceu comigo e deu maior trabalho p/ encontra-lo! Mas no fim deu tudo certo...rsrs...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu passei isso com a minha primeira carretilha. Raiders 3000 da Marine Sports (comprei em 97 rsrs).

Ela tinha uma molinha responsavel por voltar com o botao de destrava do carretel para o lugar.

Quando desmontei a primeira vez, eu so senti um negocio batendo no meu antebraco. Vi a molinha e custei a descobrir onde ela encaixava... Depois disso so abro ela muito, mas muuuuto devagar e num lugar sem vento, sem mais ninguem, e com uma toalha branca embaixo. Todo cuidado é pouco rsrs.

BOA NOTICIA! A minha tekota chegou segunda. Acho que pego ela essa semana pois foi um amigo meu quem trouxe pra mim dos EUA.

Ansiedade é matooooo!

Abracao!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

kkkkk.....pois é, eu passei o maior "apuro" com a "tal pecinha"!!rsrs....mas bom que você tem bastante experiência, não vai ser "pego de surpresa"!! E pode ter certeza que você vai gostar da carretilha, usei a minha em duas pescarias no Rio Araguaia, muito boa ela, a única coisa que achei ruim foi o fato de eu não conseguir arremessar com ela. Eu não sabia que ela não era boa p/ arremessos!!rsrsrs....mas já que ela não foi feita p/ isso...tá valendo demais!!! O lance é aproveitá-la da melhor forma possível!! E pegar os brutos!!! hehe..... Abraço!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lênio, coloquei nela uma linha 0,90 mm, não sei te dizer ao certo quantos metros de linha coube nela. Eu compro aqueles carretéis grandes de 1.000 m de linha, aí fica um pouco difícil de saber a quantidade exata que coube nela. Eu uso muito a linha da "Trilon" cor salmão, é uma linha boa, barata, bem macia e resistente. Recentemente comprei a 0,90 da Intergreen, mas ainda não testei ela, mas me parece ser muito boa. Agora dá p/ calcular a quantidade de linha usando como base alguma quantidade especificada pelo fabricante e a linha desejada usando a regra de 3 da matemática. Estou no trabalho agora, mas segundo encontrei aqui na internet, ela cabe por volta de 340m de linha 0,60mm. Jogando pela regra de 3, com a linha 0,90mm, dá dízima periódica (226,66....) ou seja, aproximadamente 226m de linha 0,90mm.

Eu acho muito relativo a questão da quantidade de linha e diâmetro necessários p/ se pescar a Pirarara. Depende muito do lugar onde irá pescar, mas acho sim essa quantidade de linha "suficiente" p/ a maioria dos locais. Agora penso eu que é sim vantagem ter um pouco mais de linha, até porquê a Pirarara, é um peixe que "briga sujo", quase sempre buscando se esconder no fundo ou no barranco em meio a troncos e galhadas submersas. E isso acaba por vezes estragando a linha, fazendo-se necessário o corte de um bom pedaço da mesma. Se você está com pouca linha, logo ficará também com pouca linha no carretel e irá ter que trocar a mesma. Se tiver com mais linha, nesse sentido, irá aproveitá-la um pouco mais. E dependendo da região, tem a possibilidade de "montar" uma "Pirarara monstrona" ou até mesmo um Piraíba. E nesse caso, se você está com pouca linha no carretel, pode não dar tempo de você soltar o barco, e nesse meio tempo, a linha pode sim vir a arrebentar.

No caso de se usar uma linha mais fina de monofilamento, se for um região que tem muita estrutura no rio, acho um pouco arriscado, porquê como eu mesmo disse, a Pirarara é um peixe que "briga sujo" e no caso de você estar utilizando uma linha mais fina, isso pode sim vir a lhe representar um problema, pois a linha pode vir a raspar em um galho, tronco ou uma pedra. E nessa altura, pelo estrago, uma linha 0,70mm por exemplo, não "é mais uma 0,70mm"e sim uma 0,45, 0,50mm, na melhor das hipóteses, uma 0,60mm. Então uma linha mais grossa vai te dar mais segurança e maximizar as suas chances de captura. Agora, já vi pessoas usando multifilamento com um líder de monofilamento de aproximadamente 15 a 20m p/ pescar a Pirarara, aí dá p/ colocar muita mas muita linha mesmo. Por exemplo, uma coisa que já fiz no Rio Araguaia e achei que funciona bem foi o seguinte, coloquei uma linha de multifilamento de 120 lbs de fundo (aproximadamente 150m de linha), podendo ser também de 100 lbs, e podendo-se usar também mais ou menos quantidade dessas linhas, fazendo assim a "cama do carretal", e o restante de linha de monofilamento 0,90mm. Aí você tem linha suficiente p/ pescar até Piraíba. E fica bem legal, pelo menos eu gostei, e achei que foi uma boa opção p/ quando se precisa de mais linha e com boa resistência. Espero poder ter ajudado!! Abração!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Imaginei exatamente o que voce disse da cama de multi.

Eu ate ja tenho as linhas aqui, mas a titulo de teste, vou deixar a 0,91 para começar. Se nao der certo, passo pra multi + mono.

Eu so nao colocaria um lider de mono tao pequeno porque nunca se sabe o que o peixe sera capaz de fazer. Acho arriscado.

Mas deu pra pegar direitinho a ideia e concordo com ela (cama de multi).

Muito obrigado pela atencao Helton.

Abracao!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ok.....de nada!! E concordo com você!! Acho a idéia de só se usar um líder de mono um pouco arriscada mesmo!! Eu já vi pessoas usando, mas ainda não tive coragem de usar!!rsrsr....agora essa linha aí (super raiglon) é muito forte, e com essa quantidade de linha que está usando, acho sim ser suficiente na maioria das ocasiões p/ Pirarara.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rapaz, pior viu!! E eu que sempre pensei que dava certo!! Mas eu fazia sempre, claro, a regra de 3 inversa. Pois as razões são inversamente proporcionais, quando se aumenta o diâmetro da linha, diminui consequentemente o comprimento da mesma. Era p/ dar certo, mas realmente parece ocorrer um erro aí na "matemática". rsrsrs....vou ter que refazer todos os meus cálculos!!! rsrsrrsrs.....

Pesquisando aqui na internet encontrei também esses 2 programinhas aqui, não sei se conferem, mas também são bastante práticos.

http://www.norre.dk/linecapacity.html

http://baycountyfishing.com/index.php/linecalculator

Muito obrigado pela dica!!!Abração!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...