Ir para conteúdo

Açus - Um gigante em meio a harmonia, diversão e muita água


Posts Recomendados

Meus caros companheiros de fominhagem! Faço abaixo um apanhado da pescaria que fizemos entre os dias 22 e 28 de setembro, partindo de Barcelos rumo às águas negras da Amazônia, em busca do sonho de cada um de nós, cada qual com distintas expectativas e experiências, mas acima de tudo, um objetivo em comum: comungar entre amigos / irmãos, por seis dias completos, das belezas e agruras da nossa indecifrável Amazônia.

IMG_5024.JPG

Turma nota 1000: Odirlei Borin, Nilton Carriel, Thiago Eiras, Gustavo Stringa, Max Rosa, Beto, Rodrigo Guercio e Rodrigo Andrade Delage, este escriba que vos fala. Os “Pés-de-Garrafa” da Amazônia. Não pela lendária figura amazônica do “Pé-de-Garrafa”, que assombra os caboclos mais crédulos, mas sim porque depois de seis dias de confinamento e muito goró, a gente olhava para as pernas do povo e via que canela, pés e joelhos eram uma coisa só! rindo3::

IMG_8264-2.jpg
Ao fundo, da esquerda para a direita: Nilton, Rodrigo Andrade Delage e Gustavo Stringa. Sentados: Rodrigo Guercio e Thiago Eiras.

A cada ano a amizade aumenta e entre todos imperou a cooperação e o companheirismo, tudo na mais plena harmonia e olha que esse ano a pesca esteve muito difícil... As capturas eram comemoradas por todos, à noite, no deck do barco, regadas à cerveja, tereré, tira-gosto e sob um céu às vezes estrelado, às vezes encoberto por nuvens carregadas de muita chuva. Comemorávamos também, acima de tudo, o simples fato de estarmos pescando.

Diante de um rio quase 2 metros acima do esperado, as opções que tínhamos eram pescar no Rio Negro, voltar ao Arirarrá, onde o barco tinha pescado na semana anterior e feito uma pescaria apenas razoável ou arriscar a subida no Cuiuni até a região do Jacamim, já bastante acima do repartimento do Rio Alegria e Cuiunizinho. Decidimos subir o Alegria.

A primeira tarde de pesca foi produtiva, sendo que o Borin e o Nilton chegaram a pegar mais de 10 peixes, porém todos pequenos. O resultado, somado ao fato de termos achado pontas de terra e margens descobertas de água, nos deu um ânimo especial.

IMG_1329.JPG
Borin e o seu Açu no extreme jig.

IMG_5044.JPG
Eu com um paquinha. Dá-lhe perversa!

Porém, quanto mais subíamos, mais água e menos peixes... até que, na terça-feira à noite, decidimos que pescaríamos na quarta subindo o Alegria e depois voltaríamos para o médio Cuiuni, onde as condições estavam um pouco melhores... ou menos piores.

No Alegria, poucas ações, com destaque para a tarde de terça-feira, quando praticamente todos da turma tiveram ou viram ação de peixes grandes, um alento para quem passava quase 12 horas arremessando ininterruptamente e terminava o dia com 01 ou 02 paquinhas embarcados e os braços e costas queimando em brasa! Apesar de toda dificuldade, ninguém ameaçava desistir ou se aborrecia.

IMG_8481.jpg
Max Rosa e o seu borboleta.

Do Rio Alegria, além do seu cenário paradisíaco, de lagos e ressacas emoldurados por molongós, buritiranas e buritizais, levarei comigo a lembrança de uma pancada descomunal que tomei na Rip Roller. O peixe saiu praticamente todo fora d’água, pegou a isca, quase me derrubou da plataforma do barco e embrenhou-se no molongozal, até que a isca boiasse livre de sua boca, para a tristeza de todos. Segundo o guia, era peixe para mais de 10Kg, mas isso só a balança diria...

IMG_5146.JPG
Rio Alegria e seus Buritizais. “Invém” chuva!

Já abaixo do repartimento Rio Alegria / Cuiunizinho, acordamos em meio a uma tempestade. Esperamos a chuva amainar, vestimos as capas e montamos nas voadeiras em uma legítima demonstração da mais pura fominhagem :gorfei: . Mas a insistência foi premiada... bons peixes saíram debaixo de chuva! Ainda sob muita água, pego esse tucunaré de 16 Libras junto ao igapó, até então, meu maior peixe da pescaria.

IMG_5068.JPG
16 libras levantado pela perversa debaixo de muita chuva.

Após entrarmos em uma ressaca, no fundo de um braço com muitos molongós, um grande rebojo é percebido na hélice trabalhada de forma bem lenta e pouco ruidosa pelo Rodrigo Guercio. Enquanto eu arremessava confiante, fazendo estardalhaço com um dorado popper saltiga da daiwa, apelidado por mim de chafariz, jogando água quase um metro para o alto, :gorfei: , o Guercio continuava obstinado no trabalho lento e silencioso da sua caribe. Até que o peixe literalmente sugou... a hélice! Inacreditável! Um tucunão de 19 Libras muito comemorado por nós. Valeu parceirão!

IMG_5079.JPG
A alegria do Guercio com o seu Tucunão de 19 Libras.

Na quinta-feira o dia começou chocho... aquela névoa branca, que se subir vira sol, se descer dá em chuva. Mas aos poucos ela foi se dissipando e o tempo firmou.

Durante a manhã, os barcos se encontraram e o saldo era de 02 borboletas pegos pelo Borin e 01 popoca que peguei às 06h da matina, com o rio ainda enfumaçado. Como a pesca estava muito fraca e alguns amigos nem arremessavam mais, combinamos de fazer um assado. Antes de encostarmos, o nosso guia Pedro parou em uma ponta para alguns arremessos em busca de mais borboletas para o almoço. O barco foi posicionado e o Pedro disse: "bota a menor isca que tem na caixa e arremessa dentro do igapó para a gente ver se pega um borboletinha..." No primeiro arremesso uma bicudinha intrometida atacou e soltou-se da isca no primeiro pulo. Bicudinha assanhada, bom sinal! No segundo, dando um trabalho de stick bem lento à isca, uma TD pencil de 11cm da daiwa, entrou um açuzinho de uns 2Kg.

IMG_5086.JPG
Açuzinho alertando para a prosperidade do ponto de pesca.

Mas pescar na Amazônia é isso, a distância entre a frustração e a euforia pode ser de apenas um arremesso!

No terceiro arremesso o igapó tremeu! Veio aquela onda e no meio da confusão a isca sumiu... e toma linha. Muita calma e paciência... isso tudo em meio aos estouros do bicho que em cada corrida esvaziava cada vez mais a carretilha! Até que, exausto pela briga, pulei na água para segurar nas mãos o cavalão, que bateu as sonhadas 22 Libras. Peixe de linda coloração, velho, cupinzudo, um verdadeiro ogro, cheio de cicatrizes e marcas de batalha, com destaque para um ferimento já cicatrizado que em outras épocas levara a metade do rabo deste gigante. A alegria estava completa. A captura foi devidamente comemorada por todos que estavam na margem oposta, já nos preparativos do assado.

IMG_5098.JPG
Um monstrengo dentro do igapó

IMG_5128.JPG
Cara de poucos amigos.

IMG_5108.JPG

Vou colocar mais detalhes e fotos dele no tópico dos tucunarés de 22 libras.

O melhor é que após o almoço, o Thiaguinho e o Stringa voltaram ao mesmo local e um pouco abaixo, o Thiago tirou um lindo tucuna de 18 Libras! Ao contrário do que foi pego anteriormente no mesmo lugar, vejam como o peixe do thiaguinho estava magro.

IMG_2506.JPG

IMG_2503.JPG
Thiaguinho com o seu 18 Libras. Olha a boquinha da criança.

Daí pra frente, capturas de pequenos tucunarés por todos.

IMG_5165.JPG
O menor da viagem. Prova de que o tamanho da isca não assusta o predador.

A presença de grandes peixes pode levar à impressão de que as condições de pesca não estavam tão ruins assim, mas realmente ressalto que o rio nos impôs grandes dificuldades. Para ilustrar, o meu saldo total foi de 22 peixes capturados durante os 6 dias de pesca! O que dá média de menos de 3 peixes por dia! Mas como disse, fica a sensação de que tiramos “leite de pedra” diante de todas as dificuldades... já que saíram peixes de 14, 16, 18, 19 e 22 Libras.

Gostaria de agradecer a todos do Tayaçu II, a toda a tripulação, ao comandante Azamar, aos guias Aldo, Iró, Vagno e ao meu guia “São Pedro”, :gorfei: , que de novo me colocou cara a cara com os gigantes! alegre::

IMG_2493.JPG

Agradeço também a toda a turma!

Odirlei Borin – Líder e nosso professor. Qualquer dúvida envolvendo carretilhas, varas, iscas e seus trabalhos variados era prontamente esclarecida por ele. Pescador de mão cheia. Por mais que as coisas piorassem, nunca perdia o bom humor, chegamos cogitar de aproveitar a pescaria para lançarmos um novo programa de pesca o “Pescando e se fud caveira:: bomba2 caveira:: bomba2 ” rindo3:: . A pescaria para ele foi “mais ou menos... mais ou menos”. :gorfei:

IMG_1365.JPG
Borin e um Açu do Rio Alegria.

Nilton Carriel – A toda dificuldade que surgia, ele fazia questão de frisar que “o mais importante mesmo aqui, é o amor que um tem pelo outro”. :gorfei: Dizem alguns que a escassez de peixes por ele capturados deu-se por conta do grande tempo que ele passava em terra, embrenhado na mata para “desaluviar” de incômodos e desarranjos. :gorfei: . Niltão, saudade de acordar levando uma travesseirada sua! :gorfei:

IMG_1326.JPG
Nilton Carriel – mascarado e brabo!

Thiaguinho – Também conhecido como “Filhotinho” ou “Mr. João Pepino”. Sua caixa de iscas é composta por 08 iscas “João Pepino” e só. Na mão dele a João Pepino faz trabalho de hélice, zara, stick, twich bait e jig! O cara é um corisco para arremessar! Patrocinado pela Rebel. :gorfei:

6%2520kg_2.jpg
Thiago Eiras – O Sr. João Pepino!

Gustavo Stringa – Desembolador de cabeleiras oficial da turma. O cara trabalhou mais de 2 horas numa rastafári penteada pelo Max sem perder a paciência... impressionante... o cara é fera! Pescador de velha data. No barco com o seu parceiro thiaguinho as linhas chegavam a zunir, num verdadeiro frenisi piscatório! rindo3:: Foi o único a mostrar para nós a cara de uma pirarara do Rio Negro.

IMG_2510.JPG
Gustavo Stringa com o resultado da “pesca pesada”.

Beto – Alto astral total! Divertia a todos com seus diálogos imaginários, como a conversa entre o paquinha e o pescador, a isca e a palmerinha, dando caça especial aos “agulhinhas” (bicudinhas que ele apelidava dessa forma), eleitos como alvo especial da sua pescaria. Obs: Procurado pelo Ibama. Vez em quando lançava seus macacos astronautas, que eram tão inacessíveis que por vezes a árvore tinha de ser derrubada para salvar a isca! :gorfei: Deixou algumas iscas dependuradas em árvores por lá, os famosos “pés de joão pepino”. rindo3::

IMG_8408.jpg
Beto caminhando sobre as águas!

Max Rosa – Amigo de longa data e um dos grandes luthiers do Brasil. Sua hélice ecoava com um ronco inacreditável pelos confins amazônicos. Premiado pela persistência aos 48 do segundo tempo, com um belo filhote! Seu entusiasmo era contagiante! Mais um que foi contaminado pela febre da pesca dos açus na Amazônia.

IMG_8525.jpg
Max e sua Piraíba!

Rodrigo Guercio – Meu parceirão de canoa! O homem da “zangueira”! rindo3:: Apesar das dificuldades, não parava de arremessar, buscando a todo momento o aprendizado no trabalho das iscas e a precisão nos arremessos. Premiado com um tucunaço fisgado na hélice caribe em um trabalho, digamos, inédito e peculiar! :gorfei: O cara é phodis. rindo3::

IMG_5075.JPG
Guercio com um lindo Tucunaré!

No mais agradeço o prazer de ter encontrado por lá membros aqui do fórum como o Eloy, João Medeiros, Louzardo, Lucas Yamin, Gusman entre outros.

Valeu demais... já aguardando ansiosamente pela próxima! Grande abraço a todos! tchau::

IMG_5056.JPG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 113
  • Criado
  • Última resposta

Mais Ativos no Tópico

Valeu Felipe!

A turma contribuiu demais para a alegria e o sucesso da pescaria! Nota 1000.

Grande abraço! palmas::

Maravilha de pescaria ... e como vc citou a cima, vcs tiraram leite de pedra ! Lindíssimos peixes e capturas !

Meus parabéns por compartilhar seu relato conosco.

Abracos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rapaz......emocionante seu relato meu parceiro!!!

Com a pescada ruim vc me tira um relato assim, imagina se tivesse sido boa a pescaria..o relato entraria para o Guinnes!!!

Esse ano ferrei o rabo na cerca...tive apenas um ataque firme de peixe grande e mesmo com apenas 1 ataque o bicho levou a melhor... Essa e a magia que nos encanta!

Foi "Bao Dimais da conta"!!!! Amigos que já entraram pra família, isso e que realmente faz sentido!!!

Ano que vem tem mais,,,,difícil vai ser passar o ano com o dedo atolado,,,ahahah

Gde abraço amigos!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu, Luiz! Aquele peixe foi realmente muito especial!

Fomos no Tayaçu II e pesquei com o Pedro (fera!). Vocês foram no Tayaçu I, não é? Os guias das duas embarcações são diferentes. O Thiago já pescou com o Zé também e elogiou muito...

Do seu relato dá pra ver também a integração na turma de vocês... TOP!

Obs: A sua pescaria foi melhor do que a pescaria da Tayaçu II na mesma semana.

Grande abraço! joia:::

Cara que açúzão lindo. Parabéns pela pescaria e belas imagens e companheirismo da turma.

Na Amazônia vc vai do céu ao inferno em 1 segundo, como vc msm disse.

Parabéns.

Pescou com qual guia? Eu pesquei com o Zé.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu, Marcelo! Pesca mais ou menos, mas a pescaria foi TOP demais!

Grande abraço! :amigo:

Show D+ e pelas caras de tristeza da pra ver como estava esta aventura. danca:: joia:::

Parabéns! ::tudo:: ::tudo:: ::tudo:: ::tudo:: ::tudo::

:amigo:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:gorfei: :gorfei: :gorfei: Ehhhhh Gustavito... a família lá vai só crescendo mesmo! Isso não tem preço... com ou sem dedão! :gorfei: :gorfei: :gorfei:

:amigo:

Rapaz......emocionante seu relato meu parceiro!!!

Com a pescada ruim vc me tira um relato assim, imagina se tivesse sido boa a pescaria..o relato entraria para o Guinnes!!!

Esse ano ferrei o rabo na cerca...tive apenas um ataque firme de peixe grande e mesmo com apenas 1 ataque o bicho levou a melhor... Essa e a magia que nos encanta!

Foi "Bao Dimais da conta"!!!! Amigos que já entraram pra família, isso e que realmente faz sentido!!!

Ano que vem tem mais,,,,difícil vai ser passar o ano com o dedo atolado,,,ahahah

Gde abraço amigos!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rodrigão, cara, sensacional esse relato, po li em 5 minutos mas parece que passei horas aqui na frente da tela, me envolvi e me diverti junto com vocês, pegaram belos troféus! Parabéns! Em especial ao peixe do guercio, muito lindo... E mais ainda nesse seu 22lb, meu sonho de consumo, e que coloração, as fotos ficaram perfeitas! Parabéns a turma e foi um enorme prazer conhecer todos vocês, até a próxima, forte abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

LINDO RELATO MEU AMIGO....

EU APRENDI DEMAIS COM A TURMA. FOI UM PRAZER ENORME PESCAR OU ESTAR COM ESSE GRUPO.

EU NUNCA PEGUEI UM TUCUNÃO DESSES, MAS LENDO SEU RELATO ME SENTI LUTANDO COM ELE, SE DEUS PERMITIR ANO QUE VEM UM DESSES ENTRA NA MINHA ISCA, E GOSTARIA DE ESTAR COM AS MESMAS PESSOAS MARAVILHAS QUE ME ACOMPANHARAM ESSE ANO..

ANTES QUE EU ESQUEÇA....EHHHH MAIS OU MENOS..

ABRAÇOS....

ATT BREVE..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Putzzzz... Que relato bacana!!! Isso e resultado de uma turma da hora!!! seu relato arrastou minha alma até lá com vocês...

Valeu por compartilhar seus melhores momentos conosco!

Fiquei aguado pra ir pra lá...

Parabens pelo relato e pela turma!

Abraxxx

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rodrigão, cara, sensacional esse relato, po li em 5 minutos mas parece que passei horas aqui na frente da tela, me envolvi e me diverti junto com vocês, pegaram belos troféus! Parabéns! Em especial ao peixe do guercio, muito lindo... E mais ainda nesse seu 22lb, meu sonho de consumo, e que coloração, as fotos ficaram perfeitas! Parabéns a turma e foi um enorme prazer conhecer todos vocês, até a próxima, forte abraço!

João, foi um prazer enorme conhecer todos pessoalmente, galera gente finíssima!! Qdo vieres a SP me avisa...

Quem sabe nós encontramos por ai novamente...

Gde abraço a todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

LINDO RELATO MEU AMIGO....

EU APRENDI DEMAIS COM A TURMA. FOI UM PRAZER ENORME PESCAR OU ESTAR COM ESSE GRUPO.

EU NUNCA PEGUEI UM TUCUNÃO DESSES, MAS LENDO SEU RELATO ME SENTI LUTANDO COM ELE, SE DEUS PERMITIR ANO QUE VEM UM DESSES ENTRA NA MINHA ISCA, E GOSTARIA DE ESTAR COM AS MESMAS PESSOAS MARAVILHAS QUE ME ACOMPANHARAM ESSE ANO..

ANTES QUE EU ESQUEÇA....EHHHH MAIS OU MENOS..

ABRAÇOS....

ATT BREVE..

TamuJunto parceiro!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...



×
×
  • Criar Novo...