Ir para conteúdo

Combate a Pesca Predadora


Posts Recomendados

Pescadores, leiam essa reportagem

espero que comecem acordar e ver a realidade...

Imagem Postada

Está petição visa a proteção dos peixes nos rios e lagos do estado de Minas Gerais que estão sendo dizimados pela pesca predatória sem controle, tanto amadora quanto profissional.

Para a pesca amadora, queremos uma legislação capaz de manter o peixe na água, mesmo depois de pescado, caracterizando uma visão moderna que entende o peixe não só como alimento, mas, como um agente capaz de criar empregos e gerar renda, em uma atividade sustentável denominada Pesque & Solte. Atividade essa, inserida em um novo contexto dos usos múltiplos das águas, buscando principalmente a preservação genética para as gerações futuras de pescado, que hoje, se encontram em estado critico.

Para a pesca profissional queremos políticas públicas capaz de um controle eficaz para a emissão de licenças de pesca onde somente os pescadores artesanais, que vivem exclusivamente da pesca, possam exercer a atividade. Concomitantemente, precisamos de leis que modernizam o sistema de produção de pescado através da piscicultura como alternativa viável e urgente ao extrativismo.

No estado mineiro, em pleno século XXI, a pressão de pesca extrativista exercida por um contingente imensurável de depredadores, está aniquilando as populações de peixes das mais variadas espécies, tanto nos rios quanto nos lagos. Essa busca desenfreada pelo peixe por indivíduos de variadas classes sociais, que na grande maioria não tem na pesca seu único modo de vida, tem atrasado sistematicamente o desenvolvimento da pesca amadora como atividade pluralista. A pesca sem controle, também, vem usurpando dos sofridos pescadores artesanais a possibilidade de uma vida com dignidade, pois ao final de seu árduo trabalho, voltam para suas famílias com um minguado punhado de pequenos peixes insuficiente para a sobrevivência.

Acreditamos que com a modernização das leis ambientais, nosso estado poderá em um futuro próximo, ser referência na produção de pescado em larga escala através da piscicultura e ter a pesca esportiva amadora como uma atividade econômica moderna, capaz de oferecer aos mineiros novas oportunidades de interação com o meio ambiente aquífero, usufruindo, mas, sobretudo preservando.

fonte:

https://secure.avaaz.org/po/petition/Mu ... s/?cTGnHfb

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...