Ir para conteúdo

Ideias sobre isca de hélice para AM


Wellington BSB

Posts Recomendados

Respondi a uma MP e resolvi compartilhar algumas lucubrações pessoais sobre iscas de hélice.

Não sei nada, pelamordeDeus ... se servir pra alguém, só peço que passe gratuitamente o conhecimento.

Vamos lá.

Primeiro meu lema: tudo que eu puder economizar no peso eu coloco garateia maior e mais resistente.

Em repouso na água, o limite da posição da isca é na vertical, reta, mas entendo como excelente e desejável a posição em torno de 75/85 graus ... será a partir deste parâmetro que vc trabalhará a isca.

Desnecessário dizer, mas a alma da isca é o corpo e a flutuabilidade deste corpo definirá o nível da isca para Big Game ...

Minhas argolas por peso e resistência são as CCM 130 lbs, mas pode-se também colocar a garateia direto no olho do pitão …

E qual a garateia?? Entendo que segurança mesmo só a partir da Owner ST-66 #2/0; mesmo assim há uma possibilidade de abrir um pouquinho, cerca de 20 ou 30 graus … a Gamakatsu 4X 3/0 e a VMC 6X #3/0 não suportam o dedão no carretel ou a pauleira do enrosco …

Os pesos

- VMC 6X #3/0 – 4,03 g

- Gamakatsu 4X #3/0 – 4,09 g

- Owner 4X ST-66 #2/0 – 4,71 g

- VMC 6X #4/0 – 5,19 g

Como parâmetro:

- VMC 4X #2/0 - 2,94 g

- VMC 4X #3/0 - 3,27 g (original da rip)

- Gamakatsu 4X #1/0 - 2,68 g

- Gamakatsu 4X #2/0 - 3,30 g

Os pitões …

Os originais da Rip têm cerca de 6 cm de comprimento por 2,1 mm de largura e pesam cerca de 2,16 g …

Pitões da Jennerlure:

C - curto - tamanho, 26.0mm - 1.9mm ou 2.0mm – 0,65 g

M - médio - tamanho, 44.0mm - 1.9mm ou 2.0mm – 1,01 g

- L - longo - tamanho, 51.0mm - 2.0mm – 1,54 g

- SL - superlongo - tamanho, 61.0mm - 2.0mm – 1,71 g

Sem dúvida que, para trás, indico o SL, sendo que, para frente, dá pra usar o M ou o L; pra barriga, o C … mas podem-se testar outras montagens …

Hélice …

Os pesos e formatos variam bastante …

- CCM – 3,54 g

- rip – 2,98 g (já vi 3 com 3,31 g)

- Sumax grande – 3,08 g

- Sumax pequena – 2,67 g

- Jennerlure G – hj com 3,64 g

- Jennerlure M – hj com 2,90 g

- Yakima bait 5,5 – 2,45 g (+/-)

CUPS …

Só uso entre a hélice e o olho do pitao … só … todos os outros são pesos desnecessários … os cups de nylon/pvc são os melhores; eficientes e levíssimos …

Ah! Cabeça da isca fora d’água …

Tenho iscas que estão só com a pontinha fora d’água trabalhando que é um show … assim como os demais itens, aqui não há uma regra … como a idéia é colocar a garateia mais pesada possível, testes definirão se a frente mergulhará ou não na puxada … evidente que cada um terá uma preferência … entendo como a partir de 3 cm como uma regra mais ou menos geral …

Aqui, o pulo do gato é aumentar a garateia traseira … + peso na frente; + peso atrás pra levantar o bico …

Qual o peso ideal (iscas com 2 garateias)???

Vamos somar as ferragens (aproximado):

- 10 g de garateias (Owner 4X #2/0) e argolas (CCM 130 lbs)

- 3,5 g de pitões (Jennerlure) + 1 cup

- 3 g da hélice

Só de ferragens, temos em torno de 16,5 g.

Um shape de 14/15 cm excelente/maravilhoso pesará no mínimo 18 g …

Chegamos a um valor próximo ao peso da Rip 5,5 …

Para um shape normal, aumentaríamos em torno de 5g, não diferenciando muito o peso final ...

E aí??? O que acham???

Abração,

Wellington …

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito bom.

Vc já testou alguma vez as Caribe 6 com as ferragens das rip / Jenerlure?

Elas são minhas titulares de hélice atualmente.

Parabens ::tudo:: ::tudo:: ::tudo::

E aí, Eufrásio, bão??

Ó, sobre as Caribe 6:

* Ninguém usa a hélice original

* Vc ganha uns 0,35 g quando dá (se não ficar frouxo) pra trocar o pitão traseiro pelo Jennerlure SL

* Tire o pitão da barriga e use o cup (levíssimo) no traseiro entre a hélice e o olho do pitão. Tire todas as demais peças, cups, bolinha da traseira ...

* Tape o buraco do pitão da barriga com cola (uso superbonder) ou outra coisa

* Pegue um pitão C e, com o próprio pitão, fure pertinho do buraco original, entre este e o pitão traseiro, e insira o pitão até o fim

* Ainda não achei pitão mais leve e tão grosso que possa substituir o dianteiro

* Vc pode usar qq hélice, mas sua pergunta se refere à hélice da Rip ...

* Pronto! É só colocar as argolas e garateias. Tentativa e erro,

- As originais, pesam 2,94 g + 0,28 g da argola

- Argolas CCM 130 lbs - 0,30 g

- Owner ST-66 4X #1/0 - 3,20 g - não gosto desta; acho que abre muito fácil

- Mustad 9430A 5X #1/0 - 3,20 g - resistente, porém difícil de achar

- VMC 4X 9626 #3/0 - 3,27 g - original das Rips e Caribes maiores - estas eu nem cogito

- Gamakatsu 4X #2/0 - 3,30 g - afiadíssima, mas não boto muita fé

- VMC 6X #2/0 – 3,57 g - esta é que o Gusso usa ... não gosto ... apesar de aparentar ser forte, fica reta no pau ... nesta temporada, 2 relatos de que ela abriu

- VMC 6X #3/0 – 4,03 g - melhor que todas as demais, mas ainda um pouco fraca pro pau

- Gamakatsu 4X #3/0 – 4,09 g - idem anterior

- Owner 4X ST-66 #2/0 – 4,71 g

- VMC 6X #4/0 – 5,19 g

Pegue um balde grande e encha com água ...

Monte as garateias com argolas na isca ...

Coloque a isca na água, veja a posição e vá trocando ... até na vertical com uns 3,5 cm de pescoço de fora, já dá pra testar ... se forem diferentes, garateia mais pesada atrás ...

Leve pra piscina, lago etc. e faça o teste da puxada ... e vá trocando e acertando ... tentativa e erro ...

Tenho 1 Caribe 6 com Owner 4X #2/0 atrás e VMC 6X #2/0 na frente, ao passo que tenho outra que não aguentou peso maior que a da original na frente ... depende de cada isca ...

Qualquer coisa, tamos aí ...

Forte abraço ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Outro super tópico q irá para os MELHORES TÓPICOS DO FTB.

Vlw mais uma vez... joia:::

Meu Irmão, somente desenvolvi esta vontade de pescar com hélice vendo seu entusiasmo aqui ... sou só uma "cria" sua, do Kid, Xande, Eloy, Gusso etc.

Forte abraço,

Wellington ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E aí :amigo: Cumpadi...

Já que o Sr. não quer ser chamado de Professor então o chamo de Bondoso que sempre divide experiência e multiplica gentilmente seu conhecimento... Tá bão assim... ::tudo::

Maravilha de post...

Parabéns...

Forte abraço e inté qq hora... Aliás já passou da hora de tomarmos outro daquele verdinho.... :gorfei:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito bom.

Vc já testou alguma vez as Caribe 6 com as ferragens das rip / Jenerlure?

Elas são minhas titulares de hélice atualmente.

Parabens ::tudo:: ::tudo:: ::tudo::

E aí, Eufrásio, bão??

Ó, sobre as Caribe 6:

* Ninguém usa a hélice original

* Vc ganha uns 0,35 g quando dá (se não ficar frouxo) pra trocar o pitão traseiro pelo Jennerlure SL

* Tire o pitão da barriga e use o cup (levíssimo) no traseiro entre a hélice e o olho do pitão. Tire todas as demais peças, cups, bolinha da traseira ...

* Tape o buraco do pitão da barriga com cola (uso superbonder) ou outra coisa

* Pegue um pitão C e, com o próprio pitão, fure pertinho do buraco original, entre este e o pitão traseiro, e insira o pitão até o fim

* Ainda não achei pitão mais leve e tão grosso que possa substituir o dianteiro

* Vc pode usar qq hélice, mas sua pergunta se refere à hélice da Rip ...

* Pronto! É só colocar as argolas e garateias. Tentativa e erro,

- As originais, pesam 2,94 g + 0,28 g da argola

- Argolas CCM 130 lbs - 0,30 g

- Owner ST-66 4X #1/0 - 3,20 g - não gosto desta; acho que abre muito fácil

- Mustad 9430A 5X #1/0 - 3,20 g - resistente, porém difícil de achar

- VMC 4X 9626 #3/0 - 3,27 g - original das Rips e Caribes maiores - estas eu nem cogito

- Gamakatsu 4X #2/0 - 3,30 g - afiadíssima, mas não boto muita fé

- VMC 6X #2/0 – 3,57 g - esta é que o Gusso usa ... não gosto ... apesar de aparentar ser forte, fica reta no pau ... nesta temporada, 2 relatos de que ela abriu

- VMC 6X #3/0 – 4,03 g - melhor que todas as demais, mas ainda um pouco fraca pro pau

- Gamakatsu 4X #3/0 – 4,09 g - idem anterior

- Owner 4X ST-66 #2/0 – 4,71 g

- VMC 6X #4/0 – 5,19 g

Pegue um balde grande e encha com água ...

Monte as garateias com argolas na isca ...

Coloque a isca na água, veja a posição e vá trocando ... até na vertical com uns 3,5 cm de pescoço de fora, já dá pra testar ... se forem diferentes, garateia mais pesada atrás ...

Leve pra piscina, lago etc. e faça o teste da puxada ... e vá trocando e acertando ... tentativa e erro ...

Tenho 1 Caribe 6 com Owner 4X #2/0 atrás e VMC 6X #2/0 na frente, ao passo que tenho outra que não aguentou peso maior que a da original na frente ... depende de cada isca ...

Qualquer coisa, tamos aí ...

Forte abraço ...

::tudo:: ::tudo:: ::tudo:: ::tudo:: ::tudo:: ::tudo:: ::tudo::

Valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E aí :amigo: Cumpadi...

Já que o Sr. não quer ser chamado de Professor então o chamo de Bondoso que sempre divide experiência e multiplica gentilmente seu conhecimento... Tá bão assim... ::tudo::

Maravilha de post...

Parabéns...

Forte abraço e inté qq hora... Aliás já passou da hora de tomarmos outro daquele verdinho.... :gorfei:

Ei, Cumpadi, pruveita q tá de folga, traz suas iscas pra customizar e regular e traz 2 carotes verdinhos q vamo se acabá ...

Forte abraço ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu to aprendendo muito joia::: ,quero aprender a regular a pá alegre:: sem depender de piloteiro joia:::

Rapaz, ceis merece um vídeo, mas sou uma PPuuta Velha de tímido ...

Vou tentar descrever em palavras e no final tento resumir, OK???!!!

Tentarei descrever, Meu Irmão ...

A regulagem começa com qualquer alicate, de preferência sem a unha pra trocar argolas, mas este tb serve ... servem tb mãos e dedos ... mas prefira o alicate ...

O Gusso usa o alicate odontológico chamado Dela Rosa, que ele aprendeu com o Ibeli. Comprei, mas não gostei.

Imagine o pitão como um eixo de referência ...

- Coloque na palma da mão a isca, com as duas pás mais ou menos perpendiculares em relação ao pitão ...

- Coloque o alicate na base da paleta que estiver virada pra vc, feche o alicate e faça a pá girar para fora até que vc visualize um ângulo reto (90 graus) entre a paleta e o pitão ... gire a hélice e faça o mesmo com a paleta que estava "dis costa" procê ...

- Agora virá a prática e o gosto de cada um ... com o alicate, vc abarcará toda a parte superior da hélice para girar ... vc tentará girar somente a parte superior, formando assim o "arco" ... quanto mais "arco", mais fechada a paleta e mais resistência com a água, resultando em maior peso pra puxar e mais barulho, o famoso barulho mais "oco" ...

- A posição que considero ideal é o parte de cima da pá (arco) alinhada com a base da pá (linha imaginária) e a pá a 90 graus do pitão ...

- As Hélices CCM são perfeitas demontrações do que considero ideal ...

Imagem Postada

Imagem Postada

- Note que se vc aumentar o arco, vc vai fazer com que a volta do arco fique depois da linha imaginária ...

Eu faço simplificadamente o seguinte:

- coloco a pá a 90 graus do pitao e a 90 graus da base da pá. Depois, coloco o alicate na parte superior da pá e formo o arco. Só.

A curva de aprendizado é muito rápida. Tava testando umas iscas com o Joelson, ensinei uma única vez e já aprendeu.

Ufa! É isso!

Qualquer dúvida, é só chamar ...

Forte abraço ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Peço licença ao Wellington> Licença!!! Nunca trabalhei hélice.....loooogo....vi um vídeo no youtube sobre o dito Gusso regulá-las:::: e o Ilmo. poderá exemplificar o já dito acima....é isso? http://www.youtube.com/watch?v=_w7fFmFFxq8

E aí, Parceiro, bão???

Rapaz, Ilmo., EU??? Sou só uma PPuuttaa Velha ...

Conheço esse vídeo, é bem didático e dá pra aproveitar sim ...

Obrigado pela lembrança e forte abraço,

Wellington ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu amigo Wellington!

Aparentemente você é fã do efeito stick em iscas de hélices. Não é discórdia mas eu não gosto. Em outros tópicos, aqui no FTB, este efeito foi considerado um desequilíbrio da isca.

Quando montei as Suras, vi que este era mais um problema eliminado.

Na foto abaixo, uma six tradicional (palheta leve) e 2 protótipos testados recentemente nos açus. Um com palheta CCM (grato pelo presente) e o outro com palheta montada pelo Felipe Antoniazzi. De acordo com opiniões mais valiosas que a minha, o ideal seria uma inclinação máxima de 45 graus, no entanto minha preferencia é pela horizontal. Isto permite que a isca flua mais facilmente sobre a água.

Imagem Postada

Não se esqueça que a palheta enquanto submersa não faz barulho.

Abração

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

de tanto tentar chegar na hélice perfeita, me perdi....kkkkkkk

Mas uma dica legal é cada um tentar achar o seu "ideal", que pode ser diferente do outro, devido ao jeito de você puxar a isca, o equipamento, e até do seu preparo físico....kkkk

Tenha em mãos um alicate, eu recomendo um alicate universal desses comuns de 6", a maioria é de 8" muito pesado e grande, esses de seis são mais difíceis de encontrar, mas ajusta perfeitamente na pá da hélice

feche ou abra devagar e vá arrastando até chegar no som ou no volume de agua que deseja movimentar

Com o alicate no olhal do pitão trazeiro, alinhe os pitões antes de começar arrastar a hélice, a posição de flutuação vai da força de cada um, mas o ideal é que fique entre 45° e 60° .

Obs. minha : hélices mais finas amassam mais, mas o som é mais metálico, hélices grossas pesam muito e as vezes desequilibram a isca. Garatéias grossas nem sempre são sinônimo de resistência, de 4X para 6X dependendo da marca não garante nada, eu prefiro sempre as 4X, as vezes abre, mas a isca fica.

Teoria tem de montão, cabe ao pescador botar em pratica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu amigo Wellington!

Aparentemente você é fã do efeito stick em iscas de hélices. Não é discórdia mas eu não gosto. Em outros tópicos, aqui no FTB, este efeito foi considerado um desequilíbrio da isca.

Quando montei as Suras, vi que este era mais um problema eliminado.

Na foto abaixo, uma six tradicional (palheta leve) e 2 protótipos testados recentemente nos açus. Um com palheta CCM (grato pelo presente) e o outro com palheta montada pelo Felipe Antoniazzi. De acordo com opiniões mais valiosas que a minha, o ideal seria uma inclinação máxima de 45 graus, no entanto minha preferencia é pela horizontal. Isto permite que a isca flua mais facilmente sobre a água.

Não se esqueça que a palheta enquanto submersa não faz barulho.

Abração

Meu Irmão Eloy, obrigado por apresentar sua forma de fazer e balancear as iscas de hélice. Eu até tinha citado no texto original, mas preferi esperá-lo.

Tudo o que postei são somente ideias, nada mais.

A isca na horizontal, na minha humilde concepção, não combina com o meu conceito de BIG GAME para a pesca do açu, pois não suporta garateias mais pesadas que, se colocadas, farão inexoravelmente a traseira da isca afundar. Repito que nada mais é que meu jeito de pensar.

As iscas que eu monto tb trabalham muito bem ...

Há muitas variáveis a mais, como a posição da ponta da vara na puxada, a forma com que cada pescador trabalha, a força que cada pescador imprime na puxada ... etc ...

Só tem uma coisa que não varia: a força do açu ...

Forte abraço, Irmão,

Wellington ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

de tanto tentar chegar na hélice perfeita, me perdi....kkkkkkk

Mas uma dica legal é cada um tentar achar o seu "ideal", que pode ser diferente do outro, devido ao jeito de você puxar a isca, o equipamento, e até do seu preparo físico....kkkk

Tenha em mãos um alicate, eu recomendo um alicate universal desses comuns de 6", a maioria é de 8" muito pesado e grande, esses de seis são mais difíceis de encontrar, mas ajusta perfeitamente na pá da hélice

feche ou abra devagar e vá arrastando até chegar no som ou no volume de agua que deseja movimentar

Com o alicate no olhal do pitão trazeiro, alinhe os pitões antes de começar arrastar a hélice, a posição de flutuação vai da força de cada um, mas o ideal é que fique entre 45° e 60° .

Obs. minha : hélices mais finas amassam mais, mas o som é mais metálico, hélices grossas pesam muito e as vezes desequilibram a isca. Garatéias grossas nem sempre são sinônimo de resistência, de 4X para 6X dependendo da marca não garante nada, eu prefiro sempre as 4X, as vezes abre, mas a isca fica.

Teoria tem de montão, cabe ao pescador botar em pratica.

E aí, Mauro, bão??

Obrigado por repartir sua prática ... show de bola ...

As garateias que falei já foram bem testadas em máquinas ... até #1/0 sumetidas a 80 lbs ... acima, a 130 lbs ...

EU me pergunto antes de montar as garateias na isca o que vou pescar ... sabendo que é o tucunaré-açu eu me lembro das pescarias de grandes peixes de couro ... qual anzol eu uso, pensando na boca de um peixinho de couro de 80 kg?? Eu respondo minha pergunta tentando colocar material para não depender da sorte ...

Esse o conceito que vivo tentando acertar: BIG GAME, SEM DEPENDER DA SORTE ...

Minhas teorias, na prática, até agora funcionaram ... tenta aí ... cê vai se surpreender ...

Abração ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu to aprendendo muito joia::: ,quero aprender a regular a pá alegre:: sem depender de piloteiro joia:::

Rapaz, ceis merece um vídeo, mas sou uma PPuuta Velha de tímido ...

Vou tentar descrever em palavras e no final tento resumir, OK???!!!

Tentarei descrever, Meu Irmão ...

A regulagem começa com qualquer alicate, de preferência sem a unha pra trocar argolas, mas este tb serve ... servem tb mãos e dedos ... mas prefira o alicate ...

O Gusso usa o alicate odontológico chamado Dela Rosa, que ele aprendeu com o Ibeli. Comprei, mas não gostei.

Imagine o pitão como um eixo de referência ...

- Coloque na palma da mão a isca, com as duas pás mais ou menos perpendiculares em relação ao pitão ...

- Coloque o alicate na base da paleta que estiver virada pra vc, feche o alicate e faça a pá girar para fora até que vc visualize um ângulo reto (90 graus) entre a paleta e o pitão ... gire a hélice e faça o mesmo com a paleta que estava "dis costa" procê ...

- Agora virá a prática e o gosto de cada um ... com o alicate, vc abarcará toda a parte superior da hélice para girar ... vc tentará girar somente a parte superior, formando assim o "arco" ... quanto mais "arco", mais fechada a paleta e mais resistência com a água, resultando em maior peso pra puxar e mais barulho, o famoso barulho mais "oco" ...

- A posição que considero ideal é o parte de cima da pá (arco) alinhada com a base da pá (linha imaginária) e a pá a 90 graus do pitão ...

- As Hélices CCM são perfeitas demontrações do que considero ideal ...

Imagem Postada

Imagem Postada

- Note que se vc aumentar o arco, vc vai fazer com que a volta do arco fique depois da linha imaginária ...

Eu faço simplificadamente o seguinte:

- coloco a pá a 90 graus do pitao e a 90 graus da base da pá. Depois, coloco o alicate na parte superior da pá e formo o arco. Só.

A curva de aprendizado é muito rápida. Tava testando umas iscas com o Joelson, ensinei uma única vez e já aprendeu.

Ufa! É isso!

Qualquer dúvida, é só chamar ...

Forte abraço ...

puxa vida depois de anos agora vai ::tudo:: mestre:: ,amigo me manda seu endereço por mp vou te mandar aquele kit pela aula sensacional palmas::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...