Ir para conteúdo

É permitido pescar tucunaré na piracema?


Posts Recomendados

Sim pois o tucunare é entroduzido em represas MAIS SEMPRE FAÇA A PESCA COCIENTE PESCA E SOLTA

Sent from my GT-N7100 using Tapatalk

Claro.

Sempre pesco e solto.

Quero saber é se eu estiver comendo um único exemplar na beira da represa, por exemplo, estarei cometendo irregularidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quero saber é se eu estiver comendo um único exemplar na beira da represa, por exemplo, estarei cometendo irregularidade.

Mano, vai pescar de boa.

Esquece isso.

Pesque, solte e coma o seu peixinho lá.

danca:: legal::

Que nem o amigo lá de cima te disse: São exóticos, introduzidos artificialmente. Não estão sujeitos às mesmas leis do peixes nativos.

A grande sacada, é que a pescaria te divirta. ::tudo::

________________________

Exemplo na prática: Ontem (sim, fui pescar em plena quarta-feira hahaha), fui na represa de Juturnaíba. Silva JArdim - RJ.

Pegamos entre 60/70 tucunas. Sabe o que meu piloteiro fez? Quando saía um maior, ele guardava. No final do dia, ele me presenteou com quase 2 Kgs de um filé de tucuna, FRESQUINHO. Que vamos comer com a família hoje a noite. Pescamos, matamos alguns, soltamos, mas principalmente, nos divertimos.

Abçs e boas pescarias SEMPRE.

aplauso::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem que ficar de olho pois tem alguns estado que o tucunaré é nativo, assim você teria que provar a procedência do peixe. Por exemplo Goiás caso seja fiscalizado com um tucunaré em transporte você teria que provar que o peixe não é da SM, Araguaia e etc. Lembrando que Goias a cota zero para qualquer período do ano, isso é: peixe não anda de carro.

Por causa desse stress, solto todos nessa época. Mesmo sendo MG, onde nunca vi fiscalização.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso aí Victor. Corretíssimo.

Mas eu respondi, baseado na pergunta dele. Reg Sudeste.

joia:::

Entendo.

É verdade.

Mas a dúvida é essa mesmo. O tucunaré não é nativo da represa de Itumbiara. Mas aqui é cota zero, exceto peixes exóticos.

Será que eu teria problemas em pescar (em Luis Alves nem pesca esportiva é permitido nesta época)?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro Marcos em MG quem cria as leis sobre pesca é o IEF que desde de 2011 nao atualiza as portarias sobre a piracema sao 3 portarias 154/155/156 depende de qual regiao voçe esta pois cada uma refere-se a uma bacia hidrografica com normas diferentes, nelas voçe ira conseguir tirar todas as suas duvidas acesse o site do IEF que voce vai ter como ver todas portarias espero ter ajudado ::tudo:: ::tudo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro Marcos!

Já pesco a mais de 10 anos na região sudeste (represa dos Rios Paraná e Paranapanema) já fui inclusive abordado pela policia ambiental em plena época da piracema e nunca tive problemas...

Como o Tucunaré, a Corvina o Piavuçu são peixes que foram introduzidos nessas bacias hidrográfica a pesca é liberada...

Logo vá pescar sem medo de ser feliz ::tudo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Goias = este ano, nao vai deixar nem fazer pesque e solte na piracema .... (atencao: o tucunare é NATIVO no araguaia e serra da mesa !!)

Cândido, essa informação procede? Na Instrução Normativa diz que o pesque e solte é permitido durante o defeso...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro Marcos!

Já pesco a mais de 10 anos na região sudeste (represa dos Rios Paraná e Paranapanema) já fui inclusive abordado pela policia ambiental em plena época da piracema e nunca tive problemas...

Como o Tucunaré, a Corvina o Piavuçu são peixes que foram introduzidos nessas bacias hidrográfica a pesca é liberada...

Logo vá pescar sem medo de ser feliz ::tudo::

João, Vc tá mal informado...o Piavuçu (ou piauçu) realmente não é nativo da bacia do Rio Paraná, mas já a vários anos que na piracema a sua pesca é proibida nos rios desta bacia. Inclusive nesta Piracema 2013/2014. Veja o trecho que fala sobre isso na instrução normativa:

Art. 7º - Permitir a pesca em rios da bacia, somente na modalidade desembarcada e utilizando linha de mão, caniço, vara com molinete ou carretilha, com o uso de iscas naturais e artificiais:

I - nas áreas não mencionadas no art.3º desta Instrução Normativa;

II - para a captura e o transporte sem limite de cota para o pescador profissional, e cota de 10kg mais um exemplar para o pescador amador, no ato de fiscalização, somente das espécies não nativas (alóctones e exóticas) e híbridos tais como: apaiari (Astronotus ocelatus); bagre-africano (Clarias sp); black-bass (Micropterus sp.); carpa (todas as espécies); corvina ou pescada-do-Piauí (Plagioscion squamosissimus); peixe-rei (Odontesthis sp ); sardinha de-água-doce (Triportheus angulatus); piranha preta (Serrassalmus rombeus); tilápias (Oreochromis spp. e Tilapia spp.), tucunaré (Cichla spp.);zoiudo ( Geophagus surinamensis e Geophagus proximus) e híbridos.

§ 1º - excetua-se desta permissão o piauçu (Leporinus macrocephalus).

Fonte: MPA = http://www.mpa.gov.br/index.php/33-amad ... o-piracema

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

É permitido. Mas devemos sempre praticar a pesca esportiva!

Segue abaixo a portaria em MG: http://www.ief.mg.gov.br/images/stories/pesca/portaria_n_154_2.pdf

"Art. 4º Permitir a pesca amadora, profissional, embarcada e desembarcada,

somente para espécies exóticas, alóctones ou híbridas, constantes no art. 5º desta

Portaria, nos rios dessa bacia hidrográfica e nos reservatórios das usinas

hidrelétricas, observados os locais de restrição constantes nesta Portaria e nas

demais legislações em vigor, mediante as seguintes condições:"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...