Ir para conteúdo

Ajuda com Metanium XG


Posts Recomendados

Oi galera !

Acabei de receber uma Metanium XG que comprei do Ricardoo daqui do FTB.

Transcorreu tudo bem com a negociação. O cara é ponta-firme mesmo.

A carreta é super-leve mesmo mas eu queria trocar uma idéia com vocês que já usam a XG pois achei que ela tem um aspecto frágil.

Será que essa carreta aguenta mesmo o tranco dos Açus AM ?

A outra impressão que eu tive foi que cabe pouco linha no carretel. Estou enganado ?

Por fim, gostaria que alguém me dissesse para que serve uns pequenos adesivos e umas peçinhas plásticas que vieram na caixa.

E então, quem pode me ajudar ?

Agradeço desde já a essas almas caridosas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

As pecinhas são freios reservas, deve ter vindo 6 vermelhos e 6 brancos. Os brancos são freios para deixar a carreta mais solta, melhor para iscas leves. Os pequenos adesivos são para colocar nos suportes da carretilha que se fixam na vara, só que em uma ou duas pescarias eles já se soltam, portanto nem use.

Não testei ela com os Açus, na verdade comprei ela pra pescar com iscas mais leves. Ela tem o aspecto mais refinado se comparado com as Scorpions, Antares e etc, mas é bem mais leve.

Quanto a capacidade de linha é o que consta na caixa. Eu uso linha multi de 14 libras portanto pra mim cabe muita linha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ok amigo, a única coisa que posso acrescentar é que para usar no amazonas ela não aguenta não, no primeiro dia a minha já começou a fumar, durante o arremesso com iscas grandes (hélices) ela apresentou defeito, tipo deslizando as coroas, acho que era isso , pois fazia um barulho bem estranho,

Mas aqui pro Castanhao ela é campeão, parece que tem é um motorzinho dentro dela nos arremesso e no recolhimento , vc naao quer mas usar outras carretilhas, um verdadeiro show.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom Dia

Usei em outubro em Santa Isabel, ela comportou muito bem , é verdade que não entrou os mais pesados , digo acima de 9 kgs.

Para arremessar é uma maravilha com isca mais leves se não tomar cuidado e controlar vai parar nas arvores.

Não tenho queixa.

abraço

Shoji

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Melhor carreta que já usei até hoje, maciez única e arremessa muito. Uso iscas relativamente grandes para pescar dourados aqui no estado e ela se comporta muito bem.

Porém tbm tenho a mesma dúvida do Evandro, será que tunando com rolamentos hedgehog ela não fica ainda mais máquina? Digo isso pq ela parece ser tão "redonda" no funcionamento que fico na dúvida se trocar os rolamentos a deixaria ainda melhor.. Se alguém puder ajudar agradeço tbm.

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 9 meses depois...

Olá fabricio

Eu possuo uma Metanium XG também,quando estava no Japão utilizava ela para a pescar robalos

Pois apesar de ser um corpo de MG,ela é resistente,mas quando você dá aquela ralada no corpo dela,fica bem visível

Enquanto a sua mecânica não tem problema nenhum em engatar qualquer peixe,nesta nova versão da Metanium foram acrescentadas 2 peças novas,uma delas é a sua engrenagem"MICRO MODULE GEAR" está engrenagem possibilita uma suavidade incrível no seu recolhimento,nesta nova engrenagem possibilita que 4~7dentes"NA VERSÃO XG" da engrenagem se juntem

Na nova versão da Metanium existem 3 recolhimentos:

Normal 6.2

High gear 7.4

Extra gear 8.5

O único problema é que na versão "XG" se você deixar a sintonia fina muito aberta e usar para trabalhar minnows como rapalas em que você dá aquela curricadas várias vezes os dentes das engrenagens se desgastam

Outra peça nova acrescentada foi o"X-SHIP"

X-SHIP nada mais é um rolamento amais no eixo do carretel,possibilitando um recolhimento melhor,enquanto você briga com peixe

Podem notar que se você pegar uma carretilha com X-SHIP e amarrar um peso de 5kg na linha você recolhe sem ter aquelas travadas na manivela da carretilha"talvez você note melhor isso nos molinetes com X-SHIP"

Resumindo esse X-SHIP seria a mesma coisa que você pedalar com uma bicicleta na subida,é óbvio que na subida com a 5ªmarcha fica muito pesado,sendo assim X-SHIP seria a mesma coisa que você pedalar na subida na primeira marcha"tendo que usar menos força e pedalando mais"

E tomem cuidado para quem adquirir carretilhas da shimano com o novo freio"SVS INFINITY",pois ao longo tempo de uso,podem notar que quando vocês arremessarem,iram fazer um barulho na carretilha

Devido à falta de óleo na parte onde as buchas se batem"parte dourada",é aconselhado que pra quem pesca o mês todo pingue óleo nesta parte

Enquanto a falta de linha,você pode adquirir o carretel que cabe mais linha da "YUMEYA"que é uma versão da linha shimano que faz peças para carretilhas e molinetes da shimano

Existem 2carreteis para a Metanium nova,o carretel para baitfinesse"pesca com carretilha para quem for usar iscas de 1g~7g" e carretel com capacidade de linha maior"é um carretel vermelho"

Que na minha opinião,usando esse carretel você conssegue arremessar uma distância maior que o carretel original

Espero ter ajudado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro Bruno Hiroshi Abe.....mto boa a sua explicação. Tive uma Metanium Hg e realmente a bixinha eh top, porem vendi a minha e estou pegando uma Aldebaran BFS XG. Vou pescar mto em Eptacio e costumo pegar tucunas d ate 3kg. Acabei optando pela Bfs devido o fato dela arremessar iscas mais leves ainda, como por exemplo um pequeno lambari, sem a necessidade usar peso algum. Me diga uma coisa, vc conhece essa BFS? Ela eh microdentes tbm? Em relaçao a metanium, ela aguenta amazonia sim, porem eh valido a resalva do amigo da necessidade d lubrificar o local onde as peçinhas do freio passam, pois começam a soar um barulho estranho, mas eh soh questao d lubrificaçao msm.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Luis

Conheço sim está carretilha

A shimano lançou a carretilha Aldebaran BFS para o uso do "bait finess" em pesca de bass

Na pesca de bass,existem 2 modalidades:molinete e carretilha

O molinete é usado para iscas de 1g~7g,utilizando linhas de fluocarbono de 4lbs~8lbs,mas existe uma desvantagem no uso de molinete como:utilização de linha muito fina e durante o arremesso fica difícil de controlar quando a isca vai cair na água

Por esse motivo a shimano foi a primeira a lançar a carretilha BFS,a vantagem de usar essa carretilha é o uso de linha fluocarbono de 10lbs~12lbs e possui um controle melhor no arremesso de precisão

Ela possui possui o carretel raso para o uso de linha fina

A Aldebaran não é muito aconselhado usar para pescas de peixes acima de 3,5kg,pois sua fricção é para até 3,5kg,e sem falar que não cabe muita linha

Aconselho se for usar iscas leves a comprar uma metanium nova,e usar o carretel "BFS" da YUMEYA só que próprio da metanium que vende a parte

Espero ter te ajudado

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O cara...mto boa sua explicaçao. Entao, como citei, eu ja tive a metanium hg e achei mto boa, porem naum conhecia esses acessorios por fora. Mas agora naum tem mais jeito, meu amigo ja comprou a BFS la no japaum entao naum tenho mais escolha. Soh queria saber mais sobre o equipamento, pois costumo abrir minhas carretilhas e mantelas sempre limpas e lubrificadas. Sabe me dizer se a coroa e pinhao sao microdentes? Em relaçao ao carretel eu ja tinha conhecimento, inclusive ja encomendei uma fluocarbon de 8 lb, acho q naum ha necessidade de mais do que isso. A intenção eh realmente arremessar iscas leves e acho q vou ficar satisfeito com esse brinquedinho....rs.

Abraços....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara....vc falou td! Soh naum acho adequada pra trabalhar com helices o dia todo, pois realmente pode esquentar demais o aluminio da coroa e pinhao e acabar prejudicando, mas em relaçao a aguentar os peixes, isso eu tenho ctz q agenta sim.

Caro Bruno....estive pensando em relaçao a sua proposta, de usar uma metanium com o carretel Yumeya e realmente eh uma boa, acho q a torna a carreta mais versatil de todas, mas naum vou ter toda essa grana, pra comprar a metanium e mais o carretel, pois vai passar dos mil reais. Como eu ja tive uma metanium hg, vou acabar ficando com a Aldebaran msm, para experimentar um equipamento diferente e tals. Soh espero naum me arrepender....rs...um grande abraço e vlw pelas opiniões. Alias....estou aberto pras opinioes....eh soh falarem...abs!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Foi isso q me passaram tmbm Eufeasio. E acabei nem usando os que fizeram nela. Troquei direto. É muito simples de fazer. É só puxa los com cuidados com a ponta dos dedos.

Abraços.

De dentro pra fora, Odirlei?

Tentei puxar assim (do centro para a periferia do carretel) ontem e não saiu. 

Fiquei com medo de quebrar e parei.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Grande Odirlei e demais amigos

Após uma semana inteira puxando hélice em Barcelos com a metanium XG minha opinião é que ela é uma máquina.

Facilita muito o trabalho com as hélices. Arremessos longos e poucas cabeleiras.

Usei Sufix 832 65 libras, que troquei terça e quinta.

Passou no teste com louvor.

Um abraço em todos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eufrásio e Odirlei vocês usaram líder ou linha direto no pitão para puxar hélices ?

Tudo bem meu amigo.

Eu gosto muito de usar líder. Uso YGK absorver 0,60. Esse ano eu usei com e sem líder. O frenesi foi tão grande dos peixes q nem refiz o líder quando as piranhas os detonaram. Isso com hélice. Confesso q não senti grandes diferenças. Mas me agrada usar.

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...