Ir para conteúdo

Carretilha patinando


Posts Recomendados

Galera tenho uma carretilha Lubina gto black widow, quando recolho ela patina e não roda o carretel (não é a fricçao).

Ja tentei abrir ela pra ver os eixos mais ela só sai a tampa lateral o carretel não consigo tirar de jeito nenhum. Ja tentei tudo pra tirar o carretel mais não sai. Quando a carretilha patina assim ainda tem cura? heheheh. Alguém conhece alguém que conserte carretilha na região de Epitácio SP, Rosana SP, Nova Andradina-MS?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde Junior,

Pela sua descrição, a única coisa que poderia prender o carretel seria o pinhão que deve ter saido do lugar e prendido o eixo, não deixando ele sair e também se o pinhão está fora do lugar, a manivela gira e o carretel não vai girar e fica patinando. Pela lógica, não sei como esse pinhão poderia estar fora do lugar, então acho que ele poderia ter quebrado travando a saída do carretel.

Na região eu não conheço ninguém que faça esse serviço, mas o pessoal daqui do Fórum quando precisam de conserto e manutenção nas carretas mandam para o Celso da OFICINA DA PESCA (Rua Fernandes de Barros, 491 - Conj.03 - Alto XV - CEP: 80045-390 - Curitiba-PR. Fones: (41) 3018-9148 e (41) 9144-2883.

Abração,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Junior,

mes passado a minha primeira carretilha ( Raiders 3000 da Marine Sports, comprada em 1997 rsrs), comecou a dar isso tambem.

Eu batia a manivela e patinava. As vezes ate dava um barulhinho.

Nao conheco nome dos componentes internos como o pessoal acima, mas eu fiz uma limpeza profunda nela e o problema parou depois que remontei. De repente tinha componente meio fora do lugar ne?!

Desmontei toda, fiz uma base de oleo no corpo da carretilha, sequei todas as arruelas (porque sao feitas pra trabalhar secas mesmo), conferi os aneis de carbono, porque sem eles nao existe força de drag, oleo nos rolamentos e pouca graxa nas engrenagens (somente nos dentes e nao por ela toda).

Remontei devagar (tomando uma gelada rsrs), e pronto! Problema resolvido!

Se voce tiver pratica com manutencao, desmonta ela e da uma limpeza e remonta. Quem sabe voce nao coloca no lugar?

Se voce nao tem prativa ou tem dificuldade de mexer com itens pequenos, leva na manutencao. Vale a pena gastar 50 reais na recuperacao dela do que outros 500-600 reais em outra carreta igual.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu pela dica, vou ver se crio coragem de desmonta hehehehe, só tem um detalhe que percebi a pouco, o botão que destrava o carretel perdeu totalmente a função ele não sobe mais na hora que gira a manivela, isso me desanimou, não sei se para isso tem cura!? Qual graxa e qual óleo vc usou?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já tive exatamente esse problema com três carretilhas: titan 4000, titan 6000 da MS e com uma bandit fleming. O defeito foi causado pela má-usinagem dos pinhões.

Nas três carretilhas a engrenagem do pinhão desgastou o balancim de plástico (a peça que faz a liberação do pinhão para o arremesso) e o carretel ficou "patinando" em falso, independente da fricção. A peça é essa:

Imagem Postada

Nas titans foi fácil encontrar a peça para trocar. Já a bandit não tem peças de reposição, então fiz uma pequena bucha de cobre e instalei entre o pinhão e o balancim.

Tive que lixar a polir as arestas dos pinhões das três, para que o problema não voltasse a acontecer. Todas estão funcionando perfeitamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Junior,

O oleo que usei é o da Abu Garcia.

Ja a graxa eu usei a que eu tinha na mao na fazenda. Graxa da lubrax pra veiculos rsrsrsrs.

Obviamente nao é a adequada ja que existem graxas especificas para carretilhas e molinetes. Sugiro que utilize delas. So usei essa porque nao tinha outra em maos e queria montar logo para testar.

(Sinceramente, ja mexi com ambos os tipos e pelo menos na mao e visualmente, a diferenca é muito pouca).

Tiago,

a peça que voce chama de balancim de plastico é o YOKE?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera tentei abrir a carretilha, mais ai achei outro problema o carretel não sai nem a martelada heheheheh ai não tem como eu ranca os parafusos internos para abrir :( o pior que na minha região não conheço ninguém que arrume. Alguém sabe no Mato Grosso do Sul se alguém arruma? região de Nova Andradina, Dourados ou então Presidente Epitacio ou Prudente? valeu!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você chegou a desmontar o "cap" da regulagem fina pra ter acesso à outra extremidade do eixo do carretel? Tentou empurrar com uma chave fina?

Se o carretel está emperrado, é bem provável que o pinhão tenha travado no eixo. O negócio é forçar com cuidado até o carretel se soltar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...