Ir para conteúdo

Projeto Mega Fishes


Posts Recomendados

Ta a toa no serviço?

Da uma olhada:

Neste domingo vi sobre o trabalho que este camarada vem fazendo junto a Nationalgeograpic, na Tailandia, Camboja... um trabalho de proteção aos gigantes dos rios daquela região.

Passa cenas submarinas e de pescadores com estes brutos e cá pra nois, o peixe feio esse aim viu!

Mas é trabalho bacana e bem feito e vem dando bons resultados.

Poderia ser feito aqui no nosso Brasil, mas esperar ter apoio de empresas ou governo é mesma coisa que cavar a cova dos peixes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

+ sobre o projeto:

O projeto Mega Fishes representa a primeira tentativa mundial para documentar e proteger os maiores peixes do mundo de água doce. O projeto envolverá uma equipe de trabalho de mais de 100 cientistas em 17 países. O objetivo - Avaliar o estagio de conservação dos grandes bagres, carpas, salmonideos, estrujões e outras espécies de peixes de água doce que crescem até no mínimo 6 pés de comprimento ou 200 libras de peso. A pesquisa ajudará a identificar também os maiores peixes de água doce do mundo. Os trabalhos do projeto estão previstos a serem realizados na Asia em 2007, Australia, Africa e Europa em 2008 e nas américas em 2009.

O ANO PILOTO

A equipe do projeto usou o ano de 2006 trabalhando em expedições para o Mekong e Selenge/Baikal (Mongolia) e prepararam o terreno para futuras missões nos rios através da Asia, America do Sul e América do Norte.

RESULTADOS

Como resultado do trabalho do lider do projeto Dr. Zeb Hogans junto ao governo do Camboja, Tailandia e Laos, agora é ilegal a captura do bagre gigante do Mekong nestes países desde o verão de 2006.

Camboja: O projeto MegaFishes se reuniu com o Cambodian Department of Fisheries and the Mekong Wetland Biodiversity Program para criar um dos primeiros programas de preservação de água doce do mundo ? a área especial de pesca no Rio Tonle Sap feita para proteger algumas das maiores especies de peixes de água doce do mundo, incluindo a gigante stingray e a barb. O Dr. Hogan trabalhou com a organização local Save Cambodia?s Wildlife para produzir um livro infantil sobre preservação da biodiversidade da água doce. O livro é muito bem ilustrado por artistas cambojanos e impresso em Khmer e inglês.

O livro conta a historia das fases da vida do bagre gigante do Mekong com um jovem cambojano chamado Sammang. Quando o enorme peixe, que se tornou amigo de SAmnang é pego por um pescador o garoto convence o homem a daixa-lo ir, pois trata-se de um peixe especial e muito raro.

Tailandia: No triangulo dourado no norte da Tailandia, biologos do projeto estabeleceram um trabalho com mais de 2 duzias de pescadores para definir a rota de migração de peixes gigantes no Rio Mekong. Eles esperam descobrir as barreiras naturais e outros pontos criticos para a sobrevivência dos peixes.

Junto com o Thai Department of Fisheries e com o Mekong Giant Catfish Fishermen?s Club, o projeto Megafihes capturou, marcou e soltou um bagre gigante em homenagem ao 60o. Aniversário da acensão ao trono do rei da Tailandia. Além disso, houve uma reciprocidade em junho de 2006. Esta é a data quando ocorre a cerimônia da adoração do deus do bagre gigante e é feito em homenagem ao rei. Pescadores de Chiang Khong concordaram em parar de pescar o bagre gigante e colocaram 68 redes de pesca, avaliadas em mais de 34 mil dolares. a venda como simbolo do acordo.

Mongolia: O projeto teve inicio com um grupo local , Taimen Conservation Fund, formado com fins academicos e recreativo para proteger a ameaçada truta gigante da Euroásia.

Cientistas estão trabalhando para entender a ecologia do Taimen, uma área especial de pesque e solte que pode ser criada com doações de uma comunidade local. O projeto está também trabalhando com a Montana ? based organization e fundos tributários, para reconstruir o monasterio de Buddhist, em homenagem ao rio, a vida e as tradições culturais que o rio sustenta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...