Ir para conteúdo

Pescaria Rio São João 2013, pura aventura!!!


Posts Recomendados

E ai galera, tudo certo? Venho aqui relatar minha pescaria no rio São João, município de Nova Monte Verde/MT(onde eu já morei por muitos anos), no mês de setembro. Há cerca de 9 anos eu não pescava, mas sempre mantive em mim a vontade de praticar o esporte novamente, parei por causa da correria da vida mesmo, mas este ano, surgiu a oportunidade, e la fui eu, sai de Natal/RN pra NMV/MT para rever os velhos amigos, e claro, pescar bastante, uma viajem de aproximadamente 4.600 km. No primeiro dia de pescaria, fomos depois do almoço para acampar e pescar no outro dia pela manhã, voltando pra cidade a tarde, já que o pessoal tinha seus afazeres (por mim ficava o mês todo, estava de férias mesmo, kkkkkkkkkkk). Chegando no rio São João, me deparei com aquela natureza maravilhosa novamente, e confesso, me emocionei de mais. Fomos pescar em uma lugar conhecido por todos de lá apenas como cachoeira, onde na verdade, é uma corredeira bem íngreme, e adivinhem como nós a subimos? Esvaziamos nosso barco de madeira, e saímos arrastando o mesmo, por cima de paus e pedras (paus e pedras mesmo!!!). Chegando no local do acampamento, armamos tudo, e fomos descansar, pois a subida foi bem cansativa. Dormimos, e no outro dia pela manhã, saímos, com aquela vontade de pegar um peixão. Na primeira pedreira onde paramos, arremessei uma isca happy popper do Nelson Nakamura e logo no terceiro arremesso, meu coração foi a milhão, mesmo sendo pequena, peguei uma bicudinha, e já me empolguei para pegar peixes maiores. Saímos desta pedreira, pois não bateu mais nada. Em um lugar com água parada, arremessei a happy popper, e a mais ou menos uns dois metros do barco, uma bicuda de bom tamanho pegou, quase pulou dentro do barco, e entrou pra baixo do mesmo. Pro meu desespero, quebrou minha vara, mas a culpa foi do meu nervosismo e do longo tempo parado. Deu vontade de desistir, ainda mais por não ter levado vara reserva, mas como quebrou apenas uns 10 centímetros, arrumei o passador e continuei a pescaria. Fomos em busca das lagoas, que o pessoal conhecia bem, então paramos em dois pontos, e em cada um deles, descemos do barco, e entramos na mata em busca dos tucunas. Gratas surpresas para nós, pois em cada lagoa, cada um pegou em torno de 10 tucunas, todos na faixa de 1 a 2kg, peixes pequenos, mas que nos deram muita alegria. Esse foi meu primeiro dia pescando, como o pessoal tinha seus afazeres, tivemos que voltar pra cidade, e só retornamos no outro fim de semana, dessa vez, em mais pescadores, e com dois barcos (até um pequeno gerador nós levamos, para fazer aquela farra na beira do rio!!!). Pois bem, da primeira vez nós subimos, mas desta vez resolvemos descer, e ir em busca de mais tucunas e trairões. Chegando no ponto onde íamos acampar, mau desci do barco e já fui arremessando minha isca (pouco fominha o rapaz, kkkkkkk), e pra minha grata surpresa, ali mesmo, peguei 3 tucunas (desta vez quem dominou foi uma isca de meia água, a cubió), um deles com 4kg, ali sim eu me senti realizado, e vi que todo o esforço valeu a pena. Acampamento armado, saímos rio abaixo, desbravando cada ponto que era possível, e curtindo aquela paisagem linda. Nessa caminhada, foram pegos palmitos, matrinxãs, cachorras, bicudas, e mais tucunas, porém dessa vez não dei muita sorte, as capturas ficaram por conta dos companheiros. De tarde, voltamos para acampamento, tomamos aquela cervejada, e fomos dormir, para aproveitar o dia seguinte. Acordei 6 da manhã, e pra não perder o costume, peguei logo a vara e fui ali mesmo, pertinho do acampamento fazer uns arremessos. Decisão mais acertada da viagem em termos de pescaria, enquanto os outros estavam lá encima dormindo com ressaca, peguei 15 tucuninhas na faixa de 1kg e ainda uma bicudinha de brinde, todos com a mesma isca, a cubió. Quando os outros acordaram, fomos dar mais uma desbravada, e dessa vez não foi tão produtiva, apenas uns poucos tucunas, uma bicuda e uma trairinha. Voltamos para o acampamento por volta de meio dia, arrumamos tudo e fomos embora. Bem pessoal, foi isso, não consegui pegar nenhum peixe gigante, mas só a aventura já me deu imenso prazer, vou me organizar pra ir pescar pelo menos duas vezes por ano, chega de correr, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk. A única coisa que me deixou triste no rio São João, é que nos pontos onde nós fomos, quando eu ia com meu pai há 10 anos atrás, não se via lixo, nem vestígios de redes e anzóis de galho, o que é muito visível agora. As pessoas não tem consciência de que aquilo ali é nosso patrimônio, e que temos que cuidar para que nunca nos falte peixes, praticam a pesca indiscriminada e não estão nem ai pro meio ambiente. Enfim, deveria haver mais fiscalização naquela área e em todo o Brasil, mas tirando isso, foi uma ótima experiência. Espero que tenham gostado, e que em breve possa postar novos relatos de aventuras.

Valeu galera!!!

Fotos:

Imagem Postada

Imagem Postada

Imagem Postada

Imagem Postada

Imagem Postada

Imagem Postada

Obs.: Coloquei apenas essas pois os peixes tinham mais ou menos o mesmo tamanho, então ficaria muito repetitivo, mas ta ai, como vc's podem ver, nada de mais, mas pela quantidade, e pelo tempo que eu estava parado, valeu a pena!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que legal Natanoel parabéns! ::tudo:: ::tudo:: ::tudo:: ::tudo:: ::tudo::

Que lugar bonito hein? joia:::

Adoro rio dessa maneira "água corrente" danca:: ::fisherman

Espero que quando voltar lá, encontre o local mais preservado "sem vestígio do homem caveira:: ".

Um grande :amigo:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é Marcelo, espero que ano que vem haja menos poluição, e que um dia isso acabe ::tudo:: , e Pedro, o que vale é pegar o peixe, tirar a foto e devolver, mas fica a dica ai pra galera, vara reserva sempre ::tudo:: , numa dessa poderia ter acabado com a minha pescaria :gorfei: , e ai só resta chorar buaa:: . Valeu parceiros!!! :amigo: :amigo:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é galera, voltei agora e não paro mais, já estou procurando pontos de pesca aqui onde eu moro, no RN. Aproveito pra deixar a pergunta aqui pros amigos, alguém conhece um lugar bom de artificial no RN ::fish2 ? Alguém tem algum contato? E Miron, o São João realmente é pertinho do Juruena, quero me programar, pra na minha próxima viagem ir bater lá, só vou ter que gastar mais um pouco nas carretas pesadas, pq lá, o trem é bruto de mais :gorfei: . Valeu galera!!! :amigo: :amigo:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...