Ir para conteúdo

O PEIXE E SUA ESPORTIVIDADE??!!


Posts Recomendados

Muito se fala de esportividade deste ou daquele peixe. Parece que são poucos os assim considerados.

Discordo e afirmo que a esportividade está na forma e no material que se usa para capturar todas as espécies, indiferente de tamanha e peso.

Se você está na captura de tucunarés e usa um material desproporcional ao seu tamanho e força(dos que são encontrados naquele lugar ou naquele momento), com certeza não haverá esportividade e você apenas irá "guinchar" o peixe e reboca-lo. Isto acontece com todos: Dourados, Bass e todos os outros estão nesta situação.

Outra coisa é que nem sempre o "peixe cobiçado" está para nós pescadores e então partamos para outros - Piranhas, saicangas, corvinas e outros, também são emocionates de se capturar.

Parece uma observação básica e portanto inútil, mas quantos amigos, pescadores, dizem que uma pescaria foi ruim ou que não sentiu a emoção narrada por outros numa pescaria? Em muitos casos o problema não eram os peixes e sua quantidade e sim os materiais utilizados.

O pintado, cachara, jaú, barbado, piau e outros incluso os diminutos lambaris, se pescados com o material ideal ao seu porte, no local e na hora da pescaria, com certeza a tornarão inesquecível.

Por isto deixemos de preguiça(ou a usemos apenas no trabalho seila:: sono:: ) e nos dediquemos mais em nos adequar a pescaria e aos peixes e nenhuma delas será, eu garanto, sem emoção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Prezado Charles,

Esse é um tema "recorrente" já que "volta e meia" retornamos a esse conceito de esportividade tão bem enfocado pelo seu tópico. Há de se fazer um pequeno adendo ao postado nas situações onde é necessário um pouco mais de "astúcia" para lidar com as dificuldades geográficas...

arrow:: Melhor dizendo, e até mesmo exemplificando, pescarias no mar tendem a permitir uma maior esportividade em termos de equipamento, embora exista a contrapartida da força dos peixes. arrow:: Pescar com linha de bitola e resistência mais leve é uma prerrogativa do esportista, e nas águas salgadas, quase sempre sem apresentar pontos de enrosco, o esquema passa ser mesmo relacionado a técnica e o freio do conjunto, seja através da vara e do carretel utilizado. Quem "mata" (cansa) o peixo no mar, é o esforço desenvolvido em tirar linha e levá-la, sabe-se lá para onde. É trabalho de paciência onde o "cabo de guerra" no esforço apresentará o vencedor após algum tempo !

arrow:: Já nos locais onde existe o enrosco, a coisa fica um pouco mais complicada, mas nem por isso menos esportiva. Claro que os conceitos de esportividade estão intimamente ligados ao propósito do pescador em embarcar o peixe, ou desfrutar de seu esforço para se soltar ! São coisas diferentes... Nossa adrenalina - via de regra - nos encaminha para a primeira situação, e com isso, passamos a usar um material mais resistente para diminuir o tempo (e o risco) do mesmo ser partido !

arrow:: Há contudo pescarias onde o principal componente é mesmo (e tão somente) a alegria de superar o "predador" na sua agilidade e ação, como é o caso das piabas (lambaris) sempre em cardumes numerosos, que nos permite "brincar" antes de "garantir", até pela fartura disponível... ::fish2

arrow:: Duro mesmo (para alguns) é viajar até o alto amazonas e ser frio (e calmo) o suficiente para adotar uma técnica semelhante diante daquele que pode ser o troféu de sua vida !

arrow:: Com os lisos de couro, a opção é parecida, até por conta do hábito desses gigantes se abrigarem nos tocos sumersos para escaparem da fricção dos anzóis nas suas bocas.

arrow:: Diria que aqueles que pescam com maior constância, tendem a buscar por essa esportividade, mas tenho dúvidas disso se repetir (com frequência) junto aos declaradamente fominhas para embarcar seus pescados... ::tudo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...