Ir para conteúdo

REGULAGEM DA FRICÇÃO PARA PESCA DE DOURADO


Zé Diogo

Posts Recomendados

Pesco (ou tento pescar) Dourados em um Rio aqui perto de minha casa. Pesco sempre desembarcado, pelo barranco mesmo, sempre com iscas artificiais, regulo a fricção da carretilha bem apertada, mas tenho perdido 90% das fisgadas.Alguém me falou que eu deveria deixar a fricção mais solta para que o Dourado pudesse levar um pouco de linha para depois fisgalo. Como os amigos usam regular a fricção para pesca do Dourado? Qual seria a forma certa de proceder na fisgada para este tipo de pescaria? Preciso de algumas dicas para aproveitar melhor as poucas chances que tenho ::fishing , porque os bichinhos são poucos e quando surge uma chance infelizmente não estou sabendo aproveitar. Conada doeu:: ::fish2 rindo3::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ae Zé, a fricção deve ser suficiente para não soltar linha na hora da ferrada. Se vc arrochar até o talo, vira cabo de guerra, mas o peixe deve tomar linha depois de ferrado.

Algumas iscas apresentam um índice de perda muito grande. Testei algumas na Serra do Facão, aqui próximo a Brasilia e em Esquina na Argentina, a que menos perdeu peixe foi a Papa-Black.

Para os grandes, esta é a minha campeã.

Imagem Postada

abrax

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ta usando qual vara?

Pra se pescar dourado o principal equipamento em meu ponto de vista é a vara,tem que ser bem rápida(dura,só entorta a ponta),e na primeira fisgada a fricção tem que ser relativamente bem apertada,geralmente até o primeiro pulo,depois tem que soltar a fricção(relativamente) e deixar o peixe correr,e é bom usar linha multifilamento por não ter elasticidade,tornando em conjunto com a vara a fisgada mais seca e rápida(dourado costuma atacar a presa pra depois comer).

A respeito de isca uma bem barata com uma ótima eficiência são as innas da marine sport,já vem com garateias boas, coisa muito importante também para não se perder peixe,e de resto pratique o pesque e solte,para essa espécie tão rara em nossos rios ter a chance de se multiplicar.

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pra hora da ferrada a fricção precisa estar mais apertada, senão na hora da puxada vai soltar linha e perder força. Na real, não é bem o indicado, mas na hora de ferrar mesmo eu costumo travar totalmente no dedão mesmo. Depois precisa deixar correr um pouco, mas não muito, senão corre o risco de ir pras pedras e é fácil romper a linha.

Mas tem que lembrar que o Dourado é um peixe difícil de fisgar por natureza, mesmo meus amigos mais experientes nesse tipo de pesca falam que geralmente uns 70% dos peixes eles perdem, a boca óssea é muito dura, praticamente impenetrável, pra fisgar tem que pegar numa das poucas partes moles que ele tem, então vai muito da sorte também. Não se preocupe, pesca de Dourado é assim mesmo, muito mais ações do que embarques.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...